• Nenhum resultado encontrado

3. A POLÍCIA INVESTIGATIVA NO BRASIL E SUAS FONTES DE INFORMAÇÃO

3.1. ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DAS POLÍCIAS JUDICIÁRIAS

Para entender como uma plataforma de dados poderá auxiliar o processo de investigação em organismos policiais no Brasil, primeiramente deve-se compreender a estrutura dessas organizações e conhecer o tipo de informação que elas lidam para desempenhar sua finalidade social, qual seja, a elucidação de crimes por meio de atividades de coleta legalmente reconhecidas pelo estado.

A polícia judiciária tem como objetivo principal apurar as infrações penais e sua autoria por meio de atividades de investigação, os quais possuem o papel de subsidiar os atos seguintes sob responsabilidade do Ministério Público e da Justiça, que é promover o processo penal e realizar seu julgamento, respectivamente, buscando a condenação de criminosos e a absolvição dos inocentes. No Brasil, tais funções pré-processuais são exercidas pelas Polícias Civis estaduais e distrital, nas 27 (vinte e sete) unidades da federação, e pela Polícia Federal, que exerce a função exclusiva de polícia judiciária da União (Junior, 2006).

Este trabalho analisou a estrutura de 4 (quatro) departamentos de polícia civil de unidades federativas dos Brasil, quais sejam, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, bem como a polícia judiciária da união, a Polícia Federal. Com as análises dos normativos listados na Tabela 3.1, buscou-se conhecer a estrutura e o detalhamento das competências de cada unidade e setores subordinados que compõe a estrutura de cada órgão policial.

Tabela 3.1: Legislação aplicada à organização das polícias judiciárias Unidade Policial Legislação

Polícia Federal Regimento Interno do Departamento de Polícia Federal (Ministério da Justiça, 2011).

Polícia Civil do Estado de São Paulo

Reforma administrativa da Secretaria de Segurança Pública (Governo do Estado de São Paulo, 1969). Polícia Civil do Estado do

Rio de Janeiro

Estrutura básica da Polícia Civil do Rio de Janeiro (Governo do Estado do Rio de Janeiro, 2015).

Policia Civil do Estado de Minas Gerais

Organização da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (Governo do Estado de Minas Gerais, 2008).

Polícia Civil do Distrito Federal

Regimento Interno da Polícia Civil Do Distrito Federal (Governo do Distrito Federal, 2009).

A escolha de parte – e não de todos os 27 departamentos de polícia civil brasileiros - foi necessária para viabilizar o estudo, optando-se pelos órgãos dos estados mais populosos do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), da capital federal (Distrito Federal), além da Polícia Federal, que é reconhecidamente uma instituição em que se executa os maiores trabalhos policiais de repressão à criminalidade organizada no país, cujos resultados são constantemente publicados na mídia.

Durante a análise documental, num primeiro momento, percebe-se que existem muitas similaridades no que se refere à estrutura organizacional dessas instituições e sua organização interna, fazendo com que a base informacional e seu fluxo também possuam grandes coincidências entre si. O organograma exibido na Figura 3.1 representa, de forma genérica, as instituições analisadas.

Figura 3.1: Organograma genérico das instituições policiais estudadas

Geralmente, cada instituição policial possui uma estrutura principal que lida com as investigações tradicionais (roubos, furtos, fraudes diversas, homicídios, lesões corporais, dentre outros), através da instauração de inquéritos policiais, seu processamento e a execução de atividades correlatas, tais como a lavratura de depoimentos e relatos, solicitação de perícias, execução de medidas cautelares, tais como solicitação de prisões, buscas e apreensões, por exemplo. Um núcleo operacional está vinculado a essa estrutura objetivando coletar dados por meio das diligências, inclusive aquelas que se desenrolam nas ruas, realizadas por vigilâncias e registros, pelos agentes, das ações perpetradas pelos suspeitos ou investigados.

Além dessa estrutura, há em todas as organizações analisadas um departamento que lida com crimes cibernéticos ou de informática. Isso é um forte indicativo de que o ambiente virtual vem chamando a atenção da polícia no que se refere à presença de criminosos, e que os procedimentos para a repressão dessas práticas também estão se especializando, merecendo, inclusive, a criação de unidades para essa finalidade.

Os departamentos de criminalística, por sua vez, fornecem laudos periciais que vão subsidiar a investigação por meio da análise técnica de vestígios, examinando elementos e materiais que podem confirmar ou não a materialidade do ocorrido.

Polícia Departamento de Criminalística Departamento de Polícia Judiciária Departamento de Combate ao Crime Organizado Departamento de Combate a Crimes Cibernéticos Núcleo Operacional Núcleo de Inteligência Policial Núcleo de Identificação

Os núcleos de identificação trabalham com a coleta e processamento de impressões digitais, além de serem responsáveis pela elaboração de retratos falados e outras técnicas de reconhecimento facial.

Os núcleos de inteligência policial são responsáveis por informações e operações sensíveis de inteligência, além de exercer atividades de contrainteligência nas instituições, objetivando, de modo geral, a proteção dos ativos de conhecimento do órgão.

O aumento da sofisticação criminal nos últimos anos levou o surgimento do conceito de crime organizado. Nesse modo de atuação percebem-se várias características que potencializam as ações delituosas, tais como hierarquia entre os integrantes, responsabilidade rígida entre entres, divisão territorial, alto poder de corrupção e grande poder econômico, desafiando, ainda mais, o poder de trabalho da polícia (Cernicchiaro, 1997).

Diante desse contexto, em todas as polícias analisadas constatou-se a presença de unidades ou departamentos específicos de combate ao crime organizado. Depreende-se, portanto, que nessas unidades, dada as características presentes nesse tipo de atuação criminal, é necessária a utilização de técnicas mais sofisticadas de investigação para prover o real combate a esses criminosos.

Documentos relacionados