• Nenhum resultado encontrado

Os estudos de caso têm a função de avaliar o meta-modelo e propor melhorias para o seu refinamento. A avaliação do meta-modelo é feita de forma empírica quanto à sua exatidão, expressividade e extensibilidade. Sendo que cada um destes aspectos é avaliado em uma iteração diferente do estudo de caso. As melhorias são propostas somente quando há a necessidade. Elas propõem alternativas para sanar os problemas identificados no meta-modelo, e desencadeiam uma nova iteração do processo. Na nova iteração, o mesmo aspecto é analisado para que haja uma confirmação dos resultados provenientes das melhorias.

O processo de desenvolvimento do meta-modelo conta com três estudos de caso: o de exatidão; de expressividade; e de extensibilidade. Cada estudo de caso é composto por um conjunto diferente de sub-etapas, pois cada aspecto requer métodos específicos de avaliação. Nesta seção apresenta-se a descrição de cada um dos estudos de caso e de suas devidas etapas.

Algumas sub-etapas são comuns a mais de um estudo de caso, como é o caso das etapas de: seleção dos jogos; análise dos jogos; modelagem dos jogos; e avaliação do meta-modelo.

• Seleção de Jogos: compreende o levantamento de um conjunto de jogos populares para dispositivos móveis. Cada iteração do processo inclui outros critérios específicos para esta seleção. O objetivo desta fase é identificar um conjunto de jogos que servirá como objeto de estudo para a validação do meta-modelo.

• Análise dos Jogos: consiste em um estudo extensivo das estratégias de monetização contidas nos jogos selecionados. Para tal, são adotadas duas abordagens: buscar em sites referentes ao jogo e em vídeos de gameplay; e jogar diretamente sessões de partidas do jogo até que determinado ponto de progresso seja alcançado. Os dados levantados são registrados em um relatório de análise.

• Modelagem dos Jogos: os jogos selecionados são modelados conforme o meta- modelo Meta-F2P. A modelagem é realizada com base no relatório de análise dos jogos, que contém as estratégias de monetização dos jogos apresentadas informalmente. Nesta subetapa também é montado um relatório de modelagem, que descreve as estratégias que puderam ser representadas e quais não puderam, as justificativas e os impedimentos. O relatório é fundamental para a avaliação do meta-modelo, pois é a partir deste que são propostas as sugestões de melhorias do meta-modelo. • Avaliação do Meta-modelo: o aspecto em estudo é avaliado a partir do relatório

de modelagem. A avaliação produz um feedback que contém uma discussão dos problemas encontrados no meta-modelo, e sugestões de melhorias, que podem ser utilizadas em uma nova iteração do processo.

3.3.1

Estudo de Caso de Exatidão

A exatidão é a característica que valida se o meta-modelo está correto(FALKENBERG et al., 1998). A estratégia adotada para validar este aspecto é: modelar os mesmos jogos

utilizados na concepção do meta-modelo; e avaliar se o meta-modelo proporciona recursos suficientes para denotá-los. Este estudo de caso dispensa a etapa de seleção dos jogos, uma vez que utiliza os mesmos jogos empregados na concepção do meta-modelo. O diagrama de processo deste estudo de caso pode ser visto na Figura 5.

3.3.2

Estudo de Caso de Expressividade

A expressividade é uma das principais características das linguagens de modelagem. Ela mede a capacidade que a linguagem tem de denotar modelos de qualquer quantidade

e tipo de domínio de aplicação (FALKENBERG et al., 1998). Assim, quanto maior a

expressividade de uma linguagem de modelagem, maior o conjunto de aplicações de domínios variados que ela é capaz de representar. Um entendimento análogo a este pode ser adotado para o contexto de meta-modelos. Assim, a expressividade pode ser compreendida como a capacidade do meta-modelo de denotar modelos de um domínio específico.

A expressividade do meta-modelo de monetização está relacionada à sua capacidade de denotar a monetização de jogos F2P pertencentes ao mesmo domínio alvo. O domínio alvo é composto por jogos que adotam estratégias descritas no meta-modelo. Ou seja, jogos que adotam estratégias de monetização inéditas não influenciam na avaliação da expressividade do meta-modelo, pois não pertencem ao domínio alvo. No estudo de caso, a expressividade é avaliada por meio da modelagem de uma amostra de jogos F2P utilizando o meta-modelo proposto. O diagrama de processo deste estudo de caso é apresentado na Figura 6.

Figura 6 – Estudo de Caso de Expressividade

3.3.3

Estudo de Caso de Extensibilidade

A extensibilidade pode ser compreendida como a expansão da expressividade de um meta-modelo(BRAUN; ESSWEIN, 2015). Esta característica está relacionada à capacidade

de adicionar novos elementos, regras e restrições no meta-modelo no intuito de expandir o escopo de aplicações que ele é capaz de denotar. A extensibilidade do meta-modelo de monetização está relacionada à sua capacidade de englobar novas estratégias de monetização. O estudo de caso visa verificar se é possível alterar o meta-modelo para que ele seja capaz

de denotar novas estratégias de monetização. O diagrama de processo apresentado na Figura 7 demonstra o fluxo de etapas do estudo de caso.

Figura 7 – Estudo de Caso de Extensibilidade

Como pode ser visto, este estudo de caso conta com duas novas etapas: o levantamento de requisitos; e a extensão do meta-modelo. Além disso, adota-se um novo critério de seleção na fase de seleção de jogos. As novas etapas e as alterações realizadas estão listadas a seguir:

• Levantamento de Requisitos: estudo do domínio a ser incluído por meio da análise da literatura, jogos e/ou outras fontes de informação. Esta etapa é responsável por fornecer os requisitos para a extensão do meta-modelo;

• Extensão do Meta-modelo: consiste na realização de alterações no meta-modelo proposto conforme os requisitos levantados, para que seja capaz abordar novas estratégias de monetização;

• Seleção de Jogos: esta etapa é executada de forma específica para atender a demanda deste estudo de caso, buscando encontrar uma amostra de jogos que abordem as novas estratégias de monetização.

4 Resultados da Fase de Análise

Meta-F2P foi o nome escolhido para o meta-modelo de monetização de jogos, que foi desenvolvido a partir do processo proposto neste trabalho. Este capítulo contém os resultados da fase de análise, cujas etapas são apresentadas nas seções seguintes.

Documentos relacionados