• Nenhum resultado encontrado

3.2 DESENHO DA PESQUISA

3.2.6 Fase 6 – Aplicação do framework em PCTs

3.2.6.1 Etapa 1: estudo no TECNOPUC

Essa etapa da pesquisa descreve os procedimentos realizados quando o framework foi aplicado no primeiro PCT que foi o TECNOPUC. As etapas 1.1 e 1.2 detalham os procedimentos para realização das entrevistas com os gestores do parque e com os gestores de empresas instaladas no TECNOPUC.

3.2.6.1.1 Etapa 1.1: estudo com os gestores do TECNOPUC

Para essa etapa da pesquisa, foi elaborado um roteiro para ser aplicado em gestores de parques. Percebeu-se uma necessidade de tornar o framework mais didático e autoexplicativo, com base nas entrevistas que foram feitas nas fases anteriores. Foram percebidas as dificuldades dos especialistas em diferenciar o que era uma característica, um fator competitivo e um FCS do parque. Algumas ilustrações e exemplos para diferenciar esses termos foram anexados ao roteiro de entrevista com gestores de parque (Apêndice D deste trabalho).

O objetivo dessa etapa foi verificar se o framework proposto consegue identificar e avaliar os FCS do TECNOPUC. O Quadro 19 mostra os objetivos, procedimentos e resultados desta etapa do trabalho.

Quadro 19 – Objetivos, procedimentos e resultados da etapa 1.1 da fase 6

Etapa 1.1 – Fase 6: Aplicação do framework em PCTs – Gestores do Tecnopuc

Objetivos •Verificar se o framework proposto consegue identificar e avaliar os FCS do TECNOPUC.

Procedimentos •Elaboração de um roteiro de entrevistas para essa fase do trabalho. •Realização de entrevistas com os gestores do TECNOPUC. •Coleta e análise dos dados das entrevistas.

Resultados •FCS do TECNOPUC identificados e avaliados pelos gestores do parque.

Fonte: O Autor.

Três gestores do TECNOPUC foram escolhidos para essa fase da pesquisa. O critério de escolha dos gestores do parque foi: (1) o tempo de experiência como gestor de parque e (2) as atividades executadas por eles no parque.

A coleta de dados aconteceu por meio de três entrevistas semiestruturadas. Todos os critérios de seleção para os especialistas foram observados. Ambos os documentos Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e o Formulário para Entrevistas foram

utilizados nas entrevistas dessa etapa da pesquisa. As informações adicionais relacionadas às entrevistas estão listadas no Quadro 20.

Quadro 20 - Listagem de entrevistas que ocorreram na etapa1.1 da fase 6

Denominação Tipo da Entrevista Duração

1 Gestor do TECNOPUC Presencial 2h 01min 0s

2 Gestor do TECNOPUC Presencial 56 min 09 s

3 Gestor do TECNOPUC Presencial 1h 19min 42 s

Fonte: O Autor.

A primeira entrevista foi realizada totalmente presencial e os FCS do parque foram identificados e avaliados pelo primeiro gestor do TECNOPUC. Na segunda e terceira entrevistas, o processo de identificação de FCS foi feito presencialmente durante a entrevista e, por escolha dos entrevistados (devido à limitação do tempo disponível), a segunda parte da entrevista, referente a avaliação dos FCS, foi feita via e-mail.

As entrevistas com os especialistas de parques foram gravadas e seus dados transcritos e analisados pela técnica de análise de conteúdo e análise documental (BARDIN, 2006). Essas técnicas foram utilizadas para: (1) identificar as evidências dos FCS; (2) identificar os FCS; (3) análise da percepção dos entrevistados para os FCS identificados e (4) agrupar os FCS e suas evidências por similaridade. Os documentos analisados nessa etapa do trabalho foram (1) artigos publicados em eventos da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e ENANPAD e (2) links disponíveis de acesso público. Eles foram utilizados como evidências nos processos mencionados.

Os procedimentos adotados para identificar os FCS foram: (1) utilizar o componente “fatores competitivos de PCTs” para verificar quais itens são observáveis no parque de acordo com a visão dos entrevistados; (2) analisar os fatores competitivos do parque por meio do componente “fluxograma de identificação de FCS de PCTs” para verificar quais deles representam um FCS do TECNOPUC. Durante as entrevistas, as evidências, mencionadas durante o discurso do entrevistado e as mencionadas nos documentos analisados, também foram coletadas de forma a corroborar a identificação dos FCS.

O TECNOPUC considera o parque somente como a gestão do mesmo. Todas as unidades periféricas e os agentes externos à gestão fazem parte do ecossistema do mesmo e, não do parque, propriamente dito. Este trabalho utilizou o componente “fatores competitivos” para identificar os FCS de PCTs. Nesse componente existem itens que

representam as conexões do parque com os stakeholders, como Universidade, incubadora e agência de captação de recursos e itens de responsabilidade de alguns desses

stakeholders. Portanto, os FCS que foram identificados e avaliados, pertencem à unidade

central do parque e suas relações com os stakeholders e alguns desses FCS de responsabilidade direta da incubadora do parque (RAIAR) e de setores da rede INOVAPUCRS.

