• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 – Revisão da Literatura

2.1 Estratégia da Pesquisa Bibliográfica

Tal como refere Webster e Watson [2002], uma revisão de literatura de qualidade é completa e centra-se nos conceitos. Por isso, a pesquisa bibliográfica realizada foi centrada nos conceitos que foram definidos como chave para este projecto. Aqueles autores definem que o material bibliográfico deve ser obtido através dos seguintes passos:

1. Artigos relevantes no tópico em questão;

2. Go backward: referências contidas nesses artigos que possam ser relevantes; 3. Go forward: artigos que citam os artigos considerados relevantes no passo 1. A pesquisa efectuada neste projecto de dissertação seguiu estas indicações. No passo 1 foram cedidas pelo orientador as referências base de pesquisa, nas quais se encontram os artigos: Baskerville [1992], Baskerville [1993], Jürgens [2002], Jürgens [2005], Siponen [2001], Siponen [2005] e Tryfonas [2007]. A partir destes artigos base foram conduzidos os passos 2 e 3. No entanto, dado que as referências base apenas providenciavam um bom material de apoio para o estudo e comparação dos métodos de DSIS, houve necessidade de complementar estas referências com estudos que abarcassem e comparassem os métodos de DSI, dada a relevância que possuem tais análises para o estudo em questão. Numa pesquisa efectuada na Bilioteca Pública de Guimarães (Universidade do Minho), foram encontradas duas referências em suporte fisico que complementam esta lista: o trabalho produzido por Avison e Fitzgerald [2003] e o trabalho desenvolvido por Hirscheim et al. [1995].

Desde logo, estas referências base forneceram o ponto de partida para a reflexão sobre os conceitos chave do projecto de dissertação. Porém, para um dos conceitos chave (o conceito ‘comensurabilidade’) foi necessário pesquisar mais a fundo, dado que as referências base não providenciavam material de investigação adequado ao conceito em questão. O termo foi introduzido na sua versão em inglês (commensurability) nas principais plataformas online de apoio à investigação, nomeadamente na Web of Science, Scopus, Biblioteca do Conhecimento Online (B-On), RepositoriUM e no Google Scholar. Como resultado, foram identificados dez artigos relevantes: Agazzi [1985], Boghossian [2005], Costa e Rodrigues [2005], Davidson [1967], Davidson [2001], Filho [2000], Haag e Othero [2010], Kuhn [1982], Lepore e Ludwig [2011] e Miranda [2008]. A relevância destes artigos foi aferida através da leitura dos seus abstract. Aqueles que referissem a comensurabilidade ou a incomensurabilidade de forma explícita foram considerados.

Em relação ao conceito ‘Desenvolvimento de Sistemas de Informação’ e, dado que o autor do presente relatório teve uma Unidade Curricular durante o seu percurso académico que é relevante para a definição e compreensão desse conceito chave, a bibliografia dessa mesma Unidade Curricular tornou-se um recurso de pesquisa importante. Assim, através dessa bibliografia identificaram-se os seguintes artigos: Carvalho [1996], Carvalho [1998], Carvalho et al. [2010] e Morais e Carvalho [2000].

Numa fase posterior, o orientador forneceu os seguintes artigos extra: Lapke et al. [2007, Siponen [2004], Siponen [2006] e Siponen et al. [2006]. Estes documentos não foram considerados referências base, dado consubstanciarem um complemento à pesquisa bibliográfica.

Tal como sugerido no passo 2 (cf. Webster e Watson [2002]), após a análise de todas estas referências base, foram consideradas relevantes vinte e cinco citações que providenciavam e incrementavam a lista de referências analisadas no passo 1. No entanto, destas vinte e cinco citações, apenas se encontraram onze, devido à indisponibilidade de acesso gratuito da maior parte das referências consideradas relevantes. Isto acontece porque apesar de existirem protocolos entre a Universidade do Minho, Ministério da Ciencia e da Tecnologia e diversos repositórios científicos, esses protocolos não abrangem todas as bases de dados desses mesmos locais de pesquisa científica online, impossibilitando o estudo em pormenor de todas essas referências consideradas relevantes. Os onze artigos referidos tiveram origem digital: Dhillon e Backhouse [2001], Hirchheim e Klein [1989], Hirchheim et al. [1996], Iivari e

Hirchheim [1996], Iivari et al. [1998], Iivari et al. [2000], Niiniluoto [1999], Saltzer e Schroeder [1975], Schneider [1999], Straub e Carlson [1989], Walsham [1995] e Wand e Weber [1990]. Estes artigos foram encontrados através de pesquisas efectuadas nos seguintes repositórios: Google Scholar, Wiley Online Library, ACM Digital Library, Science Direct, Web of Knowledge, Palgrave Journals (EJIS) e JSTOR.

O terceiro e último passo referenciado por Webster e Watson [2002] como sendo importante para conduzir a uma revisão de literatura de qualidade prende-se com a análise dos artigos que posteriormente referenciaram os artigos (chama-se a este processo de pesquisa Cited References Search) que foram considerados como base para o projecto. Entre as plataformas que permitem efectuar este tipo de pesquisa bibliográfica, recorreu-se à Web of Knowledge e ao Scopus. Ambas foram utilizadas na pesquisa, produzindo resultados diferentes. Caso os resultados confirmassem uma soma de referências extensiva, era feita uma filtragem nas referidas plataformas de pesquisa por relevância. A análise do subconjunto de resultados da pesquisa foi feita pela seguinte ordem: 1 – Revisão do abstract do artigo; 2 – Caso o abstract fosse considerado relevante para a análise o artigo era incluído na bibliografia.

Após esta análise ter sido efectuada, foram encontradas mais nove referências a incluir na bibliografia: Bielkowicz et al. [2002], Eichler et al. [2012], Lee et al. [2002], Mellado et al. [2006a], Mellado et al [2006b], Mellado et al. [2008], Siponen e Heikka [2007], White e Dhillon [2005] e Zafar [2012]. Para além destas a pesquisa também retornou referências que já haviam sido incluídas na bibliografia, principalmente as referências base que se referenciam umas às outras.

Por último, e atendendo à abordagem metodológica considerada para este estudo, foi incluída uma referência que teve origem na Bilioteca Pública de Guimarães (Universidade do Minho) e que foi estudada para permitir um conhecimento mais aprofundado sobre via metodológica seleccionada para levar a cabo o estudo em questão. O livro de Rubin e Chisnell [2005] foi recomendado pelo orientador.

Durante a escrita do presente capítulo de Revisão da Literatura foram consideradas mais referências que foram incluídas durante o estudo à medida que houve necessidade de compreender melhor certos conceitos e de os explicitar. Tais referências foram: Amaral [1994], Amaral [2005], Carvalho [2002], Carvalho [2013a], Carvalho [2013b], Coelho [2003], Dhillon e Backhouse [2000], Polónia [2009], de Sá-Soares [2009], de Sá-Soares [2005], de Sá-Soares

[2013a], de Sá-Soares [2013b], de Sá-Soares [2013c], Santos [2012] e Teixeira e de Sá-Soares [2013].

Após se explanar a estratégia de pesquisa bibliográfica, as secções seguintes deste documento pretendem apresentar e discutir os conceitos basilares associados à realização deste estudo. Desta forma a secção seguinte deste capítulo diz respeito à ‘comensurabilidade’. Será apresentado o conceito, a forma como evoluiu na literatura, os diversos entendimentos que os diversos autores têm sobre o mesmo e a forma como o conceito pode ser utilizado e qual o seu significado para os SI principalmente no que diz respeito aos métodos estudados.