• Nenhum resultado encontrado

Este Contrato entrará em vigor a partir de sua assinatura e vigerá até 31/12/2020.

CONTRATO Nº , DE QUE CELEBRAM ENTRE SI O SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO

3. Este Contrato entrará em vigor a partir de sua assinatura e vigerá até 31/12/2020.

3.1. A entrega será única devendo a CONTRATADA, após o recebimento da ordem de fornecimento emitida pela Autarquia, entregar o objeto em conformidade com os termos estabelecidos neste Contrato e no Termo de Referência em até 30 (trinta) dias acompanhado de documento fiscal.

3.2. A entrega deverá ser feita de segunda a sexta-feira, de 07 (sete) às 11 (onze) horas e de 13 (treze) às 17 (dezessete) horas, exceto nos feriados, sendo a carga e a descarga por conta exclusiva da CONTRATADA, na Sede Administrativa e Operacional do CONTRATANTE, situada à rua Nonô Ventura, 394, Bairro de Lourdes, Itaúna/MG.

3.2.1. A entrega deve ser precedida de prévio contato junto ao Setor de Almoxarifado desta Autarquia para programação do recebimento.

3.3. O frete CIF, a carga e a descarga são de responsabilidade exclusiva da CONTRATADA, devendo esta procedê-la utilizando-se dos mais elevados padrões de competência e integridade profissional e ética.

3.4. O objeto deverá ser executado de acordo com as especificações deste Contrato e do Termo de Referência Anexo I do Pregão Eletrônico nº 50/2020 que faz parte deste Contrato independente de transcrição.

3.5. A CONTRATADA não poderá entregar objeto de marca/modelo diversa do ofertado e/ou do especificado neste Contrato e Termo de Referência, sujeitando-se a mesma às penalidades constantes no Contrato.

3.6. Caso se verifique entrega em desconformidade com as exigências deste Contrato, normas da ABNT ou outros regulamentos pertinentes ao objeto, o mesmo será devolvido, ficando nesta hipótese todos os custos de retirada por conta da CONTRATADA, sem prejuízo das sanções cabíveis.

3.6.1. O objeto que estiver danificado, violado ou em estado estranho de conservação deverá ser substituído em sua totalidade.

3.7. Ocorrendo a situação do subitem anterior a CONTRATADA terá o prazo máximo de 10 (dez) dias para retirada e/ou substituição do objeto, sem prejuízo das sanções cabíveis.

3.8. Caso haja descumprimento do prazo estabelecido para troca ou adequação do objeto entregue em desconformidade, sujeitará a CONTRATADA, além das sanções previstas neste Contrato, o despejo do objeto, não sendo o CONTRATANTE responsável, em nenhuma hipótese, sobre possíveis prejuízos em sua decorrência.

3.9. O objeto deverá ser de primeira qualidade, em atendimento ao especificado neste Contrato e no Termo de Referência e estar dentro dos padrões de aceitabilidade. Comprovada a inferioridade, alteração ou inadequação, responderá a CONTRATADA, nos

termos das Cláusulas 14 e 15 deste Contrato, por danos causados oriundos da utilização dos mesmos.

3.10. A CONTRATADA é responsável pela garantia da qualidade do objeto fornecido, ficando a seu encargo o controle e a fiscalização conforme as normas e as exigências legais.

Cláusula Quarta

Do Preço e Forma de Pagamento:

4.1. Fica ajustado o valor do presente Contrato em R$ ______(____________).

4.2. O pagamento será realizado 30 (trinta) dias após a entrega da Nota Fiscal, devendo a CONTRATADA apresentar a Nota Fiscal conforme abaixo:

4.2.1. Nota Fiscal Eletrônica em conformidade com o comunicado da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF) nº 44/2011.

4.2.2. Nota Fiscal/Fatura dos demais modelos dispensados da emissão da Nota Fiscal Eletrônica.

4.3. Em caso de irregularidade(s) na emissão do documento fiscal, o prazo de pagamento, sem alteração de seu valor, será contado a partir de sua reapresentação, devidamente regularizada.

