• Nenhum resultado encontrado

A elaboração de uma lista de candidatos a deputados pela oposição à Assem- bleia Nacional levantou alguns problemas específicos. Logo em primeiro lugar, foi preciso definir o que deveria entender-se por «oposição». Depois, foi necessário estabelecer o critério de escolha dos nomes a considerar como «candidatos».

O primeiro ponto foi o mais fácil de resolver, pois é sabido que a oposição ex- pressa ao Estado Novo não se esgotou na geralmente denominada «oposição demo- crática». Com efeito, não só no seu interior houve facções, como houve também listas de monárquicos, listas de «nacionalistas» e outras com candidatos que, de- pois de se apresentarem como oposicionistas, até acabaram por se integrar nas lis- tas da União Nacional (UN).

Quanto ao segundo ponto, decidimos considerar todos os que, em representação de um determinado círculo, fossem incluídos, ou manifestassem a intenção de aceitar serem incluídos numa lista destinada a disputar aos candidatos da UN, ou da sua su- cessora Acção Nacional Popular (ANP), as eleições para a Assembleia Nacional, in- cluindo os suplentes e os que tivessem sido rejeitados pelas autoridades administrati- vas. Por outro lado, não considerámos os nomes votados pelas comissões eleitorais, pois não é possível ter a certeza de que quisessem apresentar-se ao escrutínio. Há ca- sos, alguns apontados na Introdução, a título de exemplo, de listas sugeridas, aprova- das, mas das quais apenas foram incluídos na lista final um ou dois nomes.

Dúvidas podem, no entanto, suscitar-se em algumas situações:

1) No caso de listas anunciadas pelos movimentos oposicionistas, divulgadas nos jornais, mas que não chegaram a ser apresentadas.

São vários os exemplos e optámos por incluir todos os nomes constantes dessas listas, pois os factos que levavam à desistência da sua apresentação ou à sua aceita- ção pelas autoridades nada tinham a ver com a vontade, claramente manifestada, de se apresentarem em oposição às listas do partido único.

2) Noutras ocasiões, encontram-se nomes anunciados mas que seriam substituí- dos.

Quer no caso de a substituição ser provocada pelo facto de o nome de determi- nado candidato ser recusado pelas autoridades, quer porque o candidato escolhido desistisse por sua própria iniciativa, entendemos que tanto o substituído como o seu substituto deviam ser considerados.

3) Outra situação tem a ver com a proposta de um nome depois substituído por motivos não imputáveis às autoridades.

Encontram-se vários casos: por exemplo, em 1953, a candidatura do advogado António Macedo, no Porto, chegou a ser anunciada, mas logo no dia seguinte o seu nome foi substituído pelo de Mem Verdial, porque Macedo – ele próprio o diz – co- municou que não se sentia com condições de saúde para participar na campanha eleitoral. Embora não possa haver dúvidas quanto à posição política de António Macedo, a verdade é que, nesse ano, não quis concorrer. Pareceu-nos, pois, que ti- nha havido uma precipitação dos organizadores da lista e, por isso, não incluímos nessa candidatura o seu nome. Outro exemplo: em 1969, um candidato por Vila Real, João Meneses Campos, anuiu à apresentação do seu nome mas poucos dias depois pediu para ser substituído porque o médico o proibira de fazer esforços. É uma situação semelhante à anterior, mas considerámos que, neste caso, não hou- vera precipitação na escolha. Meneses Campos manifestara claramente vontade de concorrer, decisão só a posteriori alterada, por motivo de força maior, pelo que mantivemos o nome.

4) Todavia, o principal problema reside nos suplentes.

