• Nenhum resultado encontrado

Dados Anamnésicos

E ntrou na instituição há cinco anos e meio, juntamente com duas irmãs. O s motivos do acolhimento foram: negligência ao nível da supervisão, separação dos pais, insuficiência ao nível das competências parentais por parte dos progenitores. Q uanto ao contacto com a família, o Ricardo e as suas irmãs vão a casa da mãe e do seu companheiro em fins -de- semana alternados. C om o pai, visto que o mesmo se encontra a trabalhar na Suíça, mantêm contacto através do telefone. Q uando o pai vem a Portugal, o Ricardo e as suas irmãs deslocam-se a casa do progenitor para o visitar.

Na escola o Ricardo frequenta o quarto ano e segundo a professora, revela algumas dificuldades na aprendizagem, mas apresenta bom comportamento.

Resumo das Sessões

O Ricardo mostrou-se sempre disponível perante a realização das provas.

Porém, teve sempre uma atitude um pouco contida, não sendo uma criança muito expansiva. Revelou um grande desconforto ao realizar o desenho livre. Nunca estava contente com o resultado final e queria sempre rasgar aquilo que tinha feito. Mostrou assim uma grande falta de auto-confiança e de auto-estima. Não foi possível retirar muitas informações sobre o Ricardo pois ele é uma criança muito reserv ada, que não se dá facilmente a conhecer.

Auto-C onceito

O s domínios nos quais se sente mais competente (resultado máximo, 4) dizem respeito ao C omportamento e Auto-estima. Porém, também apresenta resultados elevados nos domínios de Aceitação Social e de Aparência Física. C omo tal, os domínios nos quais se sente menos competente são na C ompetência E scolar e Atlética.

O Ricardo atribui uma grande importância a todos os domínios do auto-conceito estudados através desta prova. Podemos compreender este valor de auto-estima tão elevado na medida em que para além de se auto-percepcionar como competente na maioria dos domínios, considera-os muito importantes.

Ansiedade

O bteve um índice de ansiedade de 19. Q uanto à sub-escala de mentira, apresentou um índice de 8. E ste resultado demonstra que já possui um nível de ansiedade razoável, sendo que ao nível da escala de desejabilidade social ou de mentira apresenta um resultado muito elevado. Q uando comparados estes resultados, com os obtidos nos estudos normativos para a população portuguesa, apresenta um índice de ansiedade ligeiramente acima da média quando comparado com crianças da mesma idade. Q uanto à escala de mentira, encontra-se muito acima da média quando comparada com crianças da mesma idade.

Prova de Leitura: Decifrar

Atingiu uma idade de leitura de 6,3 anos e um quociente de leitura de 50. T endo em conta a sua idade cronológica, a idade de leitura e consequentemente o quociente de leitura verifica-se que o Ricardo possui um nível de leitura bastante abaixo do que seria esperável tendo em conta a sua idade (cronológica). Foi bastante visível a sua dificuldade em ler palavras constituídas por mais do que duas sílabas. Devido ao seu desempenho e também ao consequente desconforto que a realização da prova causou ao Ricardo, é muito claro que o mesmo apresenta evidentes dificuldades de aprendizagem ao nível da leitura.

Prova de E scrita

O Ricardo não se mostrou muito disponível perante a realização desta prova, estando até um pouco inibido. Para além de ter demonstrado pouca fluência na escrita, demonstrou não ter muita criatividade na medida em que lhe foi difícil elaborar um texto sobre determinada temática. T ambém teve dificuldades em terminar uma história.

T endo em conta não só a sua idade como o ano de escolaridade que frequenta, seria de esperar que tivesse tido um desempenho melhor. Podemos assim verificar que o Ricardo tem muitas dificuldades ao nível da escrita.

Prova de C álculo

E steve mais à vontade nesta prova do que na anterior. C onhece bem os números, consegue realizar operações matemáticas. As principais dificuldades surgiram na resolução de problemas que implicassem ter de interpretar. Porém, obteve um desempenho razoável tendo em conta o ano de escolaridade em que se encontra.

Desenho Livre

Até chegar ao desenho final, fez 5 esboços. Depois de desenhar os primeiros elementos do desenho, mostrava-se desagradado com o resultado pedindo uma nova folha para poder recomeçar o seu desenho. De acordo com C ampos (2004) o desenho da casa poderá ter como significado a constituição de um auto-retrato. Ao não desenhar ninguém na divisão da

casa presente no seu desenho, poderá remeter para um sentimento de solidão ou abandono. Houve isolamento de afectos no seu desenho, um grande vazio.

C AT

As suas respostas foram extremamente descritivas, não dando grande lugar a projecções. Apresenta pulsões agressivas pouco elaboradas, assim como uma certa incapacidade para lidar com a solidão. Revela alguma dificuldade na expressão de afectos ou sentimentos.

Síntese G eral

O Ricardo é um menino tímido e extremamente reservado. E sta atitude poderá estar relacionada com o medo de ser novamente abandonado. Assim, para além de se defender desse receio, refugia-se nele próprio não mostrando aquilo que sente.

Ao nível do auto-conceito apresenta resultados muito elevados, o que remete para um sentimento de grande competência por parte do Ricardo nos diversos domínios estudados nesta prova, principalmente no que respeita ao C omportamento e Auto-E stima. U ma possível explicação para o Ricardo se sentir tão competente ao nível do C omportamento poderá estar relacionado com o facto de ser uma criança muito sossegada o que faz com que tenha menos repreensões por parte dos adultos, dando-lhe assim a noção que se comporta correctamente. E ste resultado tão elevado ao nível da auto-estima não é compatível com as observações feitas ao longo do estudo. T al situação é muito visível através do Desenho Livre, no qual mostrou uma grande insegurança. O resultado mais baixo no domínio da competência deverá estar relacionado com a consciência das suas dificuldades a esse nível.

No que diz respeito à ansiedade, apresenta valores ligeiramente acima da média, significando assim que não se sente excessivamente ansioso. Por outro lado, através dos resultados obtidos na escala de mentira podemos apercebermo-nos que possivelmente existirá por parte do Ricardo uma necessidade de agradar o outro, dando respostas “politicamente correctas”.

O Ricardo apresenta bastantes dificuldades de aprendizagem relativamente à língua materna. Na leitura essas dificuldades são muitíssimo evidentes, apresentando um desempenho muito abaixo daquilo que seria esperado para a sua idade. Na escrita, verificou-se muita dificuldade em conseguir construir textos. Q uanto ao cálculo, já apresentou um desempenho muito melhor, sendo que nesta área as principais dificuldades estão essencialmente ligadas à capacidade de fazer interpretações. Pode assim dizer-se que apresenta dificuldades de aprendizagem essencialmente no que diz respeito à língua materna.

Através do Desenho Livre foi também possível verificar um grande sentimento de solidão e abandono ao não desenhar nenhuma pessoa na divisão de casa que representou. O u seja, é visível que o Ricardo se sente só, no entanto não permite que os outros se aproximem, talvez com receio de se sentir novamente abandonado, criando desta forma uma barreira defensiva.

É de tal forma reservado que no C AT adoptou uma atitude extremamente defensiva, não fazendo grandes projecções, mostrando grande receio em entrar em relação com o outro. Demonstra também alguma dificuldade em exprimir-se.