• Nenhum resultado encontrado

1.3.1 O Estudo de Texto Orientado por Mini Grupos

ESTATÍSTICA INDUTIVA

1. Defina Estatística Indutiva.

2. Defina Hipótese Experimental (H1). 3. Defina Hipótese de Nulidade (H0). 4. Caracterize Hipótese uni e bicaudal.

5. Como se deve proceder para testar uma Hipótese? Descreva as etapas. 6. O que é erro? Descreva-os.

7. Por que os erros ocorrem e quais são as fontes de variabilidade das amostras? 8. Defina significância.

9. Como podemos evitar os erros?

REFERÊNCIAS PARA CONSULTA

Vieira, Sonia – Introdução à Bioestatística – Rio de Janeiro – Editora Campus, 3ª Edição, 2002. – Capítulo 11 – p. 109 a 111

Dória F, Ulysses - Introdução à Bioestatística – São Paulo – Negócio Editora, 1ª Edição, 1999. – p. 67 a 77

Maia, Geraldo Campos - Estatística Prática para Docentes e Pós-Graduandos - http://www.forp.usp.br/restauradora/gmc/gmc_livro/gmc_livro.html – Capítulos 10 e 15.

Ao observar essa atividade, percebo que em um primeiro momento eles se sentiram intimidados no grupo, mas depois passaram a expor suas contribuições; o professor deixou que eles trabalhassem durante todo o período, e procurou “passar pelos grupos”, observando os encaminhamentos e as discussões. Próximo ao término do horário, o professor orientou a turma para que, se esse tempo não fosse suficiente para a conclusão da atividade, eles poderiam se encontrar novamente fora da nossa atividade para concluí-la, esclarecendo que para o início da próxima atividade seria necessário que ela estivesse finalizada.

A atividade proposta procurou, através de um Estudo de Texto, trabalhar coletivamente com mini grupos, possibilitando o uso das características dessa atividade já abordadas que, entre outras, favorecem o exercício de argumentar, discutir, ouvir o outro e a si, respeitar as diferenças, mobilizar seus conhecimentos e adquirir novos, articular conhecimentos e explorar a aprendizagem colaborativa.

Ao distribuir intencionalmente questões diferentes para cada grupo, o professor já previa uma discussão posterior que complementaria as questões de cada grupo, como veremos adiante.

A postura do professor ao percorrer os grupos, tutorando as discussões e às vezes fazendo provocações em torno do tema discutido, me pareceu ter sido um recurso que nesse momento favoreceu o envolvimento e a participação dos alunos.

Na seqüência, ao reunir toda a turma, o professor distribuiu os alunos em duplas, de modo que um elemento do grupo A se unisse a um elemento do grupo B; nessa atividade, eles deveriam apresentar e confrontar as respostas discutidas nos grupos de discussão e passá-las aos colegas, assim aprenderiam juntos. Eles gostaram da idéia, organizaram-se, contaram um para o outro, discutiram e se envolveram. Durante essa atividade, o professor passou também pelas duplas de modo a participar com eles do exercício. Os

objetivos foram aparecendo durante o diálogo das duplas, e eles também estavam motivados.

Em seguida, todos eles se reuniram para uma plenária em torno dos ganhos dessa atividade; o professor conduziu a discussão de modo a permitir que eles explicitassem os novos conhecimentos, e todos puderam falar sobre o que aprenderam um com o outro. Houve participação total e os alunos relataram que gostaram do resultado do trabalho pedagógico desenvolvido, porque tiveram oportunidade de responsavelmente trazer contribuições para o conhecimento dos colegas.

Finalizando esse encontro, o professor salientou a leitura de alguns capítulos de referências teóricas cujo conhecimento seria necessário para a próxima atividade.

Em minhas observações, pude perceber que eu mesma estava me apropriando dos conhecimentos adquiridos tamanho fora o envolvimento com a atividade. Ao acompanhar o processo de aprendizagem, notei o quão dinâmicas eram as atividades, pois as discussões possibilitavam avançar a compreensão dos alunos, e o professor, ao passar pelas duplas, buscava contribuir para a compreensão com exemplos do dia-a-dia, tornando mais simples questões aparentemente complexas.

A inserção de um painel integrado, atividade que favorece a participação de todos de forma individual e coletiva, desenvolve a responsabilidade pelo processo de aprendizagem próprio e do colega, propicia a aproximação entre dois colegas que até aquele instante não haviam trabalhado juntos ou então nem haviam se conhecido, enfim, essa atitude intencional do professor novamente colaborou na obtenção dos objetivos de aprendizagem.

O próximo encontro ocorreu, e para esse dia o professor procurou perceber numa conversa inicial se os alunos haviam feito as leituras indicadas, bem como consultado novas fontes. As respostas não foram unânimes; alguns deixaram de realizá-las.

Na primeira parte do encontro, foi proposta uma atividade na qual a turma seria dividida em dois grupos, como na ocasião anterior, porém desta vez os grupos deveriam trabalhar o mesmo texto e responder às mesmas

questões. Para a segunda parte do encontro, estava programada outra atividade.

Ao entregar o texto, o professor explicou que eles deveriam trabalhar as atividades propostas tendo por base o Caso Clínico apresentado na primeira situação de aprendizagem, e os objetivos de aprendizagem estariam relacionados à capacidade de reconhecer o repertório já adquirido na formulação, interpretação e aplicação na nova atividade proposta.

Retomando o Caso Clínico da primeira situação de aprendizagem, o professor acrescentou novas questões a serem trabalhadas:

Caso Clínico:

Após a leitura do Texto, responda:

Qual foi a população estudada?

Descreva as amostras.

Qual foi a variável estudada? Classifique-a.

Quantos fatores de variação estão presentes? Descreva-os.

Os dados deste estudo são independentes ou vinculados? Justifique.

Redija H1. Ela deve ser uni ou bicaudal?

Redija Ho.

Baseado em Ho, descreva o Erro Tipo I.

Baseado em Ho, descreva o Erro Tipo II.

Defina Erros controlados e não controlados.

REFERÊNCIAS PARA CONSULTA

Vieira, Sonia – Introdução à Bioestatística – Rio de Janeiro – Editora Campus, 3ª Edição, 2002. – Capítulos 1 e 11– p. 109 a 111

Vieira, Sonia – Bioestatística – Tópicos Avançados – Rio de Janeiro – Editora Campus, 1ª Edição, 2003. – Capítulo 1

Dória F, Ulysses - Introdução à Bioestatística – São Paulo – Negócio Editora, 1ª Edição, 1999. – p. 15 a 20 p. 67 a 77

Maia, Geraldo Campos - Estatística Prática para Docentes e Pós-Graduandos - http://www.forp.usp.br/restauradora/gmc/gmc_livro/gmc_livro.html – Capítulos 1, 2, 10, 12 e 15.

MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL E DISPERSÃO