• Nenhum resultado encontrado

Etapa Metodológica 4: O Debate Crítico em Ação

No documento Download/Open (páginas 74-77)

5. METODOLOGIA

5.2 Etapas Metodológicas da Pesquisa

5.2.5 Etapa Metodológica 4: O Debate Crítico em Ação

O debate crítico teve seu início quando todos os alunos e o professor estavam bem posicionados e cientes dos seus papéis. O bom desempenho dos papéis foi de fundamental importância para que a atividade estruturada tenha se concretizado segundo os tempos estimados e os objetivos pretendidos, pois ao adentrarmos na estruturação do debate, temos que reconhecer que há uma relação das ações e dos tempos associados para a realização.

Ressaltamos que neste momento, é fundamental que os alunos já possuam conhecimento sobre a estruturação do debate bem como de suas fases e que sejam previamente instruídos sobre a administração do tempo, isto corresponde à parte metodológica de preparação para o debate, mas é aqui novamente ressaltada, pois a tabela de funcionamento do debate deve ser utilizada desde o início da preparação pelos alunos.

Os alunos tiveram acesso a algumas fichas5complementares ao desenvolvimento do debate, que possuem o objetivo de auxiliar os colaboradores bem como os avaliadores a sequenciar a apresentação dos argumentos. Da mesma forma, mostrou-se ser essencial que os componentes conheçam esses materiais previamente para o preenchimento correto e aproveitamento máximo dos diálogos que serão desenvolvidos ao longo da realização do debate. A ficha dos avaliadores possui uma série de pontuações que estão atreladas a identificação de competências argumentativas enquanto a ficha dos colaboradores é estruturada de modo a possibilitar os registros dos argumentos apresentados.

O tema controverso utilizado no estudo que embasará o teor das discussões esteve voltado a seguinte proposição: “Vantagens e Desvantagens da Automedicação”. Sendo assim, o debate foi estruturado em cinco fases específicas conforme ilustrado no quadro 9, cada qual correspondente a uma finalidade definida, com duração de tempo adequada ao desenvolvimento das discussões.

Assim a professora realizou a contagem da duração de tempo das fases dos debates e suas respectivas falas, com auxílio de uma companhia “sino” de mesa, que permitiu aos estudantes se situarem em seus discursos, mediante toques emitidos nos últimos 30 segundos de fala dos argumentadores e no encerramento do tempo permitido. Durante o debate foi realizado o registro videográfico das atividades relativas ao MDC, conforme autorização dos

5 Ver fichas no Apêndice

74 responsáveis dos alunos, bem como coleta de todo material complementar utilizado como suporte à realização.

Quadro 9. Funcionamento do debate crítico

TEMPO FUNCIONAMENTO

3 min Introdução da Bancada Investigativa /Avaliativa, apresentando o tema e o impasse do debate, o contexto histórico da questão a ser debatida e os conceitos - chave necessários para compreensão da discussão.

Fase de Debate Fechado: diálogo entre argumentos, contra-argumentos e respostas.

1,5 min Bancada Proponente apresenta seu(s) argumento(s) 1 min Bancada Oponente: pergunta para bancada Proponente 1 min Bancada Proponente: responde brevemente à pergunta

1,5 min Bancada Oponente: apresenta seu(s) contra-argumento(s) levando em conta o(s) argumento(s) anterior(es)

1 min Bancada Proponente: pergunta para a bancada proponente 1,5 min Bancada Oponente: responde a pergunta da bancada proponente 2,5 min Cada bancada se reúne com seu colaborador

1,5 min Bancada Proponente: resposta(s) ao(s) contra-argumento(s) apresentado(s). 1 min Bancada Oponente: pergunta para a bancada proponente

1 min Bancada Proponente: responde: brevemente à pergunta

1,5 min Bancada Oponente: dá contrarresposta(s) à(s) resposta(s) apresentada(s) 1 min Bancada Proponente: pergunta para a bancada oponente

1 min Bancada Oponente: responde brevemente à pergunta

2,5 min Cada bancada se reúne com seu colaborador e se organiza para a próxima fase.

