• Nenhum resultado encontrado

Escolas “Escolas Amor de Deus” Uma realidade em Cabo Verde

3. O CONTRIBUTO DA ESCOLA CATÓLICA PARA A EDUCAÇÃO EM CABO

3.3. Escolas “Escolas Amor de Deus” Uma realidade em Cabo Verde

fica a certeza de que os Centros Educativos «Amor de Deus» nasceram com a mesma Congregação, na sua primeira escola criada em 1864 na cidade de Toro, Espanha, pelo Padre Jerónimo Mariano Usera y Alarcón5, acompanhado das «seis irmãs mestras», com o propósito de responder à «necessidade e fome de ensino, sobretudo o ensino sólido e religioso», oferecendo desde o primeiro instante uma formação integral a alunas externas e internas6. Este sonho do Padre Usera, tornou-se uma realidade na Escola Amor de Deus, em Cabo Verde, tendo em conta a implementação recente da Disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na realidade cabo-verdiana. Tudo isso graças ao dinamismo e ao espirito Missionário da Igreja Católica no mundo. Este reavivar missionário surgiu no âmbito da assinatura da concordata entre a Igreja Católica e o Estado cabo-verdiano, realizado em 2013. Foi um grande e forte desafio para as Escolas Católicas.

O Padre Usera era um grande pedagogo, professor universitário e membro da Sociedade económica de amigos do país. A grande preocupação dele foi educar integralmente a «pessoa», que corresponde formar a inteligência e modelar o coração segundo os sentimentos de Cristo e os tradicionais valores de cada povo.7

O Projeto Educativo das Escolas Amor de Deus estrutura-se tendo como centro a Identidade e a Qualidade, na medida em que não apenas por imperativos legais, mas antes, e acima de tudo, o sonho do Padre Jerónimo Usera, que idealizou uma Escola e uma educação ode o Amor- o Amor à imagem do Amor de Cristo-, a exigência e o rigor

5 Fundador da Congregação, nasceu em Madrid, a 15 de Setembro de 1810, e faleceu a 17 de Maio de 1891.Fundou a Congregação das Irmãs do Amor de Deus que se dedica à Educação, porque o melhor bem que podia fazer à sociedade era instaurar um sistema de educação baseando no amor.

6 Cf. Missão Carismática «Amor de Deus» - Um projeto de Evangelização. (p.116). 7 Cf. Missão Carismática, p.35.

44

pedagógicos assumissem um papel determinante no processo educativo. As Irmãs do Amor de Deus, têm como propósito assegurar o carisma educativo cujo objetivo é fazer de cada aluno um ser integral, segundo o pensamento humanística cristã que tem Cristo como supremo modelo e horizonte de utopia8.

Ainda neste âmbito e segundo as orientações da Congregação, as Escolas Amor de Deus afirmam o direito à educação em liberdade nos termos em que se exprime em declarações de âmbito universal, em organismos de âmbito internacional, nas Constituições dos países democráticos e nas Declarações da Igreja Católica”.9

Hoje, a Congregação conta com numerosos centros educativos “Amor de Deus” espalhados pela Europa, América, Africa e Ásia, onde se formam crianças e jovens com o a finalidade de se tornarem cidadãos bem formados para a sociedade e para Deus.

O pedido do Bispo D. Faustino Moreira dos Santos, Bispo de Santiago e em fidelidade ao sonho do Padre Usera, no dia 31 de Maio de 1943, Cabo Verde foi a porta de entrada da Congregação no continente africano. As primeiras Irmãs chegaram ao porto da Preguiça de S. Nicolau, cujo destino era orfanato de S. Nicolau e assistência aos pobres. Três delas, continuaram a viagem para a Cidade da Praia, Ilha de Santiago, tendo como finalidade formar uma comunidade para cuidar dos doentes no hospital.

