• Nenhum resultado encontrado

ESTILOS DE USO EM SISTEMAS LINUX

Relembrando da analogia ao almoço, sabemos agora o que pode ir ao nosso prato, portanto, podemos analisar de que maneira queremos nosso almoço, ou melhor, que Linux nós queremos.

Podemos ter um sistema feito para funcionar em total concordância com um determinado ambiente, para quem busca praticidade de uso, devendo tomar ci- ência de que outras alternativas para remanejamentos ou customizações são mais difíceis ou não se fazem presentes. Basicamente, ele será do início ao fim desta forma como adquirimos, mas se estamos certos que nossa opção de ambiente e sis- tema é esta, não tendo pretensão de mudá-la em um futuro, essa é a escolha mais proveitosa e sensata. Também é ótimo para quem está começando: se você nunca fez um almoço ou mesmo foi em um restaurante, é melhor escolher algo já pronto, depois de ir degustando, você terá opiniões para as próximas oportunidades.

Contudo, se queremos algumas opções de escolha, variações nos ambi- entes, mas sem ter que encaixar tudo por conta própria, temos aqui o estilo de uso encontrado na maior parte dos sistemas Linux. Podemos começar com um ambiente e posteriormente adicionar outros, ficando com mais de um ou escolhendo aquele que, por fim, julgamos como melhor para nosso uso. No self-service não somos nós

que preparamos a comida, mas somos totalmente livres para pôr em nosso prato o que estiver disponível.

E finalmente, temos a opção onde podemos poupar recursos, ficando com somente aquilo que queremos, ao custo de mais tempo e um certo conhecimento para o manuseio. Essa é a opção para usuários avançados que já sabem o que que- rem e como proceder. Para quem já tem uma certa noção e deseja aprender, esse também é o melhor caminho. Colocar a mão na massa é uma tarefa árdua, gasta mais tempo, mas temos a certeza de um maior controle sobre os custos, bem como o total selecionamento sobre o que queremos em nosso sistema. Com o conheci- mento do que devemos fazer, podemos tirar melhor proveito do fruto do nosso traba- lho.

É comum também uma distro ter mais de uma forma de utilização e estar em mais de uma das 3 categorias citadas. Vale ressaltar que esses estilos de uso são apenas referências para auxiliar quem está tendo um primeiro contato. Uma dis- tribuição não segue um estilo veementemente como regra. Nós podemos usar as distros que são voltadas para a facilidade de uso de forma avançada, utilizando par- cialmente ou totalmente a linha de comando e configurar o sistema pela edição de arquivos em formato de texto. Existem ferramentas que facilitam o uso de distribui- ções que exigem mais dos usuários, tornando-as nesse aspecto, semelhantes as distribuições com o foco em compreensibilidade. Embora esses não sejam os usos mais comuns, são exemplos de que a determinação do estilo está também nas mãos de quem vai utilizar as ferramentas do sistema. Cabe a nós, como usuários, conhe- cermos nosso estilo de uso que pode ser obtido, basicamente, com a união das nos- sas necessidades e gostos pessoais, para assim aproveitarmos melhor o que a famí- lia de softwares Linux nos oferece.

5 CONCLUSÕES E TRABALHOS FUTUROS

Podemos coligir alguns dos conceitos importantes em torno de Sistemas Linux. Entendemos o que é o kernel, o porquê de sua importância na história do Li- nux e seu contínuo desenvolvimento, sendo um dos maiores exemplos de potencial oriundo do universo de softwares livres. Analisamos um pouco da estrutura e funcio- namento deste núcleo. Outrora criado com pouco mais de 10 mil linhas de código, a sua evolução permitiu que atualmente ele atingisse acima de 20 milhões de linhas de código. O kernel é um elemento importante, não só para um usuário de uma dis- tro, sendo mais pertinente para empresas e instituições que dependem do seu funci- onamento correto no cotidiano. Esse tipo de público são atraídos por pontos impor- tantes como a estabilidade e seguridade do sistema, impactando no desenvolvimen- to constante do kernel, consequentemente providenciando diversas atualizações de segurança.

Distribuições Linux costumam focar em um ou mais tipos de uso, dentre eles temos: segurança, performance, inovações, user friendly (termo em inglês com significado de ser amigável ao usuário), dentre outros.

Algumas distribuições possuem uma comunidade ativa que costuma com- partilhar e atender (em certos casos) situações de uso do sistema. Para quem está dando os seus primeiros passos no Linux, pode se ver com dificuldades em determi- nadas ocasiões e este é um ponto importante, uma vez que experiências de usuá- rios contribuem para o auxílio de outros.

A quantidade de pacotes possuídas por uma distro deve atender, no míni- mo, as necessidades mais básicas dos usuários. Quem procura aplicações de uso mais específico, pode não ser atendido de antemão se a distribuição possui poucos pacotes. Do contrário, compilar e instalar diretamente do código fonte pode ser uma opção, inclusive observamos distros que possuem um foco voltado para este tipo de utilização. Contudo, este não é um caminho corriqueiro, principalmente para quem é iniciante em Sistemas Linux.

