• Nenhum resultado encontrado

4 ADMINISTRAÇÃO DO CONJUNTO DE TESTES DE PROCESSAMENTO AUDITIVO

6.1 R ESUMO DO T RABALHO

O Sistema auditivo é um sistema apaixonante e bastante complexo que envolve a aquisição e o tratamento do estímulo sonoro. É através dele que nos é permitido compreender muita da informação que nos rodeia, principalmente quando se está inserido numa sociedade onde a comunicação é o ponto-chave das relações.

O presente estudo foi realizado com o intuito de contribuir para minorar a falta de instrumentos de avaliação, em Portugal, na área do Processamento Auditivo (Central).

É portanto um desafio pessoal e científico a criação de um conjunto de teste de avaliação do PA. A opção de conjunto deve-se ao o facto de instrumentos diferentes avaliarem habilidades diferentes como foi referido por Musiek e Baran (citado in FRASCÁ, 2005) para além do facto de que apresentados de forma isolada, estes testes têm tendência a tornarem-se muito limitados, podendo levar a um diagnóstico desadequado (FRASCÁ, 2005; MUELLER & BRIGHT, 1999, p.220).

A primeira fase deste projecto incidiu sobre uma recolha bibliográfica de vários testes de avaliação do PA. Não existindo uma bateria de testes ideal para a avaliação do PA, tentou criar-se um conjunto de testes que englobasse todos os tipos de “testes especiais”, escolhendo-se nesse sentido, alguns dos testes mais utilizados pela comunidade internacional, nomeadamente nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil.

Após esta recolha e tendo em conta os vários tipos de testes de avaliação do PA, optou-se pela escolha dos seguintes testes:

Teste Padrão de Frequência – Teste de Processamento Temporal;

SSW – Teste Dicótico;

Fala no Ruído e Teste de Fala Filtrada – Testes Monoaurais de Baixa Redundância e

Teste de Fusão Binaural – Teste de Integração Binaural.

A criação do conjunto de testes de processamento auditivo foi realizada em várias etapas consoante o teste a ser desenvolvido. O principal objectivo seria desenvolver um software de aplicação de fácil utilização que permitisse a apresentação dos testes aos pacientes e ao mesmo tempo a recolha dos resultados em suporte informático. Todos os testes deveriam ter uma parte inicial para treino

dos pacientes. A criação do software de aplicação da bateria de testes, conseguido com a

preciosa ajuda do Doutor António Teixeira, foi um processo relativamente moroso uma vez que exigiu a realização de constantes ajustes até à obtenção da versão final. Primeiro foi necessário estabelecer quais os estímulos que seriam utilizados nos diferentes testes e subsequentemente produzi-los. Foi necessário realizar várias experiências a fim de detectar possíveis problemas na aplicação da bateria de testes, as quais foram sucedidas das necessárias correcções. Todo este processo demorou várias semanas até à obtenção de uma versão final fiável e de fácil aplicação.

Após a criação do conjunto de testes de avaliação do PA resolveu-se fazer a sua aplicação a dois grupos de indivíduos, uns com queixas e outros sem queixas, de dificuldades de discriminação no ruído. Para fazer esta recolha foi necessário pedir parecer à Comissão de Ética e à Comissão Executiva do Hospital Fernando Fonseca com o objectivo de utilizar as instalações do referido hospital para a recolha da amostra.

Todos os participantes foram informados através do Termo de Consentimento Livre e Informado dos objectivos do estudo, dos exames a serem efectuados, da ausência de riscos para a saúde assim como do sigilo total e absoluto dos dados obtidos. Posteriormente todos os participantes que reunissem condições para pertencer à amostra preencheram um questionário informativo que visou a recolha de informações importantes ao estudo. A aplicação da bateria de testes de processamento auditivo teve uma duração média de 40 minutos.

6.1.1 PRINCIPAIS RESULTADOS

Após a conclusão deste trabalho temos como principal resultado a existência de um conjunto de testes de avaliação do PA para o Português Europeu. Este conjunto de testes é constituído por 5 testes de PA que avaliam diferentes áreas, nomeadamente: o teste padrão de frequência que avalia o processamento temporal, o SSW-PE que avalia o processamento dicótico, o teste de fala no ruído e o teste de fala filtrada que avaliam o processamento monoaural de baixa redundância e o teste de fusão binaural que avalia a integração binaural. A criação deste conjunto de testes permitiu a sua existência sob uma forma “fácil” de aplicação, através da utilização de um computador portátil.

O segundo resultado mais importante resulta da aplicação da bateria de testes a dois grupos de indivíduos, uns com queixas e outros sem queixas, de dificuldades de discriminação no ruído, onde se verificou após o cruzamento dos vários resultados que o Teste de Fala no Ruído surge como o único capaz de fazer a separação entre os dois grupos. Este teste apresenta-se correlacionado com as queixas compatíveis de alterações do PA apresentadas através do questionário informativo e tudo indica ser um teste complementar aos outros integrantes na bateria de testes de PA uma vez que não testa o mesmo, ou seja, não está correlacionado com os restantes testes incluídos na bateria apresentada.

• Verificou-se que os resultados apontam no sentido de os testes utilizados nesta bateria serem complementares uma vez que não se correlacionam significativamente entre si, apesar de existir uma fraca correlação entre o teste padrão de frequência e o teste de fusão binaural.

• Verificou-se a existência de correlação entre os resultados da aplicação da bateria ao ouvido direito e ao ouvido esquerdo nos testes em que os estímulos utilizados em ambos os ouvidos foram os mesmos.

Um outro resultado também importante, embora de outro tipo, foi a inventariação bastante detalhada dos testes de processamento auditivo existentes na comunidade internacional.

A realização deste trabalho exigiu a interacção entre diferentes áreas de saber, com a colaboração de diversas pessoas sem as quais não teria sido possível a sua realização.

Apesar de não se poderem tirar conclusões que se possam generalizar para a população portuguesa, devido à pequena dimensão da amostra analisada, fica sem dúvida realizado um passo muito importante neste sentido – a criação de um conjunto de testes de avaliação do PA.

Documentos relacionados