• Nenhum resultado encontrado

01. (Esaf/Adaptada) “A escrituração da companhia será mantida em registros ---, com obediência aos preceitos da legislação --- e desta lei e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência.”

Completam corretamente o artigo 177 da Lei n° 6.404/76, que trata da escrituração, retrotranscrito com duas omissões, as palavras:

a) individualizados e comercial. b) permanentes e comercial. c) contábeis e fiscal. d) permanentes e tributária. e) confiáveis e comercial.

Os registros permanentes contábeis são feitos por intermédio da escrituração dos livros Diário e Razão. A Resolução do Conselho Federal de Contabilidade nº 750/93 estabelece os Princípios de Contabilidade. Gabarito: B

02. (Esaf) Os correntistas bancários, atualmente, podem dispor de facilidades nas chamadas contas de livre movimentação ou Bancos Conta Movimento, com limites de saques garantidos por contratos de “cheque especial”. Estas contas ora representam ativo contábil, ora representam passivo contábil, dependendo de seu tipo de saldo.

Podemos dizer que a conta de depósitos bancários da empresa, garantida por contrato de cheque espe- cial, é uma conta de passivo quando

a) o saldo da conta no livro-Razão da empresa for devedor. b) o saldo da conta no livro-Razão do banco for devedor. c) o saldo da conta no extrato bancário for credor.

d) o saldo da conta tanto no livro-Razão da empresa, como no extrato bancário for credor. e) o saldo da conta tanto no livro-Razão da empresa como no extrato bancário for devedor.

Quando o saldo da conta de depósitos à vista do correntista apresenta saldo devedor no livro-Razão do banco, isso significa que este tem um valor a receber do cliente, representado na contabilidade da insti- tuição financeira por uma conta do ativo de saldo devedor (Empréstimos). Para o correntista, o uso do cheque especial aumenta o passivo exigível (Empréstimos Bancários).

Assim, quando a empresa faz uso do cheque especial em um saque, lançamos: D - Caixa

Caderno de questões do livro Contabilidade Básica

No banco, o lançamento relativo ao saque do cliente é este: D - Empréstimos (AC)

C - Caixa Gabarito: B

03. (Esaf) Considerando o método das partidas dobradas, assinale a única opção correta.

a) Para cada fato contábil, teremos um registro indicando que, para cada débito, haverá um ou mais créditos de igual valor, ou ainda, para cada aplicação, haverá uma ou mais origens de igual valor. b) O método garante o equilíbrio entre as receitas e as despesas, em respeito ao princípio da continuidade

da entidade, no tempo, considerando que o mais importante é que a empresa continue funcionando. c) Representa uma duplicidade de lançamentos, pois um valor contábil deve ser dividido por dois para

localizar o valor correto. Esta é a razão de ser muito pouco utilizado.

d) É um método de cálculo relacionado com as definições de fatura e duplicata, quando da emissão das notas fiscais pela venda de mercadorias, ou seja, emite-se a fatura e a duplicata será cobrada. e) Esse método só foi aplicado pelos mercadores de Veneza no século XIV. Atualmente ele só faz parte

da história da evolução contábil, porque o método utilizado é o direto.

Como consequência do uso do método das partidas dobradas:

1 - o valor total dos débitos é sempre igual ao valor total dos créditos; 2 - o total dos saldos devedores é sempre igual ao total dos saldos credores;

3 - o ativo total (devedor) é sempre igual ao passivo total (PE + PL), que é de natureza credora.

Como não há devedor sem credor por igual valor, o registro do valor de uma determinada operação é feito duas vezes: a débito e a crédito. Gabarito: A

04. O empresário ou sociedade empresária que adote o sistema de fichas de lançamentos pode substituir o Diário pelo livro

a) Balancetes Diários e Balanços. b) Razão.

c) Caixa.

d) Contas-Correntes. e) Registro de Inventário.

