• Nenhum resultado encontrado

2. Visão : “Tornar-se referência no ramo de serviços gastronômicos na elaboração de pratos inovador es”;

5.2. ANÁLISE DO MERCADO

5.2.1. Estudo dos clientes

Segundo MATTAR (2014) o objetivo fundamental de um sistema de informação de marketing (SIM) é ajudar os gestores em suas decisões a fim de reduzir as incertezas na tomada de decisão e dispor de informações a respeito do comportamento das variáveis não controláveis e das variáveis de resultado.

O mesmo autor fala que o sistema de pesquisa de marketing faz parte do SIM da empresa e visa coletar dados e transformá-los em informações que venham ajudar os gestores na solução de problemas específicos e esporádicos que surgem no percurso da vida do empreendimento.

A European Society for Opinion and Marketing Research – ESOMAR (www.esomar.org/index.php) e a Américan Marketing Association - AMA (1988 apud MATTAR, 2014, p. 8) definem pesquisa de marketing como:

Pesquisa de marketing é a função que liga o consumidor, o cliente e o público ao marketing por meio da informação – informação usada para identificar e definir as oportunidades e os problemas de marketing: gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing; e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo. Pesquisa de marketing especifica a informação necessária destinada a esses fins; projeta o método para coletar informações; gerencia e implementa o processo de coleta de dados; analisa os resultados e comunica os achados e suas implicações.

43 MATTAR (2014) ainda especifica a existência de diversos tipos de pesquisa de marketing, dentre elas é possível identificar a utilizada na presente pesquisa que é estereotipada como uma pesquisa de mercado orientada para estudar um potencial mercado, oferta e demanda para prever e orçar vendas através do levantamento de entrevistas e ações de concorrentes visando conhecer o efetivo tamanho do mercado, sua evolução e suas tendências.

Logo, com relação à pesquisa realizada, apesar de ser um produto novo, as Trouxinhas possuem semelhanças com relação a alguns alimentos consumidos fora de casa, em especial salgados, pastéis e sanduíches. Então, foi realizada uma pesquisa através da aplicação de questionários (APÊNDICE I) a fim de identificar melhor os interesses e comportamentos dos clientes com relação aos produtos semelhantes disponíveis no mercado e consequentemente para o produto comercializado pelo negócio estudado.

Para tanto, a pesquisa foi realizada de duas formas, a primeira na modalidade presencial, através de entrevistas realizadas nas proximidades de onde se localiza o empreendimento estudado, e a segunda na forma eletrônica, através da utilização do Google Forms, plataforma desenvolvida pela empresa Google, onde é possível elaborar formulários eletrônicos, bem como enviá-los por e-mail e redes sociais. No que tange a segunda maneira, a pesquisa foi aplicada através da rede social Facebook em grupos de relacionamento cujo sua temática possua relação com o público alvo do empreendimento conforme exemplificado na secção 5.1.1.

De acordo com a pesquisa realizada, das 75 respostas obtidas, tratam-se, em sua maioria, estudantes universitários que possuem entre 18 e 52 anos, com predominância do sexo feminino, com 68% das respostas, que estão se graduando (49%) ou buscando títulos acadêmicos maiores como Pós-Graduação (9%) e mestrado (3%), com média familiar, em sua maioria, em torno de 3 à 5 salários mínimos (45,3%) e que possui emprego fixo (64%). Seguem os referidos gráficos dos dados citados abaixo:

44 Gráfico 1: Sexo dos entrevistados

Fonte: Troxeda

Gráfico 2: Grau de escolaridade dos entrevistados

45 Gráfico 3: Média de ganho da família

Fonte: Troxeda

Gráfico 4: Se possui vínculo empregatício

Fonte: Troxeda

Das 75 respostas, 96% afirmaram fazer algum tipo de refeição fora de casa. Nesta etapa, os entrevistados que responderam que “não faziam refeições fora de casa” (8,3%) finalizaram sua entrevista, dando prosseguimento somente às 72 respostas afirmativas. Segue gráfico abaixo:

46 Gráfico 5: Se possui vínculo empregatício

Fonte: Troxeda

Dentre as 72 respostas, 91,7% ou 66 respondentes afirmaram estar dispostas a comer nas refeições fora de casa salgados, pastéis e outros tipos de alimentos semelhantes às trouxinhas, sejam fritos ou assados.

Gráfico 6: Disposição para comer alimentos semelhantes às trouxinhas

47 Desta forma foi possível abordar questões referentes aos comportamentos desses possíveis clientes, tais como quais eram as refeições que os mesmos faziam fora de casa, com predominância das refeições do período da tarde e principalmente da noite, no caso do jantar com 42 respostas. Questão de múltipla escolha onde se pode marcar mais de uma opção.

Gráfico 7: Refeições fora de casa

Fonte: Troxeda

Outro comportamento identificado foi a frequência com qual o possível cliente estaria disposto a comer fora de casa alimentos semelhantes ao produto estudado. Assim, foi possível observar que 59,1% dos respondentes afirmaram possivelmente consumir uma a duas vezes por semana, 10,6% três a quatro vezes por semana e 7,6% quase todo dia. Ou seja, 77,3% dos respondentes afirmaram possivelmente consumir uma ou mais vezes produtos semelhantes na mesma semana conforme gráfico abaixo.

48 Gráfico 8: Frequência com que consome produtos semelhantes ao estudado.

Fonte: Troxeda

Referente ao produto, a maioria caracterizou a Qualidade (98,5%) como sendo o principal quesito para sua consumação, seguido de Preço (65,2%) e posteriormente Rapidez no Atendimento (30,3%). Questão de múltipla escolha onde se pode marcar mais de uma opção.

Gráfico 9: Características mais importantes.

49 Com relação à percepção de valor, apesar de 36,4% estarem disposto a pagar de 3 à 5 reais, 22,7% pagariam 6 à 8 reais, 13,6% de 12 à 15 reais, 12,1% de 9 à 11 reais e 10,6% 16 reais ou mais conforme Gráfico 10 abaixo.

Gráfico 10: Percepção de Valor

Fonte: Troxeda

Dentre os respondentes, 60,6% afirmam frequentar o bairro Benfica no período da noite e 74,2% afirmam consumir bebidas alcoólicas conforme demonstrado nos gráficos 11 e 12 demonstrados a seguir.

50 Gráfico 11: Frequência na região do bairro Benfica

Fonte: Troxeda

Gráfico 12: Consumo de bebidas alcoólicas

Fonte: Troxeda

Na pergunta final, como forma de sintetizar todo o raciocínio do questionário aplicado, 89,4% dos entrevistados responderam de forma positiva estar dispostos a frequentar um estabelecimento no bairro Benfica especializado em um tipo de produto

51 semelhante ao estudado e que além disso ofereceria música e serviço de bar no período da noite.

Gráfico 12: Consumo de bebidas alcoólicas

Fonte: Troxeda