4.4. Sobre os pagamentos realizados após o prazo previsto, desde que o atraso não tenha se dado por culpa da CONTRATADA, incidirão juros de mora de 0,5% (meio) por cento ao mês, “pro rata die”, conforme a fórmula:

DF= VF x [(1,005)n/30-1], onde: DF: Despesa Financeira VF: Valor da Fatura

n: número de dias corridos em atraso entre a data do vencimento da obrigação contratual e a data do efetivo pagamento.

4.5. Os pagamentos somente serão efetuados por processo legal após recebimento definitivo do objeto licitado nas condições exigidas e apresentação dos documentos fiscais devidos. Cláusula Quinta

Do Reajuste de Preços:

5.1. Em regra, não haverá reajustamento nos valores do Contrato, ou seja, os preços estipulados serão fixos e irreajustáveis, exceto para restabelecer a relação que as partes pactuaram inicialmente entre os encargos da CONTRATADA e a retribuição da Administração para a justa remuneração da obra, serviço ou fornecimento, objetivando a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro inicial.

5.2. Ocorrendo o desequilíbrio da equação econômico/financeira, as partes deverão apresentar requerimento devidamente instruído a fim de demonstrar a alegada situação. 5.3. O valor contratual somente poderá ser reajustado depois de decorridos 12 (doze) meses, em caso de prorrogação contratual.

5.4. Para fins de reajuste será utilizado como base o índice INPC acumulado no período de 12 (doze) meses.

Cláusula Sexta

Da Responsabilidade da CONTRATADA:

6.1. Além das obrigações resultantes da observância da lei 8.666/93, a CONTRATADA obriga-se a atender às exigências deste Contrato e do Termo de Referência do pregão eletrônico nº 50/2020, bem como fornecer o objeto em conformidade com as normas legais, atendendo o prazo de execução, a quantidade e qualidade especificadas;

6.2. Não transferir ou ceder direitos ou obrigações, total ou parcialmente, a terceiros, em nenhuma hipótese. Não poderá, ainda, subcontratar, total ou parcialmente, o objeto desta licitação, salvo expresso, prévio e formal consentimento do CONTRATANTE, para execução de atividades reconhecidamente especializadas;

6.3. Arcar com as despesas de transporte, carga e descarga do objeto deste Contrato e ainda com tributos fiscais, trabalhistas e sociais, que incidam ou venham a incidir, diretamente e indiretamente sobre o objeto contratado;

6.4. Entregar os equipamentos no prazo estabelecido e em perfeita conformidade com as especificações do objeto deste Contrato e/ou proposta apresentada, bem como de acordo com as condições estabelecidas neste Contrato e Termo de Referência, e demais normas e regulamentos pertinentes ao objeto em questão ainda que estas não estejam especificadas, sujeitando-se a CONTRATADA, caso contrário, às penalidades constantes no Contrato.

6.5. Entregar o objeto utilizando-se dos mais elevados padrões de competência e integridade profissional e ética;

6.6. Observar e cumprir as diretrizes constantes no Termo de Referência – Anexo I do Pregão Eletrônico nº 50/2020 que faz parte deste Contrato independente de transcrição. 6.7. Arcar com adequação da base do motor e de sua instalação, caso o modelo ofertado não se encaixe na base já existente, conforme especificado no Termo de Referência.

6.8. Manter, durante todo o Contrato, compatibilidade com as obrigações assumidas, bem como todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

6.9. Assegurar ao CONTRATANTE o direito de fiscalizar, sustar, mandar refazer qualquer fornecimento que não esteja de acordo com as normas ou especificações técnicas, sem ônus para o CONTRATANTE, ficando certo que, em nenhuma hipótese a falta de fiscalização eximirá a CONTRATADA de suas responsabilidades;

6.10. Substituir e/ou corrigir, as suas expensas o objeto em desconformidade com o objeto deste Contrato, normas da ABNT, quando cabível, e outros regulamentos aplicáveis ao objeto do presente Contrato, sujeitando-se a CONTRATADA às penalidades constantes no Contrato; 6.11. Responsabilizar-se pela garantia da qualidade do objeto fornecido, ficando a seu encargo o controle e a fiscalização conforme as normas e as exigências legais;

