• Nenhum resultado encontrado

Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira

A descrição da escola e da realidade foi efetuada a partir de dados que são de domínio público, referimos essas informações, priorizando as questões éticas da pesquisa. Com o propósito de ouvir os sujeitos da pesquisa, tomamos o cuidado ético que os termos de consentimento fossem distribuídos antes de iniciarmos a averiguação diretamente com os sujeitos, sendo essa informação de conhecimento da direção da escola.

A escolha dessa escola deu-se por ser a escola vetor de alunos da EJA, sendo que o bairro Lomba do Pinheiro conta, hoje, com quatro escolas municipais que atendem ao Ensino Fundamental regular e na modalidade EJA noturno. Na rede estadual, há oito escolas que

17 Na dissertação de mestrado intitulada: Lomba do Pinheiro – Porto Alegre/RS: um bairro em transformação.

Um olhar espacial ao período de 1960 a 2013, constam dados precisos mostrando a realidade geográfica e histórica, bem como a possibilidade de crescimento urbano para este bairro num futuro próximo.

ofertam Ensino Fundamental, sendo duas indígenas, e uma escola que oferta Ensino Médio regular. Dessas escolas estaduais da Lomba do Pinheiro, apenas duas escolas oferecem a modalidade EJA-Ensino Fundamental, porém são indígenas e de público restrito. O bairro Agronomia possui três escolas na rede estadual que ofertam Ensino Fundamental, sendo uma prisional ofertando apenas EJA- Ensino Fundamental. Há apenas uma escola que oferta Ensino Fundamental, médio, e EJA - Ensino Médio. Nesse bairro, também está situada uma escola federal, o Colégio de Aplicação da UFRGS, porém todas as vagas são ofertadas apenas mediante sorteio, assim não a contabilizaremos neste estudo.

Ao totalizarmos a oferta de opções para o Ensino Fundamental, no ensino regular, em ambos os bairros, unindo redes municipal e estadual, temos dezessete instituições de Ensino Fundamental e apenas duas de Ensino Médio.

A partir desse apanhado geral, trazemos a oferta de opções para sujeitos estudantes da EJA- Ensino Fundamental. Na Lomba do Pinheiro, a rede municipal oferta vagas em quatro escolas e na rede estadual duas escolas, porém indígenas. No bairro Agronomia, há oferta em apenas uma escola da rede estadual, no entanto é prisional.

Temos, no total, sete escolas que ofertam a modalidade de EJA – Ensino Fundamental e nos dois bairros, apenas uma escola que oferece EJA – Ensino Médio noturno na Agronomia. Esse dado nos é pertinente para refletirmos sobre a continuidade nos estudos. Os números que seguem são apresentados como matrícula inicial do Censo escolar em 2016 do Ensino Fundamental, apresentados pela Secretaria Estadual de Educação. Também seguem a matrícula inicial das escolas municipais no ensino regular e na modalidade EJA, separadas por bairros.

Quadro 2– Matrículas iniciais no Ensino Fundamental Censo Escolar/2016

ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO REGULAR EJA

Rede estadual - Lomba do Pinheiro 3.778 0

Rede municipal - Lomba do Pinheiro 4.127 695

Rede estadual - Agronomia 1.177 12 - indígenas

104 - aprisionados

Total 9.082 811

Fonte: a autora a partir dos dados do IBGE/2017

Como parte dos dados, constam no quadro abaixo os números de matrículas iniciais em 2016 para o Ensino Médio em duas escolas, sendo que apenas uma oferece a modalidade EJA-Ensino Médio.

Quadro 3- Matrículas iniciais no Ensino Médio do Censo Escolar/2016

ENSINO MÉDIO ENSINO REGULAR EJA

Rede Estadual - Lomba do Pinheiro 668 0

Rede Estadual - Agronomia 413 403

Total de duas escolas 1081 403

Fonte: a autora a partir do dados do IBGE/2017

A partir dos dados fornecidos pelo Censo Escolar/2016, temos o total de 9.893 matrículas para o Ensino Fundamental nas redes estaduais e municipais, sendo 9.082 para o ensino regular e 811 para modalidade EJA. No Ensino Médio, 1.484 matrículas no ensino regular, sendo 403 matrículas para modalidade EJA.

