• Nenhum resultado encontrado

ANEXO VII – Transcrição das Entrevistas Semi-Estruturadas 1 e 2 ... 14 ANEXO VIII – Transcrição das Consultas Médicas ... 48

ANEXO IX – Respostas às Entrevistas Telefónicas ... 151 ANEXO X – Análise das Entrevistas Semi-Estruturadas 1 e 2 ... 156

ANEXO XI – Análise das Grelhas de Consulta – Identificação de Temas para cada uma das dimensões ... 199 ANEXO XII – Análise das Recomendações feitas à criança em consulta e respetiva compreensão ... 333

ANEXO I – Autorização da Unidade de Investigação do Centro de Formação

ANEXO II – Aceitação de Colaboração a ser assinada pelo Médico Pediatra ou Médico

de Família

ACEITAÇÃO DE COLABORAÇÃO A SER ASSINADA PELO MÉDICO PEDIATRA OU MÉDICO DE FAMÍLIA

O meu nome é Ana de Oliveira Rodrigues, e no âmbito da dissertação de mestrado em

Psicologia Secção Psicologia Clínica e da Saúde, estou a realizar um estudo integrado na linha de investigação em Psicologia Pediátrica com o título “Contribuições da Compreensão Infantil das Recomendações de Tratamento”. Este estudo é orientado pela Doutora Margarida Custódio dos Santos, Professora convidada da Faculdade de Psicologia e responsável pela investigação.

Com este estudo, pretende-se que os resultados ajudem a perceber de que forma a criança participa na consulta e entende o que é falado e recomentado no que diz respeito à sua saúde. Este conhecimento poderá trazer linhas de orientação para atuação dos profissionais de saúde na adequação do envolvimento da criança na consulta e na progressiva responsabilização pela sua saúde. Neste envolvimento inclui-se: o que esperar da criança em consulta e como entender as suas contribuições; como comunicar sobre assuntos médicos, tratamentos e recomendações; como ajudá-la a entender comportamentos de promoção da sua saúde.

O estudo está dirigido, nesta fase, a crianças entre os 8 e os 13 anos e integra três momentos:

(1) Com o conhecimento e aprovação prévios do médico pediatra ou médico de família, num primeiro momento a criança e os pais serão abordados na sala de espera. Nessa altura ser-lhes-á explicado o estudo e entregue o documento do consentimento informado. Nos casos de aceitação convidaremos a criança a conversar sobre o pensa em relação à consulta que vai ter.

(2) Num segundo momento proceder-se-á à gravação com imagem e som a consulta da criança. As imagens que serão captadas irão excluir todos os procedimentos de

se irá sentar. Esta filmagem estará disponível para os pais visualizarem e poderá ser anulada se após a solicitação dessa visualização os pais decidirem que não querem que o filho participe. Da mesma forma a filmagem está disponível para a visualização do médico que a permitiu e poderá ser destruída (mesmo antes da sua análise) se o médico o solicitar.

(3) No terceiro momento, já após a consulta, voltaremos a falar com a criança sobre a consulta e o que foi recomendado.

Como deixamos explícito, a abordagem a qualquer criança ou pais passará sempre pela

aprovação prévia do médico. Em todos os momentos também o médico poderá considerar que a gravação deverá ser parada ou imediatamente destruída.

Para qualquer informação adicional por favor contacte: mmsantos@fp.ul.pt

Considero-me esclarecido e aceito colaborar no estudo. Esta aceitação não exclui a necessidade de aprovação de cada uma das situações de consulta.

Assinatura

ANEXO III - Consentimento Informado a ser assinado pelos Pais

CONSENTIMENTO INFORMADO – Pais

O meu nome é Ana de Oliveira Rodrigues, e no âmbito da dissertação de mestrado em Psicologia, Secção Psicologia Clínica e da Saúde, estou e realizar um estudo integrado na linha de investigação em Psicologia Pediátrica com o título “Contribuições da

Compreensão Infantil das Recomendações de Tratamento”. Este estudo é orientado pela Doutora Margarida Custódio dos Santos, Professora convidada da Faculdade de

Psicologia e responsável pela investigação.