Segundo o Código Civil, o empresário ou sociedade empresária que adote o sistema de fichas de lança- mentos pode trocar o Diário pelo livro Balancetes Diários e Balanços, observadas as mesmas formalida- des extrínsecas exigidas para aquele. Gabarito: A

05. (Esaf/Adaptada) Assinale a opção com afirmativa incorreta.

a) São elementos essenciais do lançamento: local e data, conta debitada, conta creditada, histórico e valor. b) O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

c) Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debita- da ou creditada, por meio da transposição do valor para a conta adequada.

d) Lançamento de complementação é aquele que vem, posteriormente, complementar o valor anterior- mente registrado.

Na hipótese de lançamento em duplicidade, a correção é efetuada mediante o estorno de um deles. Gabarito: E

06. (Esaf/Adaptada) O lançamento de terceira fórmula, no livro Diário, assume a seguinte forma:

a) Local e data Conta Debitada a Diversos histórico...valor b) Local e data Diversos a Conta Debitada histórico...valor c) Local e data Conta Creditada a Diversos histórico...valor d) Local e data Diversos a Conta Creditada histórico...valor e) Local e data Conta Debitada a Conta Creditada histórico...valor

As fórmulas de lançamento são quatro:

1 - Primeira Fórmula – uma conta a débito e uma a crédito;

2 - Segunda Fórmula – uma conta a débito e mais de uma a crédito; 3 - Terceira Fórmula – mais de uma conta a débito e apenas uma a crédito; 4 - Quarta Fórmula – mais de uma conta a débito e mais de uma a crédito.

A alternativa A representa um lançamento de segunda fórmula. As alternativas B e C não refletem lan- çamento algum. A alternativa E indica lançamento de primeira fórmula. Gabarito: D

Caderno de questões do livro Contabilidade Básica

07. (Esaf/Adaptada) Considerando todos os históricos corretos, observe os lançamentos e assinale aquele que está errado.

a) Mercadorias

a Duplicatas a Receber

Vlr. ref. n/ compra de 100 unidades do bem “x”

ao custo unitário de 100 com aceite de duplicatas 10.000

b) Duplicatas a Pagar a Caixa

p/ pg da dupl. 1345, venc. n/ data 10.000

c) Bancos Conta Movimento a Caixa

Vlr. depositado n/ conta n/ data 10.000

d) Impostos e Taxas

a Bancos Conta Movimento

Vlr. ref. ao imp. predial pg n/ data 10.000

e) Caixa a Clientes

Vlr. recebido de José Bento conforme s/ cheque

137.945 para quitação de seu débito 10.000

O lançamento correto na alternativa A seria: Mercadorias

a Duplicatas a Pagar Gabarito: A

08. (Esaf/Adaptada) Uma partida de Diário deve conter, no mínimo:

a) histórico; nº do “voucher”; data e valor da operação; contas debitada e creditada. b) códigos das contas debitada e creditada; valor da operação; histórico.

c) n° do “slip”; data e valor da operação; contas debitada e creditada; histórico. d) data e valor da operação; histórico; contas debitada e creditada.

e) códigos das contas debitada e creditada; data e valor da operação.

Os elementos essenciais do lançamento são: 1 - local e data;

2 - conta(s) debitada(s); 3 - conta(s) creditada(s); 4 - histórico;

5 - valor(es).

O local do lançamento pode ser omitido, presumindo-se que o registro tenha sido feito no local do es- tabelecimento. Gabarito: D

09. (Esaf) Com relação a lançamentos contábeis apresentamos quatro afirmativas incorretas. Indique a opção correta.

a) Na única forma de retificação de lançamento contábil, que é o estorno, o histórico do lançamento deverá precisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.

b) O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

c) O lançamento de estorno promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta mais adequada.

d) O lançamento de estorno é aquele que vem, posteriormente, complementando o histórico original, sem, contudo, aumentar ou reduzir o valor anteriormente registrado.

e) O lançamento de estorno tem o objetivo de ratificar o lançamento original.

