• Nenhum resultado encontrado

Etapa 1 – Revisão Bibliográfica e Aquisição de Dados

Capítulo - 3

3. MATERIAL E MÉTODOS

3.1. Etapa 1 – Revisão Bibliográfica e Aquisição de Dados

A primeira etapa metodológica realizada neste trabalho, resumem-se em leituras de obras científicas, a respeito dos temas trabalhados, aquisição de dados secundários e levantamento do histórico de trabalhos já realizados na área de estudo, neste caso o município de Três Lagoas - MS.

As leituras bibliográficas iniciaram-se com livros referentes aos temas abordados. Começamos as leituras com obras relacionadas a ciência geográfica e logo após, foram lidas obras direcionadas ao turismo, além das leituras relacionadas a área de estudo.

Após as leituras, definimos os temas que iriam compor nosso referencial teórico, sendo eles: Aspectos conceituas do turismo e sua relação com a Ciência Geográfica, Planejamento e Segmentação Turístico, Cartografia e Turismo, Contextualização sobre Geotecnologias – Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e sua relação com o Turismo e Zoneamento Geoambiental para o Turismo. Nesta etapa, levantamos e discutimos os autores relevantes a nossa temática.

Ainda na revisão bibliográfica, buscamos levantar alguns dos trabalhos já realizados no município e direcionados para a temática do turismo, com o objetivo de entender como esta temática foi trabalhada anteriormente por outros pesquisadores, buscando contribuir ainda mais com o município e com as discussões a respeito da consolidação do turismo.

Já a aquisição de dados secundários constituiu-se em duas etapas, sendo elas, levantamentos de dados referentes ao turismo no município e aquisição de dados de caráter espacial, contendo informações e dados relacionados às características geográficas do município.

Em busca de informações a respeito do histórico do turismo no município, realizamos uma entrevista com um dos representantes do departamento do turismo da prefeitura municipal e com um dos membros do CONTUR. Para esta reunião elaboramos um roteiro que nos auxiliou durante a entrevista, composta por perguntas dissertativas, referentes a projetos, histórico e trabalhos já realizados no município ou que se encontram em andamento. Esta reunião aconteceu em forma de diálogo, entre

a entrevistadora e os entrevistados, a partir do roteiro (quadro 6), elaborada em conjunto ao levantamento bibliográfico.

Quadro 6: Roteiro utilizada na reunião com os representantes do departamento de Turismo e membros do CONTUR do município de Três Lagoas – MS.

PERGUNTAS

1. Histórico do Conselho Municipal de Turismo de Três Lagoas (COMTUR). 2. Quais são as potencialidades do município, vista pela secretaria do Turismo? 3. De acordo com a secretaria de Turismo, quais são as principais deficiências do município?

4. Quais são as principais dificuldades enfrentadas pela secretaria do Turismo e COMTUR?

5. Quais são as expectativas, após a consolidação da atividade turística no município?

6. Quais projetos estão em andamento no município?

7. Quais são os recursos disponibilizados para a execução de projetos? 8. Qual o impacto causado pela pandemia nos projetos em andamento?

9. Em relação a comunidade, existem projetos direcionados a qualificação dos moradores?

10. O Jupiá é visto como um potencial turístico presente no Município de Três Lagoas e com base em alguns critérios do Ministério do Turismo, podemos dizer que o Jupiá apresenta características relevantes e que favorecem a implantação de um turismo local voltado para diferentes segmentos. Sendo assim, existem projetos direcionados para a consolidação da atividade turística? Qual é a participação da população local na elaboração desses projetos?

11. Quais são os projetos e programas que visam as melhorias dos bens culturais e naturais do município?

12. Existe uma interação entre a Secretaria do Turismo, o COMTUR e a população local?

13. As três lagoas tornaram-se o símbolo do município e no ano de 2016 foram estabelecidas como Monumento Natural das Lagoas, com o objetivo de aumentar a sua preservação. Em relação aos atrativos naturais do município, quais são os cuidados durante a elaboração dos projetos? Há uma interação entre a Secretaria do Turismo e o Ministério do Meio Ambiente? Existem outras áreas de preservação com potenciais para a consolidação da atividade turísticas?

Fonte: a autora, 2020.

Esta reunião foi fundamental para o esclarecimento de algumas questões, que foram levantadas no decorrer da pesquisa, a reunião também nos possibilitou o acesso a informações não disponibilizadas em sites/ou plataformas online, como por exemplo propostas de projetos que não foram executados ou que ainda estão em andamento. Essas informações, nos fazem refletir sobre os diferentes olhares e propostas pensadas para o município.

Os dados secundários de caráter espacial, foram adquiridos através da plataforma digital SISLA/IMASUL, por meio de download no formato shapefile das seguintes informações geográficas pertinentes a área de estudo: Cobertura Natural Vegetal, Geologia, Solos e Hidrografia. Toda a estruturação, armazenamento, organização e gerenciamento do banco de dados geográficos foi realizado pelo

software de SIG Arcgis 10.4, em suas extensões ArcMap e ArcCatalog. As

informações referentes aos dados utilizados podem ser observadas no quadro (7).

Quadro 7: Informações referentes aos dados utilizados.

Dado Ano referente Fonte

Cobertura Natural

Vegetal 1984/1985 SISLA/IMASUL

Geologia 2006 SISLA/IMASUL

Solos 1985 SISLA/IMASUL

Recursos Hídricos 2010 ANA

Fonte: a autora, 2020

Para a realização e análise do mapa de uso e cobertura da terra do município de Três Lagoas, foi necessário adquirir imagens de satélites, neste caso escolhemos o Landsat-8, com uma resolução espacial de 30 metros. A aquisição das imagens espaciais ocorrerem através do Catálogo de Processamento de Imagens do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que são disponibilizadas de forma gratuita. Os dados referentes as imagens adquiridas estão organizadas no quadro (8).

Quadro 8: Informações das imagens espaciais adquiridas.

Data Satélite/Sensor Órbita/Ponto Bandas

02/10/2020 Landsat-8/ OLI 223/075 4R5G6B

02/10/2020 Landsat-8/ OLI 223/074 4R5G6B

Fonte: a autora, 2020.

Também foram adquiridas imagens SRTM, para elaborar os mapas de hipsometria e declividade, para isso fizemos o download de forma gratuita na plataforma digital da EMBRAPA. A seguir (quadro 9), podemos ver as informações das imagens utilizadas.

Quadro 9: Informações das imagens SRTM.

Ano Resolução

Espacial

Projeção Cartas Fonte

2000 90 metros Sistema de Coordenadas Geográfica SF-22-V-A SF-22-V-C SF-22-V-D SF-22-V-B NASA Fonte: a autora, 2020

Por fim, realizamos o download dos shapefiles dos limites políticos/ administrativos dos municípios e dos estados do Brasil, através da plataforma do IBGE. Referentes aos dados e informações socioeconômica do município de Três Lagoas e dos demais municípios que compõem a Costa Leste, utilizamos para aquisição, a plataforma digital do IBGE e do Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil.

A principal finalidade desta etapa foi de garantir a formação, ordenação e organização de uma base de dados compatível à estruturação das variáveis e dos parâmetros usados para o estudo e viabilidade das atividades turísticas a partir do zoneamento geoambiental.