Mais tarde, em 1947, a Congregação toma conta de um segundo Orfanato, desta vez, na Ilha S. Vicente. Ao contactar a realidade da ilha, com intuito de servir o povo e como missão da Igreja, a grande preocupação foi de acolher meninos e meninas órfãos ou desprotegidos, provenientes de famílias carentes de tudo, porque a história do país estava marcada por secas e fomes frequentes que tornavam irreversível a pobreza10. Perante as elevadas carências do meio tanto espiritual como material, como resposta ao nosso carisma, um grupo de Irmãs portuguesas e espanholas, comprometeram-se em irradiar uma educação integral às crianças e aos jovens daquela ilha, até à independência do país em 1975, e, posteriormente enquanto este tipo de estabelecimentos eram necessários11. A promoção da mulher foi uma ação constante nestas ilhas no Orfanato de S. Nicolau e de S. dando a assistência aos pobres.

Em Cabo Verde a Congregação das Irmãs do Amor de Deus, está espalhada em diferentes ilhas, cuja missão integra: Escolas próprias, ação pastoral, campo da saúde e escolas públicas.

8 Cf. Missão Carismática, pp-35 e 36.

9 Escuela Amor de Deus, Ideário y caracter próprio, p.15. 10 Cf. Os Dilatados horizontes do Amor de Deus, p.83 11 Cf. Os Dilatados horizontes do Amor de Deus, p.83

45

Atualmente, na Ilha de Nicolau, existem duas comunidades. Após a saída das Irmãs do Orfanato, no Caleijão, a Congregação construiu uma casa para que as Irmãs pudessem continuar a sua missão nesta ilha, considerada “berço de intelectualidade cabo- verdiana”( Baltazar- p.24) e um centro educativo, jardim de Infância «Amor de Deus», na Vila Ribeira Brava que acolhe anualmente cerca de 150 crianças com idades compreendidas entre 0 aos 5 anos.

No Tarrafal, a grande aposta da missão congregacional continua a ser a pastoral no meio do povo da vila e das aldeias, incluindo os setores de saúde no hospital e nas escolas públicas. A área da pastoral está marcada por esta célebre pensamento do Padre Usera: «Dai – me ó Deus mais dilatados horizontes e novas terras para estender o Teu Reino», porque a pedagogia Amor de Deus é dinâmica e criativa.

Desta feita, em 2016/ 2017 a comunidade religiosa do Tarrafal criou um novo centro educativo para as crianças, desde o berçário até ao pré- escolar, com a finalidade de dar respostas às necessidades do meio onde está inserida.

Na Ilha de S. Vicente, à semelhança da ilha referida anteriormente, deu-se o encerramento do Orfanato em 1976. Aqui, as Irmãs que constituíam a comunidade religiosa, passaram a exercer a sua missão na área da pastoral.

Em 1991, nesta mesma Ilha, brota na Congregação o que consideramos um novo marco histórico. Abre a primeiro centro educativo «Amor de Deus»: o Jardim de Infância Padre Usera, na Ilha de S. Vicente, que nasceu com um grupo pequeno de crianças, que foi crescendo e hoje funciona, aproximadamente, com cerca 300 alunos do pré-escolar e Escola de Ensino Básico, que foi criada posteriormente.

Depois de muitos esforços e tentativas, um sonho tornou-se realidade. Na Ilha de Santiago, na Cidade Capital do país, zona da Terra Branca, conseguiu-se um terreno para a construção de uma Escola «Amor de Deus» cujo procedimento se iniciou em 1998.

O grande objectivo da Congregação, tal como era o Ideal do Padre Usera, é proporcionar uma educação integral às crianças e aos jovens. Em 1999 abre a primeira Escola Católica- Amor de Deus na Cidade da Praia, que desde «o primeiro momento foi considerada pioneira na educação»12.

Atualmente a Escola conta com cerca de 1200 alunos, desde o berçário até ao Secundário. É verdade que continuamos a apostar na educação, porque «consideramos a Escola como campo principal da nossa missão na qual se desenvolve plenamente a

46

evangelização. Os nossos centros têm como fundamento os critérios que nos movem: a resposta ao homem e a fidelidade ao carisma e à Igreja».13

A Congregação das Religiosas do Amor de Deus em fidelidade a pedagogia do amor legado pelo seu fundador, sente-se continuadora desta obra, oferecendo diariamente aonde está inserida um projeto educativo baseado no amor.

47

Documentos relacionados