O estorno consiste na anulação de um lançamento. Importa em se inverter a posição das contas utiliza- das no lançamento que se pretende anular. Em regra, a correção por estorno envolve dois lançamentos, o de estorno e o que corretamente registra a transação. Por transferência, que nada mais é que um estorno parcial, é possível a correção do erro mediante único lançamento, sem a necessidade de se estornar in- tegralmente o lançamento errado. Gabarito: B

10. (Esaf) Com relação a lançamentos contábeis, assinale a opção incorreta.

a) Em qualquer das formas de retificação de lançamento contábil o histórico do lançamento deverá pre- cisar o motivo da retificação, a data e a localização do lançamento de origem.

b) O estorno consiste em lançamento inverso àquele feito erroneamente, anulando-o totalmente.

c) Lançamento de transferência é aquele que promove a regularização de conta indevidamente debitada ou creditada, através da transposição do valor para a conta adequada.

d) Lançamento de complementação é aquele que vem, posteriormente, complementando o histórico ori- ginal, sem, contudo, aumentar ou reduzir o valor anteriormente registrado.

e) Os lançamentos realizados fora da época devida deverão consignar, nos seus históricos, as datas efetivas das ocorrências e a razão do atraso.

O lançamento de complementação consiste em se completar o valor registrado a menor. Importa na repetição do lançamento errado, no qual o valor tenha sido contabilizado a menor, com o registro da diferença de valor.

Alguns autores também denominam “complementação” o lançamento relativo à redução do valor regis- trado a maior. Gabarito: D

11. Caracterizam o livro Diário todos os atributos abaixo mencionados, exceto:

a) registro de todos os atos e fatos administrativos ocorridos na empresa. b) registro no órgão competente.

c) ordem cronológica de escrituração.

d) faculdade de escrituração em partidas mensais. e) obrigatoriedade.

No Diário, são registrados, em ordem cronológica, os fatos administrativos. A legislação atual, com algumas exceções, não obriga as empresas a escriturar atos administrativos.

Caderno de questões do livro Contabilidade Básica

O livro Diário possui formalidades intrínsecas, vinculadas à sua escrituração, como a prevista na letra C, por exemplo; e formalidades extrínsecas, vinculadas à sua apresentação, como é o caso da letra B. Gabarito: A

12. É considerada formalidade intrínseca do livro Diário a

a) identificação da firma ou sociedade.

b) escrituração das operações em ordem cronológica. c) sua encadernação.

d) numeração tipográfica de suas folhas.

e) assinatura dos termos de abertura e de encerramento.

O livro Diário apresenta formalidades intrínsecas e extrínsecas. As primeiras são relacionadas com a sua escrituração, e as segundas, com a sua apresentação. São exemplos de formalidades extrínsecas as alternativas A, C, D e E.

Escrituração em ordem cronológica significa que os lançamentos devem ser feitos em rigorosa ordem de dia, mês e ano.

A exigência de a escrituração do Diário não poder conter linhas em branco, entrelinhas, emendas ou rasuras também é formalidade intrínseca. Gabarito: B

13. As sociedades anônimas não são obrigadas a escriturar livro de

a) Registro de Ações Nominativas. b) Registro de Ações ao Portador.

c) Atas das Assembleias Gerais. d) Presença de Acionistas.

e) Atas das Reuniões da Diretoria.

A partir da edição da Lei nº 8.021/90, as ações devem ter a forma nominativa. Portanto, o livro indicado na alternativa B não mais existe. Gabarito: B

14. (Esaf) Assinale, abaixo, a opção que não se enquadra no complemento da frase:

“A companhia deve ter, além dos livros obrigatórios para qualquer comerciante, os seguintes, revestidos das mesmas formalidades legais:

a) livro de Registro de Ações Ordinárias”. b) livro de Atas das Assembleias Gerais”. c) livro de Presença de Acionistas”.

d) livro de Atas e Pareceres do Conselho Fiscal”. e) livro de Transferência de Ações Nominativas”.

