• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.1 Especificação do Problema

3.1.1 Perguntas de pesquisa

Este estudo parte do pressuposto de que as mudanças ambientais ocorridas na educação superior, a partir de 1995, influenciaram as três instituições de ensino superior, objeto deste estudo, a alterar seu posicionamento estratégico. Pressupõe-se que a alteração no posicionamento estratégico é mediada pelos esquemas interpretativos compartilhados pelo grupo de dirigentes que, atuando como filtro, determinam como a realidade é percebida, bem como direcionam as ações organizacionais. Com base nestas considerações, o presente estudo orientou-se pelas seguintes perguntas de pesquisa.

?? Qual o posicionamento estratégico de cada uma das três instituições de ensino superior, objeto deste estudo, antes e depois das pressões isomórficas criadas pela nova política educacional sobre o ensino superior derivada da legislação publicada a partir de 1995?

?? Quais os esquemas interpretativos compartilhados pelo grupo de dirigentes de cada uma das instituições de ensino superior, objeto deste estudo, antes e depois das pressões isomórficas criadas pela nova política educacional sobre o ensino superior derivada da legislação publicada a partir de 1995?

?? Até que ponto os esquemas interpretativos do grupo de dirigentes atuaram como mediadores do posicionamento estratégico adotado pelas três instituições de ensino superior, objeto deste estudo, antes e depois das pressões isomórficas

criadas pela nova política educacional sobre o ensino superior derivada da legislação publicada a partir de 1995?

3.1.2 Apresentação das categorias analíticas.

Relação entre as categorias analíticas

3.1.3 Definição constitutiva (DC) e Operacional (DO) das categorias analíticas

? ? Mudança Ambiental

DC: Alterações na dimensão tecnológica, social, político/legal, competitiva, estrutural ou econômica, que compõem o contexto externo da organização (Shirley, Peters e El-Ansary, 1981) e que podem afetar tanto sua necessidade de eficiência como de legitimidade social (Scott 1992).

DO: Foi operacionalizada por meio de análise de conteúdo da lei 5.540/68, regulamentada pelo decreto-lei 464/69, e das leis 9.131/95 e 9.394/96, regulamentadas respectivamente pelos decretos 2.026/96 e 2.306/97, que vieram a suceder à primeira, bem como das portarias, resoluções e pareceres que tratam da educação superior, apresentadas no Quadro 7, com o intuito de identificar as diferenças existentes na dimensão ambiental político/legal, nos anos observados por esta pesquisa.

? ? Posicionamento Estratégico

DC: Refere-se à consistência de ações de uma organização, relativas à disposição de recursos, de produtos e mercados em um período de tempo (Whipp, Rosenfeld e Pettigrew, 1989; Araújo e Easton, 1996; Stabell e Fjeldstad, 1998). O posicionamento estratégico define as

Mudança Ambiental na Educação Superior Esquemas Interpretativos dos dirigentes Posicionamento Estratégico

preferências da alta administração por certos cursos de ação e resulta da forma como ela percebe o ambiente e a própria organização (Pant e Lachman, 1998). Foi operacionalizado a partir das estratégias: de recursos, de produtos e de mercado.

Estratégias de recursos

DC: Forma como a instituição de ensino vem utilizando seus recursos materiais, humanos, tecnológicos e financeiros.

DO: As estratégias de recursos foram operacionalizadas mediante a análise das atas dos conselhos superiores e de documentos (vide Anexo 4) ligados as áreas: de recursos humanos, patrimonial e financeira fornecidos pela instituição. Os dados foram confirmados e completados por meio de entrevistas semi-estruturadas com a alta administração das instituições de ensino superior.

Estratégias de produtos

DC: Conjunto de atividades oferecidas pela instituição para a comunidade, na forma de pesquisa, extensão, ensino e serviços.

DO: As estratégias de produtos foram operacionalizadas mediante análise das atas dos conselhos superiores e de documentos (vide Anexo 04) referentes: a criação, alteração e extinção de cursos; a realização de projetos de extensão e assistência a comunidade e a produção de trabalhos científicos e de serviços oferecidos ao setor produtivo. Os dados foram confirmados e completados por meio de entrevistas semi-estruturadas com a alta administração das instituições de ensino superior.

