• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV – Modelo Conceptual e Metodologia

5. Técnicas de recolha de informação

5.2. Estudo quantitativo – Questionário

O questionário foi a técnica seleccionada para realizar a análise quantitativa, tendo sido construídos e aplicados dois questionários de tipo não disfarçado (ou seja, com objectivos bem explícitos) e estruturado:

 A cada um dos municípios que integram o Pólo de Desenvolvimento Turístico da Serra da Estrela, de forma compreender quais os atractivos culturais, patrimoniais e naturais mais valorizados e promovidos. Os questionários foram realizados por telefone, permitindo assim maior rapidez nas respostas e uma maior taxa de colaboração por parte das entidades inquiridas (veja-se Anexo V, na p. 131);

48  Aos residentes das áreas abrangidas pelo território delimitado pelo Pólo, independentemente de estarem ou não empregues na área do turismo, com o objectivo de identificar as atitudes e comportamentos dos residentes face à actividade, bem como os atributos da região mais valorizados e reconhecidos pela população local (consulte-se Anexo VI, da p. 133).

5.2.1. Processo de Construção do Questionário

A construção dos questionários apresentou diversas fases, cujo processo se resume a: recolha de informação e análise da Revisão da Literatura para a elaboração dos conteúdos; determinação das escalas de medida a aplicar; construção de um pré-teste; alterações aos questionários; aplicação dos questionários; e tratamento dos dados recolhidos.

Na primeira fase deste processo, foi realizada uma recolha de informação que visava a identificação dos atributos da região, com recurso à consulta dos sites dos respectivos municípios e empresas municipais e da bibliografia sobre o tema (veja-se Anexo IV, na p. 107). As perguntas tiveram também por base a Revisão da Literatura que consta na primeira parte do presente trabalho, a partir da qual se identificaram as variáveis para o estudo. Foram ainda reunidos folhetos promocionais do turismo da região, recolhidos nos stands da Região de Turismo da Serra da Estrela e dos diversos municípios que integram esta região, aquando da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 13 a 17 de Janeiro de 2010 e de 23 a 27 de Fevereiro de 2011.

Relativamente às escalas utilizadas, tentou-se recorrer às escalas que melhor permitiriam a análise dos dados a nível estatístico. Assim, optou-se maioritariamente pelas escalas nominais e ordinais, com perguntas fechadas. Contudo, algumas questões implicavam uma justificação, pelo que foram também utilizadas perguntas abertas, que possibilitassem um aprofundamento da resposta. Esta é uma matéria que será melhor explorada no ponto seguinte.

Na fase seguinte, foi realizado um pré-teste, inquirindo várias pessoas numa etapa anterior ao trabalho de campo, de forma a avaliar a interpretação dos inquiridos sobre as perguntas colocadas. Em resultado deste processo, foi necessário efectuar algumas alterações que permitissem simplificar as perguntas, nomeadamente, a nível do vocabulário, de modo a serem facilmente compreendidas, sendo que também a forma de apresentação de algumas perguntas foi modificada para facilitar a leitura das mesmas.

49 5.2.2. Escalas de Medida e Tipos de Perguntas Utilizadas nos Questionários

Tal como foi referido no ponto anterior, as escalas utilizadas para a construção dos questionários teve por base as escalas de tipo nominal e ordinal. Dentro da tipologia da escala ordinal, optou-se pela escala não comparativa de Likert de 5 pontos, sobre o grau de concordância/discordância que possibilita a medição de variáveis contínuas.

Quanto ao tipo de perguntas, para além das escalas de Likert já referidas, as perguntas formuladas foram sobretudo de carácter fechado (24), tendo sido também utilizadas sete semi- abertas e apenas uma pergunta aberta. Esta estrutura visava facilitar ao máximo a posterior análise dos dados, pois tal como referem Ghiglione e Matalon (2005), apesar de ser preferível para essa análise recorrer apenas a perguntas fechadas, para um questionário considerado longo pelos inquiridos, as respostas tornam-se a certo ponto automáticas. Ora, a formulação de uma pergunta aberta (ou até mesmo semi-aberta) implica uma maior reflexão sobre as respostas, permitindo que o inquirido se expresse livremente.

A elaboração dos questionários direccionados para os residentes locais, cujo modelo se encontra em Anexo na p. 133,teve por base uma divisão em quatro partes:

 Impactos Percebidos: o objectivo era avaliar a percepção dos residentes face a um conjunto de impactos turísticos de natureza económica, ambiental e sociocultural, tendo em conta o facto de se encontrarem ou não empregues na actividade;

 Atitudes dos Residentes face ao Turismo: esta segunda parte procurava avaliar o grau de aceitação dos residentes face aos turistas (considerando sempre a relação de empregabilidade/laboral no sector), aliando esta aceitação com o grau de predisposição em participar no desenvolvimento turístico da região;

 Atributos do Destino: o propósito das perguntas colocadas nesta parte foi o de analisar quais os atributos mais associados nas mentes dos residentes face à imagem da região, e identificar quais eram os mais valorizados pelos mesmos;

 Perfil Sócio-Demográfico: pretendia apurar as características sócio-demográficas da população residente inquirida relativamente ao escalão etário, tipo de profissão, nível de habilitações literárias, município de residência, nível de rendimento e género.

Relativamente aos questionários enviados aos municípios, os mesmos pretendiam apurar as seguintes questões:

50  Identificar os atributos turísticos do destino efectivamente mais promovidos pelas

autoridades competentes;

 Compreender a importância atribuída ao envolvimento das comunidades no processo de decisão do desenvolvimento turístico da região;

 Identificar quais as formas de participação da comunidade sugeridas para um potencial plano de marketing turístico para a região;

 Perceber se os municípios concordam com os Produtos Turísticos Estratégicos definidos para a região;

 Identificar que outros produtos consideram importantes para o desenvolvimento turístico da região;

 Identificar o posicionamento turístico de cada município através dos ―slogans‖ utilizados na promoção (vd Anexo IV – Caracterização da Oferta Turística da Serra da Estrela, na p. 107, para consultar respostas obtidas).

Documentos relacionados