De acordo com o art. 100 da Lei nº 6.404/76, as sociedades anônimas estão obrigadas à escrituração dos livros de:

1 - Registro de Ações Nominativas; 2 - Transferência de Ações Nominativas;

3 - Registro de Partes Beneficiárias Nominativas; 4 - Transferências de Partes Beneficiárias Nominativas; 5 - Atas das Assembleias Gerais;

7 - Atas das Reuniões do Conselho de Administração, se houver, e Atas das Reuniões da Diretoria; 8 - Atas e Pareceres do Conselho Fiscal.

Trata-se de livros especiais, uma vez que são exigidos apenas das sociedades anônimas. Gabarito: A 15. (Esaf) Entre as formalidades extrínsecas e intrínsecas dos livros de escrituração, destacamos as abaixo

indicadas, exceto:

a) termos de abertura e de encerramento. b) registro na Junta Comercial (autenticação). c) numeração tipográfica e sequencial das folhas. d) escrituração em ordem cronológica de dia, mês e ano. e) existência de emendas, rasuras e espaço em branco.

A “existência” de emendas, rasuras e espaço em branco não faz parte das formalidades extrínsecas ou intrínsecas. Na verdade caracteriza o descumprimento de uma delas. Gabarito: E

16. (Analista/Mdic/Esaf/2012) O lançamento de terceira fórmula é chamado de lançamento composto porque é formado de

a) duas contas devedoras e duas contas credoras. b) duas contas devedoras e uma conta credora.

c) uma conta devedora e duas ou mais contas credoras.

d) duas ou mais contas devedoras e duas ou mais contas credoras. e) duas ou mais contas devedoras e uma conta credora.

✓ Lançamento de 1ª fórmula – envolve somente uma conta a débito e uma a crédito. ✓ Lançamento de 2ª fórmula – envolve uma conta a débito e duas ou mais a crédito.

✓ Lançamento de 3ª fórmula – envolve duas ou mais contas a débito e apenas uma a crédito. ✓ Lançamento de 4ª fórmula – envolve duas ou mais contas a débito e duas ou mais a crédito.

Repare que “contas devedoras” (natureza do saldo das contas) não é o mesmo que “contas a débito” (= registros a débito, que podem ser em contas credoras ou devedoras por natureza), ou seja, há falha no enunciado da questão. Todavia, todas as alternativas apresentam a mesma incorreção. Gabarito: E 17. (Analista/Receita Federal/Esaf/2009) Observemos o seguinte fato contábil: pagamento, mediante a

emissão de cheque, de uma duplicata antes do vencimento, obtendo-se um desconto financeiro, por essa razão.

Para que o registro contábil desse fato seja feito em um único lançamento, deve-se utilizar a a) primeira fórmula, com 1 conta devedora e 1 conta credora.

b) segunda fórmula, com 1 conta devedora e 2 contas credoras. c) terceira fórmula, com 2 contas devedoras e 1 conta credora. d) quarta fórmula, com 2 contas devedoras e 2 contas credoras. e) terceira fórmula, com 3 contas devedoras e 1 conta credora.

Caderno de questões do livro Contabilidade Básica

O lançamento do fato misto aumentativo em questão pode ser feito assim: D - Duplicatas a Pagar

C - Bancos Conta Movimento C - Receitas Financeiras

Como há apenas uma conta a débito e duas a crédito, o lançamento é de 2ª fórmula. Gabarito: B 18. (Técnico/Receita Federal/Esaf/2006) Assinale abaixo a opção que contém a afirmativa incorreta.

Em relação à escrituração, a Lei nº 6.404/76 e alterações pertinentes determinam que a) a escrituração da companhia será mantida em registros permanentes.

b) os registros devem observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo.

c) as mutações patrimoniais devem ser registradas de acordo com o regime de competência.

d) as diferenças entre os princípios contábeis e as determinações de leis fiscais serão observadas em registros auxiliares.

e) as demonstrações financeiras serão assinadas pelos administradores, por contabilistas legalmente

habilitados e pelos proprietários da companhia.

