• Nenhum resultado encontrado

Estágio

No documento Relatório de Estágio (páginas 31-35)

2.1 M

OTIVAÇÃO E ORIENTAÇÃO

Atendendo à crise atual, em especial destaque no setor da construção, considera-se uma mais valia poder entrar no mercado de trabalho o quanto antes. Nesse sentido, entre as três opções de frequência da unidade curricular DIPRE, a escolhida foi o «estágio em ambiente empresarial» uma vez que permite um antecipado contacto com o mundo empresarial e com o mercado de trabalho.

Atualmente, a empresa Qualitas – Sociedade de Avaliações Técnicas, Lda é uma empresa de referência no mercado de avaliação imobiliária. Tendo isto em consideração, bem como o anteriormente referido, o mestrando optou por se propor a estágio nesta empresa, tendo sido, de imediato, aceite pela mesma.

Sendo a avaliação imobiliária o core business da empresa, esse foi o tema alvo escolhido para este estágio. A escolha da empresa e do tema prendem-se com o interesse, por parte do mestrando, pela área da Avaliação Imobiliária.

A orientação, da parte do ISEP, ficou a cargo do Senhor Engenheiro José Carlos Castro Pinto de Faria, professor adjunto no ISEP, Engenheiro Civil e Mestre em Construção de Edifícios pela FEUP, Pós-graduado em Gestão Imobiliária pela FEP e Especialista em Direção e Gestão da Construção pela OE e pelo IPP.

2.2 A

EMPRESA E O GRUPO

A Qualitas – Sociedade de Avaliações Técnicas, Lda é uma empresa especializada em avaliações imobiliárias, peritagens e certificação energética.

A empresa iniciou atividade em Portugal em Agosto 1991,

com sede em Lisboa, abrindo mais tarde, em 2001, uma Figura 1 – Logotipo da Qualitas

Inscrita na Conservatória do Registo Comercial de Lisboa (CRCL) com o número 03377/940316, atualmente é certificada pela CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) com o código AFII/05/026 para a realização de avaliações de património imobiliário de Fundos de Investimento, estando em conformidade com os requisitos definidos pela norma n.º 16/1999, de 29 de dezembro, do Instituto de Seguros de Portugal. A empresa está igualmente inscrita na Associação Portuguesa dos Peritos Avaliadores de Engenharia (APAE) como membro coletivo n.º 25.

A Qualitas é uma das empresas de referência no mercado de avaliações em Portugal. Esta empresa pertence ao grupo Valtecnic – Sociedad de Tasación, S.A., fundado em 1984, estando sediado em Madrid, em Espanha.

Esta sociedade, especializada em avaliações imobiliárias, peritagens e certificação energética, está presente em cinco países (Espanha, Portugal, Argentina, Grécia e Polónia) e dezanove cidades (Madrid (Sede), Valência, Alicante, Valhadolid, Corunha, Barcelona, Bilbao, Zaragoza, Palma de Maiorca, Sevilha, Málaga, Badajoz, Las Palmas, Granada, Lisboa, Porto, Buenos Aires, Atenas e Varsóvia).

A Valtecnic encontra-se inscrita no Registo Especial de Sociedades de Avaliações do Banco de Espanha, com o nº 11 (Código 4311). Foi a primeira Sociedade de Avaliações de Espanha a obter o certificado de qualidade da AENOR – Asociación Española de Normalización y Certificación (Associação Espanhola de Normalização e Certificação), norma ISO 9001:2000, com número de referência ER-0741/2/97 e é membro da IQNet – The International Certification Network (Rede de Certificação Internacional).

Atualmente, conta com um historial de mais de dois milhões de avaliações realizadas.

O diretor e sócio da Qualitas, Senhor Arquiteto Fernando Augusto Sequeira Vitale, responsável pela sucursal no Porto, assumiu a supervisão deste estágio. Arquiteto pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, ex-docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires, Curso de Especialização em Avaliação Imobiliária pela Escola Superior

Figura 2 – Logotipo da Valtecnic

Figura 3 – Slogan da Valtecnic Figura 4 – Certificação da Valtecnic

de Atividades Imobiliárias, Perito Avaliador de Imóveis inscrito na CMVM sob o código AVFII/05/026/03, apresenta uma vasta experiência no ramo.

2.3 P

LANO E OBJETIVOS DE ESTÁGIO

O estágio, com uma duração total de 26 semanas, teve início no dia 31 de janeiro de 2015 e fim no dia 31 de julho de 2015. Com o intuito de melhor aproveitar a oportunidade concedida, foram definidos na unidade curricular TPC-DIPRE diversos objetivos, os quais se previu cumprir ao longo do estágio.

Os objetivos consistiam no levantamento bibliográfico de suporte e respetivo estudo; no levantamento legislativo e normativo e respetiva análise; na adaptação à empresa, aos procedimentos e à forma de trabalho da mesma; no acompanhamento de diversos casos de estudo relativos à avaliação imobiliária, em ambiente empresarial, abrangendo usos e destinos variados, através dos quais fosse possível aplicar todo o conhecimento obtido; na aquisição de conhecimento na área, experiência, capacidades de trabalho em equipa e em incutir senso de responsabilidade e profissionalismo; em cumprir o planeamento de estágio estipulado em TPC-DIPRE; e, por fim, em elaborar um relatório de estágio e nele fazer refletir todo o trabalho efetuado, conhecimento e capacidades aquiridas ao longo da frequência das unidades curriculares TPC-DIPRE e DIPRE.

Sendo o planeamento de extrema importância para o bom desenvolvimento do estágio, após definição na unidade curricular TPC-DIPRE, com base nos objetivos definidos, das tarefas e ações a realizar, elaborou-se o cronograma das atividades previstas para o estágio, apresentado na figura 5.

Neste cronograma, as barras coloridas indicam a duração das respetivas tarefas, os números inseridos Figura 5 – Cronograma do planeamento das atividades do estágio curricular

imobiliária, desde a primeira à décima quinta avaliação. A inserção da letra «X» na barra indica quando ocorre, no tempo, a respetiva tarefa.

O planeamento definia assim que nas duas primeiras semanas o mestrando iria adaptar-se à organização interna da empresa enquanto iniciaria um estudo intensivo de metodologias e legislação/normalização aplicadas ao ramo da avaliação imobiliária e que duraria quatro semanas.

Em meados de fevereiro, iniciaria igualmente o curso de avaliação imobiliária na ESAI que o mestrando optou por frequentar, após sugestão do supervisor. Este curso dedicava duas semanas à aprendizagem do método comparativo, duas semanas ao método do rendimento e três semanas ao método do custo, todas elas encadeadas. A mesma formação incidiria, durante a primeira quinzena de maio, em fundos de investimento imobiliários e mercados de valores mobiliários e, na segunda quinzena de maio, em metodologias e métodos não tradicionais de avaliação imobiliária.

Já na empresa, foi definido que o estagiário iria, desde início de março, realizar em média uma avaliação imobiliária por semana até ao final de junho. Estas avaliações consistiam na análise da documentação, possíveis pedidos de esclarecimento, visitas aos locais, levantamento de informações e vistorias na mesma semana, sendo que na semana seguinte se realizava o relatório e entregava o mesmo. Por último, o mês de julho ficaria destinado à elaboração do relatório de estágio e respetiva apresentação.

Estes foram os objetivos e planeamento de tarefas a que o estagiário se propôs desde o início e os quais tiveram o parecer favorável do orientador e do supervisor.

No documento Relatório de Estágio (páginas 31-35)

Documentos relacionados