Fase de Debate Aberto: Apresentação de Novos Argumentos

1 min Bancada Oponente: apresenta novo argumento em defesa do seu ponto de vista. 1 min Bancada Proponente: apresenta novo argumento em defesa do seu ponto de vista. 1 min Bancada Oponente: apresenta novo argumento em defesa do seu ponto de vista. 1 min Bancada Proponente: apresenta novo argumento em defesa do seu ponto de vista. 2,5 min Cada bancada se reúne com seu colaborador e se organiza para a próxima fase.

Fase de Perguntas: esclarecimento e aprofundamento dos argumentos apresentados

1 min Bancada Oponente: apresenta pergunta à bancada proponente.

2 min Banca Proponente: responde brevemente à pergunta e apresenta sua pergunta para a bancada proponente.

1 min Bancada Oponente: responde brevemente à pergunta da bancada proponente. 2,5 min Cada bancada se reúne com seu colaborador e se organiza para a próxima fase.

Fase de encerramento do debate: síntese dos principais argumentos apresentados, conclusão sobre o debate e proposta de resolução ou conciliação do tema.

2,5 min Bancada proponente apresenta sua síntese, conclusão e proposta. 2,5 min Bancada oponente: apresenta sua síntese, conclusão e proposta.

Fase de avaliação: reunião entre os juízes e avaliação final do debate.

5 min Bancada Investigativa/Avaliativa: reunião e diálogo entre os membros para compartilhar suas avaliações individuais (feitas no decorrer do debate) e decisão sobre a equipe vencedora, a partir da qualidade da argumentação apresentada e respeito às regras do debate.

2 min Porta – voz da bancada investigativa/Avaliativa: apresenta uma síntese avaliativa do debate, ressaltando seus momentos mais importantes, e anuncia o vencedor do debate, justificando a escolha de acordo com os critérios.

75

5.2.6 Etapa Metodológica 5: Construção de mapas conceituais e textos dissertativos

Esta etapa metodológica está cronologicamente distribuída ao longo da realização das demais etapas que já foram descritas. Optamos por incluir estas atividades em uma quarta etapa, pois desta forma, o leitor poderá visualizar de uma forma geral todas as ações realizadas neste âmbito, sem necessariamente ter que rever exaustivamente a descrição de atividades similares. Foram realizadas, neste sentido algumas produções de mapas conceituais e textos dissertativos para cada temática trabalhada durante a disciplina.

O primeiro ciclo sobre a temática da “Química dos Medicamentos” está ilustrado conforme a figura 4 abaixo, enquanto que o segundo ciclo correspondente a temática “Conservantes Alimentares” não necessitou da realização da etapa 2, no que diz respeito à utilização de material potencialmente significativo para o ensino da argumentação, já que este foi utilizado inicialmente no ciclo 1. A ocorrência das atividades está cronologicamente representada no esquema abaixo, tomando como referência as etapas metodológicas:

Conforme a ilustração, observamos que o primeiro mapa conceitual é realizado antes da etapa metodológica 1, visando a captação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre as temáticas estudadas. Em sequência o segundo mapa foi construído e o primeiro texto dissertativo6 foi elaborado, após a ocorrência da primeira intervenção correspondente às aulas expositivas dialogadas, ficando o mapa 3 para ser construído ao final das etapas metodológicas. A avaliação mediante a construção de mapas conceituais possuiu o intuito de refletir a estrutura conceitual dos estudantes sobre as temáticas bem como a negociação dos significados compartilhados no decorrer da disciplina.

6As propostas textuais podem ser visualizadas no Apêndice.

Figura 4. Esquema de Representação cronológica da construção de mapas conceituais e textos dissertativos.

76

No documento Download/Open (páginas 74-77)