• Nenhum resultado encontrado

ESFORÇOS DA EMPRESA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

No documento fiat (páginas 44-49)

2. ESTUDO DE CASO

2.4 ESFORÇOS DA EMPRESA PARA A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

e o grau de satisfação dos funcionários apresentado por França (1996), serão descritos a seguir os principais esforços da empresa que estão relacionados a promoção da QVT e sua relação com a avaliação feita pelos funcionários dos itens apresentados no capítulo anterior para caracterizar o mapeamento da QVT. Essas informações são baseadas em dados primários, em entrevistas e vivência na empresa.

Esforços Organizacionais

Sob este aspecto, destacam-se:

• O Programa de Sugestão e Ação: Programa no qual os funcionários propõem e implementam ações para melhoria de diversas categorias como qualidade,

segurança, meio ambiente e produtividade. As idéias implementadas recebem

pontuação que são convertidas em prêmios para o funcionário que implementou a idéia recebendo utensílios para casa e eletroeletrônicos. Há grande participação dos funcionários, especialmente a mão de obra direta. O programa iniciou em Setembro de 1999 e vem apresentado evolução através da diferenciação da pontuação conforme o benefício ou categoria da idéia. A média de idéias implementada em 2000 por funcionário no ano foi de 2,7. Esse programa é um dos principais mecanismos para estimular a participação dos funcionários, sendo referencial para outras unidades do grupo.

• Kaizen: Desde a implementação do programa em 1998 vem introduzindo importantes mudanças na empresa com o reestruturação das células produtivas, redução de set up de máquinas, introdução de melhorias de qualidade, de segurança e de ergonomia, contribuindo para o aumento da produtividade, redução das rejeições e melhores condições de trabalho. A metodologia também é utilizada para a implementação de sistemas documentais como a QS 9000 em 1999 e

atualmente a ISO 14001. Com apoio da Gerência, o programa envolve toda a empresa, na medida em que há rotatividade dos participantes. São formadas equipes de 5 a 20 pessoas que ficam dedicadas exclusivamente às atividades do kaizen durante 5 dias, período que eventualmente é reduzido ou ampliado. O resultado é apresentado à gerência e supervisão da empresa, sendo o reconhecimento um forte estímulo para o trabalho. O programa possui grande envolvimento e participação dos funcionários, sendo também um referencial para outras empresas.

• Plano de Participação nos Resultados- PLR: iniciado em 1998, está estruturado no atingimento de metas de diversos indicadores de qualidade, produção, vendas, recursos humanos, logística entre outros. O plano vem incentivando os funcionários, não somente no atingimento das metas, mas como fonte de informação e envolvimento dos funcionários, sendo positivo para ambas as partes.

Os Esforços Organizacionais possuem relação com as perguntas agrupadas na categoria Satisfação, apresentado no capítulo anterior, e que aborda o aspecto envolvimento e reconhecimento dos funcionários, entre outros itens. Essa categoria foi avaliada positivamente por n.º expressivo de funcionários (gráfico 2.2 do item 2.3.3).

Esforços Biológicos

Sob este aspecto, destacam-se:

• Os Programas obrigatórios: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, Semana Interna de Prevenção de Acidentes - SIPAT, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCSMO estão bem estruturados na empresa, especialmente a CIPA, que em conjunto com a área de Segurança, vem obtendo resultados positivos na redução de acidentes graves. Atualmente a empresa superou 500 dias sem acidentes com afastamentos. A pesquisa não abordou diretamente esses programas e sim o item Segurança dentro do grupo Condições de Trabalho do segundo bloco da pesquisa, sendo

avaliado por 88% dos respondentes como Bom e Muito Bom. No primeiro bloco da pesquisa, três questões foram agrupadas na categoria Segurança (detalhes no item 2.3.3), sendo que em média 78% das respostas ficaram na faixa positiva.

• Ambulatório e Convênio Médico: Em virtude dos problemas com convênio médico, no final de 2000 a empresa adotou outro que ainda não está suprindo as necessidades dos funcionários, o que aumentou a demanda dos serviços do ambulatório. Há ações junto ao convênio para promover melhorias no atendimento. A pesquisa indicou que 91% e 61% dos respondentes consideraram como Bom e

Muito Bom o Ambulatório e o Convênio médico respectivamente (gráfico 2.4 do item

2.3.3).