Considerando que na EJA temos a variável da idade escolar, em que apenas estudantes acima dos 18 anos podem ser matriculados na EJA - Ensino Médio noturno; a realidade é de que muitos se matriculam, porém não frequentam assiduamente a escola, e nem todos os matriculados encontram-se no último ano do Ensino Fundamental. Ainda assim, há uma discrepância entre o número de matrículas e oferta de vagas para EJA - Ensino Fundamental e, consequentemente, para o EJA - Ensino Médio na modalidade pesquisada.

Outra variante, em relação a matrículas e oferta de vagas, é a questão territorial. A EEEM Agrônomo Pedro Pereira é única escola que pode atender sujeitos que buscam continuar seus estudos. Para melhor elucidar essa questão, indagamos sobre o território residencial dos sujeitos frequentadores da EJA.

Ao serem questionados sobre o bairro onde residem, 123 sujeitos (62,1%) habitam na Lomba do Pinheiro e 25 (12, 6%) vivem na Agronomia. Em torno de 25% dos frequentadores da EJA dessa escola residem em outros territórios, no entanto essas pessoas, ao optarem por esse colégio passam a disputar essas vagas. Uma hipótese para tal escolha é a localização geográfica da EEEM Agrônomo Pedro Pereira, que se situa entre as cidades de Porto Alegre e Viamão e também possui linhas de ônibus que ligam a zona leste à zona sul da cidade de Porto Alegre.

Considerando os dados e números supracitados, esta pesquisa foi realizada nessa escola de Ensino Médio que oferece a EJA no período noturno, justificado por ser a única escola que atende alunos oriundos tanto do Ensino Fundamental regular como da modalidade EJA, com acesso universal a jovens acima de 18 anos, como previsto em lei.

Figura 4 -Escola Estadual de Ensino Médio Agrônomo Pedro Pereira

Fonte: http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia-aberta/segunda-escola-estadual-e-ocupada-por-alunos-em-porto- alegre-166435.html

A EEEM Agrônomo Pedro Pereira está situada à margem da Avenida Bento Gonçalves, no bairro Agronomia, é uma escola considerada de fácil acesso, mesmo estando a 12 km do centro da cidade, levando em torno de 1 hora de ônibus. Constatamos, a partir dos números, que a continuidade na transição do percurso escolar na modalidade EJA-EF ao EJA- EM, na zona leste, nos bairros Lomba do Pinheiro e Agronomia, não é facilitada nem quanto à oferta de vagas, nem quanto às políticas públicas.

A EEEM Agrônomo Pedro Pereira, no período em que houve a pesquisa e produção de dados, no primeiro semestre de 2017, havia 411 alunos matriculados no turno da noite na modalidade EJA, matriculados em onze turmas. Faz-se importante ressaltar que o número de matriculados não corresponde ao número de frequentadores assíduos. Desse total de alunos,

198 responderam ao questionário, totalizando 47,93% dos alunos, que estavam presentes nas duas noites em que ocorreu a pesquisa, e apenas 15 não se sentiram à vontade em colaborar com o teor da pesquisa.

Nesse período, a escola possuía quatro turmas dos primeiros anos, contabilizando 151 alunos matriculados, dentre os que estavam presentes, 57 colaboraram na produção dos dados, aceitando responder a um questionário, totalizando 36,30% dos alunos. As quatro turmas de segundos anos, contabilizaram 140 matriculados, dentre eles, 71 participaram da produção dos dados, totalizando 50,71% dos alunos. As três turmas de terceiros anos, totalizaram 120 alunos matriculados, sendo que 70 participaram, correspondendo a 58,33% dos alunos.