6.12. Relatar ao CONTRATANTE toda e qualquer irregularidade observada em virtude do fornecimento e prestar prontamente todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo CONTRATANTE, sanando de imediato as falhas apontadas acerca da qualidade do objeto; 6.13. Responder por quaisquer danos ou prejuízos que venha, direta ou indiretamente, por sua culpa ou dolo, causar ao CONTRATANTE ou a terceiros, durante a execução do objeto, inclusive por atos praticados por seus funcionários, não excluindo ou reduzindo essa responsabilidade a ausência de fiscalização ou de acompanhamento pelo órgão interessado, na forma do art. 70, da Lei nº 8.666/93, e do art. 37, §6º, da Constituição Federal.

Cláusula Sétima

Da Responsabilidade do CONTRATANTE

7.1. Aplicar penalidades à CONTRATADA, nos termos das Cláusulas 14 e 15 deste Contrato, quando ocorrer descumprimento de quaisquer das condições nele estabelecidas.

7.2. Fiscalizar a execução do Contrato e caso haja o descumprimento de quaisquer das condições nele estabelecidas, aplicar penalidade à CONTRATADA, nos termos da Cláusula 14 e 15 deste Contrato.

7.3. Pagar a CONTRATADA, mediante dotação orçamentária própria, os preços estipulados neste Contrato, podendo o pagamento ser efetuado através de depósito na conta bancária que a CONTRATADA indicar ou através de boleto.

7.4. Prestar as informações e os esclarecimentos solicitados pela CONTRATADA para o fiel cumprimento das obrigações do Contrato;

7.5. Notificar à CONTRATADA, por escrito, a ocorrência de eventuais falhas ou imperfeições na execução do objeto, fixando prazo para sua correção e/ou substituição;

7.6. O CONTRATANTE se reserva no direito de não requisitar a quantidade de produto/Serviços especificado no item 1 – OBJETO deste Contrato, fato que não ensejará à CONTRATADA direito a exigibilidade na compra dos bens / execução dos serviços, nos quantitativos ofertados.

Cláusula Oitava

Dos Recursos Orçamentários:

8.1. As despesas decorrentes do presente Contrato correrão por conta da dotação orçamentária nº 175120072-1861/4490520000 (Ficha 75) do orçamento de 2020.

Cláusula Nona Do Valor Contratual:

9.1. Atribui-se ao presente Contrato o valor de R$__________(____________). Cláusula Décima

Da Rescisão Contratual:

10.1. A rescisão deste Contrato poderá ocorrer por ato unilateral do CONTRATANTE, nos casos previstos nos incisos I a XII e XVII, do artigo 78, da Lei Federal nº 8.666/93.

10.2. A CONTRATADA reconhece os direitos da CONTRATANTE em caso de rescisão administrativa, prevista no art. 77 da Lei Federal nº 8.666/93.

10.3. Independentemente de aviso, interpelação ou notificação judicial, nas hipóteses previstas no artigo 78 da Lei Federal 8.666/93, o Contrato será rescindido sem que a CONTRATADA, por isso, tenha direito a qualquer reclamação ou indenização.

Cláusula Décima Primeira Da Resolução do Contrato:

11.1. As condições resolutivas deste Contrato são: a) o integral cumprimento de seu objeto pelas partes:

b) o acordo formal entre as partes, nos termos em que dispõe o artigo 472, da Lei Federal nº 10.406/2002 – Código Civil Brasileiro.

Cláusula Décima Segunda Da Alteração Contratual:

12.1. Este Contrato poderá ser alterado unilateralmente pelo CONTRATANTE, conforme disposto no artigo 65, da Lei Federal nº 8.666/93.

Cláusula Décima Terceira

Da Fiscalização dos Serviços e do Contrato:

13.1. Nos termos do artigo 67 da Lei n.º 8.666/93, a fiscalização do objeto ficará a cargo da Comissão de Recebimento de Materiais nomeada pela Portaria nº 24 de 1º de junho de 2020 juntamente com o Setor de Manutenção Eletromecânica.

