• Nenhum resultado encontrado

ESCREVO A MISÉRIA E A VIDA INFAUSTA DOS FAVELADOS.

Mas foi bom mudar de vida, escapar da miséria e conhecer um mundo diferente daquele da favela?

Decepção. Pensei que houvesse mais idealismo, menos inveja. Mas aqui há não só muita ambição, mas também o desejo de vencer a qualquer preço. Mesmo que os meios empregados sejam podres. Quando matei um porco, lá na favela do Canindé, alguns vizinhos exigiram um pedaço de carne. Rondavam meu barraco feito bicho que fareja presa. Lá na favela era o porco, aqui é o dinheiro. No fundo é a mesma coisa. Lembrei do meu provérbio: "Não há coisa pior na vida do que a própria vida".

Em seu livro, a senhora, além de mostrar a realidade dos favelados, falo mal dos políticos, dos poderosos. A senhora, sendo pobre e desprotegida, não tinha medo de fazer essas denúncias e acusações?

Eu era revoltada, não acreditava em ninguém. Odiava os políticos e os patrões, porque o meu sonho era escrever e o pobre não pode ter ideal nobre. Eu sabia que ia angariar inimigos, porque ninguém está habituado a esse tipo de literatura. Seja o que Deus quiser. Eu escrevi a realidade.

 

Casa de alvenaria, Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1961. Provérbios, São Paulo, Átila, 1963.

Pedaços da fome, São Paulo, Átila, 1963.

Notas

[1]

Na época, o campo do São Paulo Futebol Clube localizava-se no bairro do Canindé, onde hoje é o estádio da Portuguesa de Desportos. (N.E.)

[2]

Carlos Lacerda (1914-1977): político carioca, opositor ferrenho do segundo governo de Getúlio Vargas. Em 1954 sofreu um atentado em que morreu o major Rubens Vaz, fato que desencadeou grave crise política no país. (N.E.)

[3]

Na verdade, Partido Socialista Brasileiro, que tinha apoiado Jânio Quadros ao governo do estado no ano anterior e que agora apoiava Juarez Távora à Presidência da República. (N.E.)

[4]

Jânio Quadros (1917-19921: vereador e deputado estadual por São Paulo, foi prefeito da capital e governador do estado, antes de chegar à Presidência da República em 1961, renunciando sete meses depois de assumir o cargo. (N. E.)

[5]

   Ademar de Barros (1901-1969): político paulista, foi por duas vezes governador do estado. (N.E.)

[6]

Companhia Fabricadora de Papel, fundada por Maurício Klabin, um dos pioneiros da industrialização no país. (N.E.) 

[7]

Medicamento indicado como laxante ou purgante. (N.E.) 

[8]

Referência às radionovelas, dramas radiofônicos de grande popularidade no Brasil no período do pós-guerra até meados da década de 50. (N.E.) 

[9]

Juscelino Kubitschek (1902-1976]: presidente da República entre 1956 e 1961. No seu governo, buscou o desenvolvimento do país peta abertura aos investimentos estrangeiros e transferiu o Distrito Federa! para Brasília. (N.E.) 

[10]

Campos do Jordão: estância climática paulista, tradicionalmente procurada para tratamento de tuberculose. (N.E.) 

[11]

Referência ao palácio do Catete, situado no Rio de Janeiro e na época residência oficial do presidente da República. (N.E.) 

[12]

Na rua Asdrúbal do Nascimento funcionava na época o Juizado de Menores. (N.E.) 

[13]

O correto é salsa, o mesmo que salgada. (N.E.) 

[14]

Referência ao famoso cangaceiro que com seu bando dominou várias cidades nordestinas, saqueando o comércio e atacando fazendas no início do século. (N.E.) 

[15]

O termo baianos refere-se aqui aos nordestinos em geral. Com esse mesmo sentido a autora usa também a palavra nortista. (N.E.) 

[16]

Referência à esquistossomose, doença parasitária que provoca diarréias e aumento do fígado e do baço. (N.E.) 

[17]

Referência ao incidente ocorrido no cais de Santa Rita (PE), envolvendo o deputado Ney Maranhão, que, durante uma discussão, acabou matando um homem. (N.E.) 

[18]

Trata-se do príncipe Míkasa, irmão mais novo do então imperador Hirohito, que visitou o país por ocasião dos 50 anos da imigração japonesa no Brasil. (N.E.) 

[19]

Companhia Municipal de Transportes Coletivos. (N.E.) 

[20]

Na verdade, a Copa do Mundo de Futebol de 1958, que acabou sendo vencida pelo Brasil, realizou- se na Suécia. A Suíça sediou a copa de 1954. (N.E.) 

