• Nenhum resultado encontrado

Q. EAL Escrita

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.1. Estratégias de aprendizagem

Nesta seção, apresento as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos alunos, através dos resultados do Inventário de Estratégias de Aprendizagem de Língua Inglesa (OXFORD, 1990). Discuto, ainda, sobre a influência da aplicação de tal inventário nas aulas de LI, dados que foram gerados através de discussão sobre os resultados desse inventário, seguidos de aplicação de um questionário aberto a respeito do SILL.

4.1.1. Estratégias de aprendizagem de língua inglesa – SILL

Os resultados da aplicação do SILL (OXFORD, 1990) sugerem que a maioria dos participantes apresenta um perfil de usuário médio de EALs, como é possível perceber no Gráfico 1:

44

Gráfico 1: Resultados da aplicação do SILL (Oxford, 1990) (Resultado em porcentagem)

De acordo com os resultados, os participantes apresentam alta utilização de EALs metacognitivas, que auxiliam na organização e avaliação da aprendizagem, não havendo baixo uso de tais estratégias. Apresentaram, ainda, baixo uso de EALs sociais e de compensação, enquanto mostraram fazer uso de nível médio de estratégias afetivas e cognitivas.

Os resultados obtidos através do SILL foram expostos e debatidos com os participantes, que responderam a outro questionário (aberto) sobre os resultados. Sete (07) deles afirmaram concordar com os resultados.

Eu concordo com os resultados porque é compatível com minha realidade. (I agree with the results because they are compatible with my reality, they are compatible with the facts.) (Lúcia)

Sim, porque eu descobri que os resultados são sobre mim e sobre o que eu faço. (Yes, because I discover that these results are about me and what I do.) (Mariana)

A prática de discussão dos resultados com os participantes da pesquisa é importante, uma vez que esse é um espaço para a reflexão de seu papel enquanto atores sociais que atuam no contexto de ensino e aprendizagem. É um momento de possível mudança de postura. A mente humana é muito

45

complexa e a sala de aula é, por natureza, heterogênea. Esses fatores podem causar divergência de comportamento e crenças. É nesse momento de discussão que o aprendiz pode se conscientizar da necessidade de uma postura crítico-reflexiva em relação a seu processo de aprendizagem. A perspectiva atual da LA prega essa formação do indivíduo voltada para a reflexão sobre o seu papel de aprendiz.

É interessante ressaltar as diferentes perspectivas dos participantes em relação ao questionário. Três afirmaram não concordar com os resultados do SILL:

Não, eu não concordo com os resultados porque eles não são exatamente o que acontecem com minhas estratégias de aprendizagem de inglês. (No, I don‟t agree with these because they were not exactly what happen with my learning English strategies). (Caio)

Não, eu acho que é muito subjetivo avaliar alguém por meio de questionário. Eu deveria conhecer as estratégias antes de responder. (No, I think it is very subjective to evaluate someone for one questionnaire. I should know the strategies they used to answer this question.) (Michel)

Eu não concordo com os resultados, porque as estimativas são menores que as médias reais. Eu acho que o questionário é um bom instrumento para fazer uma reflexão sobre minha aprendizagem de inglês. (I don‟t agree with the results, because it estimatives gets less than the mediums reals. I think that the questionnaire is a good instrument to do a reflexion about the my learning of English.) (Jorge)

Caio afirma que o questionário não reflete o que realmente acontece em seu processo de aprendizagem, já que as afirmativas não condizem com sua realidade. Michel, por sua vez, critica o fato de se avaliar uma pessoa por meio de questionários. Afirma, ainda, que seria necessário que os participantes conhecessem as estratégias mencionadas no questionário antes de respondê- lo. Por fim, Jorge afirma que o questionário é apenas uma estimativa e não se assemelha à realidade; porém, serve de instrumento de estímulo à reflexão. Isso é perceptível também nos excertos a seguir:

Eu acho que este questionário é muito importante para mim porque eu pude refletir sobre estratégias de aprendizagem de línguas.

(I think these questionnaire is very important mainly for me because I did can think about language learning strategies.) (Mariana)

46

Eu acho que este questionário mudou muito minha opinião sobre estratégias de aprendizagem de inglês, porque agora eu posso ver onde tenho mais dificuldades e posso tentar melhorá-las. Depois de responder a esse questionário eu tenho tentado melhorar meus pontos fracos em inglês, principalmente a escuta, a fala e a escrita em inglês, que são as mais difíceis para mim.

(I think these questionnaire change very much my opinion about English learning strategies, because I did can see where are my difficults and I try improve it. After that I answer these questionnaire I am to try improve my difficulties in English, mainly with listening, speaking and written in English that are for me more hard.) (Cristiane)

Nesses excertos percebe-se que os alunos reconhecem o valor do questionário como uma forma de reflexão sobre seu processo de aprendizagem de línguas. Tal questionário pode ter influenciado sua mudança de posicionamento. Eles relataram ter mudado de opinião em relação ao uso de EALs, como ilustram os seguintes excertos:

Eu nunca havia refletido sobre estratégias de aprendizagem de línguas, mas a partir dos resultados eu acredito que vou passar a usá-las.

(I never believed in language learning strategies, but with these results [rights], I believe that to start to use the strategies.) (Lucia)

Eu descobri que existem algumas maneiras para aprender uma língua.

(I discovered that exist some ways of strategy for language learning.) (Erica)

A aplicação do questionário SILL foi importante para traçar um perfil dos participantes enquanto usuários de EALs no geral, para que fosse traçado o esquema de intervenção que seria adotado neste trabalho. Além disso, aplicar o SILL, conforme sugerido por Oxford (1990), serviu como instrumento de empoderamento desses alunos, que parecem tomar consciência de suas ações para aprender. Empoderar o indivíduo, nos termos de Fairclough (2001), significa fornecer-lhes as ferramentas necessárias para uma atuação consciente e crítica na sociedade na qual se insere, para que assim, ele seja capaz de interferir em sua realidade de maneira a transformá-la.

Na próxima seção discuto sobre as estratégias de escrita utilizadas pelos participantes no processo de escrita. Esses dados foram gerados a partir

47

da análise das narrativas de experiências e do questionário de Petríc e Czarl (2003).