A escrituração contábil deve ser mantida em registros permanentes, obedecendo aos preceitos da le- gislação comercial, especialmente à Lei das Sociedades por Ações, e aos princípios de contabilidade geralmente aceitos, devendo observar métodos ou critérios contábeis uniformes no tempo e registrar as mutações patrimoniais segundo o regime de competência, também conhecido como regime econômico. Eis o § 2º do art. 177 da Lei das Sociedades por Ações, tomado como base para a formulação da alter- nativa “d”:

§ 2º A companhia observará exclusivamente em livros ou registros auxiliares, sem qualquer modificação da escrituração mercantil e das demonstrações reguladas nesta Lei, as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade que constitui seu objeto, que prescrevam, conduzam ou incentivem a utilização de métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem registros, lançamentos ou ajustes ou a elaboração de outras demonstrações financeiras.

Portanto, os registros auxiliares não são mantidos propriamente para observar as diferenças entre os princípios contábeis e as determinações de leis fiscais, mas para registrar as disposições da lei tributária, ou de legislação especial sobre a atividade da companhia, que prescrevam métodos ou critérios contábeis diferentes ou determinem a elaboração de outras demonstrações. Em resumo, nos registros auxiliares a companhia deve escriturar os fatos segundo os métodos ou critérios da lei tributária ou legislação especial, quando estes forem conflitantes com a Lei das S/A. Isso torna a alternativa D incorreta, o que motivou a anulação da questão.

As demonstrações contábeis são assinadas pelos administradores e por contabilistas legalmente ha- bilitados. Vale dizer, os proprietários não assinam demonstrações. Imagine se todos os acionistas da Petrobras tivessem de assinar seu balanço... A administração é responsável pela elaboração das demons- trações contábeis. Os contabilistas que as assinam têm responsabilidade técnica. Na verdade, a respon- sabilidade pelas demonstrações perante terceiros é da companhia. Os administradores são órgãos por meio dos quais a sociedade atua, ou seja, externam a vontade da companhia. Gabarito: anulada.

19. (AFC/STN/Esaf/2005) Assinale a opção que completa a afirmativa corretamente.

São erros de escrituração os seguintes:

a) borrões, rasuras, estorno de lançamento, saltos de linhas, salto de páginas.

b) erros de algarismos, troca de uma conta por outra, inversão de contas, omissão de lançamento, repe- tição de lançamento.

c) erro de algarismo lançado a mais, lançamento retificativo, erro de algarismo lançado a menor, troca de uma conta por outra, inversão de contas.

d) omissão de lançamento, repetição de lançamento, inversão de lançamento, troca de uma conta por outra, lançamento complementar.

e) estorno de lançamento, borrões, rasuras, retificação de lançamento, saltos de linhas, ressalva por profissional habilitado.

Estorno de lançamento, lançamento retificativo (ou retificação de lançamento), lançamento comple- mentar, estorno de lançamento e ressalva são institutos adotados pelo contabilista para a correção de erros na escrituração.

Na escrituração contábil, o contabilista pode cometer erros, como, por exemplo: 1 - erro na identificação da conta debitada ou creditada;

2 - inversão de contas;

3 - erro na identificação do valor;

4 - erro no histórico (descrição do fato contábil); 5 - lançamento em duplicidade;

6 - omissão de lançamento.

As incorreções relacionadas à escrituração podem ser corrigidas mediante: 1 - estorno;

2 - transferência; 3 - complementação; 4 - ressalva.

Caderno de questões do livro Contabilidade Básica

20. (ICMS-RN/Esaf/2005) Examinando o Diário contábil de sua empresa, o contador deparou-se com o se- guinte lançamento para registrar a alienação de uma máquina usada, pelo valor contábil atual, recebendo em cheque o valor obtido.

