• Nenhum resultado encontrado

2.5 PLANO DE NEGÓCIOS

2.5.1 Estrutura de um Plano de Negócios

Antes de elaborar um Plano de Negócios é importante conhecer alguns exemplos e estruturas existentes.

No site Administradores (2011) é citado três tipos possíveis de Plano de Negócios:

Plano de Negócios Completo: é utilizado quando solicita uma grande quantia de dinheiro, ou se necessita apresentar uma visão completa do seu negócio. Pode variar de 15 a 40 páginas mais o material anexo;Plano de Negócios Resumido: é utilizado quando se necessita apresentar algumas informações resumidas a um investidor por

33

exemplo, com o objetivo de chamar a atenção para que ele lhe requisite uma Plano de Negócios Completo. Deve mostrar os objetivos macros do negócio, investimentos, mercado e retorno sobre investimento e deverá focar as informações especificas requisitadas.

Varia de 10 a 15 páginas; Plano de Negócios Operacional: é muito importante para ser utilizado internamente nas empresas pelos diretores, gerentes e funcionários. É excelente para alinhar os esforços internos em direção aos objetivos estratégicos da organização. Seu tamanho pode ser variável e depende das necessidades especificas de cada empresa em termos de divulgação juntos aos funcionários.

Esta monografia é referente a uma empresa que está iniciando com um capital baixo, não tem a necessidade de ser um Plano de Negócios completo, por este motivo, será utilizado o modelo de Plano de Negócios Operacional.

Pois terá algumas necessidades específicas.

É de grande importância entender como é a estrutura de um Plano de Negócios. Segue no Quadro 3 o detalhamento de tarefas do Plano de Trabalho utilizado por Dolabela(1999,p.134;135):

34

Quadro 3: O SEGREDO DE LUÍSA: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Estrutura do Plano de Negócios :

Fonte: Dolabela (1999)

35

Já para Dornelas (2005, p. 91;92) a estrutura do plano de negócios para pequenas empresas em geral é mais enxuta do que o modelo sugerido por Dolabela. É estruturada da seguinte forma:

1. Capa 2. Sumário

3. Sumário Executivo Estendido 3.1 Declaração de Visão

3.2 Declaração de Missão

3.3 Propósitos Gerais e Específicos do Negócio, Objetivos e Metas 3.4 Estratégia de Marketing

3.5 Equipe Gerencial 4. Produtos e Serviços

4.1 Descrição dos Produtos e Serviços (características e benefícios) 4.2 Previsão de Lançamento de Novos Produtos e Serviços

5. Análise da Indústria 5.1 Análise do Setor

5.2 Definição do Nicho de Mercado 5.3 Análise da Concorrência

5.4 Diferenciais Competitivos 6. Plano de Marketing

6.1 Estratégia de Marketing (preço, produto, praça, promoção) 6.2 Canais de Venda e Distribuição

6.3 Projeção de Vendas 7. Plano Operacional

7.1 Análise das Instalações

7.2 Equipamentos e Máquinas Necessárias 7.3 Funcionários e Insumos Necessários 7.4 Processo de Produção

7.5 Terceirização 8. Estrutura da Empresa

8.1 Estrutura Organizacional

8.2 Assessorias Externas (jurídica, contábil, etc.) 8.3 Equipe de Gestão

36

9. Plano Financeiro 9.1 Balanço Patrimonial

9.2 Demonstrativos de Resultados 9.3 Fluxo de Caixa

10. Anexos

O desenvolvimento do Plano de negócios desta monografia foi baseado no modelo do Dornelas (2005).

Além dos Planos de Negócios disponibilizados em livros como os dois exemplos mostrados anteriormente, há diversas ferramentas na internet. Por exemplo, através do site Plano de Negócios é disponibilizado um sistema chamado EasyPlan. Há duas formas de acesso, o primeiro é o acesso gratuito e o segundo é o acesso exclusivo. A diferença entre os dois é que na forma gratuita o seu Plano de Negócios desenvolvido é incorporado ao sistema do Easyplan e poderá ser utilizado como exemplo por outros usuários. Já no acesso exclusivo, como o nome diz, é de acesso somente ao criador do plano.

A estrutura do Plano de Negócios do Easyplan é dividido em quatro partes: dados gerais; escolher estrutura; iniciar redação e planilha financeira.

Conforme figura a seguir:

37

FIGURA 11– Ferramenta de Plano de Negócios

Fonte: Plano de Negócios, 2012.

