• Nenhum resultado encontrado

5.2 · Estratégia de reestruturação da informação e rotulagem dos links

As soluções procuradas para os problemas de usabilidade do sítio foram orientadas para a melhoria de usabilidade de algumas das tarefas (locali- zar documento, localizar e-mail de laboratório, conhecer instalações) testadas no sítio real. A tarefa de localização de condições de acesso a cursos não foi considerada, dado esta não ter suscitado qualquer problema durante os testes.

As questões de estrutura e navegação levantadas pelos testes de usabi- lidade foram abordadas através da criação do sistema de organização dos links e de estruturação da informação, de acordo com o esquema proposto na figura 5.4.

A estruturação de links contempla também o seu cruzamento, isto é, a possibilidade de uma página poder ser acedida por mais de uma via, como são exemplo os “Serviços Académicos”, também acessível através de “Serviços e Recursos”, ou “Visita Virtual”, disponível através de links colocados em pági- nas relacionadas.

Contudo, a estratégia de cruzamento de links deverá ser empregue em todas as situações onde possa antever-se benefício para os utilizadores, e não só nos cenários de utilização exemplificados atrás. A figura 5.4 ilustra este critério, aplicado com detalhe à “Visita Virtual”.

Para todos os casos, a maquete seguiu a orientação de sublinhar os links de texto, de modo a eliminar a confusão provocada aos visitantes pela duplicidade de critérios existente no sítio actual. As decisões de design para os casos da homepage e das páginas de nível 2 são descriminadas adiante.

5.2.1 · Reestruturação da Homepage

A estrutura da homepage foi concebida de modo a ser “elástica”, podendo os seus conteúdos adaptar-se a diversas dimensões e resoluções de monitores. Assim, propôs-se um sistema de tabelas contendo uma secção rígida onde estão alojados os links principais, a fotografia e os elementos de identida- de institucional adjacentes. As restantes secções do sistema são adaptáveis por meio do ajustamento dos conteúdos às dimensões da janela onde se apresen- tam.

Nesta proposta de remodelação da homepage do sítio IPB, para além de se solucionarem aspectos de visibilidade e de rotulação de links, seguiu-se tam- bém a estratégia de os agrupar segundo alguns critérios correspondentes a inte- resses do público-alvo que pretendem diferenciá-los no espaço da homepage. A opção seguida foi a criação de três áreas principais de links, intituladas explici- tamente: “Explorando o Politécnico”, “Pontos de Encontro” e ”Alunos”. O res- tante espaço é dedicado à identidade do IPB e à integração de informação volá- til, como notícias e imagens, estas últimas pretendendo reflectir os aspectos sociais e académicos da vida do IPB (figura 5.5).

No lado esquerdo da página, a área “Explorando o Politécnico” contém a maior parte dos links da homepage, categorizados e agrupados de forma a cor- responder, por um lado, à abrangência dos vários públicos-alvo a satisfazer, e também à necessidade de estruturar a homepage sem a tornar longa na vertical, evitando apresentar informação importante “abaixo da dobra” mesmo em écrans de baixa resolução. O lado direito é reservado para inclusão de links temporários e sinopses de notícias relativas à vida académica.

Na área “Pontos de Encontro” encontram-se as caixas de busca dos motores de pesquisa internos, bem como o link para o mapa do sítio.

Na área intitulada “Alunos” estão contidos links de interesse específico para este público-alvo, com acesso directo a partes do sítio como “Webmail”, “Serviços Académicos”, “Associações” e “Calendário”.

Figura 5.5 – Homepage da maquete.

No caso específico das caixas de busca, é oportuno registar a existência de directrizes de usabilidade antagónicas, referentes à apresentação destes dois dispositivos de aparência semelhante, mas com acções diferentes (Nielsen, 2003a; Tognazzini, 1990). Uma dessas directrizes aconselha a presença de uma caixa específica de busca de contactos do pessoal da organização, no mínimo em lugar de destaque na homepage, obedecendo ao princípio de facultar formas de acelerar acções frequentes. Contudo, outra directriz de usabilidade desacon- selha a utilização de múltiplas caixas de busca, devido aos efeitos de confusão que pode causar nos utilizadores.

A caixa única permite cumprir o princípio da consistência, o qual pre- coniza que acções idênticas devem ter resultados idênticos, princípio que é con- trariado num design envolvendo duas caixas, pelos efeitos diferentes que se obtêm conforme a caixa que seja accionada. Cumpre também o princípio da simplicidade, segundo o qual menos comandos representam também menos probabilidades de confusão para o utilizador (Nielsen, 2003a).

Existe portanto um conflito entre duas directrizes de usabilidade. Neste caso, considerada a implementação de busca existente no sítio do IPB e a eleva- da criticalidade do problema verificado na localização de listas internas de con-

tactos, optou-se por inserir ambas as caixas pré-legendadas com a indicação dos tipos de pesquisa que lhes estão atribuídos, contando com a realização de testes de usabilidade que permitam aferir a validade da decisão, na perspectiva de encontrar uma solução centrada no benefício dos utilizadores.

5.2.2 · Reestruturação das páginas de nível 2

O design das páginas de nível 2 orientou-se para a utilização da maior parte do espaço para albergar os diferentes conteúdos, permitindo a sua adap- tação e visualização em monitores de diferentes dimensões e resoluções. Tam- bém nestas páginas se optou pelo design de página “elástica” por meio de uma estrutura de tabelas, conservando uma área rígida que acomoda a identidade corporativa, idêntica em todas as páginas, os links e a bandeira contendo o títu- lo da página em questão (figura 5.6).

A barra púrpura vertical contém links gráficos que permitem aceder às áreas consideradas prioritárias, tais como a homepage, acessível clicando em qualquer dos elementos de identidade corporativa, e as áreas “Alunos” e “Pon- tos de Encontro”, clicando no texto respectivo.

A propósito do link “Pontos de Encontro”, deve mencionar-se que a sua existência se integra na estratégia de solucionar o problema de usabilidade mais crítico e beneficiar os utilizadores do sítio com possibilidades de acesso cruzado a ferramentas-chave de navegação.

Assim, embora as caixas de busca estejam presentes na homepage, encontram-se também numa das páginas deste nível, reservada para as duas caixas de busca, acessível através do referido link gráfico, presente em todas as páginas.

5.3 · Possibilidades de enriquecimento com conteúdos