Algumas comissões eleitorais forneceram à imprensa nomes de suplentes, ou- tras não o fizeram, outras ainda foram buscar, para substituir o candidato rejeitado, alguém que não figurava entre os suplentes. Estes, muitas vezes, são indicados me- nos por motivos práticos do que políticos e as suas biografias não são, geralmente, enviadas sequer aos jornais. Resolvemos, no entanto, incluir todos os nomes que apurámos, pois entendemos que, se haviam dado os seus nomes, era porque esta- vam dispostos a apresentar-se à votação se as comissões eleitorais o entendessem, como, aliás, algumas vezes sucedeu. Há ainda o caso de suplentes cujos nomes fo- ram mantidos em segredo, para não os expor, mas que seriam revelados no caso de alguém da sua lista ser excluído. Os que encontrámos também foram incluídos. Quanto à organização para consulta dos nomes dos candidatos, adoptámos os seguintes critérios:

a) Ordenar as biografias alfabeticamente pelo último apelido. No caso de nomes compostos, remete-se para o nome composto. Por exemplo, Lopes, João Luís Ma- deira, tem a nota biográfica na entrada Madeira Lopes, João Luís.

b) Quando o candidato usa, «profissionalmente» ou por qualquer outra circuns- tância, um nome diferente do que consta no registo civil ou de baptismo, o último apelido deste remete para o «nome profissional». Por exemplo, Araújo, Álvaro Baptista Pereira Salema de, tem a nota biográfica em Salema, Álvaro, nome que usava profissionalmente.

c) Os poucos aristocratas são referidos pelo último apelido e não pelo título. Por exemplo: o Marquês de Fronteira encontra-se em Mascarenhas, D. Fernando José Fernandes Costa.

d) Sempre que um candidato é autor de livros, são indicados alguns títulos, sim- plesmente como referência e não com carácter exaustivo. Também se indicam al- guns exemplos de títulos que se referem ao candidato.

e) Não se referem condecorações, salvo no caso de elas terem sido recebidas por feitos em campanha ou se forem particularmente significativas na biografia do can- didato.

Uma última observação: as biografias dos candidatos são de diferente dimensão, quer porque não se encontraram elementos, quer porque a vida política do candida- to nem sempre foi muito preenchida. A grande maioria dos 440 candidatos encon- trados não fez carreira política; outros, são elementos de segunda linha, que prosse- guiram a sua actividade política em lugares menos visíveis. Dos candidatos com que falámos – e foram muitos, foram todos os que conseguimos contactar – alguns pormenorizaram a sua actividade na oposição ao Estado Novo até limites que se- riam excessivos num dicionário de outro tipo. Aqui, no entanto, sem pretender fa- zer uma História da oposição ao Estado Novo pretendemos, isso sim, indicar o maior número possível de factos que possam auxiliar quem desejar fazê-la.

O número de candidatas pela oposição às eleições legislativas foi consideravel- mente baixo: apenas 39, sendo quatro suplentes.

Angola

1945 – Francisco Pinto da Cunha Leal; António Gonçalves Videira; António Augusto

Durães

Angra do Heroísmo

1945 – José Sebastião de Castro da Cunha Silveira

Aveiro

1953 – Manuel Luís da Costa Figueiredo; Alberto Ferreira Vidal; Manuel Martins das

Neves; Basílio Lopes Pereira; Alcides Strecht Monteiro; Virgílio Pereira da Silva

1953 – Lista nacionalista – Abel Matias Condesso; Álvaro Pinto Fernandes Jorge; José

Maria Rodrigues de Almeida; Manuel Pinto; Pedro Grangeon Ribeiro Lopes; José de Bastos Xavier

1957 – Manuel Martins das Neves; Manuel Joaquim da Costa Pereira; Júlio Correia da

Rocha Calisto; Virgílio Pereira da Silva; Manuel Augusto dos Santos Pato; Alfredo Ângelo Vidal Coelho de Magalhães; José Rodrigues Pereira Rosmaninho; Renato Pereira de Figueiredo; Arnaldo Ângelo de Brito Lhamas; Manuel da Silva Pereira; Carlos Francisco Pereira; João Elísio Ferreira Sucena

1961 – Adolfo Rodrigues de Almeida Ribeiro; António Duarte Teixeira da Silva; João

Evangelista Vieira Sarabando; José de Oliveira e Silva; Manuel Martins das Neves; Manuel da Costa e Melo; Virgílio Pereira da Silva

1969 – CDE – Alcides Strecht Monteiro; Almôr Viegas Pires; Álvaro José Pedrosa

Curado de Seiça Neves; Carlos Manuel Natividade da Costa Candal; José Rodrigues Pereira Rosmainho; Francisco Marques Lima

1973 – Amaral Simões dos Reis Pedreiras; Álvaro José Pedrosa Curado de Seiça Neves;

