• Nenhum resultado encontrado

O sistema de atendimento do Detran-AL deverá definir a composição da estrutura de relacionamento com o usuário de forma que esteja integrado em função da sustentabilidade do propósito da Ouvidoria, ou seja, atender, analisar, classificar e dar resposta às manifestações demandadas. O processo, configurado na figura 3.1, inicia-se a partir da entrada do usuário ao sistema (elementos de pré-serviço) para efetuação de qualquer serviço inerente à Autarquia, o processo segue seu curso. Na fase de pós-serviço, no momento em que o usuário sentir-se insatisfeito em relação ao que lhe foi prestado ou deixou de ser, poderá acessar a Ouvidoria por meio dos canais pertinentes.

Figura 3.1 – Elementos da estrutura de serviço ao cliente Fonte: A Autora (2007)

O sistema da Ouvidoria será elaborado de forma que o processo seja o mais eficiente possível, rápido, objetivo e de fácil operacionalização. Para tanto, se faz necessário que o banco de dados esteja obrigatoriamente atualizado, em função da própria missão da Ouvidoria que será a de fornecer ao usuário resposta ativa em tempo e hora hábeis.

Na figura 3.2 está apresentado o sistema de serviços da Ouvidoria a ser acessado pelo usuário por meio de registro formal da manifestação, a partir do qual a mesma é registrada no banco de dados oficial da Ouvidoria para análise, classificação e encaminhamento ao respectivo setor em que a falha ocorreu para a devida solução.

O tratamento e encaminhamento das manifestações aos setores responsáveis competentes, o acompanhamento e retorno dos pareceres, a conclusão do processo serão totalmente controladas e efetuadas por meio do sistema de Ouvidoria.

Elementos de pré-serviço: - Compromisso de procedimento. - Compromisso entregue ao cliente. - Estrutura organizacional. - Sistema flexível e confiável. - Serviços técnicos. Elementos de serviço: - Elementos do ciclo de prestação de serviços. - Tempo. - Pessoas e tarefas - Sistema de informação - Processos decisórios Elementos de pós-serviço: - Queixas e reclamações dos clientes

- Rastreamento do processo. - Garantia de solução - Sistema de recompensas e punições

71

SISTEMA DE SERVIÇOS DA OUVIDORIA

PROCEDIMENTOS DE REGISTRO DE INFORMAÇÕES

BANCO DE DADOS

PROCEDIMENTOS DE TRATAMENTO DAS INFORMAÇÕES MECANISMOS DE RESPOSTAS PLANEJAMENTO DE MELHORIAS GERAÇÃO DE RELATÓRIOS

Figura 3.2 – Diagrama do sistema de Ouvidoria Detran-AL Fonte: A Autora (2007)

A atuação da Ouvidoria será sistêmica e por seu intermédio todos os departamentos que compõem a estrutura do Detran-AL poderão receber solicitações de informações, reivindicações e sugestões, além de serem responsáveis pela respostas necessárias.

Por meio do sistema o Ouvidor terá o controle e visualização do retorno dos pareceres encaminhados pelas áreas, poderá gerenciar as datas de expiração dos prazos de resposta, enviando novamente a solicitação ou pedindo novos esclarecimentos. Também poderá gerar relatórios contendo dados estatísticos para propor melhorias no sistema global do Detran-AL.

A dinâmica desta estrutura de Ouvidoria requer um levantamento e classificação dos subsídios de maior valor tanto para o usuário nos momentos pré, durante e pós-serviços prestados, como para o servidor que também é parte integrante do processo.

No capítulo seguinte será descrito o plano de ação para a operacionalização do modelo de Ouvidoria proposto, com base na metodologia PDCA e do no Modelo Servqual.

3.5 Resumo do capítulo

Tendo por base a literatura pesquisada foi elaborado e proposto um modelo de estrutura funcional básica para a implementação de uma Ouvidoria a partir das necessidades inerentes à Autarquia Detran- AL.

Canais de acesso

72

Para dirimir eventuais dúvidas se fez necessário explicar a diferença entre SAC e Ouvidoria, observando que a existência de um não desmerece a função técnica do outro, pelo contrário, se complementam.

Os princípios norteadores e os objetivos do modelo da Ouvidoria foram delineados para a estratégia de diferenciação dos serviços prestados.

A estrutura de recursos humanos foi detalhada com base na descrição do desenho de cargos e critérios de seleção, que se diferenciam em alguns aspectos em relação a uma organização privada como, por exemplo, o fato da função de Ouvidor ser considerada um cargo de confiança e sua nomeação e ser efetivada por Ato Administrativo do Governador do Estado.

A estrutura de tecnologia apresentada considerou os canais de acesso do processo de manifestação, a estrutura básica do Manual de Normas e Procedimentos e o software de gestão, delineado com características e usabilidades relacionadas às interfaces Ouvidoria/usuário.

O capítulo foi concluído com a descrição do diagrama do sistema de relacionamento Ouvidoria/usuário que delimita o processo de prestação de serviço desde a recepção até a finalização.

73

4 OPERACIONALIZAÇÃO DO MODELO DE OUVIDORIA

A Ouvidoria deverá ser uma instância para a solução das manifestações e sua função será também a de manter um canal de comunicação pessoal e interativo com os seus públicos (interno e externo), ouvindo e respondendo prontamente suas questões, encaminhando seus problemas para soluções, motivando-os a apresentar suas dúvidas e necessidades. Sobretudo, poderá ainda exercer o papel de mediadora entre a Alta Direção e os públicos alvos, encurtando distâncias de comunicação, reduzindo discrepâncias dos serviços prestados para o aperfeiçoamento da máquina administrativa, contribuindo para a melhoria contínua e por fim, favorecendo a mudança de cultura da empresa para uma visão sistêmica.

A intenção será implementar a estrutura para exercer plenamente a utilização dos recursos com a eficiência necessária a uma gestão participativa e estimulante. O modelo PDCA (descrito no Capítulo 2) parece ser o mais indicado para o caso, uma vez que suas quatro etapas (Planejar, Executar, Verificar e Agir) se alinham perfeitamente dentro das prioridades estratégicas do projeto de Ouvidoria.

Documentos relacionados