Esta ferramenta disponibilizada no site do Plano de Negócios é de grande valia para empreendedores e estudantes que não tem conhecimento sobre como elaborar um Plano de Negócios. A vantagem é que é de fácil entendimento, mas caso o usuário sinta dificuldade em elaborá-lo, poderá acessar outros modelos de Planos de Negócios ou até mesmo utilizar um pronto.

38

3 METODOLOGIA

Segundo Santos, Molina e Dias (2007, p.125) pesquisa “significa “busca”

ou “procura, é a resposta para alguma coisa”. Já para Zamboni (2006, p.51), pesquisa “é a busca sistemática de soluções, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a qualquer área do conhecimento humano.”

Existem alguns tipos de pesquisas, entre elas, neste projeto foram utilizados: pesquisa acadêmica, pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva.

Abaixo segue as definições de cada uma delas.

Para Cultura (2002) a pesquisa acadêmica é:

uma atividade pedagógica que visa despertar o espírito de busca intelectual autônoma. É necessário aprender as formas de problematizar necessidades, solucionar problemas e indicar respostas adequadas. A pesquisa acadêmica é, antes de tudo, exercício e preparação.

Os materiais que foram fontes de informações neste projeto são: livros e textos da internet. A utilização parcial ou total de qualquer uma dessas fontes caracteriza a pesquisa como pesquisa bibliográfica. Segundo Santos, Molina e Dias (2007, p.127) pesquisa bibliográfica é:

um tipo de pesquisa obrigatória a todo e qualquer modelo de trabalho científico. É um estudo organizado sistematicamente com base em materiais publicados. São exigidas a busca de informações bibliográficas e a seleção de documentos que se relacionam com os objetivos da pesquisa.

Segundo Santos, Molina e Dias (2007, p.128) pesquisa ação é:

o estudo em que o pesquisador participa do processo, convive com os sujeitos ou no local da pesquisa, analisando os resultados e propondo uma ação modificadora daquela realidade. Apresenta uma forma de ação planejada de caratês social,educacional, técnico ou outro.

Optou-se, também, pela pesquisa descritiva a qual visa à resolução do problema, através da observação e análise. Busca atingir novas ideias, soluções e mudanças úteis, que neste estudo será para os empreendedores que buscam adquirir conhecimento sobre um Plano de Negócios.

Nesta monografia foi utilizada a pesquisa qualitativa, que é uma pesquisa exploratória e de aprofundamento sobre determinado assunto.

Segundo Godoy (1995, p.58) explica algumas características principais de uma pesquisa qualitativa, considera:

39

o ambiente como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento chave; possui caráter descritivo; o processo é o foco principal de abordagem e não o resultado ou o produto; a análise dos dados foi realizada de forma intuitiva e indutivamente pelo pesquisador; não requereu o uso de técnicas e métodos estatísticos;

e, por fim, teve como preocupação maior a interpretação de fenômenos e a atribuição de resultados.

40

4 PLANO DE NEGÓCIOS EMPRESA DO RAMO DE TAPEÇARIA 4.1 CAPA

PLANO DE NEGÓCIOS:

