• Nenhum resultado encontrado

Exemplo do processo de criação de consultas

C APÍTULO 5 Estudo de Caso

5.2 Exemplo do processo de criação de consultas

5.2

Exemplo do processo de criação de consultas

Esta seção tem por objetivo apresentar o passo a passo do processo de criação de consultas por parte do usuário, além de apresentar os processos de transformação que ocorrem de forma transparente para o mesmo. Dessa maneira, é possível através de exemplos práticos, entender todo o processo de criação das consultas, desde a colocação de entidades na tela até a geração e realização da consulta à base de dados. Para alcançar este objetivo, esta seção foi dividida em três subseções.

A subseção 5.2.1 apresenta o processo requerido para preparar o ambiente para a realização de consultas. A subseção 5.2.2 apresenta o passo a passo do processo de criação de uma consulta, focando apenas no que é visível ao usuário. A subseção 5.2.3 apresenta o passo a passo do processo de criação da mesma consulta da subseção 5.2.2, entretanto focando apenas no que é transparente ao usuário.

5.2.1 Preparação do ambiente para criação de consultas

Antes de conhecer o processo de criação das consultas, é necessário conhecer as etapas para preparar o ambiente para realizá-las. O processo básico de preparação é composto de cinco etapas a saber:

A primeira etapa tem por objetivo iniciar o servidor de banco de dados. Para realizar tal tarefa deve-se escolher a opção Start Server no menu do lado esquerdo da página. Ao término do processo, uma mensagem será exibida informando que o servidor foi iniciado com sucesso. A Figura 5.8 apresenta a tela referente a esta etapa.

A segunda etapa tem por objetivo criar a base de dados que será utilizada para a realização das consultas. Para isto deve-se clicar na opção Manage Databases no menu do lado esquerdo da página. Aparecerá uma tela contendo todas as opções disponíveis para o gerenciamento de bases de dados. O nome da base de dados a ser criada deve ser inserido no campo texto

5.2 EXEMPLO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONSULTAS 68

Figura 5.8: Etapa 1 do processo de preparação do ambiente

adequado. Em seguida deve-se clicar em Create Database. Ao término do processo, uma mensagem será exibida informando que a base de dados foi criada com sucesso. Caso a base de dados já exista, esta etapa deve ser desconsiderada. A Figura 5.9 apresenta a tela referente a esta etapa.

A terceira etapa tem por objetivo selecionar a base de dados que se deseja utilizar. Para isto, selecione a base de dados desejada na caixa de seleção de bases de dados existentes e clique na opção Set database for query. Ao término do processo, uma mensagem será exibida informando que a base de dados foi selecionada para utilização com sucesso.

A quarta etapa tem por objetivo iniciar a base de dados previamente selecionada. Para iniciá-la, clique na opção Start Database. É importante frisar que esta etapa não funcionará a contento caso a terceira etapa não tenha sido realizada com sucesso. Todas as operações que se referem a uma base de dados específica (iniciar, parar, remover e carregar XML) requerem que uma base de dados seja pré-selecionada. Ao término do processo, uma mensagem será exibida informando que a base de dados foi iniciada com sucesso.

A quinta e última etapa tem por objetivo a inserção de documentos XML na base de dados. Para tal, clique na opção arquivo, selecione um arquivo no disco rígido local e depois clique na opção Begin Upload. Ao término do processo, uma mensagem será exibida informando que o arquivo foi carregado com sucesso. Esta etapa pode ser repetida quantas vezes forem

5.2 EXEMPLO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONSULTAS 69

Figura 5.9: Etapa 2 do processo de preparação do ambiente

necessárias para adicionar os arquivos desejados.

5.2.2 Passo a passo da criação de um exemplo de acordo com a visão do usuário

Com o intuito de expor o processo de criação de uma consulta visual focando a visão do usuário, esta subseção apresenta um passo a passo visual completo para a criação de uma consulta. Neste momento há apenas a preocupação de mostrar as etapas do processo de criação de consultas em que o usuário está envolvido e consciente do que está acontecendo.

Após a realização das cinco etapas apresentadas na subseção 5.2.1, a sua base de dados está pronta para ser consultada. Para iniciar a construção de consultas, clique na opção Query Information no menu do lado esquerdo da página inicial da ferramenta. Uma nova página aparecerá apresentando todas as entidades e componentes disponíveis para a criação da consulta visual. A Figura 5.10 apresenta a tela inicial para a construção de consultas visuais.