Esforços Psicológicos

Sob este aspecto, destacam-se:

• Ferramentas de Avaliação de desempenho: Foi recentemente introduzido novos sistemas de avaliação de desempenho dividido em duas categorias: mensalistas e horistas. Entretanto, essas atividades ainda não estão plenamente desenvolvidas e as ações sob as avaliações ainda não foram definidas e implementadas.

• Plano de Carreira: Também recentemente estruturado, está em fase de implementação, sendo que seu conteúdo foi parcialmente divulgado para os funcionários.

• Treinamento e Desenvolvimento: Há treinamentos específicos para mão de obra direta. Para a mão de obra indireta e mensalistas o treinamento é feito conforme solicitação da gerência da área. Apesar da mudança de posicionamento para promoção do desenvolvimento de todos os grupos devido inclusive a requisito da ISO /TS 16949 (item que será detalhado no próximo capítulo), ainda há predomínio de treinamentos com foco operacional. As conseqüências podem ser constadas na empresa como problemas de desmotivação do pessoal administrativo com relação a potencial de crescimento e desenvolvimento na empresa.

• Gestão do Clima Organizacional: Se considerarmos a missão dos gestores de recursos Humanos apontada por França (1996) como a de criar um clima propício à motivação e ao desenvolvimento das pessoas, e baseado em avaliação feita sobre o grupo Recursos Humanos indicada anteriormente na pesquisa, pode-se afirmar que a empresa cumpri parcialmente essa missão, faltando instrumentos direcionados para promovê-la. A pesquisa de Clima Organizacional faz parte desse trabalho, mas ainda não foram implementadas ações referentes aos resultados da pesquisa. Esta foi um dos mecanismos adotados pela empresa para avaliar a satisfação dos funcionários, conforme requisito da ISO/TS 16.949.

Na categoria Recursos Humanos da pesquisa – gráfico 2.5 do item 2.3.3, foram avaliados alguns dos esforços psicológicos, sendo classificados como razoável e

ruim por mais de 36% dos respondentes, o que vem demonstrar necessidade de

melhor estruturar essas atividades.

Esforços Sociais

Sob este aspecto, destacam-se:

• Atividades de Lazer: A empresa possui área de lazer, com quadras de futebol e vôlei e grêmio recreativo. Entretanto, as atividades não possuem diferenciação / estruturação. Apenas na festa de confraternização de final de ano há um foco para promoção de lazer para os funcionários.

• Farmácia: Há convênio com farmácia que entrega de forma rápida e com descontos medicação e perfumaria, sendo o serviço muito utilizado pelos funcionários

• Outros: Há na empresa serviços de compra / financiamento de veículos GM, serviços bancários, brinquedos para os filhos dos funcionários e desjejum.

As atividades descritas nos esforços sociais, foram contempladas na categoria Serviços & Benefícios da pesquisa – gráfico 2.4 do item 2.3.3, sendo avaliados por n.º expressivo dos respondentes como Bom ou Muito Bom.

A avaliação buscou identificar os principais esforços para promoção da QVT dentro na CAP, sendo detalhadas as atividades que se destacam positiva ou negativamente, não pretendendo abranger todo o sistema devido à extensão e

complexidade do mesmo. Outros aspectos como atendimento às rotinas,

administração de salários e fornecimento de cesta básica fazem parte das rotinas

administrativas / benefícios mas com pouca diferenciação. Há também atividades que a empresa não possui como ginástica e previdência privada.

2.4.1 Avaliação Global dos Esforços Relacionados a QVT

Assim como apresentado para os resultados da pesquisa, a seguir está síntese dos esforços da empresa relacionados a QVT classificados em duas faixas:

Positiva e Melhoria.

Esforços Sociais Esforços Biológicos Esforços Organizacionais

Esforços Psicológicos

Os resultados são positivos, mostrando que as atividades que a empresa desenvolve estão bem estruturadas e conduzidas. Esforços psicológicos estão na faixa de melhoria como indicado na pesquisa. Esforços biológicos e sociais, apesar de terem sido apontados por n.º significativo de pessoas na faixa positiva na pesquisa, possuem oportunidades de melhorias como por exemplo, introdução de ginástica e atividades de lazer melhor estruturadas.

Melhoria Positiva

2.5 A Evolução do Sistema da Qualidade na CAP - Indústria e

No documento fiat (páginas 44-49)

Documentos relacionados