• Nenhum resultado encontrado

3. MÉTODO

3.4. Estudo 02

Este estudo teve por objetivo elaborar a minuta de política organizacional de liderança e motivação para a organização campo de pesquisa. Inicialmente, foi elaborada uma primeira versão da política pelo autor, com base nos resultados do Estudo anterior e, então, essa primeira versão foi objeto de aprimoramento no Estudo 2.

3.4.1. Caracterização da Amostra

A amostra foi composta por 10 ocupantes de cargos de chefia da Polícia Federal, escolhidos por conveniência, notadamente entre ocupantes de cargos de Direção e Assessoramento Superior – DAS, que estão lotados tanto na área de investigação policial,

quanto na área de polícia administrativa, assim como na área de suporte logístico, inteligência policial e gestão de pessoal, com mais de 10 anos de experiência de trabalho e preferencialmente posicionados no último nível de progressão da carreira. No tocante à escolha dos especialistas é apontado pela literatura a importância da heterogeneidade para maior variabilidade da informação a ser produzida e partilhada (Powell, 2003).

O número estimado como ideal pela literatura não deve ficar abaixo de 10 pessoas (Grisham, 2009), sendo que um número baixo comprometeria a reunião de informações e um número muito alto tornaria muito trabalhoso o processamento dos dados (Marques & Freitas, 2018).

3.4.2. Caracterização do Instrumento de Pesquisa

O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário aberto, construído com base em questões sobre os temas de liderança e motivação, elaboradas a partir do objetivo geral do trabalho e no que a literatura referenda como importante para se constituir uma política organizacional na temática. Exemplos de perguntas podem ser verificadas na tabela reproduzida, separadas por seção específica. O questionário pode ser encontrado no Anexo D.

Tabela 16:

Perguntas do Anexo D (roteiro de entrevistas) selecionadas para análise no IRAMUTEQ.

SEÇÃO

PERGUNTAS A) Conceitos e Definições

de Termos

(01). O que é liderança para você?

(05). Na sua opinião o que mais motiva você ao trabalho? (07). Quais valores, princípios e diretrizes acredita que devam ser observados na tarefa de motivar uma equipe?

(12). Para você há diferença entre motivação de empregados do setor privado e do setor público? Se sim, quais características teriam?

B) Princípios Gerais

(02). Por que a PF necessitaria de uma política de liderança e de motivação?

(04). Que tipo de normas, fundamentos ou padrões de conduta você acha que devem ser observados por um líder na Polícia Federal?

(06). De que forma a política de gestão de pessoas poderia estar representada na política de liderança e motivação da PF?

C) Diretrizes (01). O que precisaria conter uma política de motivação e liderança?

(02). Quais diretrizes e princípios um líder deve seguir? (02) (03). Quais valores apoiam uma política de liderança e motivação na PF?

(05). Qual conteúdo não poderia faltar em uma política de liderança e/ou motivação para a PF?

D) Objetivos (02). Quais objetivos uma política de liderança e motivação deveria alcançar?

E) Monitoramento e Avaliação

(01). De que forma poderia ser avaliado se a política de liderança e motivação da PF estaria alcançando seus objetivos?

Importante salientar que as perguntas destacadas na tabela 16 foram as selecionadas para a constituição do subcorpus de texto por critério temático que, posteriormente, foram submetidas à análise de Reinert ou método de classificação hierárquica descendente – CHD no software IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et

de Questionnaires). Essa técnica é apontada por Camargo e Justo (2013), como útil para

criação de categorias e análise de discursos e textos. As demais questões subsidiaram complementações e exemplificações de discurso para compreensão geral do contexto.

3.4.3. Procedimentos de Coleta e Análise de Dados

Os líderes selecionados por meio dos critérios de conveniência e acessibilidade, considerando os critérios de ocupação de cargo DAS, assim como experiência em chefia de equipe de investigação policial, polícia administrativa, gestão de pessoas e suporte logístico, foram convidados a participar da entrevista, garantindo-se o anonimato e solicitando-se o compromisso de responder a todas as perguntas que julgassem apropriadas.

Um dos principais aspectos destacados por Freitas e Marques (2018), trazendo literatura sobre o tema, seria a garantia do anonimato. Essa postura permite que os participantes se manifestem livremente, evitando a pressão do grupo, assim como posições tidas como impopulares ou minoritárias. O anonimato favorece uma blindagem contra possíveis distorções que costumam advir da interação dos participantes (Grisham, 2009).

Após um trabalho de contextualização e apresentação dos resultados do diagnóstico de percepção dos estilos de liderança e seus impactos na percepção da motivação para o serviço público (estudo 01), apresentou-se a minuta de política de liderança e motivação para a Polícia Federal, para que os entrevistados pudessem opinar, visando o refinamento da proposta.

O resultado das entrevistas, como anteriormente adiantado, restou analisado por meio da técnica de análise de conteúdo com auxílio do software IRAMUTEQ (Interface de R pour

les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Essa técnica é apontada

por Camargo e Justo (2013), como sendo útil para tratamento de dados compostos fundamentalmente pela linguagem, sendo de relevante importância para análise de crenças, pensamentos, conteúdo simbólico e opiniões relacionadas a determinado fenômeno estudado.

Os valores, diretrizes, objetivos e comportamentos apontados nas questões abertas do

survey, assim como nas entrevistas com os gestores, formaram o conteúdo da minuta de

política que será encaminhada como relatório de diagnóstico e intervenção na instituição – umas das entregas do mestrado profissional.