• Nenhum resultado encontrado

6 Plataforma e-WindTech

6.2 Estrutura Geral

O curso será desenvolvido em formato de b-Learning, ou seja, os módulos terão um número determinado de horas presenciais, e obrigatórias, além de uma estimativa de horas para o auto-estudo e utilização da plataforma de e-Learning.

A estimação do tempo dedicado às sessões de auto-estudo foi desenvolvida no intuito de orientar os utentes em relação ao tempo que é considerado necessário para a assimilação dos conteúdos de cada módulo. Estes tempos foram estimados com base na experiência dos técnicos responsáveis pelo desenvolvimento dos conteúdos específicos de cada módulo. Esta abordagem foi escolhida para o projecto, uma vez que um dos objectivos é reduzir ao máximo o componente presencial, “tradicional”, substituindo por actividades de aprendizagem que possam ser realizadas à distância, reduzindo assim os custos com a necessidade de deslocamento dos funcionários às turbinas eólicas e, também, reduzindo o risco a integridade física dos funcionários.

6.2.1 Recursos Desenvolvidos

Para implementação do curso foram desenvolvidos materiais de apoio, manuais e check lists objectivando o suporte às sessões presenciais e ao auto-estudo. Além de serem desenvolvidos exercícios de múltipla escolha e em simulação baseados em programas de realidade virtual, que servirão de apoio à avaliação na plataforma de e-Learning.

6.2.1.1 Materiais de Apoio, Manuais e Check Lists

Um dos módulos desenvolvidos até o momento em que a dissertação estava a ser desenvolvida, pode ser observado no anexo em separado da dissertação, os anexos: B, C, D, E, F e G, todos componentes do módulo 4 do curso.

Seguidamente, é apresentada uma breve descrição dos módulos desenvolvidos especialmente para o curso.

Módulo 1: Energia Eólica

O primeiro módulo aborda conhecimentos básicos sobre energia eléctrica, mecânica e hidráulica, aborda também, os componentes básicos de uma turbina eólica. Para este módulo estão definidas 10 horas de aulas presenciais, e prevista uma quantidade de 15 horas de interacção com a plataforma de e-Learning e estudo não presencial. Abaixo pode-se perceber o conteúdo do módulo.

O Vento Energia Eólica

Curva Energética de uma Turbina Eólica Energia produzida por uma Turbina Eólica Instalação de Turbinas Eólicas

Módulo 2: Descrição e Componentes de uma Turbina Eólica

Este módulo descreve de maneira generalizada as acções de manutenção realizadas num parque eólico (acções de manutenção correctiva e preventiva). Estão determinadas para este módulo 20 horas presenciais, e, também, previstas 30 horas de interacção com a plataforma de e-Learning e estudos individuais. Os tópicos desse módulo englobam:

Introdução o Histórico

o Os primeiros conversores da energia eólica em energia eléctrica Componentes Básicos de uma Turbina Eólica

o Torre o Rotor o Nacelle

Módulo 3: Introdução à Manutenção de Turbinas Eólicas

O módulo introduz as falhas mais ocorrentes nas turbinas eólicas e as práticas de manutenção realizadas. Cabe ao módulo 10 horas presenciais e uma previsão de 15 horas de interacção com a plataforma de e-Learning. O módulo abrange:

Incidentes mais comuns numa turbina eólica Manutenção Preventiva

Manutenção Preditiva Manutenção Proactiva Manutenção Correctiva Instruções de Trabalho

Agendamento de acções de manutenção Análise de informação e dados

Módulo 4: Descrição das acções de manutenção nos componentes de uma Turbina Eólica

No módulo são descritos as falhas mais comuns e as suas respectivas actividades de manutenção preventivas. O módulo terá 30 horas de aulas presenciais e uma previsão de 45 horas de interacção com a plataforma. Encontra-se dividido em 4 blocos:

Check List de Acções de Manutenção Preventiva

Falhas mais comuns nas Pás Eólicas e acções de inspecção Falhas mais comuns nas Engrenagens e acções de inspecção Tensionamento

Módulo 5: Acções Preventivas na Manutenção de Turbinas Eólicas

O último módulo aborda instruções de trabalho, definição e avaliação de riscos, equipamento de protecção pessoal e documentação a ser realizada em acções de manutenção. O módulo possui um componente presencial de 10 horas, associada a 15 horas de interacção com a plataforma de e-Learning. O módulo contempla os seguintes assuntos:

Planificação do trabalho: Instruções de trabalho. Definição de risco e sua avaliação

Uso correcto das ferramentas de trabalho Inspecção para evitar o risco

Descrição e conteúdo de um plano de emergência

O que fazer em caso de acidentes? Primeiros socorros, resgate técnico e protocolo de comunicação

Equipamentos de protecção pessoal Documentos a ser elaborados Regulamentação e legislação

As funções principais da SPI foram a revisão de todo conteúdo, a adaptação deste conteúdo ao normativo SCORM e a implementação da ferramenta em centros de formação técnico. Entretanto de acordo com o cronograma original, no mês de Junho, do corrente ano, estava programada a implementação e avaliação do curso em instituições de ensino técnico. Contudo, pelo grande atraso, decorrente principalmente na elaboração dos exercícios em realidade virtual, não foi possível a implementação e avaliação do curso nos centros de formação técnica.

6.2.1.2 Exercícios

Os exercícios elaborados para acompanhamento e avaliação contínua dos alunos, por parte dos formadores, em momentos não presenciais podem ser divididos em dois grupos.

O primeiro grupo é composto por questões de múltipla escolha, realizadas ao final de cada módulo, permitindo ao formador avaliar e acompanhar a evolução dos utentes. A figura abaixo serve como exemplo de um das questões elaboradas para o Módulo 1: Energia Eólica.

Figura 13 Exemplo de questão de múltipla escolha

Já o segundo grupo de questões é formado por aquelas desenvolvidas em ferramentas de realidade virtual que irão tentar aproximar ao máximo o utente aos problemas existentes em acções de manutenção de turbinas eólicas.

6.3 Meios de Disponibilização dos Conteúdos

Documentos relacionados