Foi utilizada a técnica da categorização para especificar a categoria dos FCS identificados (BARDIN, 2006). A categoria de um FCS representa os itens do componente “fatores competitivos de PCTs” que deu origem a ela. Por exemplo, se a categoria do FCS está relacionada a “infraestrutura”, é porque ela foi originária dos itens dos fatores competitivos dessa categoria.

Foi observado que o grau de envolvimento e conhecimento do entrevistado com o FCS influi diretamente na percepção que ele tem sobre o mesmo e isso se refletiu na avaliação deste.

Os FCS e suas evidências foram agrupados por similaridade de acordo com os gestores que as mencionaram. Esse agrupamento foi importante para (1) verificar que as notas “4” e “5” tiveram mais presença (maior moda) nos FCS que foram percebidos por todos os gestores e (2) comparar as percepções dos gestores em relação às percepções dos gestores de empresas instaladas no parque.

A próxima etapa do trabalho descreve os procedimentos realizados para avaliar os FCS sob o ponto de vista dos gestores de empresas do TECNOPUC.

3.2.6.1.2 Etapa 1.2: estudo com gestores de empresas instaladas do TECNOPUC

Este trabalho entrevistou cinco empresas residentes do TECNOPUC pertencentes a diferentes segmentos de mercado. Uma constatação que desejava-se fazer foi verificar se o processo de avaliação proposto pelo framework era capaz de detectar as semelhanças e as diferenças percebidas de cada segmento de empresas do parque.

Um roteiro para ser aplicado nas empresas do parque foi elaborado para essa etapa da pesquisa. Ele está no Apêndice E deste trabalho. O Quadro 21 mostra os objetivos, procedimentos e resultados que foram realizados nessa etapa do trabalho.

Quadro 21 – Objetivos, procedimentos e resultados realizados na etapa 1.2 da fase 6

Etapa 1.2 – Fase 6: Aplicação do framework em PCTs – Gestores de empresas do TECNOPUC

Objetivos •Avaliar os FCS do TECNOPUC por meio do framework proposto. Procedimentos •Realização de entrevistas com os gestores de empresa do TECNOPUC.

• Coleta e análise dos dados das entrevistas.

Resultados •FCS do TECNOPUC avaliados pelos gestores de empresas do parque.

Fonte: O Autor.

A coleta de dados aconteceu por meio de cinco entrevistas semiestruturadas. Os mesmos softwares utilizados na fase 5 deste trabalho para realização de entrevista remota foram utilizados nessa etapa do trabalho. As informações adicionais relacionadas às entrevistas estão listadas no Quadro 22.

Quadro 22 - Listagem de entrevistas que ocorreram na etapa 1.2 da fase 6

Denominação Tipo da Entrevista Duração

1 Empresa do TECNOPUC Presencial 01h 36 min 50s 2 Empresa do TECNOPUC Presencial 01h 20 min 34s 3 Empresa do TECNOPUC Presencial 01h 12 min 33s

4 Empresa do TECNOPUC Remoto 57min 51s

5 Empresa do TECNOPUC Remoto 01h 24 min 15s

Fonte: O Autor.

Pelo apontamento dos tempos gastos nas entrevistas, percebe-se uma nítida diferença, principalmente ao comparar a primeira com a quarta entrevista. O aspecto de especificidade e profundidade versus profundidade das entrevistas semiestruturadas foi percebido nessa etapa do trabalho (FLICK, 2009).

Os FCS do TECNOPUC puderam ser avaliados pelos gestores de empresas instaladas desse parque por meio do framework proposto. Importante salientar que as empresas do parque não participaram do processo de identificação de FCS, somente o de avaliação. As cinco empresas entrevistadas pertencem ao segmento de (1) hardware e eletrônica; (2) hardware; (3) incubação de empresas; (4) marketing e propaganda e (5) saúde. Portanto, uma variedade de segmentos de empresas foi observada, o que contribuiu para detectar as semelhanças e as diferenças de percepções de cada uma delas.

As entrevistas com os gestores de empresas do TECNOPUC foram gravadas e seus dados transcritos e analisados pela técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2006). Os procedimentos realizados para a análise de dados consistiram na observação e na interpretação dos níveis de análise percebidos em cada FCS avaliado e que foi corroborada pela análise documental.

Cada segmento de empresa apresentou o seu viés de percepção, de acordo com o grau de envolvimento e conhecimento dos FCS do TECNOPUC, o que refletiu na avaliação dos mesmos.

A observação foi utilizada para detectar as semelhanças e as diferenças em relação às percepções dos gestores pertencentes a diferentes segmentos de empresas do parque em relação aos FCS avaliados. A análise documental serviu para evidenciar essas características.

A próxima etapa deste trabalho descreve os procedimentos realizados no PORTO DIGITAL para identificar e avaliar os FCS desse parque.