• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS

4.1 EXECUÇÃO

Esta seção tem como objetivo descrever como se deu o processo de coleta de dados desta pesquisa, além de abordar como foi montada a equipe envolvida durante o processo de revisão sistemática da literatura.

4.1.1. Processo de Coleta de Dados

Após a etapa inicial da busca pelo conhecimento prévio sobre o que se tinha de trabalhos sobre o tema, foram observados alguns trabalhos específicos na área de DDS, como apontado na revisão sistemática realizada por Silva et al. (2010) e notou-se a importância do gerenciamento de conflitos em equipes de software no contexto virtual, uma vez que vários desafios estão atrelados a esta forma de trabalho.

A partir deste momento foi iniciada a etapa de planejamento da pesquisa, onde a revisão sistemática da literatura foi planejada e o protocolo construído. Para a elaboração deste protocolo, foi convidado um especialista em DDS e processos de revisão sistemática da literatura para atuar como revisor do mesmo.

Em seguida, dentro das etapas do processo de coleta de dados, foi dado início a etapa de condução das buscas, através da realização das pesquisas automática e manual.

Para as pesquisas automáticas, foi inicialmente realizado um piloto com os engenhos de busca ACM Digital Library e IEEEXplore Digital Library, de forma a realizar a calibração das strings de busca automática. Este processo de calibração envolveu a utilização de sinônimos e observação da quantidade e relevância dos artigos retornados. Foram utilizados dois engenhos para esta calibração, o ACM Digital Library e o IEEEXplore Digital Library. Esses dois engenhos foram escolhidos por serem duas das principais fontes de dados de estudos da engenharia de software.

Com a calibração realizada, os seguintes engenhos foram escolhidos inicialmente para a busca automática: ACM Digital Library, El Compedex, Elsevier ScienceDirect, Google Scholar, IEEEXplore Digital Library, JSTOR, SCOPUS, SpringerLink e WEB of Knowledge. Destes engenhos, dois deles apresentaram limitações de quantidade de operadores “*”. O IEEEXplore só permite a utilização de no máximo 5 operadores e no JSTOR só é permitido a utilização de 3 operadores. Além disso, há uma limitação na quantidade de caracteres para buscas nos engenhos Google Scholar, SpringerLink e JSTOR. Com essas limitações não foi possível a utilização destes 3 engenhos, mesmo realizado adaptações nas strings de busca. Dos engenhos selecionados apenas para o IEEEXplore foi necessário realizar a adpatação das strings de busca a fim de atender as limitações do mesmo com relação à quantidade de wildcards (*).

Para a busca manual foram identificados artigos em jornais, revistas, congressos e conferências em anais em Engenharia de Software, tais como: Information and Software Technology (IST), IEEE Transactions on Software Engineering (TSE), Software Practice and

Experience (SPE), ACM Transactions on Software Engineering Methodology (TOSEM), Journal of System and Software (JSS), International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM), Evaluation and Assessment of Software Engineering (EASE), International Conference on Software Engineering (ICSE), International Conference on Global Software Engineering (ICGSE). Além dos eventos e jornais apresentados, foi analisada a revisão sistemática de Silva et al. (2010) de forma a evitar que estudos apontados neste estudo ficassem de fora do processo de revisão.

Todo o processo de seleção dos estudos relevantes foi dividido em 4 etapas, como será apresentado a seguir.

A etapa 1 aborda o resultado inicial das buscas automática e manual, quando é alcançada a quantidade primária de trabalhos, denominada Estudos Encontrados, os quais servirão como entrada para as etapas seguintes de seleção dos estudos.

Na etapa 2, também chamada de Pré-Seleção, é realizada a análise dos Estudos Encontrados através da leitura do título e resumo de cada um dos estudos encontrados. O objetivo desta etapa é realizar um filtro inicial dos estudos encontrados na condução das buscas, excluindo aqueles estudos que são potencialmente não relevantes para a pesquisa, chegando ao denominado Estudos Potencialmente Relevantes.

Com os Estudos Potencialmente Relevantes selecionados, é chegada a etapa 3, conhecida como etapa de seleção dos estudos, onde para isso é necessário a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão para realizar esta seleção. Para isso se faz necessário a leitura da introdução, metodologia e conclusão dos estudos potencialmente relevantes, aplicando os critérios estabelecidos, com o objetivo de ter como resultado final apenas os denominados Estudos Relevantes, os quais serão utilizados na pesquisa para a fase de extração dos dados. Para finalizar, foi realizada a etapa 4, onde é efetuada uma busca manual complementar nas referências indicadas nos estudos relevantes já incluídos na pesquisa, chamada bola de neve (do inglês, snowball) de forma a aumentar a cobertura do processo de seleção e definir a quantidade final de Estudos Relevantes para a pesquisa.

Todas as 4 etapas relacionadas com a seleção dos Estudos Relevantes da pesquisa tiveram uma duração total de 12 meses (maio/2012 à abril/2013). Para apoiar todas as etapas deste processo foram utilizadas algumas ferramentas, tais como o Mendeley (www.mendeley.com), Dropbox (www.dropbox.com) e ZOHO Projects (https://projects.zoho.com).

Após a definição dos Estudos Relevantes para a pesquisa, cada trabalho foi lido e analisado em sua totalidade por 4 pesquisadores e os trechos considerados mais importantes

para responder a questão de pesquisa foram extraídos e documentados em uma planilha Excel™ de forma que fossem organizados e sintetizados para a apresentação dos resultados finais da pesquisa.

A síntese dos dados foi realizada a partir da extração dos dados através do método de procedimento de meta-etnografia, como proposto por Noblit e Hare (1988). De forma sucinta este procedimento consiste na identificação de conceitos chaves nos textos selecionados, que fornecem informações relevantes para a pesquisa, categorizando-os em formas de tabelas de acordo com as questões de pesquisa. A esses trechos, são associados códigos que indicam a que tipo ou categoria de informação o texto se refere, de forma que as informações possam ser interpretadas.

4.1.2. Equipe Envolvida

Além do autor desta dissertação, participaram como pesquisadores assistentes destes processos: Ivaldir Honório de Faria Junior, que atuou também como revisor do Protocolo da revisão, Ariádnes Nunes Dantas Rodrigues e Jefferson Ferreira Barbosa, sendo o primeiro doutorando e os demais mestrandos do curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação, do Centro de Informática, da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). A realização do processo de revisão sistemática da literatura através da composição de uma equipe é de fundamental importância para aumentar a confiabilidade dos resultados da pesquisa, uma vez que com uma equipe é possível associar os pesquisadores aos pares, diminuindo desta maneira o viés no processo, caso apenas um pesquisador fosse o agente individual do processo (KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S., 2007).

Nas etapas de seleção dos estudos, os pesquisadores foram divididos por conveniência em duplas e em casos de discordâncias com relação a inclusão de um estudo, um terceiro pesquisador proveniente da outra dupla foi inserido na etapa para resolver o conflito.

Na etapa da extração tivemos uma mudança na composição da equipe. Saiu o doutorando Ivaldir Honório de Faria Junior e entrou o pesquisador Dennis Sávio, que é membro da célula de DDS do Grupo de Pesquisa em Projetos do Centro de Informática, da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE).

Documentos relacionados