• Nenhum resultado encontrado

ETAPAS DA PESQUISA

No documento 2019MariaInesVarelaPaim (páginas 77-81)

4 PERCURSO METODOLÓGICO

4.4 ETAPAS DA PESQUISA

Como a temática escolhida se relaciona à biblioteca multinível e suas contribuições à mediação de leitura, no âmbito do IFRS, mediante o levantamento no BDTD da CAPES, foi possível verificar a existência de vários trabalhos direcionados à mediação de leitura literária. Entretanto, sem relação com a biblioteca como espaço de mediação, ou ainda, ao bibliotecário como agente mediador de informação e leitura.

Ao lançar as palavras-chave: mediação, leitura e bibliotecas, a pesquisa na BDTD apresentou 412 resultados, porém a maioria direcionada às bibliotecas públicas ou à leitura no ensino médio, ou ainda, às ações de mediação relacionadas aos docentes, às salas de aula e a outros ambientes, sem menção à biblioteca. Conveniente ressaltar também que, desse total, alguns temas eram anteriores à Plataforma Sucupira2, o que impossibilitou o acesso aos mesmos. Dessa forma, foram selecionados nove temas relevantes para o desenvolvimento da presente pesquisa, expostos no Quadro 7.

2Ferramenta que serve para a coleta de informações, constituindo a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG); disponibiliza, em tempo real e com transparência, informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica.

Quadro 7 – Temas selecionados da BDTD

Título Autor Ano

Mediação da leitura em bibliotecas públicas RASTELLI, Alessandro 2013

Mestrado - UNESP Mediação da leitura em bibliotecas: revendo

conceitos, repensando práticas

AMARO, Vagner da Rosa

2017

Mestrado - UFRJ As contribuições da biblioteca escolar para a

promoção da leitura e da cidadania

FIORINI, Fernanda Balestrerri

2015

Mestrado - UPF Comunidades de prática online para as

bibliotecas dos colégios de aplicação das IFES: um espaço de discussão sobre a mediação da leitura e da informação VALDEZ, Tatyanne Christina Gonçalves Ferreira 2015 Mestrado - UFRJ

Leitura e mediação: concepções de professores que atuam em bibliotecas escolares

OLIVEIRA, Lea Anny de 2014

Mestrado - UFU Mediação oral da literatura: a voz dos

bibliotecários lendo ou narrando

BORTOLIN, Sueli 2010

Mestrado - UNESP

Mediação cultural em bibliotecas BORBA, Adeneri

Nogueira de

2016

Mestrado - Univali Biblioteca escolar: da mediação à prática de

leitura

LOURENÇO, Katiane Crescente

2010

Mestrado - PUCRS Letramento literário: a mediação da leitura de

obras literárias no processo de constituição de leitores competentes

OLIVEIRA, Thais de 2012

Mestrado - UNB Fonte: elaborado pela autora

A opção por esse campo de pesquisa, conduziu à análise sobre a amplitude de atuação dos IFRS que, de acordo com Pacheco (2011), favorece a seguinte ponderação:

A organização curricular dos Institutos Federais traz para os profissionais da educação um espaço ímpar de construção de saberes. A possibilidade de dialogar simultaneamente e de forma articulada da educação básica até a pós-graduação, trazendo a formação profissional como paradigma nuclear, faz com que essa atuação acabe por sedimentar o princípio da verticalização. Esses profissionais têm a possibilidade de no mesmo espaço institucional, construir vínculos em diferentes níveis e modalidades de ensino, buscar metodologias que melhor se apliquem a cada ação, estabelecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. (PACHECO, 2011, p. 26).

A escolha pela investigação das bibliotecas do IFRS se justifica pelo fato destas abrangerem um público bastante amplo e distinto, desde o ensino médio até a pós-graduação como já se enfatizou. Além disso, existe a preocupação com a estrutura, a organização, a atuação dos bibliotecários e sua postura diante dessa diversidade de usuários, exigindo muito mais de seu potencial profissional, a exemplo da contribuição para a formação de leitores.