13.2. A Fiscalização terá plena autoridade para suspender, por motivos técnicos, disciplinares ou outros, o serviço/fornecimento total ou parcialmente, sempre que julgar conveniente.

13.3. A Fiscalização poderá exigir, de pleno direito, a qualquer momento, que sejam adotadas pela CONTRATADA, providências suplementares necessárias a boa execução dos serviços/fornecimento do objeto.

13.4. A CONTRATADA deverá manter permanentemente e colocar à disposição da Fiscalização, a qualquer tempo que o CONTRATANTE julgar necessário, os meios aptos a permitir a inspeção dos materiais, serviços, equipamentos, instrumentação, ferramental, inclusive informações e detalhes que permitam avaliar a perfeição, qualidade e características técnicas deste.

13.5. A fiscalização exercida pelo CONTRATANTE não exime a CONTRATADA das responsabilidades administrativas, civis ou criminais, em decorrências da execução dos serviços, perante a administração pública ou terceiros;

13.6. As solicitações, reclamações, exigências, observações e ocorrências relacionadas com a execução dos serviços/fornecimento do objeto, serão registradas pela fiscalização em relatórios apropriados e notificadas à CONTRATADA.

Cláusula Décima Quarta

Das Sanções Administrativas:

14.1. A CONTRATADA que, deixar de entregar documentação exigida no Contrato, apresentar documentação falsa, ensejar o retardamento da execução de seu objeto, não mantiver a proposta, falhar ou fraudar a execução do contrato, comportar-se de modo inidôneo, fizer declaração falsa ou cometer fraude fiscal, garantido o direito à ampla defesa, ficará impedida de licitar e de contratar com o Município, e será descredenciada no SICAF, pelo prazo de até 05 (cinco) anos, sem prejuízo das multas previstas abaixo e das demais cominações legais.

14.1.1. As penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.

14.1.2. Reputar-se-ão como ensejadores do retardamento da execução do objeto qualquer ação ou omissão da CONTRATADA que prejudique o bom andamento do Contrato;

14.1.3. Restará configurado o comportamento de modo inidôneo, a prática de atos direcionados a prejudicar o bom andamento do Contrato, tais como fraude, ação em conluio ou em desconformidade com a lei, prestação falsa de informações, apresentação de documentação com informações inverídicas, ou que contenha emenda ou rasura, destinados a prejudicar a veracidade de seu teor original.

14.1.4. Para as condutas descritas nesta Cláusula poderá incidir multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor da contratação, dependendo da gravidade da infração cometida sem prejuízo das demais cominações legais.

14.2. A CONTRATADA será sancionada com Advertência caso cometa infrações de menor potencial, sem prejuízo das multas cabíveis.

Cláusula Décima Quinta Da Penalidade de Multa:

15.1. A CONTRATADA ficará sujeita à advertência e multa nos seguintes casos, calculada da seguinte forma, variável de acordo com a gravidade dos casos a seguir:

a) Na hipótese da CONTRATADA não entregar o objeto no prazo estabelecido, caracterizar- se-á atraso, e será aplicada multa de 1% (um por cento) por dia, até o máximo de 5 % (cinco por cento) sobre o valor do Contrato. O CONTRATANTE a partir do 5º (quinto) dia de atraso poderá recusar o objeto, ocasião na qual será cobrada a multa relativa à recusa, sem prejuízo da multa diária por atraso.

a.1) O atraso superior ao estabelecido nesta alínea será tido como inexecução total, cabendo aplicação de multa de até 10% (dez por cento) sobre o valor global.

b) de até 10% (dez por cento) sobre o valor do Contrato, por infração a qualquer cláusula ou condição do Contrato e do Termo de Referência, aplicada em dobro na sua reincidência, independentemente das demais sanções cabíveis;

c) de até 10% (dez por cento) sobre o valor do Contrato caso seja entregue objeto em desconformidade com o especificado neste Contrato e Termo de Referência;

d) de até 10% (dez por cento) do valor do Contrato, pela recusa em corrigir ou substituir qualquer objeto rejeitado, caracterizando-se a recusa, caso a correção ou substituição não se efetivar nos 10 (dez) dias que se seguirem à data da comunicação formal da rejeição, independentemente das demais sanções cabíveis;

e) Será de até 5% (cinco por cento) do valor do Contrato caso seja entregue objeto de marca diversa da ofertada ou quantidade diversa do solicitado na Ordem de Fornecimento;

f) Será de até 10% (dez por cento), caso venha desistir da entrega do objeto, calculada a multa sobre o valor global do Contrato.

