• Nenhum resultado encontrado

Etapa 8: Síntese da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade: Como define o nome, trata-se de elaborar uma esquematização da Ilha Interdisciplinar de Racionalidade,

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.2 Resultados do Desenvolvimento da IIR

5.2.1 Etapa de motivação – Apresentação da proposta

Como mencionado anteriormente, a apresentação da proposta aconteceu na sala de aula através da reflexão da música “Asa Branca” e da visualização do vídeo “A carta 2070”. Após a exposição do tema água, surgiram alguns comentários por parte de alguns alunos, que demonstraram interesse sobre o assunto e certa preocupação com relação às reais consequências da escassez desses recursos. Durante esses comentários surgiram alguns questionamentos espontâneos, que foram registrados pela professora. A seguir alguns dos questionamentos:

i Todas as regiões do Brasil podem sofrer com a falta de água? ii O que podemos fazer para evitar a escassez da água?

iii Como as pessoas sobrevivem com pouca água no sertão brasileiro? iv Por que as pessoas não cuidam da água se sabem que ela pode acabar?

A partir das questões iniciais foi possível observar que os estudantes constataram que o tema “ a importância da água” tem muito a ser discutido. Alguns estudantes, embora bastante tímidos, participaram opinando sobre as questões levantadas. Dessa forma, durante a execução das etapas da IIR, os questionamentos iniciais foram retomados e vinculados com outras dúvidas.

Ainda nesta etapa, foi proposto aos estudantes que produzissem uma redação sobre o assunto apresentado, de modo que a professora pudesse identificar os conhecimentos prévios dos mesmos. A seguir são apresentadas algumas das redações dos estudantes, transcritas pela professora na íntegra, sem correção ortográfica, de pontuação ou concordância:

(i) Redação produzida pelo estudante A em 08/09/2014

Água, fonte de vida

Água é essencial para todos os seres vivos.

As vezes paro para pensar porque as pessoas não economizam água, será que elas não tem conciência do que estão fazendo?

Muitas pessoas ao nosso redor necessitando de uma água boa, uma água potável, e muitos estão nem aí, em alguns lugares do nosso país as pessoas estão doentes porque não tem água potável.

Mas não é bem assim não, nós seres humanos gastamos água como se nunca fosse acabar. Mas se continuarmos assim ela irá acabar muito mais rápido, mesmo o nosso país tendo uma boa quantidade de água disponível em algumas regiões, a água já é um recurso escasso para muitos brasileiros.

Então vamos começar por nós! Vamos economizar o máximo possível. Vamos utilizar somente a quantidade necessária nas nossas atividades diárias.

Vamos pensar que nós temos uma água potável, boa para o nosso consumo e que a nossa sobrevivência depende da água que a natureza oferece. E que muitas pessoas não tem uma água assim para o consumo deles. Vamos pensar no próximo!

Estudante A

(ii) Redação produzida pelo estudante B em 08/09/2014

Água nossa vida

A água é um elemento da natureza muito importante para os seres vivos e principalmente para o corpo humano. Mas sabemos que a água que podemos utilizar não é tão abundante no planeta, a maioria da água que existe é salgada e não pode ser utilizada pelo ser humano. Por isso com essa informação, já é suficiente para nos preocupar com a escassez da água por que é pouca água para a quantidade de pessoas que tem no mundo.

É muito triste pensar que muitas pessoas no Brasil e no mundo não tem água potável para beber, no sertão a vida das pessoas é muito difícil elas não conseguem fazer as mesmas coisas que nós fazemos como, lavar calçadas, tomar banho de chuveiro e até ber água da torneira, etc...

Por isso, digo que devemos cuidar da natureza e das nascentes que é de onde vem a água, por que se a natureza tiver bem cuidada nós vamos ter água. Vamos dar valor a água que temos com abundancia na nossa cidade, vamos cuidar e não desperdiçar por que em muitos lugares ela já é raridade.

Sem água nada funciona, as plantas, os animais e as pessoas morrem tudo se acaba, ela é um bem muito precioso e que todos devem cuidar para ela não terminar.

Estudante B

(iii) Redação produzida pelo estudante C em 08/09/2014

Água

A água em Vacaria o povo está cuidando por que já faltou água uma vez.

Sem água ninguém vive principalmente o ser humano, se não tiver água as plantas e os animais morrem.

Em 2012 a seca aconteceu em nossa cidade e todo mundo ficou apavorado, a água chegava só de noite.

Sem água ninguém vive porque a água serve para lavar a loça, para tomar banho para fazer comida e muitas outras coisas.

A seca é muito forte e grande e nenhum ser vivo consegue escapar. A água em Vacaria por enquanto ainda tem bastante e não faltou mais.

O povo está tentando economizar e cuidar da água para as futuras gerações que vão vim daqui uns anos.

Estudante C

Essas redações iniciais buscaram averiguar os conhecimentos prévios dos estudantes com relação ao tema, pois de acordo com Freire (2005) o conhecimento prévio dos estudantes deve ser valorizado, pois ele causa a promoção da ingenuidade para a crítica, transformando o ser do saber comum ao senso crítico desenvolvendo a curiosidade, para promover um ensino crítico e significativo. Também proporciona uma relação entre os conhecimentos científicos e as experiências adquiridas pelos estudantes no seu cotidiano.

Com a análise das redações produzidas pelos estudantes nesta etapa inicial da IIR, constatou-se que 50% dos estudantes apresentaram pouco conhecimento sobre as formas de desperdícios da água, os reais problemas provocados pela escassez, e com relação à importância da água para existência da vida no planeta. Também se observou que destes 50%, apenas 20% dos estudantes associa o uso inadequado da água ao desperdício, e desconhecem a importância fundamental deste recurso para o corpo humano. Para Alcantara (2009), este fato deve-se a chamada cultura do desperdício, a qual foi gerada com o crescente aumento populacional das últimas décadas, proporcionada pelo modo de vida capitalista, que implica na grande extração de recursos naturais do planeta. De maneira, que o valor dos recursos naturais não é transmitido para as futuras gerações implicando, por exemplo, no desconhecimento do valor real da água.

Alguns estudantes disseram que apresentaram dificuldades para produzir as redações, pois o tema “a importância da água” havia sido trabalhado quando eles estavam no 6º ano, por isso não lembravam conceitos mais específicos sobre o assunto. Para Roldi et al. (2013), o conhecimento sobre o tema “água” deve ser transmitido por toda a vida escolar, pois se trata da forma como os estudantes irão se realizar com o meio em que vivem. Portanto, se o tema “água” for desenvolvido de forma contínua, os estudantes serão sensibilizados com relação ao uso adequado da água, fundamental à vida de todos os seres vivos.