• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – Metodologia

2.2. Contexto de pesquisa

2.2.1. A escola

A pesquisa foi realizada em uma escola pública federal que, além do Ensino Médio, também oferece curso técnico e superior, e já obteve o primeiro lugar entre as escolas públicas na classificação do ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio).

Para um aluno ser admitido nesta instituição existe um disputado processo de seleção para o ingresso no Ensino Médio, que ocorre anualmente, na mesma data da seleção para o ensino superior e técnico. Comparando-se o número de vagas com o número de candidatos na região onde se localiza esta instituição, para o Ensino Médio, pode haver até quinze candidatos por vaga, segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, em entrevista concedida ao jornal O Estado de S.Paulo (13/10/2006).

De acordo com o manual do candidato ao processo seletivo de 2006 elaborado pela Fundação Vunesp, “a prova de seleção avalia habilidades de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais” (2006:24). Entretanto, essa prova não contempla questões de Língua Inglesa, o que favorece a entrada de alunos com níveis muito díspares de conhecimentos prévios no idioma.

O Ensino Médio é oferecido somente em dois horários, matutino e vespertino, contudo, somente no primeiro ano, há uma Disciplina Projeto e Educação Física, no período distinto das demais matérias.

Os alunos com melhores notas têm o direito à escolha da Disciplina Projeto, e, somente a partir do segundo ano, passam a cursar todas as matérias no mesmo

período, o qual possibilita cursar ao mesmo tempo o curso técnico, para aqueles que assim o desejem. Cito abaixo as normas que constam no referido manual do candidato e esclarecem sobre a Disciplina Projeto (2006:11):

Durante os três anos de curso, o aluno deverá optar por uma Disciplina Projeto, sendo a mesma parte de seu currículo. A escolha do tema da Disciplina Projeto na 1ª. Série será realizada no ato da matrícula, pela ordem de classificação do aluno no vestibular. Nas demais séries, a escolha será feita pelas médias das notas bimestrais.(grifos meus)

As matrículas ao primeiro ano do Ensino Médio obedecem à ordem de classificação dos candidatos de acordo com o número de vagas existentes. Havendo vagas não preenchidas pelos candidatos convocados em primeira chamada, pode ocorrer o ingresso por segunda chamada, após o início das aulas, entre março e abril. Anualmente, a instituição pode beneficiar 320 alunos (as) novos para os períodos matutino e vespertino no Ensino Médio; mas, entre todos os cursos e períodos, comporta número superior a mil alunos.

O complexo escolar conta com vários recursos didáticos disponíveis ao corpo docente e discente:

• Laboratórios com computadores para aulas em grupo; • microcomputadores ligados à Internet;

• salas para projeção de filmes, retro projetor e data show.

Além das salas de aula, existe uma biblioteca e laboratórios para disciplinas como informática e química. O corredor central possui, na sua área de recepção, estruturas para o display de projetos feitos por alunos em forma de pôster comunicativo.

A escola tem cantina a qual serve professores e alunos, bem como armários guarda-volumes para ambos. Para práticas esportivas, a instituição conta com três quadras externas, além da área arborizada para lazer e descanso; e banheiros com ducha. A área verde tem churrasqueiras, bancos e mesas de alvenaria entre as árvores do local, no qual os alunos têm a oportunidade de descanso entre os períodos. Todo complexo escolar é controlado por seguranças em suas respectivas entradas e tanto alunos como professores contam com a ajuda de monitores nos corredores, controlando a disciplina dos alunos nos corredores, e a entrada dos

professores em sala de aula. Cada classe de Ensino Médio conta, em geral com 45 alunos.

O processo de seleção de professores de inglês para esta instituição federal varia de acordo com o tipo de contratação: definitiva ou temporária. Há um concurso para o provimento, em caráter efetivo, para o cargo de professor do serviço público federal, o qual só ocorre mediante a abertura de vagas, anunciada oficialmente por meio de edital, publicado no Diário Oficial da União.

Os professores que venham a disputar a vaga, para a disciplina de Língua Inglesa, passam por um exame seletivo que consta de três fases eliminatórias:

1ª. Fase: Prova Teórica de Português e Conhecimentos Específicos; 2ª. Fase: Desempenho em Prova Prática;

3ª. Fase: Pontuação de Títulos.

A contratação temporária pode ocorrer para um período mínimo de seis meses, até por no máximo dois anos. Em geral a contratação temporária não segue o mesmo procedimento de seleção como no concurso público com várias fases eliminatórias. Após a análise do currículo do professor, há uma seleção por meio de entrevista em inglês, avaliando a competência e disponibilidade do candidato à vaga disponível.

A carga de trabalho de um professor efetivo é de quarenta horas semanais. Entretanto, 20 horas são efetivamente desenvolvidas em sala e as restantes disponibilizadas segundo as necessidades da instituição. Quando é feita a opção pelo Regime de Dedicação Exclusiva (RDE) assume-se o compromisso de não ter nenhuma outra atividade remunerada. Diferentemente, na função de professor contratado pode haver uma carga horária menor, a qual se define perante as necessidades da instituição, e, o professor fica livre para preencher seus horários em outras instituições, desde que cumpra com as prescrições quanto às reuniões de área marcadas mensalmente. Existe também uma contagem de pontos para assiduidade do professor que proporciona uma classificação, dando aos primeiros colocados o direito de escolha do horário de suas aulas.

Os dados que informam sobre o processo de seleção, de professores de inglês, foram extraídos do último edital para provimento de cargo na área de atuação em Letras / Inglês (2006) para professores do 1º. e 2º. Graus, além de ter sido também, uma experiência vivenciada pela pesquisadora.

Documentos relacionados