g) de até 10% (dez por cento) sobre o valor do Contrato no caso de sua rescisão por ato unilateral da administração, motivado por culpa da CONTRATADA, inclusive pelo descumprimento das obrigações e encargos sociais e trabalhistas, garantida defesa prévia, independentemente das demais sanções cabíveis.

h) Será de até 10 % (dez por cento) sobre o valor remanescente do Contrato no caso de inexecução parcial;

i) Será de até 10% (dez por cento), sobre o valor global do Contrato em caso de inexecução total.

15.1.1. São consideradas situações caracterizadoras de descumprimento total ou parcial das obrigações contratuais: Não atendimento às especificações técnicas previstas no termo de referência ou em contrato; Retardamento imotivado de fornecimento de bens/execução dos serviços de suas parcelas; Paralisação de fornecimento de bens/execução dos serviços, sem justa causa e prévia comunicação ao CONTRATANTE; Entrega/execução de mercadoria/serviços falsificada, furtada, deteriorada, danificada ou inadequada para o uso ou

em desconformidade, como se verdadeira ou perfeita fosse; Alteração de substância, qualidade ou quantidade da mercadoria fornecida/serviço executado.

15.1.2. O valor das multas aplicadas, após regular processo administrativo, será descontado do pagamento devido pelo CONTRATANTE à CONTRATADA. Se os valores não forem suficientes, a diferença deverá ser paga pela CONTRATADA no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis, a contar da aplicação da sanção, podendo a Administração cobrá-las judicialmente com os encargos correspondentes, caso necessário.

15.1.3. No caso de não recolhimento dos valores das multas porventura aplicadas, dentro de 5 (cinco) dias úteis a contar da data da intimação para o pagamento, a importância será descontada automaticamente ou ajuizada a dívida acrescida de juros moratórios de 0,5% ao mês.

15.1.4. As multas conforme o item 15.1 serão aplicadas a cada infração cometida. 15.1.5. Serão considerados motivos de força maior para isenção de multa:

a) Greve generalizada dos empregados da CONTRATADA;

b) Acidente que implique em retardamento na execução dos serviços sem culpa por parte da CONTRATADA;

c) Calamidade pública

15.2. Medidas Acautelatórias

15.2.1. Ocorrendo inadimplemento contratual, a Administração poderá reter de forma cautelar valor relativo a eventual multa a ser aplicada à CONTRATADA, com base no artigo 45 da Lei nº 9.784, de 1999.

Cláusula Décima Sexta Do Gestor do Contrato

16.1. O Gestor do Contrato será o Gerente de Tratamento de Esgoto e Laboratório indicado e designado por autoridade competente, com capacidade técnica e gerencial e, possuir obrigatoriedade, conhecimentos sobre o objeto da contratação, para acompanhar a execução de contratos e de outros instrumentos hábeis e promover as medidas necessárias ao alcance do seu objeto e no interesse da Administração;

16.2. Atribuições do Gestor do Contrato:

16.2.1. Zelar pela observância dos termos constantes do Edital, projeto básico, bem como dos contratos ou instrumentos hábeis de substituí-los, e seus eventuais aditamentos, de modo a garantir a qualidade dos produtos fornecidos e o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelas partes.

