• Nenhum resultado encontrado

Etiqueta à mesa

No documento Cerimonial, Protocolo e Etiqueta (páginas 127-131)

Para mulher

Aula 19 Etiqueta à mesa

Nesta aula estudaremos a etiqueta à mesa, o correto uso dos talheres e os diversos tipos de mesa. Este conhecimento é importante para se adequar às diversas cerimônias que possa ser convidado a participar.

O que é etiqueta? Segundo Azevedo (2005) “são regras de comportamento, que nos auxiliam a ter uma postura condizente com o ambiente e a ocasião”.

19.1 Origem do uso dos talheres

Figura 19.1: Etiqueta à mesa na era medieval Fonte: http://protocolopt.blogspot.com

Durante a Idade Média, a única diferença entre a mesa dos ricos e dos po- bres estava mais na quantidade da comida, do que na variedade das emen- tas ou das iguarias escolhidas. Ricos e pobres comiam com as mãos, e a diferença social existia apenas, entre os que lavavam as mãos (ou apenas as pontas dos dedos) antes das refeições e os que não se utilizavam desse hábi- to (naqueles anos não havia água canalizada). Mais tarde, quem sugeriu que cada homem devia ter um talher para ser usado exclusivamente à mesa foi o cardeal Richelieu (1585-1642), um defensor das boas maneiras, por volta de 1630. O costume de cruzar faca e garfo sobre o prato depois de terminada a refeição foi fomentada na Itália no século XVII.

Figura 19.2: Mise en Place Fonte: http://adrianabaccari.wordpress.com

19.2 Etiqueta à mesa

É a forma como as pessoas se portam à mesa em situações sociais, de modo a demonstrarem pertencer a determinado grupo social. Geralmente esses grupos são aqueles de predomínio numa sociedade, seja essa um predomí- nio social, político ou cultural.

19.3 Diferentes formas de servir

Devemos aprender não somente como nos comportar durante as refeições, mas também como servi-las, para proporcionar aos nossos convidados mo- mentos agradáveis. Veja as formas mais comuns de serviços no nosso país.

19.4 À Americana

O serviço à americana pode ser empregado em qualquer am- biente, o que comporta grande número de convidados e não necessita de local muito espaçoso. Consiste na montagem de uma mesa grande, denominada “bufê” onde são organizadas as iguarias frias e quentes. Em cada um dos lados do bufê co- locam-se mesas onde são depositados pratos, talheres, guarda- napos, copos, taças, etc. Por se tratar de um serviço onde cada pessoa pega os utensílios e serve-se sozinha, é importante que entre as travessas haja espaço para que o convidado apoie o prato no mo- mento de se servir. Para servir à americana a melhor opção são as comidas que não precisam ser muito cortadas, dará menos trabalho aos convidados. Mise en Place é um termo

francês que significa, literalmente, “posta no lugar”. Consiste em uma etapa inicial para o preparo de um prato, na qual você separa todos os utensílios e ingredientes necessários para executá-lo. Os ingredientes devem ser medidos, e, se necessário, descascados, cortados, etc. É fundamental fazer a mise en place para a boa execução de qualquer receita, assim você não sai correndo atrás dos ingredientes quando as coisas já estão na panela. Um cozinheiro profissional não sobrevive sem a mise en place. Este termo também pode ser utilizado para a montagem da mesa, ou seja, colocar os talheres, taças e pratos etc. Fonte: http: //pt.wikipedia.org/

wiki/Mise_en_place

Figura 19.3: Serviço de buffet Fonte: http://petitetjoli.com.br

Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

19.5 À Francesa

Nesse serviço a travessa é apresentada pelo garçom ou copeira à esquerda do convida- do para que ele próprio se sirva. Depois que todos terminam de comer, o prato sujo é re- tirado pela direita, e um prato limpo é co- locado da mesma forma e no mesmo lugar. Bebidas são servidas à direita. Se a entrada for um prato frio, poderá ser servida no pra- tinho menor, quando o convidado sentar-se à mesa.

19.6 À Brasileira

As travessas com os alimentos e bebidas ficam expostas em cima da mesa (como em nossos lares). Ao servir, a dona da casa pode começar por um convidado de honra ou pela pessoa mais velha. Depois cada um se serve sozinho. O anfitrião é o último a se servir e o último a terminar de comer. Nunca devemos colocar casais juntos para evitar conversas paralelas. Marido senta em frente à esposa.

19.7 À Inglesa

O garçom traz o prato montado que se chama também ‘empratado’ e serve diretamente ao convidado. Outra forma é ter uma mesa de apoio onde o garçom monta o prato e serve diretamente ao convidado.

Figura 19.6: Serviço à Inglesa Fonte: www.laprovencebuffet.com.br

Figura 19.4: Serviço à francesa Fonte: http://bbel.uol.com.br

Figura 19.5: Serviço à brasileira Fonte: http://solucoeslucymizael.blogspot.com

e-Tec Brasil

19.8 No restaurante

Hoje é comum a prática de comemorar algumas ocasiões nos restaurantes. Nessa situação o anfitrião deve chegar mais cedo para receber os convida- dos é embaraçoso para qualquer pessoa sentar-se sozinha, em virtude de espera, em um local público. Tornaram-se muito comuns a prática de convi- dar amigos e comemorar aniversários nos restaurantes. Nessa situação você convidado não tem a obrigatoriedade de levar presentes. Sua presença já é considerada um presente.

O simples chamado ‘garçom, por favor’ resolve na maioria dos restaurantes. Não abane a mão ou assovie. O garçom vai detestar isso.

Resumo

Estudamos sobre a etiqueta à mesa, tipos de serviços que podem ser ofere- cidos nas cerimônias formais e a postura correta no restaurante e ao chamar o garçom.

Atividades de aprendizagem

• Comente com seus colegas se já participou de uma cerimônia formal, na qual ocorreu o mise en place. Lembra como utilizou os talheres? E no dia a dia, em seu trabalho e nas refeições na sua casa, como utiliza os talheres?

Cerimonial, Protocolo e Etiqueta

e-Tec Brasil

131

No documento Cerimonial, Protocolo e Etiqueta (páginas 127-131)

Documentos relacionados