Uma boa documentação é algo a ser valorizado em uma distro, já que esta vai ser a referência utilizada uma vez que pensemos em algo como um “manual de instruções”. Do mesmo modo que uma comunidade ativa é importante para o nova-

to, uma boa documentação também é. Na verdade uma boa documentação é um ponto bem quisto por todo tipo de usuário, pois, esta será uma das primeiras orien- tações na utilização do sistema.

Para quem possui um tipo mais específico de hardware, como uma má- quina muito antiga ou arquiteturas de computadores menos convencionais, como as de dispositivos embarcados, utilizar uma distribuição que atenda esse tipo de com- putador é algo essencial ou se tornaria inviável a utilização do Sistema Linux. Nor- malmente as distribuições possuem duas versões uma para arquiteturas x86 (32 bits) e outra para x86_64 (64 bits), algumas contemplam hardwares mais específicos como os da arquitetura ARM (Advanced RISC Machine – arquitetura de processador presente, em sua maior parte, em dispositivos embarcados).

De todo modo, podemos ver que usuários podem se servir tendo em vista o vasto cardápio do mundo GNU/Linux. Observamos que muitas são as distros que atendem usuários iniciantes, com ferramentas e utilitários facilitando a sua instalação bem como a utilização do sistema. Em outra via, temos algumas distros aonde re- cursos gráficos costumam ser economizados, mantidos quando possível em modo texto, para o ganho de desempenho e não ferir certos princípios comuns na compu- tação (como observamos no princípio K.I.S.S, manter as coisas simples e funcionais em assimetria a aplicações mais “estéticas” que por vezes são carregadas interna- mente de uma complexidade desnecessária, deixando assim os processos mais len- tos).

Em nossas mãos temos o controle do que vamos utilizar, já observamos isso no âmbito da interface gráfica, a customização costuma ser um dos pontos cha- ves em boa parte das distros populares. Em contra partida, temos algumas distribui- ções que são especialmente montadas com um ambiente específico e um conjunto de softwares voltados para um tipo de usuário. Porém, as personalizações dentro de um ambiente são habitualmente universais a todas as distros (escolha de temas, ícones, mudar o posicionamento ou adicionar objetos e utilitários, dentre outras alte- rações).

Diante disso, perfazemos o conteúdo apresentado reportando ao Linux como uma espécie de guia aos novatos e interessados. Podemos obter aprofunda- mentos em questões de personalizações de distribuições e ambientes desktop de forma difundida na internet, não obstante o conteúdo interno do sistema ainda care-

ce de um material sólido e atualizado aqui em terras tupiniquins. Perante a relevân- cia do kernel Linux, o núcleo de sistema mais famoso do mundo, almejo dar conti- nuidade futuramente a esse trabalho dissecando o assunto de uma forma mais téc- nica figurando os elementos específicos do kernel e os sistemas que dele se benefi- ciam.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. CAMPOS, Augusto. O que é Linux. <http://br-linux.org/faq-linux> Acesso em 10 set. 2016

2. MORIMOTO, Carlos. Linux, Guia Prático - Introdução: Uma breve história

do Linux. <http://www.hardware.com.br/livros/linux/introducao-uma-breve-

historia-linux.html> Acesso em 12 out. 2016.

3. <http://distrowatch.com/dwres.php?resource=major> Acesso em 22 out. 2016. 4. <http://www.diolinux.com.br/2015/10/30-grandes-empresas-que-usam-

linux.html> Acesso em 13 nov. 2016.

5. FERREIRA, Ricardo. Muito além do kernel – conheça todos os elementos

que formam a estrutura do sistema Linux. <http://www.linuxdescomplicado.com.br/2016/09/muito-alem-do-kernel- conheca-todos-os-elementos-que-formam-a-estrutura-do-sistema-linux.html> Acesso em 15 nov. 2016. 6. <https://www.oficinadanet.com.br/post/13858-o-que-e-kernel> Acesso em 01 dez. 2016. 7. <http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-lpic1-v3-101-2/index.html> Acesso em 01 dez. 2016. 8. <http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-linuxboot/index.html> Acesso em 01 dez. 2016. 9. <https://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-linux-kernel/> Acesso em 03 dez. 2016.

10. <http://www.tldp.org/LDP/tlk/> Acesso em 03 dez. 2016.

11. <https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-Kernel-Linux?pagina=1> Acesso em 03 dez. 2016.

12. <https://www.kernel.org/category/releases.html> Acesso em 03 dez. 2016 13. <https://www.vivaolinux.com.br/artigo/O-Kernel-Linux?pagina=3> Acesso em

14. <https://elias.praciano.com/2015/12/conheca-as-diferentes-categorias-do- kernel-linux/> Acesso em 03 dez. 2016.

Documentos relacionados