[21]

A brincadeira se justifica: Baltazar era o apelido do centro-avante do Corinthians e Pelé, ainda em início de carreira no Santos, já se destacava como um grande jogador. (N.E.) 

[22]

Comissão de Abastecimento e Preços, órgão governamental que distribuía produtos a preços abaixo do mercado. (N. E.) 

[23]

Até 1971, os quatro primeiros anos do atuai curso de 1° grau constituíam o curso primário, a que se seguia o ginasial, também com a duração de quatro anos. (N.E.) 

[24]

Referência ao padre Donizetti que, com fama de milagroso, atraía muitos fieis até a cidade paulista de Tambaú, onde morava. (N. E.) 

[25]

O atleta paulista Ademar Ferreira da Silva foi medalha de ouro nas olimpíadas de 1952 e 1956 e estabeleceu por três vezes o recorde mundial do salto triplo. (N.E.) 

[26]

O General Teixeira Lott era o Ministro da Guerra do Brasil em 1958, quando o Oriente Médio vivia sérios conflitos provocados pela queda do rei do Iraque. Tropas estrangeiras eram enviadas à região. (N.E.) 

[27]

A princesa Margareth, irmã mais nova da rainha, escandalizou a sociedade britânica com seus casos amorosos e quebras de protocolo. Casou-se com um plebeu, de quem logo se divorciou. (N. E.) 

[28]

O mesmo que ambulância. (N.E.) 

[29]

Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes de Carga, hoje extinto. (N.E.) 

[30]

Nelson Eddy (1901-1978): cantor e ator de cinema americano, formou com Jeanette MacDonald uma popular dupla em operetas e comédias musicais. (N. E.) 

[31]

A autora refere-se ao playground instalado pela prefeitura na favela do Canindé. (N.E.) 

[32]

Trata-se de Giovanni Gronchi, presidente da Itália de 1955 a 1962. (N.E.) 

[33]

O jornalista Audálio Dantas, na época repórter da Folha da Manhã e da revista O Cruzeiro, foi quem descobriu os manuscritos da autora e encaminhou-os para publicação. (N.E.) 

[34]

Carlos Alberto de Carvalho Pinto (1910-1987): foi efetivamente eleito governador de São Paulo em 1958. Seria ainda Ministro da Fazenda e senador. (N. E.) 

[35]

Auro Soares de Moura Andrade (1915-1982): deputado federal e senador por São Paulo. (N.E. 

[36]

Na época, o Gabinete do prefeito de São Paulo. (N.E.) 

[37]

O cálculo se refere ao gasto mensal com ônibus. (N.E.)

[38]

Segundo a fábula, a rã avista um boi e inveja seu grande tamanho; começa a inchar a pele rugosa enquanto pergunta a seus filhos se já está maior do que o boi. De tanto se esforçar, a rã acaba morrendo. (N.E.)

[39]

Departamento de Ordem Política e Social encarregado de reprimir manifestações políticas. (N.E.) 

[40]

Referência ao grupo de jornais Folhas, formado por Folha da Noite. Folha da Manhã e Folha da Tarde. (N.E.) 

[41]

O imigrante italiano Francisco Matarazzo foi um dos pioneiros da Industrialização no país e criador de um dos maiores complexos fabris (to América Latina. (N.E.) 

[42]

  Juizado de Menores. (N. E.)

[43]

O atleta português Manoel de Faria venceu por duas vezes a Corrida Internacional de São Silvestre, realizada nas ruas de São Paulo no último dia do ano. (N.E.) 

[44]

A revista O Cruzeiro, criada em 1928, foi por muito tempo o mais importante semanário do Brasil, contando com a colaboração dos maiores escritores do país. (N.E.) 

[45]

Assis Chateaubriand fundou em 1924 a cadeia jornalística "Diários Associados", que chegou a reunir mais de 34 jornais em todo o pais, atém de diversas estações de rádio, emissoras de televisão e revistas. Foi o fundador do Museu de Arte de São Paulo. (N.E.) 

[46]

Em fins de 1957 a URSS lançou o primeiro satélite artificial da Terra, e fogo em seguida mandou ao espaço uma cadela, fatos que marcaram o inicio da corrida espacial. (N. E.) 

[47]

Famoso hospital psiquiátrico paulista, localizado no bairro do Juqueri, na cidade de Franco da Rocha. (N. E.)

[48]

A companhia cinematográfica Vera Cruz foi fundada em 1949, na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Vítima de grave crise financeira, veio a encerrar suas atividades em 1955. Assim, a informação da aurora é equivocada. (N.E.)

[49]

Esse filme, grande fracasso de bilheteria, serviu para lançar no mercado o diretor Roberto Farias, considerado precursor do Cinema Novo entre nós. (N.E.)