• Nenhum resultado encontrado

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.2 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE EXPERIÊNCIA

2.4.1 Estado da Arte das pesquisas sobre Parques Temáticos

A pesquisa bibliométrica Internacional e Nacional também foi utilizada com tema “parques temáticos” nas principais bases de dados objetivando identificar os principais trabalhos internacionais e nacionais na última década- 2006 a 2015.

2.4.1.1 Bibliométrico Internacional sobre Parques Temáticos

Buscou-se na base de dados da Scopus e Web Of Science o tema “theme park”. Na base de dados da Scopus, no referido tema filtrados na área Social Science e Business,

Management and Accounting foram encontrados 86 trabalhos publicados. O número de

Gráfico 5 – Número de publicações internacionais com o tema parque temático

Fonte: Scopus.

Analisando o Gráfico acima, percebe-se que devido ao crescimento da economia, principalmente nos EUA e Ásia, houve um desenvolvimento dos parques temáticos. Logo, o número de publicações não pode ser considerado pequeno, uma vez que é avaliada uma área específica. Destacam-se os anos de 2011 e 2012, com 14 e 16 publicações respectivamente como os períodos onde mais houveram trabalhos publicados.

No que se refere aos países que mais publicaram, Estados Unidos lideram com 25 trabalhos publicados na última década, destacando Taiwan com 13 publicações, que pode ser visualizado no Gráfico 6.

Gráfico 6 – Países que mais publicaram no tema Theme Park

Fonte: Scopus.

Uitizando o mesmo método, também se pesquisou o tema “theme park” na base de dados da Web of Science e foram identificados 254 trabalhos publicados na última década utilizando o refinamento Social Sciences e Business Economics. Objetivando encontrar os autores que mais foram citados neste tema “theme park” os resultados podem ser visualizados os cinco primeiros autores mais citados no Quadro 7.

Quadro 7 – Autores mais citados relacionados ao tema Theme Park Número de

citações em 2015

Total de citações da

última década Artigo Autor/ Ano

19 128 The theme park experience: An analysis

of pleasure, arousal and satisfaction

Bigne, JE; Andreu, L; Gnoth, J (2005)

9 56

Progress in Tourism Management: From the geography of tourism to geographies of tourism - A review

Hall, C. M.; Page, S. J. (2009)

12 38 The Humanistic Side of Eco-Industrial

Parks: Champions and the Role of Trust

Anne K.; Lyons, Donald I. (2008)

12 33

Audience involvement and film tourism experiences: Emotional places, emotional experiences

Kim, Sangkyun (2012)

8 19

Visitors' Perceptions of a Trail Environment and Effects on Experiences: A Model for Nature-Based Recreation Experiences

Dorwart, Catherine E.; Moore, Roger L.; Leung, Yu-Fai (2010)

Fonte: Web of Science.

O artigo intitulado The theme park experience: An analysis of pleasure, arousal and

parques temáticos influenciam a satisfação e intenções comportamentais. Dois modelos foram testados, o primeiro relaciona-se com a abordagem da psicologia ambiental, já o segundo modelo é baseado na teoria cognitiva de emoções. Por meio dos resultados, observou-se que o segundo modelo, baseado na teoria cognitiva de emoções, melhor explica o efeito do prazer na satisfação.

Hall e Page (2009) defendem em seu artigo Progress in Tourism Management: From

the geography of tourism to geographies of tourism - A review, que a gestão do turismo visa

rever o desenvolvimento de contribuições geográficas para o estudo do turismo na última década. Os autores salientam que o tema evoluiu desde a década de 1970, questionando e debatendo aqueles que trabalham no tema.

O artigo intitulado The Humanistic Side of Eco-Industrial Parks: Champions and the

Role of Trust, com autoria de Anne, Lyons e Donald (2008) argumentam sobre o lado

humanístico dos parques eco-industriais. Com base nos resultados, a partir de etnografia e teoria fundamentada, foram revelados temas emergentes sobre as relações sociais em oposição à tecnologia.

Kim e Sangkyun (2012) no artigo Audience involvement and film tourism experiences:

Emotional places, emotional experiences, investigam até que ponto da audiência ou o

envolvimento com um drama na TV afetam as experiências reais de turismo cinematográfico. Os resultados indicaram que o envolvimento emocional e comportamental do público foi o principal motor que afetou positivamente suas experiências de turismo cinematográfico.

Por fim, o artigo Visitors' Perceptions of a Trail Environment and Effects on

Experiences: A Model for Nature-Based Recreation Experiences de Dorwart et al. (2010) visa

examinar as percepções dos visitantes e determinar como essas percepções afetam suas experiências de recreação ao longo de um segmento da trilha Alapaches no Parque Nacional das montanhas Great Smoky. A partir de um experimento com fotografias e entrevistas, evidenciou-se que cinco temas emergiram: detalhes orientados pela natureza, valores cênicos, inlfuência de gestão, presença de outras pessoas e comportamento depreciativo. As análises demonstraram que esses elementos não prejudicaram as experiências externas dos participantes.

2.4.1.2 Bibliométrico Nacional sobre Parques Temáticos

Uma pesquisa bibliométrica nacional foi realizada na base de dados Spell, Scielo e nos Anais de evento da Anpad, consideradas as principais bases de dados Brasileiras objetivando mapear os principais trabalhos Nacionais na última década- 2006 a 2015.

Na base de dados da Scielo, pesquisando pelo tema “parques” foram encontrados 7 trabalhos relacionados ao tema na ultima década, já nos Anais de evento da Anpad, nenhuma pesquisa foi localizada. Já na base de dados Spell, dois trabalhos foram encontrados e podem ser obervados no Quadro 8.

Quadro 8 – Publicações Nacionais Spell do tema parques temáticos

Trabalho publicado Autor/ Ano

Tramas de uma complexa relação: a comunidade da Penha-SC e o Parque Temático Beto Carrero World (impactos econômicos e socioculturais)

Ana Tereza Tessari Vicente, Dóris Van de Meene Ruschmann (2003) Transformação sócio-espacial da Praia de Armação de Itapocorói,

Município de Penha (SC): da colônia de pescadores à implantação do Parque Beto Carrero World – Um estudo de caso

Lizete de Oliveira Crispim, Marcus Polette (2000)

Fonte: Spell.

O artigo “Tramas de uma complexa relação: a comunidade da Penha-SC e o Parque Temático Beto Carrero World (impactos econômicos e socioculturais)”, investiga os impactos econômicos e socioculturais causados após a instalação do empreendimento Beto Carrero World. Com a decadência da pesca artesanal, o município passa a ver o turismo como uma nova fonte de renda econômica. Embora o parque tenha contribuído para reaquecer a economia do local, aspectos negativos surgiram interferindo na vida da população. Desse modo, a autora sugere que, o desenvolvimento da atividade turística na região seja norteado pela concepção de turismo sustentável como forma de restabeler um turismo que venha de encontro aos interesses da população local.

Já o trabalho “Transformação sócio-espacial da Praia de Armação de Itapocorói, Município de Penha (SC): da colônia de pescadores à implantação do Parque Beto Carrero World – Um estudo de caso” visa analisar a evolução sócio-espacial da Praia de Armação localizada no município de Penha-SC. Similarmente, os autores relatam a decadência da atividade pesqueira na região e apontam o turismo como forma de recuperação econômica. Como resultado, um Quadro demonstrativo da evolução sócio-espacial foi construído a fim de verificar os impactos positivos e negativos que interferem no processo turístico local.