António Manuel Neto Brandão; José de Oliveira e Silva; Rufino Jorge Rodrigues da Cunha; Manuel Augusto Dias de Andrade; Mário Bastos Rodrigues

Beja

1969 – CDE – Aníbal Coelho da Costa; António Barreto Areosa Feio; Celso Galvão

Pinto de Almeida; Urbano Augusto Tavares Rodrigues; Manuel Vicente Ramalho Gantes; Miguel de Jesus Albardeiro Serrano

Braga

1957 – José Justino de Amorim; Luís Gonzaga Portocarrero de Castro Caseiro;

Guilherme Francisco Aguiar Branco; Joaquim José Resende Pereira Borges; Eduardo Pereira Santos; Francisco Alberto Pinto Rodrigues; Miguel Augusto Alves Ferreira

1961 – Lista B – Adelino Augusto Miranda de Andrade; Alfredo Vieira Gomes; António

de Oliveira; António de Oliveira Braga; Guilherme Francisco Aguiar Branco; Joaquim José Resende Pereira Borges

1961 – Lista C – Joaquim Victor Baptista Gomes de Sá; Mem Tinoco Verdial; Manuel

Luís Guedes Pinheiro; Elísio Guilherme de Azevedo; Francisco Alberto Pinto Rodrigues; António Pinheiro Braga

1965 – António Pereira Marinho Dias; António Emílio Brochado de Oliveira Teixeira;

Eduardo Ribeiro Martins; Guilherme Francisco Aguiar Branco; António Pinheiro Braga; José Alberto Rodrigues; Humberto Trindade Soeiro; Joaquim Sousa e Castro

1969 – CEUD – António de Oliveira Braga; Adelino Augusto Miranda de Andrade;

Francisco Xavier Sampaio Tinoco de Faria; Manuel Martins Costa; Joaquim José Resende Pereira Borges; Artur Carlos Domingues da Cunha Coelho

1969 – CENI – José Garrido Meireles; João Mendes Ribeiro; Gilberto do Vale Machado;

António Alberto de Meirelles Campos; Irene Branco de Almeida Marado; Mário Augusto Viana de Queiroz

1969 – CDE – António Pereira Marinho Dias; Joaquim António dos Santos Simões;

Lino Carvalho de Lima; Maria Margarida Braga Malvar; Joaquim Victor Baptista Gomes de Sá; José de Araújo Pereira Sampaio; Humberto Trindade Soeiro; Eduardo Ribeiro Martins

Bragança

1969 – CDE – Luís José Nuno Pessanha Teixeira Neves; Domingos Rodrigues da Ponte;

Agostinho José Guedes Rafael; João António Vicente; Manuel António Teixeira

Cabo Verde

Castelo Branco

1949 – Francisco Pinto da Cunha Leal; Fernando Afonso de Melo Giraldes de Sampaio

Pereira de Figueiredo (Marquês da Graciosa); Francisco Xavier de Proença de Almeida Garrett; José Ribeiro Cardoso

1961 – António Alfredo da Fonseca Tavares Alçada Baptista; Armindo Gonçalves

Ramos; João Alexandre de Sá Lima; Vasco Luís Rodrigues da Conceição e Silva

1969 – CDE – António Alfredo da Fonseca Tavares Alçada Baptista; Domingos Manuel

da Cunha Pignateli Sena Belo Ferraz de Carvalho Megre; José de Bastos Rabaça; Manuel João Vieira

1973 – António Teles André; Carlos Alberto de Sousa Vale; José António Gabriel Pinho;

Manuel João Vieira; Carlos Alberto Ambrósio da Silva Ferreira

Coimbra

1961 – Fernando Baeta Cardoso do Vale; Fernando da Costa Ferreira Lopes; Manuel

Louzã Henriques; Carlos Eugénio José Baptista de Almeida; Mário Silva; Manuel Montezuma Dinis de Carvalho

1969 – CDE – Henrique Teixeira Queirós de Barros; Orlando Alves Pereira de Carvalho;

António Duarte Arnaut; Rui Emanuel da Cunha Clímaco; António Carlos Ribeiro Campos; Carlos António Magalhães Antunes Baptista; Mário José de Araújo Torres