41

4.2 SUMÁRIO

4 PLANO DE NEGÓCIOS EMPRESA DO RAMO DE TAPEÇARIA ... 40

4.1 CAPA... 40

4.2 SUMÁRIO ... 41

4.3 SUMÁRIO EXECUTIVO ESTENDIDO ... 43

4.3.1 Declaração de Visão ... 43

4.3.2 Declaração de Missão ... 43

4.3.3 Propósitos Gerais e Específicos do Negócio, Objetivos e Metas ... 43

4.3.4 Estratégia de Marketing ... 43

4.3.5 Equipe Gerencial ... 43

4.4 PRODUTOS E SERVIÇOS ... 43

4.4.1 Descrição dos Produtos e Serviços ... 43

4.4.2 Previsão de Lançamento de Novos Produtos e Serviços ... 44

4.5 ANÁLISE DA INDÚSTRIA ... 44

4.5.1 Análise do Setor ... 44

4.5.2 Definição do Nicho de Mercado ... 45

4.5.3 Análise da Concorrência ... 45

4.5.4 Diferenciais Competitivos ... 45

4.6 PLANO DE MARKETING ... 45

4.6.1 Estratégia de Marketing ... 45

4.6.2 Canais de Venda e Distribuição ... 46

4.6.3 Projeção de Vendas ... 46

4.7 PLANO OPERACIONAL ... 46

4.7.1 Análise das Instalações ... 47

4.7.2 Equipamentos e Máquinas Necessárias ... 48

4.7.3 Funcionários e Insumos Necessários ... 48

4.7.4 Processo de Produção ... 49

4.8 ESTRUTURA DA EMPRESA ... 50

4.8.1 Estrutura Organizacional ... 50

4.8.2 Assessorias Externas ... 50

4.8.3 Equipe de Gestão ... 50

4.9 PLANO FINANCEIRO ... 51

4.9.1 Balanço Patrimonial ... 51

42

4.9.2 Demonstrativos de Resultados ... 51 4.9.3 Fluxo de Caixa ... 52 4.10 ANEXOS ... 52

43

4.3 SUMÁRIO EXECUTIVO ESTENDIDO

4.3.1 Declaração de Visão

“Satisfação dos clientes oferecendo produtos de ótima qualidade e durabilidade; inovação nos produtos que fabrica; modernização nos processos e o bem estar de seus colaboradores.”

4.3.2 Declaração de Missão

“A nossa missão é confeccionar tapetes de ótima qualidade, para satisfação dos nossos clientes. ”

4.3.3 Propósitos Gerais e Específicos do Negócio, Objetivos e Metas

O objetivo principal da empresa é buscar o constante crescimento e estabilidade no mercado fornecendo tapetes trançados manualmente de alta qualidade, através de uma produção eficiente e uma distribuição bem organizada.

4.3.4 Estratégia de Marketing

Busca ganhar espaço no mercado focando a cidade de Curitiba e região metropolitana. Atingindo tanto os comerciantes como também os consumidores finais.

4.3.5 Equipe Gerencial

Será composta por um profissional que tem sólida experiência em estratégias de vendas e negócios e que busca gerar resultados positivos e conquistar participação sólida no mercado em que está atuando.

4.4 PRODUTOS E SERVIÇOS

4.4.1 Descrição dos Produtos e Serviços

O foco da empresa é confeccionar tapetes artesanais de malha sintética para utilização principal em residências, podendo atender também comércios e indústrias.

44

Os tapetes são produzidos em tear manual, com tiras de tecido, tramadas entre si, com acabamento feito com linha de nylon em máquina de costura industrial.

O material utilizado para produzir os tapetes são auréolas ou refilas de bobinas de tecido contínuas, com largura de um centímetro e comprimento de cem metros.

Os benefícios do produto são: durabilidade, custo baixo de produção,

preço de venda acessível e pouca concorrência.

4.4.2 Previsão de Lançamento de Novos Produtos e Serviços

Com os retalhos que hoje são descartados, futuramente confeccionar estojos escolares e nécessaires.

4.5 ANÁLISE DA INDÚSTRIA

4.5.1 Análise do Setor

Foi constatada uma escassez do tapete trançado no mercado de Curitiba e região metropolitana, o pouco que era fornecido vinha dos estados

45

de Santa Catarina e São Paulo, mas a quantidade não supria a demanda.

Também por ser um produto necessário em qualquer residência, desde a classe B a classe D.

Clientes:

• A maioria lojistas e atacadistas de utilidades domésticas;

• Sexo: Ambos os sexos são consumidores do produto;

• Idade: trinta e cinco aos 70 anos de idade .

• Classe social: Classe baixa e média Fornecedores:

• A matéria –prima principal é fornecida por duas empresas do ramo têxtil, provindos da região de Curitiba e Araucária.

4.5.2 Definição do Nicho de Mercado

Foi escolhida a produção do tapete trançado por não ter nenhuma proposta parecida hoje no mercado. Hoje existem alguns produtos parecidos, mas nenhum com a qualidade igual ao tapete manual.

4.5.3 Análise da Concorrência

Pouca concorrência. Por se tratar de um produto artesanal as grandes empresas não exploram este mercado. Os produtos semelhantes que existem hoje no mercado são produzidos por máquinas, sendo um custo alto para empresa e as características finais do produtos não são as mesmas. O preço repassado para o consumidor final é alto.

4.5.4 Diferenciais Competitivos

São tapetes de cores vibrantes, com estética atraente, com alta durabilidade e preços acessíveis.

4.6 PLANO DE MARKETING

4.6.1 Estratégia de Marketing

Os tapetes são confeccionados em um tamanho padrão de 46cm x 63cm, em diversas cores. Dentre as vantagens estão:

46

• Preço acessível;

• Produto visualmente atrativo;

• Produzir de acordo com o que o cliente está buscando;

• Dependendo da quantidade que o cliente pretende adquirir é feito um preço diferenciado;

• Produto de alta qualidade;

• Sempre em busca da melhoria do produto;

• Divulgar que o produto é produzido manualmente

Preço: Preço do Produto : R$10,00 a unidade – no primeiro ano.

