• Nenhum resultado encontrado

Parte II – Relatos das Práticas de Ensino Supervisionadas

3. A utilização do Blogue em contexto de Estágio

3.4. Exemplo de um guião para a criação de um blogue

Hoje em dia, é muito fácil criar e manusear um blogue e existem diversas plataformas online que nos permitem criar gratuitamente um blogue de acordo com as necessidades de cada utilizador. Seguidamente, apresentarei uma proposta de criação de um blogue através do site www.webnode.pt.

147

3.4.1. Criação do Blogue

Para se começar a criar um blogue deve-se aceder ao site, que neste caso é www.webnode.pt. De seguida, devem-se preencher os dados solicitados, mais concretamente o espaço “Nome do site” onde devemos colocar o nome que queremos dar ao nosso site; o espaço “Correio eletrónico” onde devemos colocar o endereço eletrónico que queremos que o site tenha e a palavra passe que desejarmos. São com estes dados que posteriormente faremos o login do nosso blogue. Por fim basta clicar em “Registar-se” para continuarmos o processo.

3.4.2. Seleção do tipo de Site

Após ter clicado em “Registar-se”, o site vai remeter o utilizador para outra interface onde novos procedimentos lhe serão pedidos. Irá ser necessário que escolha o tipo de site que pretende, entre três que lhe são apresentados: Site pessoal, Site de negócios ou Loja virtual. Para isso basta clicar no site que desejar, Mas, ao clicar, irá surgir uma pequena caixa onde será pedido ao utilizador que escolha um slogan para o seu blogue e o idioma. Por fim basta clicar em “Continuar”.

148

3.4.3. Seleção do Modelo para o Site

Concluído o processo anterior, o utilizador será remetido para uma nova interface onde deverá escolher o modelo que melhor se adequar ao seu gosto e necessidades. Serão apresentados vários modelos de sites com diferentes apresentações. Cabe ao utilizador escolher o que mais lhe convier. Escolhido o modelo, o utilizador deve clicar em “continuar” para prosseguir com o processo.

Figura 33. – Escolha do tipo de site

149

3.4.4. Criar páginas para o Blogue

Uma nova interface vai surgir após o utilizador ter clicado em “Continuar”. Nesta interface o utilizador pode escolher as páginas que pretende que o seu blogue contenha. São apresentadas várias páginas entre as quais o utilizador deve escolher,

clicando sobre elas. Mais uma vez, o utilizador deve clicar em “Continuar” para

concluir o processo de criação do seu blogue.

3.4.5. Edição de Conteúdos

Depois de criar e personalizar o seu blogue, o utilizador pode começar a editar os seus conteúdos. A primeira interface que lhe irá aparecer é a página inicial. De forma a tornar o blogue mais atrativo, o utilizador deve escrever um pequeno texto de apresentação do seu site no espaço disponível da página inicial. Para isso, o utilizador deve clicar em “Editar Conteúdo”.

150

Irá aparecer uma janela onde o utilizador deverá escrever o seu texto. Mas nessa janela já tem escrita informação sobre o site. Para começar a escrever o seu texto de apresentação o utilizador deve apagar o texto existente para começar a editar o seu.

Para escrever o texto, é preferível que o utilizador o escreva em formato Word em primeiro lugar pois se houver algum percalço antes da gravação o texto escrito até ao momento fica perdido. Depois de escrever o texto em formato Word, copia-se e cola- se o texto na janela através dos comandos cntrl+c; cntrl+v. Depois de ter escrito o texto, o utilizador deve clicar em “Guardar” para que o seu texto fique publicado.

Figura 36. – Página inicial do blogue

151

Para editar as restantes páginas deve ir à página pretendida e clicar em “Editar Conteúdo” ou “Adicionar Artigo”. O processo de edição do texto é idêntico ao da página inicial.

Se o utilizador pretender anexar um ficheiro ao Blogue (fotos, músicas) a um artigo que esteja a editar, deve clicar em “Inserir” e escolher a opção pretendida. Caso escolha a opção “Imagem”, depois de selecionar a imagem pretendida e de a adicionar ao artigo, deve clicar na imagem para a formatar com o tamanho pretendido. Depois de escrever os artigos/conteúdos, o utilizador deve clicar sempre em “Publicar”, caso contrário o seu trabalho não fica editado.

Figura 38. - Edição de artigos

152

Se o utilizador pretender modificar um artigo/conteúdo já editado deve clicar na hiperligação do título do artigo/conteúdo e clicar em “Editar artigo”. Depois de modificar o que pretende, terá de premir novamente em “Publicar” pois se não o fizer as alterações não ficam gravadas. Caso pretenda que cada uma das suas páginas e artigos/conteúdos tenha um espaço para comentários dos visitantes, o utilizador deve

clicar em “Mais” e em seguida em “Widjets” e em “Fórum”. Por fim, deve premir no

botão “Publicar” para gravar a criação do Fórum.

3.4.6. Entrada no Blogue

Para o utilizador poder entrar no blogue, deverá aceder novamente ao site www.webnode.pt e clicar em “Iniciar sessão”. Depois, deverá registar o endereço eletrónico e palavra passe criadas. Em seguida, o utilizador deverá clicar em “Entrar” para aceder ao Blogue. Após entrar no blogue, irá aparecer uma interface onde o utilizador deverá clicar em “Gerir Website”. Posteriormente, irá aparecer uma nova interface onde o utilizador deve premir em “Edição de website” para começar a editar no Blogue.

153

3.4.7. Notas importantes

Ao editar o blogue, o utilizador deve ter em atenção alguns aspetos relacionados com o seu site. Uma nota importante que convém referir é que ao criar o Blogue, o utilizador está também a criar um endereço eletrónico para o Blogue. Nesse endereço eletrónico receberá emails da Equipa Webnode, e poderá estabelecer contato com os visitantes do Blogue.

Outra nota importante a ter em conta é que o site é gratuito mas tem apenas 100

megabites de espaço para imagens e outros ficheiros. Caso pretenda mais espaço, o

utilizador terá de comprar um pacote maior contatando com a equipa Webnode.

Para fornecer o link do seu site aos visitantes, terá de ir à barra de endereços e copiar o link que aparece quando está a editar o seu blogue na parte inicial. Por exemplo, quando estamos na condição de utilizadores/editores na página inicial do blogue, devemos ir à barra de endereços e copiar o link: http://cms.mestrado-em-pre- escolar-e-1-ceb.webnode.pt/. Antes de fornecer o link aos visitantes, o utilizador deve substituir “cms” por “http”, ficando desta forma http://http.mestrado-em-pre-escolar-e- 1-ceb.webnode.pt/

154