Estratégias mercado

DC: Conjunto de ações destinadas à atração de candidatos e à seleção dos estudantes mais apropriados ao perfil da instituição.

conselhos superiores e de documento (vide Anexo 4) indicativos: 1) dos benefícios oferecidos aos estudantes; 2) da ênfase dada à publicidade; 3) do perfil dos candidatos atraídos; 4) e dos critérios de seleção. Os dados foram confirmados e completados por meio de entrevistas semi- estruturadas com a alta administração das instituições de ensino superior.

? ? Esquemas interpretativos

DC: “Os esquemas interpretativos consistem em um conjunto de idéias e valores, elaborados pelo sistema cognitivo dos agentes organizacionais, a partir da percepção dos componentes da realidade, que operam como quadros de referência de eventos e comportamentos desencadeados em diversas situações.” (Machado-da-Silva e Fonseca, 1994, p. 79). Os esquemas interpretativos foram operacionalizados a partir de seus componentes básicos: valores e crenças.

Valores

DC: Os valores organizacionais consistem no conjunto de convicções compartilhadas pelos membros da organização, relativas aos meios e fins, que são responsáveis por dirigir as interpretações e percepções dos seus integrantes com relação à própria organização e ao ambiente (Enz, 1988). Os valores situam-se no nível consciente (Schein, 1992) e funcionam como critério para seleção de alternativas em dada situação (Fundação Getúlio Vargas, 1986). DO: Os valores foram operacionalizados mediante análise de conteúdo de documentos (vide Anexo 4), tais como atas dos conselhos superiores, catálogo da instituição, regimentos, estatutos e avaliações institucionais. Os dados foram consolidados e completados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com a alta administração das instituições de ensino superior.

Crenças

organização, aceitos como verdadeiros, geralmente não abertos à discussão, e que influenciam a sua forma de perceber e interpretar o ambiente e a própria organização (Schein, 1992).

DO: As crenças dificilmente podem ser sistematizadas de forma isolada, por situarem-se em nível subjacente, de modo que os indivíduos têm pouca consciência em relação a elas. Tendo em vista essas considerações, este trabalho não distinguiu operacionalmente crenças e valores. Para efeitos da descrição e análise constantes do capítulo quatro, as expressões crenças e valores são utilizadas indiscriminadamente.

3.1.4 Definição de outros termos relevantes

? ? Regime de trabalho e suas categorias

Consiste no número de horas semanais em que o professor se encontra à disposição de uma instituição de ensino superior, seja ministrando aulas, seja dedicando-se a outras atividades, como pesquisa e extensão.

O regime de trabalho divide-se nas seguintes categorias: a) quarenta horas semanais contratadas; b) mais de vinte e menos de quarenta horas semanais contratadas; c) de dez a vinte horas semanais contratadas; d) menos de dez horas semanais contratadas.

? ? Regime de trabalho de tempo integral

Professores com regime de tempo integral são aqueles com obrigação de prestar quarenta horas semanais de trabalho para a mesma instituição.

Nas universidades o professor em regime de período integral deve dedicar pelo menos vinte horas semanais a estudos, a pesquisa e aos trabalhos de extensão, planejamento e avaliação, conforme determina o art. 10 do decreto 2.306/97. O mesmo pode ser dito em relação aos centros universitários por analogia, tendo em vista o parecer 738/98 da Câmara de Ensino Superior do Conselho Nacional de Educação.

? ? Mudança organizacional

uma organização, ocasionado por alterações internas ou adaptações ao ambiente (Kanter, Stein e Jick, 1992).

? ? Instituição de ensino superior

Entidades autorizadas pelo Governo Federal a oferecer formação de ensino superior e pós-graduação.

? ? Universidades

São instituições pluridisciplinares de formação de quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão, de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam: 1) pela produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional; 2) pela composição do seu corpo docente (lei 9394/96 art. 52).

? ? Centros Universitários

São “instituições de ensino superior particulares, que abrangem uma ou mais áreas de conhecimento, e se caracterizam pela excelência de ensino oferecido, comprovada a qualidade do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escolar, nos termos das normas estabelecidas pelo Ministério de Estado da Educação para o seu credenciamento” (Souza, 1997, p. 167).

? ? Faculdades isoladas e faculdades integradas

“Aquelas que mantêm cursos avulsos não reunidos em universidade” (Souza, 1997, p. 149). As faculdades integradas, por sua vez, consistem numa reunião de faculdades isoladas, sem constituir universidade ou centro universitário.

Documentos relacionados