Praça: No início o mercado alvo será Curitiba e região metropolitana. Com a ampliação passará a revender para Santa Catarina e São Paulo.

Promoção: Será feita a divulgação da empresa através de sites de relacionamentos.

4.6.2 Canais de Venda e Distribuição

Para lojas de utilidades para o lar; supermercados, e diretamente ao consumidor final.

Estratégias de venda: oferecerá os produtos pessoalmente nos comércios e venda à domicílio.

4.6.3 Projeção de Vendas

47

4.7.1 Análise das Instalações

48

4.7.2 Equipamentos e Máquinas Necessárias

QTDE EQUIPAMENTOS E MÁQUINAS NECESSÁRIAS

1 Computador

52 Carretéis para enrolar as tiras de tecido 1 Máquina para carregar os carretéis 1 Tear para a confecção dos tapetes 1 Máquina de costura

1 Máquina de corte

4.7.3 Funcionários e Insumos Necessários

CARGO/FUNÇÃO QUALIFICAÇÕES NECESSÁRIAS Auxiliar de Produção Prepara os tecidos para trançar

Auxiliar de Produção Tecer os tapetes

Costureira Corta e costura os tapetes Auxiliar de Produção Controle de qualidade Administrador

Cuida da parte comercial, administrativa e produção da empresa

INSUMOS NECESSÁRIOS Tiras de tecidos

Linhas de nylon Emmbalagens plásticas Óleo para máquina de costura

49

4.7.4 Processo de Produção

4.7.5 Terceirização

Não é utilizado nenhum tipo de terceirização.

50

4.8 ESTRUTURA DA EMPRESA

4.8.1 Estrutura Organizacional

4.8.2 Assessorias Externas

• Inicialmente será utilizada a assessoria do SEBRAE- auxiliará na abertura da empresa e consultoria durante o primeiro ano;

• Assessoria contábil- será responsável pela folha de pagamento;

lançamentos das contas, balanços patrimoniais e declarações junto à receita.

4.8.3 Equipe de Gestão

Será composta por um profissional que possui sólida experiência em negócios de varejo, atuando há mais de dois anos em vendas de tapetes.

Administrador

Comercial Produção

Representação Comercial Auxiliar de Produção

Costureira

51

4.9 PLANO FINANCEIRO

4.9.1 Balanço Patrimonial

Caixa R$ 2.000,00 Fornecedores R$ 50.684,50

Mercadoria Disponível R$ 50.684,50

(-)Estoque Final R$ 4.223,70 -R$ 46.460,80

52

4.9.3 Fluxo de Caixa

(+)ENTRADAS

Vendas R$ 120.000,00

Total entradas R$ 120.000,00 (-) SAÍDAS

Pagamento de Fornecedores R$ 50.684,50

Aluguel 8400

Descriminação Qtde. Valor Unit. Total

TEAR 1 R$ 10.000,00 R$ 10.000,00

53

DESCRIMINAÇÃO QTDE VALOR UNIT. TOTAL

LINHA DE COSTURA 50 R$ 18,00 R$ 900,00

54

5 CONCLUSÃO

O intuito principal desta monografia foi esclarecer sobre o empreendedorismo, quais as definições de micro empresa e micro empreendedor, informar quais as ferramentas existentes para auxiliar o empreendedor ao abrir sua empresa. O ponto principal foi elaborar um plano de negócios para uma empresa do ramo de tapeçaria.

Pode-se concluir com esta monografia que atualmente há várias ferramentas de auxílio para o empreendedor ou futuro empreendedor. Dentre elas o plano de negócios, ferramenta que foi utilizada nesta monografia. Como visto anteriormente ela auxilia: na análise financeira, análise de mercado, análise do setor, dentre outras análises importantes para serem analisadas antes de abrir o negócio, para verificar se é viável ou não a abertura do empreendimento.

Graças ao apoio do SEBRAE nos últimos anos várias empresas irregulares entraram para a legalidade, isso devido as facilidades que o SEBRAE disponibilizou aos futuros empresários, dentre algumas a consultoria.

Com A elaboração do plano de negócios para a Tapeçaria Hertel pode-se concluir que é viável a abertura do negócio. Devido a escaspode-sez do tapete trançado manual no mercado de Curitiba e região metropolitana, e principalmente pelo retorno financeiro ser bom. Inicialmente o mark-up será baixo, com o intuito da empresa ganhar espaço no mercado. A empresa ganhando espaço no mercado adquirirá um tear elétrico para aumentar a produção de tapetes e atingir outras regiões do país.

55

REFERÊNCIAS

ADMINISTRADORES. Coluna Gestão e Negócios : Gestão Empreendedora.