Brasília, DF, em 01 de outubro de 2004 Bancos Conta Movimento

a Máquinas e Equipamentos

Alienação de máquinas usadas, nesta data, pelo valor contábil, conforme

cheque xxxs2 do Banco BBSA 20.000,00

Não satisfeito com o que viu, o contador tomou providências para que referido lançamento fosse retifi- cado mediante o seguinte registro:

a) Brasília, DF, em 01 de outubro de 2004 Caixa a Máquinas e Equipamentos ... histórico ... 20.000,00 b) Brasília, DF, em 01 de outubro de 2004 Caixa

a Bancos Conta Movimento

... histórico ... 20.000,00

c) Brasília, DF, em 01 de outubro de 2004 Máquinas e Equipamentos

a Bancos Conta Movimento

... histórico ... 20.000,00

d) Brasília, DF, em 01 de outubro de 2004 Caixa

a Diversos

a Bancos Conta Movimento

... histórico ... 20.000,00 a Máquinas e Equipamentos ... histórico ... 20.000,00 40.000,00 e) Brasília, DF, em 01 de outubro de 2004 Diversos

a Bancos Conta Movimento Caixa

... histórico .... 20.000,00

Máquinas e Equipamentos

... histórico ... 20.000,00

40.000,00

Mesmo tendo sido em cheque, como o recebimento ocorreu em tesouraria, o correto é debitar a conta Caixa, uma vez que a adoção da conta Bancos Conta Movimento indicaria, erroneamente, que o valor ingressou na conta-corrente da sociedade. Assim, a correção pode ser feita mediante um lançamento de transferência, em que o valor seja debitado em Caixa e creditado em Bancos Conta Movimento para estornar o débito inicialmente feito nesta conta. Gabarito: B

Desafio

01. (Esaf/Adaptada) Os saldos das contas Caixa e Bancos Conta Movimento no dia 01.05.x1 eram, respecti- vamente, de 70.000 e 240.000. Sabendo-se que, no período:

– foram feitos depósitos bancários no montante de 500.000;

– foram feitos saques em conta-corrente bancária no valor de 580.000, em dinheiro; – não foram feitos outros créditos na conta Caixa;

– no dia 31.05.x1, o saldo da conta Caixa era de 150.000,

pode-se afirmar que o total de débitos na conta Caixa no mês de maio e que o saldo da conta Bancos Conta Movimento eram, em 31.05.x1, respectivamente, de

a) 70.000 e 160.000. b) 150.000 e 160.000. c) 500.000 e 500.000. d) 580.000 e 160.000. e) 580.000 e 500.000.

Os lançamentos contábeis seriam os seguintes: Depósitos bancários no montante de 500.000: D - Bancos Conta Movimento

C - Caixa 500.000

Saques em conta-corrente bancária no valor de 580.000, em dinheiro: D - Caixa

C - Bancos Conta Movimento 580.000

Assim, teríamos as seguintes posições nas duas contas:

Caixa Bancos Conta Movimento SI 70.000 500.000 SI 240.000 580.000 580.000 500.000 150.000 160.000

Observe que o valor do saldo inicial (SI) de 70.000 da conta Caixa não representa débito do período, pois já estava lançado na conta no início do mês considerado. Gabarito: D

Caderno de questões do livro Contabilidade Básica

02. (Esaf/Adaptada) Ao fim do expediente de um dia de trabalho, um empregado da empresa X furtou-lhe todo o dinheiro existente em cofre. Os fatos contábeis ocorridos naquele dia foram os seguintes:

– recolhimento de contribuição à Previdência Social no valor de 300.000, acrescido de 10% de multa moratória, feito mediante cheque;

– recebimento de clientes, decorrente de duplicatas conservadas em carteira, no valor de 200.000; – fornecimento de vales a empregados, no valor de 100.000;