• Nenhum resultado encontrado

Estudo de Caso Ro & Su Indústria e Comércio Ltda.

3. Estudo de Caso

3.1 Estudo de Caso Ro & Su Indústria e Comércio Ltda.

Em pesquisa realizada diretamente no site do Brasil Web Trade (aces- sado em 22/02/2010) foram encontradas 950 empresas cadastradas no Brasil Web Trade. Estas empresas registraram 7.550 ofertas de produtos (não neces- sariamente o total corresponde a produtos, pois a empresas pode oferecer pre- ços e condições diferentes de um mesmo produto para vários destinos).

Todos os Gerentes de Negócios Internacionais do Banco do Brasil S.A. foram chamados a colaborar no sentido de indicar empresas que pudessem apresentar elementos suficientes para comprovar ou não a hipótese que a ex- portação via internet poderia vir a ser uma boa alternativa para a entrada da micro e pequena empresa no comércio internacional e, por conseguinte, manu- tenção e crescimento delas.

Infelizmente o momento da pesquisa (auge da crise global, desencadea- da com a quebra de instituições financeiras nos Estados Unidos da América, a partir de 15/09/2008), resultou em certa dificuldade na escolha de uma empre- sa que pudesse representar adequadamente a solução eletrônica.

Diante disso, a escolha mais apropriada foi voltarmos nossa pesquisa para empresas que já tinham utilizado no passado recente o Brasil Web Trade com sucesso.

A empresa escolhida foi a Ro & Su Indústria e Comércio Ltda., sediada no Rio de Janeiro (RJ), à Rua Aparai, 271, Jacarepaguá.

Trata-se de uma empresa que fabrica aparelhos eletromédicos micro- controlados para saúde, embelezamento e correção estética, com a marca Ad- vice, conforme demonstrado no Quadro 8.

Desde sua fundação em 1991, tem se distinguido pela preocupação do acompanhamento do avanço tecnológico da estética e da medicina estética, criando tecnologia e difundindo cultura do conhecimento, através de seus Cen- tros de Treinamento Advice – Linha Médica, tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro.

A preocupação constante com a inovação fez com que firmasse parceri- as com universidades para desenvolvimento de novos produtos, além de pro- curar investir em certificações técnicas e no processo de gestão da qualidade.

72

Quadro 8 – Produtos fabricados pela Ro & Su Indústria e Comércio Ltda.

Facial Lab Estética Facial

Thermo Plus Cell Tratamento de Gordura Localizada Ultrasound Plus 3 MHz Tratamento de Celulite e Pós Cirurgico Vacuum Lift Estimula Micro Circulação Cutânea Drena-gem Linfática Linha Plus

Vapor de Ozonio Plus Tratamento de Acne

Crio Thermo Master Flacidez dérmica facial e corporal Sistema Master de Eletroporação Flacidez dérmica celulites e estrias Pelling Ultra Master Acne e Manchas

Stim Cell Medicina Estética e Desportiva

Presso Master Recurso Terapeutico na estética, fisioterapia

Defe Sistem Depilação por energia eletrônica

Linha Mas- ter

Cristal Master Pré-Tratamento na aplicação de laser Mesporation Associa o Peeling Diamantado a Ativação Celular, a Eletroporação e a Crioterapia.

Stim Force Eletroestimulação através de Sucção + Mi-crocorrente + Vibrações de alta frequência. Linha Top

Body Redux

Combina a a crioterapia com a a termotera- pia, com a possível utilização da Corrente Galvânica para Iontoforese ou a Microcor- rente para ativação celular.

Ultracavity Definição do Contorno Corporal

Re-Light

Epilação, lesões vasculares, remoção de lesões pigmentadas benignas Rejuvenesci- mento não-ablativo, ance, rosácea, celulite, estrias, olheiras

Lip Pulse Epilação, Rejuvenescimento Facial, Lesões Vasculares e Pigmentadas. Linha Mé-

dica

Medical Pressor Ativação da Circulação Sanguínea e Linfáti-ca; Prevenção da Trombose Venosa Pro- funda.

Fonte: http://www.advicemaster.com.br

Os equipamentos comercializados pela empresa demonstraram total consonância aos propósitos deste trabalho: material sofisticado e de pequeno porte, que possibilita a utilização dos dois convênios de logística, o Exporta Fácil, dos Correios, e a FEDEX.

Atualmente todos os aparelhos Advice são certificados pela ANVISA A- gência Nacional de Vigilância Sanitária, ligada ao Ministério da Saúde. De a- cordo com informações obtidas no site da empresa, os equipamentos foram certificados para o Uso da Marca de Conformidade, conferida pelo INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A empresa foi certificada pelo Órgão Certificador Internacional Tüv Cert (Alemã).

73

O resultado positivo das inovações e certificações concretizou-se com o recebimento dos prêmios listados no Quadro 9.

Quadro 9 – Prêmios

Ano Prêmios Recebidos

! " # $ % & ' ! ( ) * " ! * + % * ( , * - # $ . / # $ 0 " / 1 1 2 3 4 5 ! "# $ % & ' $( (( % ' 6 676 1- 8 - 0 " *7 *7 8 0 0 , . " . '6 8 ! "# ' $ % & " 1 % " / 1 ( ! ) * * # * * * * * 9: & + * * ; ,- . +/ * $ 6 4 3 / 4

Fonte: site www.advicemaster.com.br

Conforme informações obtidas junto ao Sr. Abílio Cardoso, Superinten- dente, a Advice tinha feito uma única exportação antes de utilizar a solução eletrônica proposta. Foi para a África com resultados desastrosos, desde a Egociação, o embarque e, posteriormente, no recebimento dos recursos. Por conta disso, o comércio exterior tinha sido deixado em último na escala de prio- ridades da empresa.

O cliente informou que não tinha, à época, simpatia por bancos oficiais (citou o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal), portanto, foi apenas por educação que recebeu, no começo de 2003, a visita da Sra. Rita de Cássia Muniz Alves, Gerente de Negócios Internacionais da Gerência Regional de A- poio ao Comércio Exterior do Rio de Janeiro (RJ), que apresentou o Balcão de Comércio Exterior, hoje Brasil Web Trade.

Apesar de certa desconfiança, e com várias críticas à ferramenta, o Sr. Abílio cadastrou a empresa e incluiu determinados produtos que ele entendeu

74

terem mais chances de obter sucesso no mercado internacional. Cabe destacar que as várias críticas feitas pela empresa foram objeto de estudo e todas elas serviram para aprimorar a ferramenta.

Para sua surpresa, foram recebidos dois pedidos de compra, um vindo da Espanha e outro de Portugal, sendo que este último comprador com exce- lente relacionamento comercial que durou até o final de 2008, somente inter- rompido diante da crise financeira que abalou a Europa.

Questionado sobre os pedidos recebidos, informou que alguns vieram espontaneamente de importadores que demonstraram interesse nos produtos, no entanto, utilizou por diversas vezes as ofertas dirigidas a determinados compradores, principalmente aqueles que ele tinha interesse em um relacio- namento comercial mais duradouro (que poderiam se tornar representantes da empresa no exterior).

Quanto à ferramenta informou que ainda não concorda com a forma de precificação do frete. Em seu modo de entender precisaria ser mais simples e direto. Por esse motivo desenvolveu modo próprio de precificar o frete e fechar a negociação, sem o cálculo exato do frete.

Questionado se recomenda o Brasil Web Trade, ou se continuará a utili- zá-lo, informou que 100% das suas exportações foram por meio eletrônico e que não pretende mudar. Tem viagem marcada para início de março/2010 para a Europa para retomar contatos.

75