Considerando o impacto da ampla abrangência de atuação e em virtude da diversidade, as bibliotecas, ou melhor, principalmente elas, devem estar preparadas

para a variação de público, cada qual com suas particularidades e, de forma igualitária, prestar serviços e atendimento num mesmo ambiente.

Como já se enfatizou, as bibliotecas procuram se adequar, inclusive em termos de classificação, ora universitária, ora escolar. Assunto presente em congressos e listas de discussão entre os bibliotecários que compõem a RFEPCT. Ademais, o próprio tema Identidade das bibliotecas da RFEPCT já constituiu pauta de discussões em encontros da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da RFEPCT e dos bibliotecários que compõem a mesma em seus seminários anuais.

No que tange às questões éticas, para o desenvolvimento das duas etapas que configuram a pesquisa, o projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade.

Na primeira etapa do desenvolvimento deste estudo de caso, para identificação da existência de ações mediadoras de leitura no âmbito das bibliotecas multiníveis do IFRS, a entrevista semiestruturada foi encaminhada, via correio eletrônico, aos bibliotecários que compõem o SiBIFRS. A referida entrevista contou com questões subjetivas sobre o funcionamento e atividades das bibliotecas do IFRS, bem como sobre a formação dos profissionais das bibliotecas e suas principais atribuições.

De acordo com Yin (1998), uma entrevista permite a solicitação de informações ou parecer dos informantes sobre ações ou assuntos pertinentes ao estudo, ou seja, “você pode perguntar aos respondentes-chave sobre os fatos de um assunto, assim como suas opiniões sobre os eventos” (p. 33). Nesse sentido, Gil (2010) assevera que a técnica da entrevista é a mais indicada à obtenção de informações sobre procedimentos e ações, opiniões e conhecimento dos indivíduos, bem como suas expectativas e crenças sobre determinados assuntos.

Considerando a definição de Triviños (1987), a entrevista semiestruturada aponta a possibilidade de se estabelecer um roteiro estruturado, porém com mais flexibilidade e possibilidade de variações, com questões previamente definidas, isto é,

aquela que parte de certos questionamentos básicos, apoiados em teorias e hipóteses, que interessam à pesquisa [...]. Desta maneira, o informante, seguindo espontaneamente a linha de pensamento e de suas experiências dentro do foco principal colocado pelo investigador, começa a participar na elaboração do conteúdo. (TRIVIÑOS, 1987, p. 146).

Ainda de acordo com este autor, a abordagem dos propósitos da entrevista possibilita que o informante tenha uma noção geral do que realmente interessa ao pesquisador. Por conseguinte, é substancial que este se expresse de forma clara e objetiva, contribuindo, assim, para um melhor entendimento do informante sobre seu papel e suas contribuições.

Na etapa seguinte, com a intenção de investigar as ações de mediação de leitura com repercussão positiva, lembradas pelos discentes, o questionário, encaminhado via correio eletrônico a eles, reuniu questões objetivas para facilitar a identificação dos dados, não cansá-los e incentivar a respectiva participação.

Segundo Prodanov e Freitas (2013), a objetividade e o limite de extensão são fundamentais em um questionário. Além disso, é importante “estar acompanhado de instruções que expliquem a natureza da pesquisa e ressaltem a importância e a necessidade das respostas, a fim de motivar o informante” (p. 108). Complementarmente, Severino (2007, p. 125) afirma que, com a aplicação do questionário, pretende-se “levantar informações escritas por parte dos sujeitos pesquisados, com vistas a conhecer a opinião dos mesmos sobre os assuntos em estudo.”

A apresentação dessa trajetória metodológica facilita o entendimento da estrutura de pesquisa, concentrando-se na coleta de dados pertinentes aos objetivos determinados e obtenção de respostas à problemática que a norteia. Nessa perspectiva, após a coleta de dados, estes foram codificados, descritos e analisados à luz do marco teórico de referência. Com base na descrição e análise, os resultados da pesquisa são apresentados na próxima seção.

No documento 2019MariaInesVarelaPaim (páginas 77-81)