1973 – Jorge Freitas Seabra; Luís Carlos Januário Santos; Maria Regina Dias Carva-

lheiro; Flávio Beleza Laranjeira; Alfredo Misarela Loureiro; Carlos Victor Baptista da Costa; António Carlos Ribeiro Campos; António Romeu de Azevedo da Cunha Reis

Évora

1969 – CDE – Armando Antunes da Silva; Manuel Tierno Bagulho; Mário Ventura

Henriques; José Manuel Martins Portas, Joaquim Lourenço Ventura Trindade

1973 – Ana Maria de Sousa e Faro Alves; António Barreto Areosa Feio; Fernando

Iglésias dos Santos; Manuel João Passão; Mário Ventura Henriques; Joaquim Inácio Calhau Piteira Campos; Binadade Manuel Velez

Faro

1957 – Zacarias da Fonseca Guerreiro; João da Silva Nobre; Manuel de Aguiar Campos

de Lima; João Diogo Marreiros Neto

1969 – CDE – Manuel de Aguiar Campos de Lima; Luís Filipe Nascimento Madeira;

Francisco Dias da Costa; José Paulo Velho Geraldo de Albuquerque Veloso

Funchal

1961 – António Manuel Sales Caldeira; João Brito Câmara; Manuel Gregório Pestana

1969 – CDE – António Egídio Fernandes Loja; Fernando Pereira Rebelo; José Manuel

dos Reis Barroso

Guarda

1969 – CDE – César Augusto da Costa Tavares; João José Gomes; Manuel Jorge da

Fonseca Tavares Lopes; Luís Erse Baeta de Campos; Silvina Augusta d’Almeida; António Rabaça Pereira

Guiné

1945 – Sebastião José Barbosa

Horta

1945 – Leonel de Melo Furtado

Leiria

1961 – Américo Freire Lopes; Alberto Ferreira; Eduardo Alfredo Keil Carvalho da

Silva; José Constantino Correia da Rosa; José Ferreira Júnior; Vasco da Gama Lopes Fernandes

1965 – Vasco da Gama Lopes Fernandes; Afonso Oliveira e Sousa; Joaquim Rocha

e Silva; António Maldonado Freitas; José Ferreira Júnior; Carlos dos Santos Pimenta

1969 – CDE – Vasco da Gama Lopes Fernandes; José Henriques Vareda; Sérgio José

Ferreira Ribeiro; Aguinaldo Espada de Oliveira Santos; Jorge Manuel de Jesus Nogueira Silvestre; Alberto Bernardes Costa; Henrique José de Sousa Neto; João Francisco de Paula Pais de Almeida e Silva

1973 – Carlos Norberto Freire Mota; José Henriques Vareda; Maria Odete de Brito Silva

Oliveira Santos; Manuel de Sousa Baridó; António José Guarda Ribeiro; Custódio Pereira Maldonado Freitas; Amílcar Pinho

Lisboa

1945 – José d’Arruela

1953 – José Mendes Cabeçadas Júnior; Francisco Pinto da Cunha Leal; José Moreira

Campos; Nuno Aires Rodrigues dos Santos; Vasco da Gama Lopes Fernandes; Carlos Ernesto de Sá Cardoso; Fernando de Sande Salema Mayer Garção; Arnaldo Constantino Fernandes; Armando Adão e Silva; António Rodrigues Direito; Acácio Augusto Cardoso de Gouveia; Luís da Câmara Reis

1957 – Arlindo Augusto Pires Vicente; José Alves da Cruz Ferreira; Manuel Sertório de

Carvalho Marques da Silva; Rui Manuel Sequeira Cabeçadas; Manuel João da Palma Carlos; Rogério Gomes Lopes Ferreira; Nikias Ribeiro Skapinakis; Domingos Martins Carvalho; Luís Augusto Ferreira Martins; Luís da Câmara Reis; Maria Lígia Valente da Fonseca Severino; Óscar dos Reis Figueiredo

1961 – Agostinho de Sá Vieira; João Maria Paulo Varela Gomes; Francisco de Assis de

