• Nenhum resultado encontrado

ESTAMPO ESTAMPO DE DE DUPLO DUPLO EFEITO EFEITO

No documento Apostila Corte Dobra Senai (páginas 72-76)

Fixação de Punções

19. ESTAMPO ESTAMPO DE DE DUPLO DUPLO EFEITO EFEITO

São estampos especiais, que trabalham com várias punções introduzido uns São estampos especiais, que trabalham com várias punções introduzido uns dentro dos outros, de tal maneira que um punção também funciona como matriz em dentro dos outros, de tal maneira que um punção também funciona como matriz em relação a outro. Caracteriza-se pelo o sistema de expulsão de retalho e da peça, que se relação a outro. Caracteriza-se pelo o sistema de expulsão de retalho e da peça, que se faz por meio de elementos elástico e mecanismo auxiliares. Sua fabricação é complexa e faz por meio de elementos elástico e mecanismo auxiliares. Sua fabricação é complexa e cara, portanto, usa-se para peças de grande precisão ou quando se necessita de grande cara, portanto, usa-se para peças de grande precisão ou quando se necessita de grande

produção (fig. 1). produção (fig. 1).

Os elementos fundamentais deste estampo são Os elementos fundamentais deste estampo são Conjunto

Conjunto superior. superior. Sistema Sistema de de Expulsão.Expulsão. 1

1 - - Espiga. Espiga. 13 - 13 - Expulsor.Expulsor. 2

2 - - Placa Placa superior superior 14 14 - - Pinos Pinos expulsoresexpulsores 3

3 – – Buchas Buchas 15 15 - - Placa Placa expulsora.expulsora. 4

4 - - Placa Placa de de choque choque 16 16 - - Barra Barra expulsoraexpulsora 5

5 - - Placa Placa porta porta punção punção 17 - 17 - Parafusos Parafusos limitador limitador da da placaplaca expulsora.

expulsora. 6

6 - - Placa Placa matriz matriz 18 18 - - Mola.Mola. 7

7 – – Punção Punção 19 19 - - Placa Placa expulsoraexpulsora Conjunto inferior Conjunto inferior 8 – Guia da tira. 8 – Guia da tira. 9 – tope de retenção. 9 – tope de retenção. 10 – Punção híbrido. 10 – Punção híbrido. 11 – Base. 11 – Base. 12 – Coluna de guia. 12 – Coluna de guia. Observação. Observação.

A figura apresentada não é o único tipo deste estampos, pois, podem ser A figura apresentada não é o único tipo deste estampos, pois, podem ser modificados, de acordo com a peça a estampar.

modificados, de acordo com a peça a estampar.

Funcionamento: Funcionamento:

Primeira fase – Coloca- Primeira fase – Coloca- se o material a cortar sobre o se o material a cortar sobre o punção híbrido e a placa de punção híbrido e a placa de expulsão, que estão no mesmo expulsão, que estão no mesmo plano quando o estampo esta plano quando o estampo esta em repouso (fig. 2).

em repouso (fig. 2).

Segunda fase – A parte Segunda fase – A parte

superior baixa e, simultaneamente, corta os furos e o contorno externo da superior baixa e, simultaneamente, corta os furos e o contorno externo da peça, a placa de expulsão inferior, por efeito das molas, faz nessa ocasião a peça, a placa de expulsão inferior, por efeito das molas, faz nessa ocasião a ação de prensa chapa, fixando atira para obter um corte mais preciso (fig. 3). ação de prensa chapa, fixando atira para obter um corte mais preciso (fig. 3).

Terceira fase – Ao subir o conjunto superior, aplaca Terceira fase – Ao subir o conjunto superior, aplaca expulsora inferior desaloja, por pressão de molas ou expulsora inferior desaloja, por pressão de molas ou borracha, o retalho que ficou aderido ao punção híbrido. O borracha, o retalho que ficou aderido ao punção híbrido. O retalho interno da punção cai, por gravidade, pelo o fundo retalho interno da punção cai, por gravidade, pelo o fundo do mesmo. Em continuação, a barra expulsora do conjunto do mesmo. Em continuação, a barra expulsora do conjunto superior se encontra com o tope em forma de cruzeta que superior se encontra com o tope em forma de cruzeta que tem a prensa e empurra por meio do expulsor superior ,a tem a prensa e empurra por meio do expulsor superior ,a peça cortada que ficou presa na matriz. (fig. 4 e 5).

Observação.

A peça cortada fica entre os dois conjuntos do estampo, portanto, é preciso colocar a prensa de forma inclinada e adaptar um bico de ar comprimido, para expulsá- la.

Placa Matriz.

Nos estampos de duplo efeito, esta placa deve ter forma cilíndrica e na parte inferior, deve ter um alojamento para a colocação do expulsor.

A cavidade central, tem na parte inferior a forma da peça a corta, como as outras placas matrizes, com a diferença de que não tem ângulo de saída que a expulsão da peça se dá em sentido contrário ao que entrou (fig. 6).

Quando a peça a corta é de forma complexa, a placa matriz pode ser construída com peças postiças (fig. 7), em uma ou varias peças, adaptando-se a uma placa porta matriz de aço 1020 (fig. 8).

Punções Híbridos.

Podem trabalhar com punções, em relação á placa matriz e como matriz, de acordo com os punções do conjunto superior. Também são construídos conforme as dificuldades apresentadas (figs. 9, 10 e 11).

Sistema de Expulsão.

São os dispositivos que se adaptam aos estampos de duplo efeito para expulsar as peças produzidas, já que pela forma de construção, estas ficam aderidas á placa matriz e o retalho ao punção híbrido. Para facilidade de construção e funcionamento, é conveniente que estes dispositivos sejam cilíndricos

Tipos.

Superior – Segundo o diâmetro do expulsor , este pode ser construído de duas formas: com funcionamento por mola (fig. 12) e com barra expulsora (fig. 13).

Interior

Os expulsores inferiores têm por objetivo separa o retalho do punção híbrido. Constam de uma placa expulsora que, em su posição de repouso, mantém-se na altura do punção, por meio de parafusos que fixam sua posição. A pressão para manter a placa expulsora nesta posição, faz-se por um sistema elástico, geralmente de grande potência. Este sistema pode ser construído de três formas:

1. Com várias molas distribuídas ao redor do punção (fig. 14) ou guiadas pelos parafusos limitadores (fig. 15).

2. Com uma mola de grande potência na parte inferior da placa matriz, que aciona a placa expulsora através de outra e dos parafusos limitadores. A mola é guiada por um tubo roscado nos extremos, com uma porca, contraporca e arruela, para regular a sua pressão. O tubo permite a saída dos retalhos cortados pelo punção

superior (fig. 16). Neste caso, substituímos a mola por uma série de discos de borrachas, para obtermos maior pressão, a qual é regulada um pouco além do necessário, uma vez que, do contrário, a placa expulsora não funcionaria (fig. 17).

3. De arruelas (molas prato) são acopladas em uma barra, como nos casos anteriores. É recomendável porque pode acumular muita força em pouco espaço (fig. 18).

No documento Apostila Corte Dobra Senai (páginas 72-76)

Documentos relacionados