• Nenhum resultado encontrado

4.1. Objetivos do Estágio

No atual contexto de globalização e das alterações ao nível da estrutura etária das populações, o envelhecimento da população mundial é, cada vez mais, um fator que exige reflexão profunda.

Por todas as implicações sociais, políticas e económicas que lhe estão diretamente associadas, é um tema cada vez mais relevante tanto a nível político, como académico. Como tal, o objetivo principal dos governos mundiais é repartir o “bolo económico”, numa lógica de cooperação entre governos, sindicatos, empregadores e sociedade numa ótica de reajustamento, permitindo harmonizar a qualidade de vida das futuras gerações. Pelo exposto, o planeamento de medidas adequadas ao segmento sénior, contribuirá decisivamente para o desenvolvimento de políticas económicas sustentáveis que permitam no futuro consolidar a aposta neste segmento.

Assim, as sociedades que se adaptam à mudança demográfica irão recolher no futuro mais próximo o dividendo de longevidade, tendo uma vantagem competitiva sobre aqueles que não alteraram os seus sistemas. Mas isto será um processo bastante complexo. Para começar, além das medidas políticas e sociais, é necessário mudar a forma como todos nós encaramos a velhice. Ou seja, precisamos de reinventar o envelhecimento esquecendo os estereótipos criados pelas gerações anteriores.

Segundo a Dra. Margaret Chan, Director-General World Health Organization (2002), as pessoas mais velhas são uma fonte de recursos para as suas famílias e comunidade. Segundo a mesma autora, os idosos são um verdadeiro repositório de conhecimento. O estágio teve como objetivo principal aferir se a região do Algarve apresenta potencialidade para se afirmar enquanto destino de Turismo Sénior.

34

4.2. Atividades Desenvolvidas Durante o Estágio

A função principal desempenhada como estagiária da RTA consistiu na pesquisa de documentação relevante para a temática, assim como a recolha de dados do website EUROSTAT com o objetivo de proceder à caracterização dos mercados sénior nos 28 países da União Europeia por forma a fundamentar a tendência da alteração demográfica mundial. A informação recolhida contribuirá para o desenvolvimento de estratégias de marketing, cujo principal objetivo é atuar ao nível da sazonalidade, que foi identificada como principal problema do Algarve, maior região turística do país.

No ambito do estágio e com objetivo de aprofundar o conhecimento relativo ao mercado sénior, foram várias as participações em congressos, conferências, reuniões e feiras especializadas a nível nacional e internacional sobre a matéria. Foram estabelecidos contactos com várias entidades relacionadas com o assunto (ANEXO II).

As participações mais relevantes foram em:

1. A Feira Sénior, 14-16 de Outubro de 2014, Estocolmo

A Seniormässan é uma importante feira anual, vocacionada para nichos do segmento do mercado extremanete heterogénio, sénior “50 Plus”. Esta feira, que tem vindo a ganhar força e notoriedade na Suécia, contou com mais de 140 expositores e cerca de 20 mil visitantes na edição deste ano.

2. 1ª Conferência internacional de Turismo e Envelhecimento, 26–29 de

Novembro de 2014, Centro de Congressos do Estoril

Organizada pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Europeia (Laureate International Unversities) e Câmara Municipal de Cascais, a conferência conta igualmente com as parcerias do Turismo de Portugal e Aicep Portugal Global. A cerimónia de abertura foi marcada pela presença de Adolfo Mesquita Nunes, Secretário de Estado do Turismo, Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Guimarães, Vice-reitor do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE- IUL), Miguel Frasquilho, Presidente da AICEP Portugal Global e João Cotrim de Figueiredo, Presidente do Turismo de Portugal.

A conferência Tourism & Ageing foi a primeira iniciativa europeia e teve como objetivo lançar o debate sobre o impacto do envelhecimento na indústria turística global e as

35 possíveis oportunidades de investimento adaptados à realidade demográfica, a curto, médio e longo prazo, à escala mundial.

Ao longo da conferência, a temática do Turismo e Envelhecimento foi abordada sob diferentes ângulos e em diversas apresentações, subordinadas a título como “Europa, O Melhor Destino para Seniores“, “Climatologia, Saúde e Desenvolvimento”, “Turismo de Saúde e Desenvolvimento Regional”, “Mercado Sénior e de Bem-estar” entre outras intervenções de especialistas mais conceituados nacionais e estrangeiros, académicos e profissionais.

4.3. Investigação Desenvolvida

O segmento sénior não pode ser adequadamente compreendido e estudado sem que o mesmo seja contextualizado na atual sociedade.

A extensa pesquisa desenvolvida pretende fundamentar não só o fenómeno de envelhecimento, mas também aprofundar o conhecimento sobre a transformação da estrutura da sociedade no espaço Schengen.

Neste sentido os tópicos estudados foram: A situação demográfica do mundo

o A Localização Geográfica da Europa o A situação Demográfica da Europa: o A Evolução da População da Europa o População e Balanço Demográfico

o Distribuição da População por Grupos Etários o População por Grupos Etários e sexo

o Proporção da População por Grupos Etários o Estimativa da População

o Estimativa da População por Grupos Etários o Natalidade

o Idade Média da População o Esperança de Vida

o Indicador de Anos de Vida Saudável

36 o Dependência de Idosos

Participação do Segmento Sénior no Turismo

o Participação em Turismo por Grupos Etários e Destinos o Preferências dos Idosos em Viagens

Participação da População Idosa em Viagens Doméstica e para o Estrangeiro o Participação da População Idosa em Viagens Domésticas (1-3 noites) o Participação da População Idosa em Viagens Domésticas (4 noites) o Participação da População Idosa em Viagens ao Estrangeiro (1-3 noites) o Participação da População Idosa em Viagens ao Estrangeiro de 4 noites Foram identificados pela Região de Turismo do Algarve quatro mercados emissores com maior relevância para o setor e sobre os quais incidiu a investigação: Alemanha, França, Suécia e Reino Unido.

Objetivos para cada mercado em observação: o População e Balanço Demográfico o Estimativa da População

o Proporção da População por grupos Etários o Natalidade

o Idade Média da População o Esperança de Vida

o A situação dos Idosos

o Alterações Mais Relevantes nas Faixas Etárias (sénior) o Indicador de Anos de Vida Saudável

o Esperança de Vida da População aos 65+ o Dependência de Idosos

o Preferências dos Idosos em Viagens

o Participação da População Idosa em Viagens Domésticas (1-3 noites) o Participação da População Idosa em Viagens Domésticas (4 noites) o Participação da População Idosa em Viagens ao estrangeiro (1-3 noites) o Participação da População Idosa em Viagens ao estrangeiro de 4 noites. No entanto, apesar de haver um enfoque no turista sénior nos últimos anos, verificou-se falta de dados secundários referentes ao segmento sénior.

37

Documentos relacionados