• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV Prática Pedagógica em Contexto Pré-Escolar

4.2. Contextualização do Ambiente Educativo

4.2.2. Escola básica do 1º ciclo com educação pré-escolar da Achada

A Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar da Achada (ver figura 4) foi inaugurada a 21 de setembro de 2009. Trata-se de uma instituição educativa de natureza pública, com três valências: Pré-Escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Recorrente. O estabelecimento educativo funciona em regime de tempo inteiro, ou seja, desde as 8 horas e 15 minutos às de 18 horas e 30 minutos, em regime diurno e das 19 horas e 30 minutos às 23 horas, em regime noturno/pós-laboral.

No que concerne à estrutura física, a escola é constituída por um moderno edifício e 2 pisos rodeado por zonas verdes e pátios, sendo o piso do Rés-do-Chão destinado à Educação de Infância e o 1º Piso ao 1º Ciclo do Ensino Básico. A instituição educativa possui, ainda, as adaptações necessárias à mobilidade de deficientes motores, assim como, casas de banho apropriadas e rampas (ver quadro 2).

Quadro 2. Estrutura Física da EB1/PE da Achada.

Estrutura Física

Piso Inferior

- Arrecadações;

- Escadas de acesso direto à escola; - Monta-cargas;

- Área de estacionamento;

Rés-do-chão

- Hall de entrada e receção; - Secretaria;

- Gabinete da direção onde funciona o Apoio Especializado; - Sala de Unidade Especializada;

- Salas de atividades da Educação Pré-Escolar; - Arrecadação de apoio à Unidade Especializada; - Gabinete de apoio à Unidade Especializada; - Cantina e espaço polivalente;

-Casa de banho com chuveiro adaptada de apoio à Unidade especializada; - Casa de banho adaptada para alunos com NEE;

- Casas de banho para as crianças (1 feminina e 1 masculina); - Casas de banho os educadores (2 femininas e 2 masculinas); - Casas de banho para adultos (1 feminina e 1 masculina); - Casa de banho dos alunos do pré-escolar com chuveiro; - Área com lavatórios de apoio à cantina;

- Cozinha;

- Área do economato; - Lavandaria;

- Área de receção material com monta-cargas; - Área de vestiário e convívio do pessoal não docente; - Casa do lixo;

- Pátio coberto;

- Recreio com parque infantil; -Horta;

1º Piso

- Salas de atividades curriculares; - Sala de estudo;

- Sala de informática;

- Sala de apoio pedagógico acrescido;

- Sala de Expressão Plástica e de Expressão Musical; - Biblioteca;

- Sala dos professores; - Campo polidesportivo;

- Recreio coberto – Labirinto lúdico;

- Casas de banho adaptadas param os alunos com NEE; - Casa de banho para os alunos (1 feminina e 1 masculina); - Casas de banho dos professores (1 feminina e 1 masculina); - Balneários (1 feminino e 1 masculino);

- Arrecadação de Expressão Físico – Motora. Fonte: Baseado nos dados do PEE da Achada (2013-2016).

A população escolar é composta por 274 alunos, 74 na Educação Pré-Escolar e 200 no 1º Ciclo do Ensino Básico. A maioria das crianças é proveniente das freguesias de São Roque, São Pedro, Sé e Santo António, além de outras freguesias, particularmente a do Caniço, devido à localização do trabalho dos pais. Ainda, de acordo com o PEE (2013-2016), estas são na sua maioria oriundas de famílias de nível socioeconómico médio. Em contrapartida, existem algumas crianças provenientes de famílias acompanhadas pelos serviços competentes, mediante o contexto familiar (Tribunal de Menores, Comissão de Proteção de Menores e Segurança Social).

Segundo o Projeto Educativo de Escola (2013/2016), os recursos humanos da EB1/PE da Achada dividem-se em pessoal docente e pessoal não docente (ver quadro 3).

Quadro 3. Recursos Humanos da EB1/PE da Achada. Recursos Humanos

Pessoal Docente

- Educadores de Infância;

- Docentes das Atividades Curriculares; - Docentes do Ensino Recorrente;

- Docentes de Atividades de Enriquecimento Curricular; - Docentes Especializadas;

- Docente de Apoio e Substituição; - Docentes da Bolsa da D.R.A.E.; Pessoal Não Docente

- Técnica Superior de Animação de Biblioteca Escolar; - Coordenadora Administrativa;

- Assistentes Técnicas da Educação Especial; - Assistentes Operacionais;

- Ajudantes de Ação educativa do Pré-Escolar. Fonte: Baseado nos dados do PEE da Achada (2013-2016).

A EB1/PE da Achada possui, ainda, um website com a finalidade de divulgar aos interessados os projetos realizados e algumas informações pertinentes, relativas à instituição educativa.

4.2.2.1. Projeto Educativo de Escola.

Torna-se fundamental fazer menção ao PEE, visto que a prática pedagógica não pode dispensar a sua análise. Este instrumento educativo permite aos educadores e professores refletir sobre a sua praxis e, consequentemente é o reflexo da identidade da instituição educativa.

O PEE da EB1/PE da Achada tem uma durabilidade de três anos letivos (2013-2016), intitula-se por S.E.R (Sentir, Envolver e Realizar) e é visto como uma linha de orientação para todos os profissionais da instituição educativa, destacando-se:

pela excelência das suas práticas pedagógicas e pelos contributos de toda a comunidade educativa, que envolve a qualidade das instalações e espaços físicos, uma educação personalizada e coerente e por um conjunto alargado de serviços, tendo sempre presente o desenvolvimento global e harmonioso dos alunos, quer a nível intelectual, emocional, físico e artístico, de modo a otimizar as potencialidades e a resolver os problemas existentes na Escola, através da definição de estratégias e linhas de atuação que servem de referência ao nosso plano de ação (PEE da Achada, 2013- 2016).

O mesmo privilegia e valoriza, ainda, as qualidades humanas, a cooperação entre a comunidade educativa, a promoção da leitura/literacia e escrita, a cidadania e a formação pessoal e social e tem como base os valores de criatividade, desejo de aprender, solidariedade, verdade, ação correta, paz, amor e não-violência (PEE da Achada, 2013-2016).

Esta diversidade de princípios orientadores são o reflexo das dificuldades e necessidades das crianças em termos de expressão oral, representação escrita, escassez de recursos literários e, consequentemente, dos poucos hábitos de leitura e no desrespeito de regras nos espaços, demonstrando lacunas ao nível da inteligência emocional. Para minimizar esta panóplia de necessidades a instituição apresenta um leque de estratégias centradas na aprendizagem por e pela ação.

Em síntese, o PEE permite a divulgação junto dos demais, particularmente dos pais, do modo de funcionamento da escola, das suas opções e do seu papel na antevisão do futuro que a mesma pretende alcançar (Ministério da Educação, 1998). Assim sendo, a sua análise permitiu a construção da intencionalidade educativa para as crianças, privilegiando-se a formação pessoal e social, bem como, a literacia, através da participação ativa do grupo.