Mendonça Lino Neto; Luís Ernâni Dias Amado; Nikias Ribeiro Skapinakis; Augusto Casimiro dos Santos; Nuno Aires Rodrigues dos Santos; Olindo Casimiro de Figueiredo; Nuno Bernardino Santos Pinto da Costa; César Reis Ferreira Abel; Carlos Prazeres Ferreira; Gilberto Lindim Ramos

1961 – Lista de monárquicos – Fernando Alberto da Silva Amado; Francisco José de

Sousa Tavares; Mário Pessoa da Costa; José Paulo de Almeida Monteiro; Fernando Torres Carneiro Vaz Pinto; Francisco António da Silveira de Vasconcellos e Sousa (Castelo Melhor); Gonçalo Pereira Ribeiro Telles; João Carlos Camossa de Saldanha; António Moutinho Rubio; Maria Ofélia Mafalda de Melo de Portugal da Silveira; Rodrigo da Costa Félix; Manuel Ramos Ferreira

1965 – Francisco de Almeida Salgado Zenha; Mário Alberto Nobre Lopes Soares;

Armando Félix Castanheira; Nuno Aires Rodrigues dos Santos; Acácio Augusto Cardoso de Gouveia; Raul da Assunção Pimenta Rêgo; Armando Adão e Silva; Joaquim José Catanho de Meneses; Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia; José Paradela de Oliveira; José Manuel de Medeiros Ferreira; Gustavo Alberto Caratão Soromenho

1969 – CEUD – Lista B – Etelvina Lopes de Almeida; Francisco de Almeida Salgado

Zenha; Francisco José de Sousa Tavares; Gonçalo Pereira Ribeiro Telles; Jaime José Matos da Gama; José Carlos Sena Belo Megre; Mário Alberto Nobre Lopes Soares; Mário de Castro Pina Correia; Mário Jorge Bruxelas; Raul da Assunção Pimenta Rêgo; Rui de Moura Ribeiro Belo; Pedro Amadeu de Albuquerque Santos Coelho; Duarte Justiniano da Rocha Vidal; Eduardo Achiles Cardoso d’Orey; Fernando de Oliveira Abranches Ferrão; Joana Morais Sarmento de Barros Baptista

1969 – CEM – Lista C – Francisco de Barcelos Rolão Preto; Henrique José Barrilaro

Fernandes Ruas; Luís Paulo Manuel de Menezes de Mello Vaz de São Payo; Fernando de Moraes Sarmento Honrado; Francisco Lopes Roseira; Joaquim Toscano de Sam- paio; Maria Luiza da Conceição de Almeida Manoel de Vilhena; Fernando Teixeira Viana; Manuel Jorge de Magalhães e Silva; Abílio Leopoldo Motta-Ferreira; Fernando Costa Quintais; António Albano Pardete da Fonseca

1969 – CDE – Lista D – Francisco José Cruz Pereira de Moura; João Pedro Bénard da

Costa; Jorge Fernando Branco Sampaio; José Gaspar Teixeira; José Manuel Marques do Carmo Mendes Tengarrinha; Rosalina Rodrigues Caetano Pinho; Glória Maria Marreiros da Cunha; José Augusto Gouveia; Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia; Vítor Manuel Sant’ana Carlos Wengorovius; Joaquim Cavaqueiro Mestre; Firmino João Martins; José Manuel Archer Galvão Teles

1973 – Alberto Arons de Carvalho; António Simões de Abreu; Carlos António de Carvalho;

Dulcínio Caiano Pereira; Francisco Manuel da Costa Fernandes; Maria Helena Augusto das Neves Gorjão; Herberto de Castro Goulart da Silva; João Sequeira Branco; José Joaquim Gonçalves André; José Manuel Marques do Carmo Mendes Tengarrinha; Maria Luísa Rodrigues Amorim; Pedro Amadeu de Albuquerque Santos Coelho; Vítor Manuel Caetano Dias; José Maria Roque Lino; José António Tavares da Cruz;

Francisco José Cruz Pereira de Moura; Luís Filipe Lindley Cintra; António Fernandes Martins Coelho; Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia; Francisco Marcelo Monteiro Curto; Urbano Augusto Tavares Rodrigues; Gilberto Lindim Ramos; Francisco de Almeida Salgado Zenha; Fernando Abranches Ferrão

