• Nenhum resultado encontrado

15 cm

15 cm 63,5 cm

0 cm

Figura 1: Ilustração gráfica do teste de flexibilidade (GOBBI et. al., 2005; adaptada de OSNESS et. al.,1990 e CLARK, 1989).

ANEXO 5 – BATERIA DE TESTES MOTORES DA AAHPERD

Teste d e Flexibilida de

Uma f ita métrica é af ixa da n o so lo. P e rpend icu larme nte à marca de 63,5 cm é af i xad a u ma f ita adesi va com duas marca s eq üid i stantes 15, 2 cm do centro da f ita métrica (F ig ura 1). O partic ipa nte de sca l ço senta no so lo com as pernas est end idas c om os pé s af astados 30,4 cm entre si, os artelh os apo ntan do para cima e os c al c anhare s centrad os n as marcas f eitas na f ita ades i va. O ze ro da f ita métrica ap onta para o partic i pa nte.

Com a s mão s, um a so bre a o utra, o part ic ipa nte vag arosamente des li za a mã o de bai xo so bre a f ita métrica tão d istant e q uanto p uder, permanec end o na p osiç ão f inal n o m ín imo por 2 seg undo s. O aval iad or seg ura o j oel ho d o partic ip ante p ara nã o permit ir q ue o me smo se f lexi one. São of erecid as d ua s tentat i vas de prát i ca, seg ui das de du as tentat i va s d e teste. O result ado f ina l é da do p el a m elh or das du as tent ati vas an otada s (maior resu ltad o) em cent ímetros.

Teste d e Co orde na ção

O teste de coorden a ção se con centra n a ef iciênc ia n euromus cul ar dos braços e mão s. P ara sua r ea li zaçã o um pedaç o d e f ita a des i va com 76,2 cm de comprime nto é f ixa do so bre uma táb ua. Sobre a f ita são f eitas 6 marcas com 12,7 cm eq üid is tantes entre s i, com a prime ira e ú ltima marca a 6,35 cm de d istâ nc ia das e xtremidad es da f ita. Sobre ca da uma d a s se is marc as é af ixa do, p erpe nd icu l armente à f ita, outro ped aço de f ita ade s i va com 7, 6 cm de compr imento.

A tábua é co loca da sobre uma mesa e o partic ipa nte senta de f rente para a mes a e u sa sua mão domi nant e para re al i zar o t este. Se a mão

âng ulo de 1 00 a 12 0 g raus. Quand o o ava li ador s in al i za, u m cronômetro é aci onad o e o parti ci pante vira a lat a in vertendo sua bas e d e apo io, de f orma q ue a l ata 1 é co loc ada na p os ição 2; a lata 2 na p os ição 4 e; a lata 3 na pos ição 6. Sem perd a de tempo, o a val ia do, estan do com o p oleg ar ap ontad o para b ai xo, ap anh a a lat a 1 e in verte n o vam ente s ua b ase, r eco loca ndo-a na pos ição 1 e, da mes ma f orma deve proc eder co loca ndo a l ata 2 na posiç ão 3 e a lata 3 na pos i ção 5, compl etand o assim um circu ito. Uma tentati va eq ui va le à rea l i zaç ã o do circ uito d uas vezes, sem int errupç ões (Fig ura 2). O cronômetro é p arad o q uando a lata 3 é colo cad a na p os içã o 5, ao f ina l do seg undo c ircu ito. No cas o do parti cip ante ser c anh o to, o mesmo proced imento é ad o tado, e xceto q ue a s l atas são co loc a das a p artir da esq uerda - l ata 1 n a pos içã o 6, l ata 2 n a po siç ão 4 e lata 3 na pos iç ão 2, e assim por d iant e. A cada parti ci pante são conc ed ida s dua s tentati va s de prática, seg ui das p or outras duas vá l ida s para a va l iaç ã o, send o esta s últ imas d uas an ota das até d éc imos de s eg undo, e c o nsi derad o c omo resulta do f ina l o me nor dos tempo s obti d os.

Teste d e agilidad e e equilíbrio din âmico

É um teste q ue e n vol ve ati vi dade t otal do corp o com mo vimentos p ara f rente, mudanças de dir eção e po siç ão d o corp o. O p artic ip a nte in ici a o teste sentad o numa cad ei ra com os c alc anh a res apo ia dos no s ol o. Ao s in al de “prepara, vai” mo ve-se par a a d ire it a e c ircun da um cone q ue está pos ici ona do a 1, 50 m para trás e 1,80 m para o l ado d a ca deir a (Fig ura 3),

retornand o par a a c ade ira e s entan do-s e. Imediatame nte o partic ip ante se le vanta n o vame nte, move-se p ara a esq uerda e c ircun da o seg undo c one, retornand o para a cade ira e se ntand o -se no vame nte. Isto compl eta um circu ito. O aval ia do de ve co ncl uir d ois c i rcuitos comp let os. P ara certif icar-se de q ue rea lment e o ava li ado s enta apó s retornar d a vo lta a o redor do c one, ele d e ve f azer uma l eve e le va ção d os pé s retirand o-os d o so l o.

O tempo de e xecu çã o é an otad o. Sã o re al i za das d uas te ntat i vas ( do is circu itos ca da) e o melhor tempo (o me nor) é anotado em s eg undos como o resulta do f ina l.

Teste d e resistê nci a de força de memb ros sup eriore s

Esse teste en vol ve a resistên ci a de f orça da parte super ior do corpo, mas q ue também representa uma b oa pr edi ção da f orça total . São uti li zado s halter es pe san do 1 ,8 Kg para as mu l heres e 3, 6 Kg pa ra homens. O partic ip ante senta em uma cadeir a sem braços, apo ian do as costas n o encosto da ca de ira, com o tronc o er eto , ol han do diret amen te para f rente e com a p lanta dos p és comp letame nte a poi adas no s ol o. O braço d omin ante de ve p ermanec er re la xado e esten d ido ao l ong o do corpo enq uanto a mã o não domi nante ap ói a-se so bre a co xa. O primeir o a val ia dor se p osi ci ona ao lad o do a va l ia do, colo cand o uma mão sobre o b íce ps do mesmo e a outra suporta o h alt er q ue é c ol ocad o n a mão domin ante do parti ci pante. O ha lter de ve est ar para le la mente ao so lo com uma de suas e xtre midad es vo ltad as para f rente. Quand o o seg un do a va li a dor, respo nsá vel p elo cronôm etro,

Figura 3: Esquema demonstrativo do teste de agilidade e equilíbrio dinâmico da AAHPERD (GOBBI et al., 2005;

prática d e tentati va é completa da, o ha lter é coloc ado no ch ão e 1 minuto d e desca nso é perm iti do ao a va l iad o. Ap ós este tempo, o teste é in ic iad o, repeti ndo-s e o mes mo proce dime nto, mas desta ve z o a va l ia do re al i za o maior número de re petiç ões no temp o d e 30 seg undo s, q ue é anotad o como resulta do f ina l do te ste.

Teste d e resistê nci a aeróbi a geral

Este teste ref lete a capac id ade aer ób ia e a habi l ida de de an dar. Como uma a va l iaçã o d a capac id ade aeró bi a , sua va l ida de é moderada, ma s compará ve l com out ros testes de an dar/ correr. O part ic ipa nte é ori entad o a camin har (sem corre r) 804,67 metros, n uma p ista de atlet is mo de 400 m, o mais ráp id o poss íve l. O tempo g asto pa ra real i zar ta l taref a é anotad o em minutos e s eg undo s.

Documentos relacionados