• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 – Farmácia Comunitária

2. Espaço físico

A Farmácia Picoense está situada nos Açores, no concelho de São Roque do Pico e tem como diretor técnico o Dr. José Guilherme Janeiro.

No exterior da Farmácia encontra-se uma cruz verde das Farmácias Portuguesas, situada ao lado de uma placa com o nome da farmácia, junto à porta de entrada.

Na porta de entrada encontra-se afixado o horário de funcionamento da farmácia, o nome do diretor técnico, o nome da farmácia e o contacto da farmácia para emergências, isto porque esta farmácia opera sob regime de disponibilidade.

A Farmácia possui uma área de atendimento ao público com 3 balcões de atendimento, um gabinete de atendimento onde se prestam os serviços farmacêuticos, um armazém onde existe um frigorífico para o armazenamento dos medicamentos que necessitam de estar no frio, e várias prateleiras para guardar os produtos em stock que não têm lugar nas gavetas nem na área de atendimento ao público. Existe ainda uma área de receção de encomendas, instalações sanitárias e um laboratório.

2.1. Área de atendimento ao público

Na área de atendimento ao público existem 3 balcões de atendimento acompanhados de expositores de produtos que fazem parte de campanhas que estejam em vigor, atraindo assim a atenção dos clientes para estes produtos.

Cada balcão tem um computador com o sistema Sifarma 2000®, um leitor ótico para ler os produtos através do código de barras, uma caixa registadora e uma impressora que permite imprimir os talões para entregar aos utentes e também os versos das receitas materializadas. Quanto aos produtos presentes nesta área, existem não só os medicamentos não sujeitos a receita médica (MNSRM) como também medicamentos de uso veterinário, produtos de dermocosmética, suplementos alimentares e produtos fitoterapêuticos, produtos de alimentação especial, produtos de higiene oral, produtos ortopédicos e capilares, produtos para higiene íntima, assim como alguns medicamentos homeopáticos. Estes produtos encontram-se armazenados em armários e expositores, sendo que alguns se encontram junto ao balcão de atendimento.

Neste local existe ainda uma balança eletrónica para a medição de peso, altura e índice de massa corporal. Neste espaço é possível encontrar também cadeiras para as pessoas que se encontram à espera de serem atendidas, o que é particularmente útil nos dias em que a farmácia se encontra cheia e o tempo de espera é maior.

2.2 Área de receção de encomendas

Este é o local onde se realiza a receção de encomendas, gestão do receituário, devoluções, encomendas diárias, entre outras funções. Fazem parte desta área as gavetas deslizantes com os medicamentos sujeitos a receita médica (MSRM).

É possível encontrar um balcão onde se colocam os medicamentos após a receção das encomendas ou os medicamentos para devolução, estando estes últimos separados numa caixa para não se misturarem com os restantes. Tem também um computador equipado com o Sifarma

2000®, um leitor ótico para ler o código de barras dos produtos, uma impressora comum e uma

Os dossiers dos psicotrópicos, benzodiazepinas e dos fornecedores encontram-se arquivados também neste espaço, assim como o quadro com a divisão de funções, campanhas em vigor e com contactos úteis de laboratórios, fornecedores, entre outros.

2.3 Armazém

Este espaço está reservado aos medicamentos que se encontram em excesso, no entanto é também o local de armazenamento de fraldas e pensos, dispositivos médicos para os diabéticos (como por exemplo tiras de teste e lancetas), medicamentos sujeitos a receita especial (psicotrópicos e estupefacientes) e medicamentos sob a forma de saquetas.

Os MSRM estão organizados em gavetas que estão presentes na área de receção de encomendas, às quais os utentes não têm acesso. Os medicamentos estão ordenados por ordem alfabética, sendo que os colírios, os medicamentos sob a forma de ampolas bebíveis e os xaropes ou soluções orais são armazenados em gavetas em separado.

Aqui existe ainda um computador portátil, uma secretária utilizada pelo farmacêutico para a gestão do receituário, o telefone da farmácia e uma secretária utilizada pelo diretor técnico.

2.4 Gabinete de atendimento

No gabinete de atendimento estão dispostos produtos de puericultura, como fraldas, papas para bebés, leites de amamentação, cuidados de higiene do bebé, entre outros. Os serviços farmacêuticos prestados e o custo monetário dos mesmos encontram-se afixados na parede, uma vez que é neste espaço que se prestam esses mesmos serviços por um farmacêutico. Tem ainda uma pequena mesa e cadeiras para o utente se sentir confortável, quer seja para a medição dos parâmetros bioquímicos quer para uma conversa ou consulta farmacêutica. Apesar de este espaço estar acessível ao público devido aos produtos de puericultura, aquando da necessidade de realizar uma consulta farmacêutica ou de alguma privacidade com um utente é possível fechar as portas de forma a não haver interrupções.

É ainda neste local que se encontra o contentor da VALORMED, onde os utentes podem colocar os medicamentos fora de uso. Existem ainda outros dois contentores, um para produtos cortantes e perfurantes, pertencente ao grupo IV da classificação de resíduos, e outro para material contaminado com resíduos biológicos, como as luvas, algodão, compressas e tiras de teste, pertencentes ao grupo III.

2.5 Laboratório

Este pequeno espaço é constituído por uma bancada com uma pedra de mármore e uma balança de precisão, sendo que os restantes materiais de laboratório e matérias-primas estão armazenados num armário acima da bancada utilizada na preparação de manipulados.

Na Deliberação n.º 1500/2004, 7 de dezembro (3) vem descrito qual o material mínimo obrigatório que deve estar presente neste espaço como uma balança de precisão sensível ao miligrama, espátulas metálicas, pipetas e provetas graduadas, termómetro, entre outros. Material este que é necessário para a preparação de manipulados que por norma deverá ser realizada neste espaço.

Esta área é pouco utilizada pela farmácia devido à escassa procura de manipulados, sendo que na maior parte das vezes em que é necessário algum tipo de manipulado este é feito noutra farmácia, que por sua vez envia o manipulado à nossa farmácia e este é posteriormente dispensado ao utente.

Documentos relacionados