• Nenhum resultado encontrado

Estrutura da Escola Waldorf Micael como objeto do estudo: ambientação

CAPÍTULO 5: DIÁRIO DE CAMPO: ANÁLISE E TRIANGULAÇÃO DE DADOS

5.1 Estrutura da Escola Waldorf Micael como objeto do estudo: ambientação

No primeiro momento, o sentimento geral do observador externo conduz a uma compreensão de que o grupo busca, acima de tudo, o crescimento pessoal, a ser alcançado no desempenho das tarefas com uma expressiva utilização de várias modalidades artísticas.

O currículo da Escola Waldorf Micael é composto por atividades sob o ponto de vista da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, englobando aulas de duas línguas estrangeiras, de Música: Canto e Instrumentos, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Jogos, Trabalhos Manuais etc.. Em entrevista com uma educadora da Escola, observei a importância por ela reputada ao conteúdo de ensino adotado, às várias modalidades e interdisciplinaridade de conteúdos, elemento que compreende como necessário a estabelecer no educando a construção do senso crítico.

O mundo não é separado em partes. É um conhecimento básico pra todo ser humano. Todo esse conteúdo do ensino fundamental, todo ser humano deveria ter conhecimento. De mineralogia, de astronomia, botânica, zoologia, geometria, perspectiva linear, construção através dos trabalhos manuais, artes aplicadas, construção de um mundo, pintura, modelagem. Então isso tudo tá relacionado com a vida do respirar. Dessa formação que a criança orgânica tá passando e que ela tá

trazendo pra vida dela, respondendo as inquietações anteriores, inconscientes, né, logicamente, e ela responde com a construção e com a beleza que ela tá presenciando e fazendo. Então isso dá uma sustentação na vida de julgamentos da criança (ANASTÁCIA, entrevista p.2, apêndice 2).

Buscando uma conjunção harmônica e equilibrada, a arte está inserida na prática educativa da Escola Waldorf, sendo presença constante na atuação docente, no espaço físico da escola, integrando o natural com o artístico e o estético nas atividades discentes. As atividades incorporam cotidianamente a vivência artística como recurso didático, destacando- se a modelagem com cera e argila; desenho com giz de cera, carvão, giz de lousa; pinturas em aquarela e pastéis; escultura em madeira; orquestra; trabalhos em couro; eurritmia (arte do movimento) e as artes cênicas.

No aspecto da estrutura física e localização, a Escola Waldorf Micael está situada na zona sul da cidade de Fortaleza, funcionando numa estrutura suficientemente espaçosa e com uma área verde bastante ampla.

Foto 2: Área interna da EWM. Fonte: Arquivo pessoal.

Com relação à metodologia adotada pela EWM, para cada educando que ingressa no 1o ano do ensino fundamental, será destacado um professor-tutor que o acompanhará, na mesma turma, durante todos os anos de permanência na Escola, proporcionando a oportunidade de um acompanhamento pessoal, mais individualizado, a cada educando. As aulas compreendem atividades que visam a desenvolver habilidades físicas, corpóreas, artísticas, imaginativas, de memória, de raciocínio lógico, de reflexões, entre outras.

Quando da aplicação das entrevistas, ao tratar da proposta curricular adotada pela Escola, a resposta do Professor/tutor revela um posicionamento focado na adequação do método para as necessidades dos educandos:

Então, existem propostas curriculares específicas para cada ano de acordo com o desenvolvimento anímico, físico, emocional, psicológico das crianças (...)

E na pedagogia, a gente não tem um livro didático, para dar mais liberdade ao professor, para ele poder escolher do conteúdo a ser aplicado o que é mais importante para o crescimento, desenvolvimento do aluno. Há, no entanto, as diretrizes básicas, que a gente, obviamente, tem que levar em conta. Então, a gente utiliza bastante o livro de apoio, como suporte de pesquisa (MUNIR, entrevista p. 6, apêndice 3) (Grifo meu).

Ante essa explanação, pude observar que o papel do professor não o exime da responsabilidade do conteúdo curricular. Pude sentir, também, que a condução de um trabalho

condizente com a pedagogia adotada torna o trabalho mais flexível, e direcionado mais efetivamente às necessidades dos educandos.

Do ponto de vista dos educandos, o critério quantitativo da sala de aula tradicional dificulta a aprendizagem, diferentemente do que ocorre na Escola Waldorf. O relato obtido na fala de uma educanda destaca a falta de atenção e de acompanhamento mais individualizado do professor, quando questionada acerca do método de ensino da EWM em confronto com a escola tradiocional:

Eu acho, sabe por quê? Porque tem uma sala que tem 50 alunos. Aí tá todo mundo, a galera do fundão lá, todo mundo disperso, brincando, jogando papelzinho, e se eu estiver lá atrás também e quiser estudar, num vai dar. Porque o professor, normalmente, ele não tem muito controle sobre as crianças. É muita quantidade de crianças (IANA, entrevista p.3, apêndice 6).

Observei, ainda, que o tratamento dispensado ao educando da EWM, logo de início, traz uma diferença marcante em relação ao tratamento dispensado por uma escola tradicional, pois o contato direcionado do professor com o educando, com seus pais e demais profissionais da Escola, caracteriza uma integração ‘personalizada’, possibilitando um trabalho que respeita e conduz o aprendizado conforme as características particulares de cada um, assegurando a identidade do indivíduo numa constituição autônoma de saber.

Os primeiros contatos com a realidade cotidiana da EWM evidenciaram alguns aspectos que considero fundamentais para os objetivos propostos.

O primeiro ponto que salta aos olhos é a diferença cultural entre a proposta da EWM e a propositura aplicada à realidade do ensino no âmbito do setor público, no que concerne às condições de aplicabilidade efetiva da arte como ferramenta de aprendizagem.

Os educandos da EWM são oriundos de famílias que possuem, em sua maioria, certa estabilidade financeira, fator que influencia o aspecto cultural, bem como proporciona condições materiais para optar pela escola que melhor atende os anseios intelectuais de seus filhos, ainda que se considere a concessão por parte da escola em fornecer bolsas de estudo em contrapartida à prestação de serviço dos pais à instituição.

Outro importante aspecto que a meu ver influencia nos resultados positivos do programa de ensino, seja qual for a metodologia utilizada, é a quantidade de educandos que compõem cada turma.

No objeto do trabalho a turma era composta por catorze educandos, realidade diametralmente oposta à das escolas “tradicionais”, públicas ou privadas, que objetivam

unicamente o quantitativo (que no caso das escolas privadas representam melhores resultados financeiro).

O segundo ponto, inclusive, foi objeto de comentário de um educando na ocasião da conversa com o grupo focal conforme transcrita há pouco. Tal percepção deixa evidente que os fatores relacionados a estrutura das matérias/conteúdos, às condições físicas e ambientais, possuem importância quando avaliadas sob o aspecto de resultados práticos.