O estudo tem como finalidade contribuir para a compreensão da experiência infantil da consulta médica e para a adequação do envolvimento de crianças e adolescentes na consulta de pediatria. Para isso pretendemos perceber de que forma as crianças compreendem a consulta médica e como interagem com os adultos durante essa consulta. Gostaríamos de convidar o seu filho(a) para participar e, nesse sentido, queremos esclarecê-lo sobre os procedimentos do estudo.

Assim, se aceitar que o seu filho participe, o estudo irá decorrer na consulta de Pediatria ou de Medicina Familiar e integrar três momentos:

- Num primeiro momento iremos abordar o seu filho na sala de espera da consulta. Nesse momento vamos explicar-lhe o que pretendemos fazer e perguntar-lhe se ele(a) quer participar. Se a resposta for positiva, vamos conversar com ele(a) sobre o que ele pensa em relação à consulta de pediatria que vai ter (esta conversa demorará mais ou menos 10 minutos).

- Num segundo momento iremos gravar com imagem e som a consulta do seu filho(a). As imagens que serão captadas irão excluir todos os procedimentos de observação do

médico. A câmara estará fixa e apontada para a cadeira onde o seu filho se irá sentar em frente ao médico. Esta filmagem estará disponível para os pais visualizarem e poderá ser anulada se após a solicitação dessa visualização os pais decidirem que não querem que o filho participe.

- No terceiro momento, já após a consulta, voltaremos a falar com o seu filho para lhe perguntar como é que correu (esta conserva não demorará mais do que 10 minutos).

Queremos ainda certificá-lo que os dados serão confidenciais e apenas analisados pelos elementos da equipa de investigação. Os pais têm direito sobre as imagens podendo a qualquer altura solicitar a sua posse, ou a sua destruição. Garantimos ainda que a recusa da participação não trará qualquer consequência negativa para o seu filho e que essa recusa pode acontece em qualquer momento da investigação.

Para qualquer informação adicional por favor contacte: mmsantos@fp.ul.pt

Declaro que me foi explicado o estudo e que aceito que o meu filho participe.

ANEXO IV – Questionário Demográfico e de Informações relativas a Questões

Médicas e da Consulta

QUESTIONÁRIO DEMOGRÁFICO E DE INFORMAÇÕES RELATIVAS A QUESTÕES MÉDICAS E DA CONSULTA

Criança Data de Nascimento: Sexo: Consulta Motivo da Consulta: Frequência da consulta:

Quem acompanha a criança nas idas ao médico:

Tem doença crónica? Se sim, qual?

Já foi hospitalizada? Se sim, qual o motivo?

ANEXO V – Entrevistas Semi-Estruturadas

ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS

Primeira Entrevista – Exploração das crenças da criança em relação à consulta

(1) Compreensão do motivo da consulta Questões:

- Sabes porque é que vens cá hoje?

- Falaste com os teus pais ou com alguém sobre vires cá? - O que falaste sobre a razão de vires cá?

(2) Utilidade da consulta Questões:

- Para que achas que serve ir ao médico?

- Quando é que as pessoas devem ir ao médico?

(3) Caracterização da consulta Questões:

- O que se faz no médico? - Quem fala com o médico? - Como é a consulta?

Segunda Entrevista – Exploração do que a criança lembra em relação à consulta

(1) Memorização/Compreensão dos Conteúdos da Consulta

Questões:

- Podes falar-me um bocadinho sobre o que é que o médico te disse? - Há alguma coisa que vais ter que fazer?

Entrevista Telefónica – Exploração do que a criança lembra em relação à consulta uma semana após esta ter acontecido

Questões:

- Lembras-te de ter falado comigo?

- Lembras-te porque é que foste ao hospital?

- Lembras-te do que é que o médico disse para fazeres? - Tens feito isso ou tem sido difícil?