5.2 EXEMPLO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONSULTAS 70

Figura 5.10: Tela inicial para a construção de consultas visuais

Uma consulta para apresentar o exemplo poderia ser a listagem do título dos livros, além do nome e nacionalidade do autor dos livros que foram publicados pela editora Prentice Hall, no terceiro trimestre do ano de 2008, ordenados pelo título do livro. Para a criação visual desta consulta é necessária a realização de quatro passos.

O primeiro passo envolve a colocação e o posicionamento das entidades utilizadas na área de construção das consultas. As entidades utilizadas neste exemplo são o título e a editora do livro, o mês e o ano de publicação do livro, além do nome e a nacionalidade do autor do livro. Para colocar as entidades, basta clicar, arrastar e soltar uma entidade por vez no local desejado da área de construção de consultas.

Com o intuito de dar mais informações ao usuário sobre o que ele está consultando, toda a estrutura existente até a raiz também será automaticamente desenhada na tela no momento que o usuário soltar a entidade no local desejado. Após o primeiro passo a tela ficará de acordo com a Figura 5.11.

O segundo passo envolve a colocação das restrições desejadas. As restrições definidas para este exemplo determinam que os livros retornados devem ser da editora Prentice Hall, além de

5.2 EXEMPLO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONSULTAS 71

Figura 5.11: Situação visual da consulta após o primeiro passo da construção

terem sido publicados no terceiro trimestre do ano de 2008. Para colocar as restrições desejadas, será necessário a realização de quatro ações.

Primeiro, deve-se arrastar o símbolo matemático de igual, situado na parte superior da tela, e soltá-lo em cima da entidade editora. Ao soltar, o usuário deve arrastar o mouse para fora da entidade e clicar, indicando assim que deseja adicionar um valor literal. Ao clicar, aparecerá uma tela solicitando que o usuário indique o valor literal desejado. O usuário entra com o valor Prentice Halle clica em Ok.

Esta operação deverá se repetir mais três vezes. A única diferença entre as quatro ações é o operador a ser arrastado, a entidade onde ele será solto e o valor literal digitado. Para a entidade ano o operador também deverá ser o igual e o valor literal deverá ser 2008. Para o mês haverá a necessidade de utilizar os operadores maior que, seguido do valor literal 6, e menor que, seguido do valor literal 10, um para cada ação. Após este segundo passo a tela ficará de acordo com a Figura 5.12.

É importante salientar que a ferramenta não dá suporte ao uso do operador lógico OR, e que as restrições sempre são implicitamente interligadas utilizando o operador lógico AND. Esta decisão foi repensada por diversas vezes, entretanto não foi possível encontrar uma solução que não aumentasse de forma relevante a complexidade no uso da ferramenta.

5.2 EXEMPLO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONSULTAS 72

Figura 5.12: Situação da consulta após o segundo passo da construção

O terceiro passo envolve a definição dos retornos desejados. Os retornos definidos para este exemplo são o nome e a nacionalidade do autor do livro, além do título do livro. Para definir os retornos desejados, basta arrastar a seta circular, situada na parte superior da tela, e soltá-la em cima de cada entidade que se deseja retornar. Após este terceiro passo a tela ficará de acordo com a Figura 5.13.

Figura 5.13: Situação da consulta após o terceiro passo da construção

5.2 EXEMPLO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONSULTAS 73

ordem crescente. Para isto, basta arrastar a seta que aponta para baixo, situada na parte superior da tela, e soltá-la na entidade título. Após este passo a tela ficará de acordo com a Figura 5.14.

Figura 5.14: Situação da consulta após o quarto passo da construção

Neste momento, o processo de criação da consulta está concluído, faltando apenas executá- la para obter o resultado. Para executá-la, deve-se clicar em Execute Visual Query. Ao final da realização da consulta, aparecerá um quadro branco no canto inferior direito com o resultado esperado. Opcionalmente, o usuário poderá clicar em Show/Hide Generated Query (botão com lupa situado do lado direito da página) para visualizar o código XQuery gerado a partir da consulta visual criada. A tela final ficará de acordo com a Figura 5.15.

5.2 EXEMPLO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CONSULTAS 74

Documentos relacionados