• Nenhum resultado encontrado

Estado de arte a nível de Produtos existentes no Mercado

No documento Vestir a Coluna com Saúde (páginas 52-56)

Capítulo II – A Coluna Vertebral

2.6. Estado de arte a nível de Produtos existentes no Mercado

O ser humano chega a uma certa idade em que um dos fatores que não pode dispensar é a preocupação com a saúde, estando sujeito a fazer e usar o que for necessário para melhorar a situação em que está exposto. Em relação ao estado da coluna vertebral existem algumas soluções que prometem aliviar a dor e melhorar a postura, porém visualmente apresenta-se como vestuário interior de cores básicas ou como uma t-shirt simples ou desportiva.

2.6.1. Vestuário para uma Postura Correta/ Saúde da Coluna

Figura 10 - T-shirts Preventivas de Problemas Colunares

Respetivamente da marca “Up Couture”, “Alignmed” e “Pelham&Strutt” Fonte: Autoria própria (Imagens dos sites das marcas)

A T-shirt da “Up Couture” promete melhorar a postura de ombros e coluna. Esta leva o peso do corpo a inclinar-se para a frente de maneira a endireitar os ombros, através da aplicação de fios elásticos em locais específicos do tecido. Os criadores observaram que existe um certo ponto no ombro que necessita estar numa certa posição para toda a postura se tornar correta, levando a que o desafio seja atuar nessa região. Inicialmente trabalharam com uma fita elástica que acabava por desfigurar o tecido, tendo encontrado uma solução ao integrarem uma película extremamente fina, entre duas camadas de Algodão Biológico, para além de outra película específica que estava responsável por criar a tensão certa, que após o uso voltava completamente ao seu estado inicial.

O preço desta t-shirt básica disponível para ambos os sexos é de 127 euros, ou seja, acessível a pessoas a partir de uma classe média-alta.

41 A “Pelham&Strutt” aposta igualmente numa t-shirt simples e justa que tem como objetivo “corrigir a postura, diminuir as dores causadas pelo descuido com o corpo e promete tonificar os músculos” (Fascinus.pt). Esta peça funciona através de painéis de compressão que colocam as costas numa posição correta e confortável, de modo a provocar uma contração dos músculos, tonificando-os, mesmo sem estarem a ser exercitados. Esta ideia proveio do facto do músculo abdominal descuidado levar à descompressão dos músculos, tendões e ligamentos das costas. Apenas para homem está disponível como t-shirt e para mulher como top/body; a composição do tecido é de 92% Nylon e 8% Elastano, ambos disponíveis a cerca de 60 euros, o que torna o produto mais acessível do que o anterior.

A marca chamada de “Alignmed” oferece uma gama de produtos de vestuário variável com o intuito de melhorar a postura, a recuperação e a diminuição de dores de doenças associadas, através das tecnologias “Touch-Tension”, “NeuroBand” e o “Muscle-Map Design”, que estimulam a actividade muscular a fim de se adequar aos mecanismos do corpo. O “NeuroBand” promove uma estimulação dos músculos que é reforçada pelo “Touch-Tension”, que é uma malha que exerce uma certa força, ou seja, funciona como as malhas de compressão, sendo que o “Muscle-Map Design” tem em conta um design ergonómico segundo os músculos que mantêm a coluna vertebral direita. Para mulher, a t-shirt com estes componentes de menor preço é de 69 euros, tendo mais produtos, porém todos relacionados a um estilo desportivo.

DorsoTrain® “Corpete com elementos funcionais estabilizadores” é um produto da marca Bauerfeind, destinado a pessoas que sofrem de degeneração/insuficiência muscular da coluna e osteoporose, com o objetivo de endireitar e apoiar a coluna vertebral. É constituído por varetas reforçadas, com um comprimento de 35cm, sendo constituídas por plástico em fibra de carbono e localizadas na região paravertebral. Este corpete traz consigo um acessório - um reclinador - que através da sua forma anatómica se pode ajustar segundo o problema do utilizador; ao mesmo tempo promete máxima liberdade de movimentos, facto que pela descrição soa insólito. A constituição têxtil não é revelada, sendo caracterizada como transpirável, bem tolerável e moldável, de forma ajustável com elevada compatibilidade, prometendo conforto. Na sua constituição também se encontra um fecho para vestir esta peça, que se aparenta com uma fusão de um body e um corpete. Tanto o facto de ter o reclinador como ser um body leva a duvidar na promessa de conforto, para além de aparentar ser complicado colocar o acessório de maneira correta nas costas, sendo também um body apenas com um fecho incómodo em situação de idas à casa de banho. A nível têxtil e o uso das varetas aumentam o nível de credibilidade, sendo em contrapartida novamente um produto de design típico relacionado com a saúde, vendido em branco e para o uso interior.

42 Figura 11 - DorsoTrain Corpete para Coluna Vertebral

Fonte:http://www.bauerfeind.com.pt/uploads/media/Cat%C3%A1logo_de_produtos.pdf (consultado a 27/10/2014)

2.6.1. Análise ao Design de outros Produtos de Moda para a Saúde

Em relação a uma preocupação com um design mais extrovertido para produtos relacionados com a saúde da coluna vertebral, não foram encontrados resultados, porém noutros produtos vestíveis a fim de melhorar a qualidade de vida, especificamente em calçado ortopédico e meias de descanso.

No mundo dos sapatos ortopédicos, apesar de na maioria os sapatos apresentados serem de um estilo conservador e “fit” ou étnico, as marcas começam a lançar também alguns modelos com um toque mais jovem. Uma das marcas mais conhecidas é a “Birkenstock” que é conhecida pelas sandálias, não sendo as mais atrativas, prometem um pé saudável. Atualmente já tem modelos “trendys”, sendo pormenores que fazem a diferença. Também na “Ahnu”, na “Born” e na “Arche” encontram-se modelos que se associam a um público jovem, apesar de não se considerarem ortopédicas, mas contêm valores como máximo conforto e qualidade.

Figura 12 - Sapato Dundee da Birckenstock; Sabrina Stowaway II da Born; Sapatilha Tempora da Arche. (esquerda para a direita)

Fonte: https://www.birkenstockusa.com; http://www.bornshoes.com; www.arche-shoes.com (consultado a 02/10/2014)

43 As meias de compressão que ajudam na circulação do sangue evitando a dilatação das varizes a pessoas com a doença venosa foram reinventadas por marcas como “SLS3” e “Bondiband”. Na “SLS3” apresentam-se num estilo desportivo em cores garridas tendo um modelo com borbuletas, já a “Bondiband” é mais diversificada com padrões e mensagens divertidas e jovens para todos os gostos.

Figura 13 - Meias de compressão “SLS3 Butterfly” e as seguintes da marca Bondiband.

44

No documento Vestir a Coluna com Saúde (páginas 52-56)

Documentos relacionados