Disponível em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/coluna-gestao-e-negocios-gestao-empreendedora/56125/>. Acesso em 26-02-2012.

ADMINISTRADORES. Estrutura de um Plano de Negócios. Disponível em: <

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/estrutura-de-um-plano-de-negocios/51399/>. Acesso em: 27-02-2012.

APPLE. Ipad. Disponível em: < http://www.apple.com/br/ipad/>. Acesso em 01-03-2012.

BOLETIM DO EMPREENDEDOR. 5 Dicas para um Bom primeiro Ano de

Empresa. Disponível em:

http://www.boletimdoempreendedor.com.br/boletim.aspx?codBoletim=345.

Acesso em 15-02-2012.

CASO DE SUCESSO. O Boticário. Disponível em:

<http://www.casodesucesso.com/?cid=70>. Acesso em 28-02-3012.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: 2004.

CULTURA. Tipos de Pesquisa. Disponível em :

<http://usuarios.cultura.com.br/valverde/tipos_pesquisa.htm>. Acesso em : 04-12-2011.

DOLABELA, Fernando. O SEGREDO DE LUÍSA: uma ideia, uma paixão e um plano de negócios: como nasce o empreendedor e se cria uma empresa. Rio de Janeiro: Sextante, 1999.

56

DOLABELA, Fernando. Oficina do Empreendedor: a metodologia de ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DRUCKER, Peter F. Inovação e Espírito Empreendedor: práticas e princípios. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.

EMPRETEC BRASIL. Quem somos. Disponível em:

http://empretec.sebrae.com.br/quem-somos/. Acesso em 04-12-2011.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4.ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil.

Curitiba: IBQP, 2010.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In:

Revista de Administração de Empresas. São Paulo, 1995.

HUNTER, James C. O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.

INFO ESCOLA. Tipos de Empreendedores. Disponível em:

<http://www.infoescola.com/administracao_/tipos-de-lideranca/->. Acesso em 13-03-2012.

PLANO DE NEGÓCIOS. Ferramenta de Plano de Negócios. Disponível em:

<http://www.planodenegocios.com.br/www/index.php/easyplan-novo>.Acesso em 05-03-2012.

57

O BOTICÁRIO. Fragrância Mulheres. Disponível em :

<http://www.boticario.com.br/produto/10536/acqua-fresca-desodorante-colonia-210ml/Category;Fragrancias;FragranciasMulheres>. Acesso em 01-03-2012.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Disponível em :

<http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/noticias/noticia197.php>.

Acesso em 05-03-2012.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Benefícios:

<http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/beneficios/index.htm.>.

Acesso em 20-10-.2011

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Entenda o que é. Disponível em:

<http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/entenda/oque.php>.

Acesso em 23-10-2011.

PORTER, Michael E. Competição: estratégias competitivas essenciais. 14°

Ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 1999.

SANTOS, Gisele do Rocio Cordeiro Mugnol; MOLINA, Nilcemara Leal; DIAS, Vanda Fattori. Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos.

Curitiba:Ibpex, 2007.

SEBRAE. Empretecno. Disponível em:

<http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/vou-brir/desperte-interesse/empretecno>. Acesso em: 03.10.2011.

SEBRAE. Como Elaborar um Plano de Negócios. Disponível em:

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/bds.nsf/797332C6209B4B1283257368 006FF4BA/$File/NT000361B2.pdf. Acesso em 02.10.2011

SEBRAE. Como elaborar um Plano de Negócio. Disponível em:

58

<http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/planeje-sua-empresa/plano-de-negocio/integra_bia/ident_unico/1440>. Acesso em 01-03-2012.

SEBRAE. Taxa de Sobrevivência das Empresas no Brasil. Disponível em:

http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/45465B1C66A6772D8325793 00051816C/$File/NT00046582.pdf. Acesso em 02-11-2011.

SEBRAE PR. Perfil do Empreendedor. Disponível em:

<http://www.perfildoempreendedor.com.br/ >. Acesso em 27-02-2012.

Sebrae SP. 10 Anos de Monitoramento da Sobrevivência e Mortalidade de Empresas. São Paulo: SEBRAE SP, 2008.

SEBRAE SP. Mais sobre a mortalidade das empresas. Disponível em:

<http://www.sebraesp.com.br/TenhoUmaEmpresa/Biblioteca/OutrosConteudos/

EstudosEPesquisas/MortalidadeDasEmpresas/Paginas/MortalidadeDasEmpres as.aspx>. Acesso em 04-12-2011.

ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 3. ed.

Campinas: Autores Associados,2006.

Documentos relacionados