• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODOS

3.4 A ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO – VAMOS

A estratégia VAMOS foi pautada em pressupostos da Teoria Sociocognitiva (BANDURA, 1986). Trata-se de uma intervenção educativa de promoção da saúde que objetiva, a partir de construções coletivas, auxiliar as pessoas a adotarem e manterem modos de vida saudáveis. Os principais constructos teóricos de comportamento tratados no decorrer dos encontros são: aumento da autoeficácia e da motivação, estabelecimento de metas, automonitoramento, identificação de apoio social e desenvolvimento de soluções para barreiras identificadas. Além disso, um dos encontros buscou desenvolver estratégias para o controle do estresse.

Os encontros aconteceram em uma quadra esportiva anexa ao polo do PAS pertencente ao GI. Foram conduzidos em forma de rodas de conversa, que consiste em um método de participação coletiva de debate acerca de determinada temática em que é possível dialogar com os participantes, que se expressam e escutam seus pares e a si mesmos por meio do exercício reflexivo. Um dos seus objetivos é socializar saberes e possibilitar a troca de experiências, de conversas, de divulgação e de conhecimentos entre os envolvidos, na perspectiva de construir e reconstruir novos conhecimentos sobre a temática proposta (MOURA; LIMA, 2014), utilizando o material didático como base. Em alguns encontros também foram desenvolvidas atividades práticas, de acordo com o conteúdo abordado (ex: dinâmicas de grupo, massagens, alongamentos e pequena caminhada).

Os encontros da estratégia VAMOS foram mediados por uma única profissional de Educação Física (pesquisadora, autora do presente trabalho), previamente treinada, e apoiada por uma Nutricionista, estudantes de nutrição da UFMG e profissionais e estagiários de Educação Física do polo, todos devidamente orientados. Os profissionais e estagiários de Educação Física do PAS auxiliaram na divulgação da intervenção, realização do convite aos usuários, fornecimento de informações de planilha dos usuários e na avaliação da implementação dos encontros. Os estudantes de nutrição colaboraram na organização do espaço físico e na avaliação da implementação; e a Nutricionista no esclarecimento de dúvidas específicas relacionadas à alimentação e nutrição.

Para atender a todos os usuários interessados em participar da estratégia VAMOS foram organizadas oito turmas, conforme dias e horários do Quadro 5. O número de participantes por turma variou de 10 a 20 pessoas.

Quadro 5. Organização semanal de turmas da estratégia VAMOS. Belo Horizonte, 2015.

Terça-feira Quarta-feira Sexta-feira

7:30 – 8:30 7:00 – 8:00 7:00 – 8:00

8:00 – 9:00 8:00 – 9:00 9:00 – 10:00 9:00 – 10:00

10:00 – 11:00 A intervenção foi oferecida uma vez por semana, durante 12 semanas a cada uma das turmas. A escolha pela turma foi realizada, individualmente, por cada participante, sendo estimulados a participarem dos encontros da estratégia VAMOS em dias e/ou horários distintos de suas atividades no PAS ou a realizarem reposição da prática de exercícios físicos.

Em cada um dos encontros, um capítulo do material didático foi abordado. Para auxiliar na interação dos participantes com o material didático, foi criada uma família, denominada “Família VAMOS” que, no decorrer dos capítulos interagiam com o leitor (Figura 4).

Figura 4. Exemplo de interação “Família VAMOS” com o usuário do material didático.

No quadro 6, estão apresentados os títulos e os temas de cada um dos encontros. No apêndice F, há um capítulo do material didático na íntegra.

Quadro 6. Temas e objetivos abordados nos encontros da estratégia VAMOS.

Encontro Capítulos Objetivos

1 Introdução - Apresentar ao usuário a estratégia VAMOS e o material didático

2 VAMOS

preparar?

- Recordar mudanças anteriormente realizadas

- Compreender conceitos de atividade e exercício físico e, alimentação adequada e saudável

- Identificar a disponibilidade para mudança e benefícios de uma vida saudável

3 VAMOS saber

mais sobre

alimentação saudável?

- Aprofundar o conhecimento sobre alimentação saudável e como pode ser incorporada à rotina

4 VAMOS decidir e

praticar?

- Refletir sobre como se gasta o tempo e estratégias para transformar a inatividade física

- Compreender diferentes intensidades de atividade física

- Elaborar plano de atividade física e de automonitoramento

5 VAMOS superar

desafios?

- Identificar obstáculos para uma alimentação adequada e saudável e uma vida mais ativa - Refletir soluções para estes obstáculos

6 VAMOS

estabelecer metas?

- Estabelecer metas de atividade física e alimentação

- Planejar o automonitoramento - Estabelecer mensagens positivas para alcançar metas

7 VAMOS reunir

apoio e ir passo a passo?

- Identificar as principais fontes de apoio - Revisar o plano de atividade física

- Conhecer o contador de passos (pedômetro) 8 VAMOS ganhar - Avaliar o progresso

confiança e

revisar os

objetivos?

- Restabelecer metas para a alimentação - Conscientizar sobre a importância de ter confiança nas ações

- Aprender exercícios de alongamento e a sua importância

9 VAMOS

enfrentar os obstáculos?

- Reconhecer obstáculos para mudar a prática de atividade física e a alimentação

- Conscientizar sobre importância de se preparar para situações de risco

- Conhecer atividades de fortalecimento muscular

10 VAMOS desfazer

o estresse?

- Identificar situações de estresse - Aprender técnicas para reduzir estresse - Aprender técnicas para administrar o tempo

11 VAMOS

encontrar novas oportunidades para ter uma vida saudável?

- Identificar opções para ser ativo fisicamente - Identificar formas para ter uma alimentação mais saudável

12 VAMOS realizar

mudanças duradouras?

- Comemorar as mudanças alcançadas - Identificar estratégias que funcionam - Refletir sobre formas de solucionar problemas

- Estabelecer compromisso para a manutenção dos novos hábitos

O material da estratégia VAMOS foi organizado em livretos em capítulos independentes, e entregue a cada encontro a todos os participantes. O material didático tinha incluso: 12 capítulos que abordavam diferentes temáticas (Quadro 6); e o apêndice, que apresentava atividades e informações complementares aos encontros. Além disso, no sexto encontro, todos os participantes receberam um pedômetro (contador de passos) a ser utilizado no automonitoramento e motivação para a AF.

Documentos relacionados