16.2.2. Coordenar a atividade do fiscal do contrato, solicitando-lhe todas as informações que entender necessárias e adotando as devidas providências para as questões que venha a tomar conhecimento;

16.2.2.1. Na falta do Fiscal de Contrato, o Gestor do Contrato assumirá as suas responsabilidades;

16.2.3. Manter registro de todas as ocorrências relacionadas com a execução do objeto contratado, inclusive o controle do saldo contratual;

16.2.4. Encaminhar para pagamento as faturas ou notas fiscais atestadas pelo Fiscal do Contrato;

16.2.5. Comunicar e justificar formalmente à unidade demandante quanto a necessidade de: a) alteração contratual, para melhor adequar seus termos, qualitativa ou quantitativamente, as necessidades do CONTRATANTE, em especial ao observar que o saldo contratual restante será insuficiente para atender as expectativas de utilização;

b) rescisão do instrumento de contrato, por perda do objeto ou conveniência da Administração, e

c) a necessidade de prorrogação contratual, com antecedência mínima de 02 (dois) meses, antes de seu vencimento, ou assim que for detectada a necessidade, em decorrência da inadequação ou insuficiência do atual para atender as expectativas do órgão ou em razão da impossibilidade de prorrogação do contrato, inclusive inabilitação da empresa que a impeça de contratar com a Administração;

16.2.6. Submeter ao Diretor Geral, para providências cabíveis, pleitos da contratada referentes a reajustes, repactuação e reequilíbrio econômico-financeiro;

16.2.7. Elaborar documento, quando solicitado, acerca da capacidade técnica de fornecedores, executantes de obras e prestadores de serviço e submetê-lo à Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Obras, quando for de sua competência, com vistas a expedição de atestados ou instrumento correlatos;

16.2.8. Notificar formalmente a Contratada quando forem constatados inadimplementos contratuais, para, dentro de um prazo razoável, elaborar manifestação e solução do problema; 16.2.9. Submeter os casos de inadimplementos contratuais à Autoridade Superior, mediante comunicação de ocorrência, sempre que, depois de notificada, a Contratada não apresentar solução satisfatória dentro do prazo, ou quando a frequência dos registros prejudique a consecução do objeto da contratação;

16.2.10. Coordenar pesquisas mercadológicas, a serem executadas pela Gerência de Compras ou Fiscal do Contrato, para verificar a economicidade dos preços praticados e atestar a compatibilidade com os preços de mercado, com vistas a monitorar periodicamente os custos de contratação, e apoiar, sempre que solicitado, prorrogações contratuais, repactuações, reajustes e reequilíbrios econômicos financeiros;

16.2.11. Encaminhar para conhecimento e providências da Gerência Superior vinculada, questões relevantes que por motivos técnicos ou legais justificáveis, não puder solucionar; 16.2.12. Formalizar todo e qualquer entendimento com a Contratada ou o seu preposto, assim como documentar por meio de Atas as reuniões realizadas com os mesmos;

16.3. A solicitação de que trata o subitem 16.2.10 deverá ser atendida no prazo máximo de 15 (quinze) dias antes do vencimento contratual;

16.4. As prorrogações e aditamentos somente poderão ser atendidas com autorização prévia e expressas do Diretor Geral.

Cláusula Décima Sétima

Dos Documentos que Integram deste Contrato:

17.1. Integram este Contrato, independente de transcrição, o Edital do Pregão Eletrônico nº 50/2020 e seus Anexos, bem como a proposta da CONTRATADA com os documentos que a integram.

17.1.1. Todas as especificações e condições constantes no Termo de Referência - Anexo I do Edital do Pregão Eletrônico nº 50/2020 devem ser observadas e seguidas independente de estarem ou não transcritas neste Contrato.

Cláusula Décima Oitava Da Fundamentação Legal:

18.1. O presente Contrato é celebrado com base no Decreto Municipal nº 7.011/19, na Lei Federal nº 10.520/02, na Lei Federal nº 8.666/93 acompanhada de suas alterações posteriores, na Lei Complementar 123/06 e alterações posteriores, sendo vinculado ao Edital do Pregão Eletrônico nº 50/2020, proposta apresentada pela CONTRATADA e pelos preceitos de Direito Público, aplicando-se, supletivamente, os princípios da Teoria Geral dos Contratos e as disposições de Direito Privado.

Cláusula Décima Nona Do Foro:

19.1. Fica eleito o Foro da Comarca de Itaúna/MG, para dirimir as eventuais dúvidas e demandas que surgirem na execução deste Contrato, com renúncia expressa de qualquer

Documentos relacionados