• Nenhum resultado encontrado

2. OS ESPAÇOS DOS DIÁLOGOS

2.2 Eventos científicos promovidos pelas associações de arquivistas

2.2.2 Os eventos científicos promovidos pela ABARQ, ARQ-SP, AARS, AABA e

Existiam núcleos da AAB em diversos estados brasileiros, até 1998162. Mas, naquele ano, os núcleos foram extintos e apenas a sede da Associação, na cidade do Rio de Janeiro, manteve-se em funcionamento (SANTOS; SOUZA; CARNEIRO, 2001, p. 7).

Até o ano de 1998, existia no Distrito Federal, a Associação dos Arquivistas Brasileiros, Núcleo Regional de Brasília – AAB/NRB, que possuía sede própria – obtida na gestão da Profª Nilza Teixeira Soares. O ano de 1998, porém, foi cheio de mudanças. Os núcleos da AAB nos diversos estados solicitavam maior liberdade organizacional para melhor desenvolverem seus projetos e a redução do percentual dos lucros a serem repassados à AAB Sede. A grande discussão era que a AAB Sede, por se localizar no Rio de Janeiro e não haver lá uma representação local, estava privilegiando os interesses dos arquivistas daquele estado e fazia isso com a utilização dos recursos enviados pelas representações regionais. A Diretoria da AAB, contudo, como resposta às reivindicações, decidiu fechar todos os núcleos, mantendo em funcionamento apenas a sede, que passou a representar definitivamente os interesses do estado em que está localizada (SANTOS; SOUZA; CARNEIRO, 2001, p. 7).

Em substituição aos núcleos regionais, em alguns estados foram criadas associações de arquivistas: em setembro de 1998, foi criada a Associação Brasiliense de Arquivologia – ABARQ; em outubro de 1998, a Associação de Arquivistas de São Paulo – ARQ-SP; em janeiro de 1999, a Associação de Arquivistas do Rio Grande do Sul – AARS; em outubro de 2002, a Associação dos Arquivistas da Bahia – AABA; em abril de 2004, a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro – AAERJ; em agosto de 2005, a Associação dos Arquivistas Espírito Santo – AARQES e, em abril de 2006, a Associação dos Arquivistas do Estado do Paraná (AAPR).

À exceção da AARQES e da AAPR – criadas recentemente – essas associações vêm promovendo, como pode ser observado no quadro 14, uma série de eventos. Dos 21 eventos mapeados – desde a data de criação de cada associação até julho de 2006 – a ABARQ realizou três (2001-2004); a ARQ-SP, cinco (1999-2006); a AARS, oito (1999-2004); a AABA, um (2005) e a AAERJ, realizou três eventos (2004-2005).

162 No caso do Núcleo da AAB que funcionava em Brasília, Nilza Teixeira, na entrevista que nos foi concedida,

relatou que: “Havia um regulamento no Rio de Janeiro, [que dizia] que tudo que se fizesse em Brasília, tinha que passar pelo Rio, quer dizer, havia uma dependência. Nós não éramos independententes e tínhamos que mandar dinheiro para o Rio de Janeiro. Depois, o Núcleo do DF queria modificar isso, para modificar o estatuto. [...] Agora, eles [sede da AAB no Rio de Janeiro] foram cruéis e a coisa foi mal conduzida pelo grupo daqui. [...] Eles nunca nos procuraram para dialogar. [...] E aí a gente podia ter dado uma contribuição, mas foi mal conduzida pelo pessoal, pelo grupo de Brasília e foi ditatorialmente decidido pelo Rio de Janeiro. Aí entraram em conflito, confronto. Houve confronto”.

Quadro 14: Eventos promovidos pela ABARQ, ARQ-SP, AARS, AABA e AAERJ (1998 – jul/2006)

Associação Evento/tema Ano Local

Seminário “Tratamento Arquivístico em Instituições Públicas e

Privadas no Distrito Federal” 1999 Brasília/DF

Debates ao 20 de outubro - Dia do Arquivista

Tema: "Arquivologia: 10 anos de UnB" 2001 Brasília/DF

ABARQ

I CNA*

Tema: “Os arquivos do século XXI: políticas e práticas de acesso

às informações” 2004 Brasília/DF

Conferência de Ramón Alberch Fugueras

Tema: "A experiência de Barcelona na área arquivística" 1999 São Paulo/SP

Seminário sobre Avaliação de Documentos de Arquivo 2000 São Paulo/SP Seminário "Guarulhos Memória-Futuro: patrimônio cultural e

gestão de documentos". 2000 Guarulhos/SP

Participação da ARQ-SP no I Congresso Internacional de Arquivos,

Bibliotecas, Centros de Documentação e Museus INTEGRAR *** 2002 São Paulo/SP ARQ-SP**

VI CAM

Tema: "Arquivos: o saber e o fazer" 2005 Campos de Jordão/SP

I Mesa Redonda: O panorama de trabalho em Arquivologia 1999 Santa Maria/RS I Seminário Regional de Arquivos: A necessidade de organização e

conscientização dos administradores municipais 2000 Alegre/RS Porto II Mesa Redonda: O panorama de trabalho em Arquivologia 2000 Porto alegre/RS Seminário: Políticas de Preservação de Acervos Documentais 2000 Santa Maria/RS IV Mesa Redonda: O panorama do mercado em Arquivologia 2002 Porto alegre/RS III Seminário Regional de Arquivos: Modernização da

Administração Municipal e a gestão sistêmica de documentos e

informações 2003 Canoas/RS

IV Seminário Regional de Arquivos: A preservação de documentos

eletrônicos 2004 Alegre/RS Porto

V Mesa Redonda: O panorama do mercado em Arquivologia - O

sistema de arquivos do Ministério Público do RS 2004 Santa Maria/RS AARS

II CNA

Tema: Os desafios do arquivista na sociedade do conhecimento 2006 Alegre/RS Porto

AABA Mesa Redonda “Arquivos Municipais, o Entrelace de Atores da História” 2005 Salvador/BA Painel “Políticas Públicas de Acesso à Informação” 2004 Rio de

Janeiro/RJ Debate sobre o Conselho Federal de Arquivologia**** 2004 Rio de

Janeiro/RJ AAERJ

Painel: "Arquivologia e as Novas Tecnologias da Informação" 2005 Rio de Janeiro/RJ Fonte: elaboração própria, com base nos sítios das associações e nas informações obtidas por correspondências eletrônicas.

* Evento organizado em parceria com o Curso de Arquivologia da UnB e cuja Comissão Científica foi formada pelos professores desse Curso.

** Não foram considerados os eventos de caráter técnico promovidos pela ARQ-SP: as oficinas, que integraram o projeto "Como fazer" e que foram promovidas, em conjunto com o Arquivo do Estado de São Paulo; os seminários em parceira com o Curso de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que tiveram, em cada módulo, um texto de referência para análise e discussão; os cursos técnicos; nem os eventos que integraram o projeto "Jornadas de atualização profissional – JAPs". Na verdade, esses eventos merecem uma análise à parte que ultrapassa os limites desta dissertação.

*** A ARQ-SP participou da organização geral do INTEGRAR, tendo ainda sido responsável pela realização do seminário "Os arquivos no mundo digital", realizado entre 18 e 20 de março, dentro da programação do Congresso.

**** Fomentou a discussão acerca do novo projeto de criação dos Conselhos Federal e Regionais de Arquivologia, entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília.

3. OS DIÁLOGOS NO ESPAÇO ACADÊMICO: A PESQUISA NA GRADUAÇÃO E