• Nenhum resultado encontrado

EXEMPLO DE DECiSãO CONCEDENDO FiANçA Processo n

No documento MANUAL DE BENS APREENDIDOS (páginas 90-93)

O indiciado foi autuado em flagrante pela prática do crime de lesões cor-porais graves contra seu vizinho “fulano de tal”, praticado com uma navalha, causando-lhe deformidade permanente, conforme atesta o laudo de exame de corpo de delito anexado ao auto e as fotografias complementares, consistente em uma cicatriz que atravessa todo o lado direito do rosto da vítima.

Referido crime, previsto no art. 129, § 2º, inciso iV, do Código Penal, é sancionado com pena de 2 meses a 8 anos de reclusão. Todavia, seja pela tipifi-cação legal, seja pelas circunstâncias em que foi praticado e pela personalidade do indiciado, que é primário, tem emprego fixo e trabalho mediante contrato, não encontra nenhuma vedação para que lhe seja concedida fiança (CPC, arts.

323 e 324).

Assim sendo, atento ao contido no art. 310, inc. iii e 333 da lei processual, com a redação que lhe foi dada pela Lei 12.403/2011, concedo, de ofício, ao in-diciado sicrano de tal a liberdade provisória mediante pagamento de fiança. Na fixação do valor, considerando a natureza da infração que é grave, as condições pessoais de fortuna do acusado, pessoa, sua vida pregressa que se revela sem antecedentes, as circunstâncias indicativas de sua periculosidade, bem como a importância provável das custas do processo, fixo o valor da fiança em 50 salários mínimos, ou seja, R$ 2.725,00 (dois mil, setecentos e vinte e cinco reais).

A referida quantia deverá ser entregue ao Depositário Público e recolhida na agência do Banco X ,ou, caso fechado o estabelecimento bancário, entregue, mediante recibo, ao escrivão para que tome a medida no prazo máximo de 3 dias, fazendo-se menção no termo de fiança (331, par. único). Depositada a quantia, juntado o comprovante do depósito aos autos, lavre-se termo de fiança no livro próprio juntando-se cópia aos autos (CPP, art. 329), nele constando o valor e a forma do depósito e também as obrigações do beneficiado ou de quem prestou fiança (CPP, arts. 329, par. único, e 331, par. único). Após, formalizado com a assinatura do indiciado, expeça-se alvará de soltura e em seguida dê-se vista dos autos ao Ministério Público.

Cumpra-se. intimem-se.

________________, ___, de______________ de ____

Juiz

2. Crime de trânsito, homicídio culposo Despacho:

O indiciado foi autuado em flagrante pela prática do crime de homicídio doloso na direção do veículo automotor marca Mundial, ocorrido ontem, por volta das 14h, na Av. XV de Novembro, esquina com Padre Custódio, nesta ci-dade, figurando como vítima Tício Aurélio, que transitava de bicicleta no local.

O referido crime, previsto no art. 121, caput, do Código Penal, é puni-do com reclusão de 6 a 20 anos e por isso a Autoridade Policial não concedeu fiança ao acusado e pede, agora, seja decretada a sua prisão preventiva, porque os fatos tiveram grande repercussão na mídia, provocando revolta na popula-ção. Por sua vez o autuado requer a liberdade provisória com ou sem fiança, alegando tratar-se de crime culposo e juntando documentos que provam sua vinculação ao processo.

A leitura do auto de prisão em flagrante e dos recortes de jornais e pu-blicações em sites que a ele vieram anexados revelam que o acusado dirigia em velocidade excessiva e incompatível com o local, colhendo a vítima quando atravessava a rua na faixa destinada a pedestres. A revolta popular deu-se, além do atropelamento em si, pelo fato de o acusado conduzir um veículo possante e dos mais caros existentes no mercado e a vítima ser um jovem trabalhador, de origem humilde, que estava no momento a exercer sua profissão.

Muito embora a correta tipificação seja discutível, esta matéria deverá ser definida em outro momento processual, qual seja, o do oferecimento da de-núncia. Por ora tem-se como presente a infração ao art. 121 ,caput, do Código Penal e não o art. 202 ,caput, do Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, que é sancionado com a pena de 2 a 4 anos de reclusão.

O crime de homicídio doloso permite a concessão de fiança pelo Juiz, conforme art. 322, § 1º do Código de Processo Penal. Ademais, no caso, não estão presentes as causa impeditivas dos arts. 323 e 324 deste estatuto. Por ou-tro lado, ela se revela de todo oportuna, pois não há interesse ou motivo para manter-se o acusado preso, visto que é radicado no distrito da culpa, estudan-te universitário e não registra anestudan-tecedenestudan-tes criminais, conforme documentos anexados. Ainda assim, a fiança é mais apropriada ao caso em tela do que à liberdade provisória simples, porque manterá o acusado vinculado ao processo, além de garantir os efeitos de eventual condenação.

Atento, pois, ao contido no art. 326 da Lei Processual, em especial à gravidade da infração, cometida por velocidade excessiva e incompatível com o local, a situação econômica do acusado, que é elevada, fato que se eviden-cia pelo simples valor alto do veículo, que está em seu nome registrado no DETRAN, sua vida pregressa que revela diversas infrações de trânsito, muito embora não responda ações penais, bem como ao provável valor das custas e principalmente da indenização (responsabilidade civil, Código Civil, art. 927), se vier a ser condenado, fixo a fiança, com base no art. 325, inc. i, do CPP em R$

545.000,00 (quinhentos e quarenta e cinco mil reais), equivalente a 200 salários-mínimos, multiplicada esta verba por 5 para alcançar-se valor condizente com a gravidade da ocorrência (CPP, art. 325, inc. ii e § 1º, inc. iii).

A referida importância deverá ser recolhida em agência do Banco do Estado, agência do Fórum local, ficando à disposição deste Juízo. Uma vez depositada a quantia, juntado o comprovante do depósito aos autos, lavre-se termo de fiança no livro próprio (CPP, art. 329). Após, formalizado com a as-sinatura do indiciado, expeça-se alvará de soltura.

intimem-se. Após, dê-se vista dos autos ao Ministério Público.

___________________, ___, ______________ de _________

Juiz de Direito

EXEMPLO DE DECiSãO DE ALiENAçãO ANTECiPADA EM

No documento MANUAL DE BENS APREENDIDOS (páginas 90-93)