Moçambique

1945 – Delfim Costa; Ismael Costa; Paulino dos Santos Gil

1961 – António Almeida Santos; Carlos Adrião Rodrigues; Henrique Vasco Soares de

Melo; José Santa Rita; Francisco Saraiva Barreto; Alberto Moreira; William Gérard Pott

1969 – CEUD – António Almeida Santos; Rui Baltasar dos Santos Alves; Parcídio Campos

Rodrigues Costa; Heliodoro Sebastião Frescata; Luís Alberto Mayor Gonzalez; Francisco Saraiva Barreto; Rafael Nunes de Carvalho

Ponta Delgada

1969 – CDE – Ernesto Augusto Melo Antunes; Manuel Barbosa; António Eduardo Borges

Coutinho; João Silvestre Pacheco; António Arruda

1973 – António Eduardo Borges Coutinho; Manuel Barbosa; Eduardo José Azeredo

Pontes; Mariana de Medeiros da Câmara de Melo Cabral Marques; Olga Sousa Lima; Graça Forjaz Sampaio

Portalegre

1945 – Ernesto Amaro Lopes Subtil; José Luís Augusto das Neves; Manuel Hermenegildo

Lourinho; Ruy de Andrade; José Adriano Pequito Rebelo; Jorge de Sampaio e Eça da Fonseca Bastos

1949 – José Adriano Pequito Rebelo; André Aurélio Nogueira de Mello e Castro Ribeiro;

Jorge de Sampaio e Eça da Fonseca Bastos; João Pinto Picão Caldeira

1969 – CDE – António Mendes Aleixo; Fernando de Mascarenhas; Joaquim Vitorino

Namorado; Nuno Teotónio Pereira; Feliciano Falcão; Raul Sousa Pinto

Porto

1953 – Carlos Cal Brandão; Eduardo Ralha; Olívio da Silva França; Luís Severiano da

Veiga; Eurico Felgueiras; António Cândido Miranda Macedo; João Correia Guimarães; Júlio Grévy Coelho Guerra Semedo; António José de Sousa Pereira; Francisco José Cardoso Júnior

1957 – Mem Tinoco Verdial; Rodrigo Teixeira Mendes de Abreu; Amadeu Morais; Pedro

Emiliano Veiga; Jaime Alves Vilhena de Andrade; Artur Morgado Ferreira dos Santos Silva; Artur de Oliveira Valença; Artur Vieira de Andrade; Augusto César de Barros; Manuel Coelho dos Santos

1961 – Alberto Augusto Martins de Andrade; Armando Filipe Cerejeira Pereira Bacelar;

Armando Barbosa de Araújo Cotta; António Cândido de Miranda Macedo; Arnaldo Cândido Veiga Pires; Hélder Armando Santos Ribeiro; Mário Cal Brandão; João Maria de Matos Araújo Correia; Olívio da Silva França; Artur Morgado Ferreira dos Santos Silva

1965 – Hélder Armando dos Santos Ribeiro; Arnaldo Cândido Veiga Pires; Aguinaldo

Espada de Oliveira Santos; Carlos Cal Brandão; Artur de Oliveira Valença; Artur Morgado Ferreira dos Santos Silva; Joaquim da Silva Rocha Felgueiras; António Cândido Miranda Macedo; Olívio da Silva França; Armando Filipe Cerejeira Pereira Bacelar

1969 – CEUD – Abílio Augusto Lopes Cavalheiro; Alberto Manuel Pereira França;

António José de Sousa Pereira; José Maria Machado de Matos; António José da Silva Júnior; Artur Morgado Ferreira dos Santos Silva; João Maria de Matos Araújo Correia; José Luís do Amaral Nunes; Manuel Coelho dos Santos; Mário Cal Brandão; Sophia de Mello Breyner Andresen

1969 – CDE – Alberto Teixeira de Sousa; Armando Filipe Cerejeira Pereira Bacelar;

Armando Fernandes de Morais e Castro; Francisco José Fernandes Hortas; José Arnaldo Rodrigues da Fonseca Maia; Joaquim da Silva Rocha Felgueiras; José Fernando Coelho Cardoso; Papiniano Manuel Carlos Vasconcelos Rodrigues; Virgínia de Faria Moura;

Documentos relacionados