• Nenhum resultado encontrado

Para realizar a revisão de literatura desta pesquisa, optou-se pela revisão integrativa, um método de pesquisa que permite estabelecer a síntese e as conclusões gerais a respeito de uma área de estudo em particular, realizada de maneira sistemática e ordenada, com o objetivo de contribuir para o conhecimento investigado. A revisão integrativa deve seguir os mesmos padrões de rigor metodológico de uma pesquisa original, considerando os aspectos de clareza, para que o leitor possa identificar as reais características dos estudos selecionados e oferecer subsídios para o avanço da enfermagem (GANONG, 1987; ROMAN; FRIEDLANDER, 1998; BEYA; NICOLL, 1998; WHITTEMORE; KNAFL, 2005).

A elaboração desta revisão integrativa percorreu as seguintes etapas: identificação do tema e seleção da questão de pesquisa; estabelecimento de critérios para inclusão e exclusão de estudos com posterior busca na literatura; definição das informações a serem extraídas dos estudos; avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa; discussão e interpretação dos resultados; e, por fim, apresentação da síntese do conhecimento (GANONG, 1987; ROMAN; FRIEDLANDER, 1998; BEYA; NICOLL, 1998; WHITTEMORE; KNAFL, 2005).

Assim, na primeira etapa desta revisão, para identificação do tema e seleção da questão de pesquisa, buscou-se, a partir da temática parto normal e cesárea, responder ao primeiro objetivo desta dissertação: identificar a contribuição das pesquisas desenvolvidas em âmbito nacional e internacional, sobre a percepção do parto normal e da cesárea para mulheres que os vivenciaram.

Para a segunda etapa, foram delimitados os critérios para inclusão e exclusão dos estudos. Foram critérios de inclusão, pesquisas publicadas em forma de artigo que: abordaram a temática parto normal e/ou cesárea na percepção das mulheres; publicadas no período de 2000 a 2009; independente do método de pesquisa/com desenhos de estudos qualitativos e quantitativos; em língua portuguesa, inglesa e espanhola; que possuíam título e resumos disponíveis e indexados nas bases de dados; em periódicos nacionais e internacionais.

Entre os critérios de exclusão, estiveram estudos que abordaram somente temas específicos sobre a percepção do parto normal e/ou cesárea, entre eles: avaliação da dor no parto normal, métodos farmacológicos e não-farmacológicos para alívio da dor com avaliação das mulheres, comparação da percepção entre etnias, expectativas sobre o parto normal ou a cesárea, entre outros.

Ainda na segunda etapa desta revisão integrativa, desenvolveu-se a busca na literatura através de levantamento bibliográfico realizado pela internet, nas bases de dados: Medical Literature on Line (MEDLINE), Literatura da América Latina e Caribe (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINAHL) e Index Psi Periódicos Técnico- Científicos (INDEXPSI).

Torna-se necessário destacar que, num primeiro momento, a busca se deu pelas representações sociais do parto normal e da cesárea, referencial teórico escolhido para embasar esta dissertação. Porém, observou-se uma escassez de trabalhos que utilizaram este referencial teórico e, com isso, optou-se por ampliar a busca, a partir da percepção do parto normal e cesárea, para mulheres que os vivenciaram.

Portanto, para o levantamento das pesquisas nas bases de dados LILACS, BDENF e INDEXPSI, foram selecionados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), na Biblioteca Virtual de Saúde: parto normal, cesárea e percepção. Palavras-chave foram utilizadas para complementar a busca, nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, por não encontrarem-se no vocabulário estruturado do Decs, como: representação social, representações sociais, comportamento social e psicologia social.

Para a base de dados CINAHL, foram selecionados os seguintes

cinahl headings: labor; cesarean section; perception; psychology, social

e social behavior.

Na base de dados MEDLINE, foram selecionados as seguintes palavras no MeSH Database: labor, obstretrics; cesarean section;

perception; psychology social e social behavior.

Na terceira etapa desta revisão integrativa, procedeu-se a definição das informações a serem extraídas dos estudos. As referências selecionadas foram catalogadas em ficha bibliográfica elaborada pela autora, o que permitiu organizar e sumarizar informações, como: a identificação do periódico de publicação, o país de origem, a formação dos pesquisadores, o idioma utilizado para publicação, os descritores, os objetivos, o referencial teórico, o delineamento da pesquisa com dados sobre o local, o período de coleta de dados, os sujeitos, a delimitação da

amostra, o instrumento para a coleta de dados, a forma como se procedeu a análise dos dados e os preceitos éticos, além de identificar os principais resultados, as conclusões, as recomendações para a prática, as sugestões de novas pesquisas e as dificuldades apresentadas.

A quarta etapa, avaliação dos estudos incluídos na revisão integrativa, ocorreu durante a elaboração e análise das fichas bibliográficas. Foi realizada uma análise crítica dos estudos selecionados, observados os aspectos metodológicos e a familiaridade entre os resultados encontrados, o que permitiu elaborar categorias dos resultados, que nesta revisão foram: percepções positivas relacionadas ao parto normal e cesárea, percepções negativas relacionadas ao parto normal e cesárea e percepções gerais relacionadas ao parto normal e cesárea.

A quinta etapa da revisão integrativa, a discussão e interpretação dos resultados, permitiu elaborar as recomendações para a prática, a partir das conclusões advindas da revisão, bem como, oferecer sugestões de novas pesquisas, com a identificação de lacunas, nos estudos incluídos.

Na sexta e última etapa da revisão integrativa, elaborou-se o resumo das evidências disponíveis, com a produção de um manuscrito, apresentado na seção de resultados desta dissertação.

Documentos relacionados