• Nenhum resultado encontrado

Exemplos de Resumos Reflexivos (Portfólio)

5.3 Avaliação do Plano Pedagógico Piloto

5.3.3 Exemplos de Resumos Reflexivos (Portfólio)

O texto está apresentado com fontes de cores distintas conforme ocorreu o diálogo escrito entre o estudante e o professor.

Exemplo 1: Adequado – compreensão do objetivo do recurso com feed-back do professor e do estudante

Aula: 2 Data: 04/08/2010

Objetivo: Discutir os Mapas Conceituais analisando a Organização Morfofuncional do Sistema Imunológico.

Conteúdos aprendidos: Esta aula permitiu que eu correlacionasse alguns conceitos sobre a organização do Sistema Imunológico que não estavam bem fixados. Um deles foi a interação dos Sistemas Adaptativo e Inato. Essa relação não estava clara para mim e a atividade mostrou a ação simultânea dos sistemas no combate ao antígenoR: agente imunogênico.

Substitua a expressão grifada por outra adequada, considerando que Ag significa molécula capaz de interagir com receptores clonais de linfócitos e induzir a ativação.

Uso de fontes de estudo complementares: Nossa turma já tinha tido uma aula teórica de Imunologia antes da confecção do mapa, e isso ajudou um pouco. Após a aula, li sobre o assunto no livro sugerido na aula teórica.

Experiências de comunicação vivenciadas: A discussão entre os colegas sobre as diferenças entre os mapas conceituais foi de muita relevância. Cada um ressaltou algo diferente, e isso permitiu corrigir alguns equívocos e perceber o que ainda precisava ser aprendido. A experiência mudou meu foco nos estudos posteriores. A professora também participou ao final da discussão colocando no quadro as principais diferenças entre os mapas e induzindo-nos à reflexão sobre os erros e equívocos.

Dificuldades experimentadas: Uma grande dificuldade foi que o aprofundamento de alguns mapas ia além do que eu lembrava sobre a matéria. A princípio, também foi difícil entender a relação entre as células. É importante explicitar! Tanto para mim, para avaliar a adequação, quanto para você tomar consciência e rever. R: Os mapas já falavam sobre as células do Sistema Inato, como basólifos e eosinífilos, e na época eu não me lembrava delas ou do que faziam. Por isso era difícil correlacionar os dois Sistemas.

Soluções possíveis: Tirei dúvidas com os colegas, depois a professora esclareceu mais algumas e por fim, ao estudar, compreendi as dificuldades da aula.

Participação individual: Contribuí com meu mapa conceitual e fazendo perguntas.

Participação em grupo: Procurei conversar bastante com os colegas sobre o tema e fazer perguntas que interessariam não só a mim, mas ao grupo todo.

Exemplo 2: Inadequado – falta de reflexão sobre o processo do aprendizado do conteúdo

MCB

Objetivo: Analisar o que acontece com um antígeno quando ele penetra no organismo por via subcutânea.

Conteúdos aprendidos: O antígeno ,quando inoculado por via subcutânea,é drenado pelos vasos linfáticos e são concentrados nos linfonodos. Isso é importante para otimizar a interação entre antígenos,linfócitos,e APCs,contribuindo para uma resposta imunológica mais eficaz. Observar isso só foi possível porque o antígeno inoculado tinha cor, e ao abrirmos o camundongo pudemos visualizar os vasos linfáticos e linfonodos corados próximos da região em que o antígeno foi inoculado. Uso de fontes de estudo complementares: Abbinhas

Experiências de comunicação vivenciadas: Elaboramos hipóteses antes de realizar a experiência de como conseguiríamos visualizar o sistema linfático.

Dificuldades experimentadas: ver o camundongo morrendo.

Soluções possíveis: Conversar com a professora que esclareceu a necessidade de certos sacrifícios em prol da ciência.

Participação individual: Desenhei o camundongo do jeito que eu supus que observaria após a inoculação do antígeno.

Participação em grupo: Elaboramos hipóteses sobre como tornar visível o caminho percorrido pelo antígeno no sistema linfático.

Exemplo 3: Inadequado – falta de reflexão sobre o processo do aprendizado do conteúdo e presença de avaliação da aula

Portfólio de Imunobiologia

D C S 11016006 Aula 9: Tipo sanguíneo 07/10/2010

A nona aula prática de imunobiologia teve o objetivo de nos mostrar e possibilitar aprender sobre o teste de determinação de tipo sanguíneo (ABO+). Em minha opinião, foi a melhor aula da disciplina durante o período, devido à proximidade muito maior com o dia-a-dia.

Entre os conteúdos aprendidos estão os cuidados no procedimento de coleta e exame do sangue, os conceitos de aglutinação e precipitação, e

aprimoramos o conhecimento sobre eritroblastose fetal, sistema ABO+ e transfusão sanguínea. Para isso, não apenas a aula foi importante como o uso de fontes de estudo complementares para buscar respostas para dúvidas levantadas durante a aula e durante o próprio estudo: entre elas estão livro do imunologia (Abbas), internet e conversa com outros professores.

Houve satisfatória participação do grupo e também individual, com perguntas pertinentes, fornecimento do sangue para a experiência, avaliação da aula e dialogando sobre o conteúdo com a professora.

C: Que perguntas e como foram respondidas?

Para mim foi interessante descobrir, na prática, como ocorre o fenômeno da aglutinação. Eu o imaginava de outra forma, mas agora tenho a idéia real do que acontece. Além disso, foi importante também observar e aprender como ocorre a análise do tipo sanguíneo, algo que até ali era puramente teórico para mim.

C: Como você imaginava, o que mudou?

Por fim, considero, mais uma vez, que a aula foi a melhor do período na matéria e contribuiu muito para formar novos conteúdos e consolidar e aprimorar outros já aprendidos.

C: Quais são esses novos conteúdos?

Exemplo 4: Inadequado – falta de compreensão do objetivo do recurso e do assunto Nome: C D S P B

Turma: 110 AA

Portfólio - Avaliação Reflexiva de Aprendizado Aula: Imunocitoaderência.

Objetivo: Observar se os anticorpos circulantes no sangue do camundongo têm especificidade.

Conteúdos aprendidos: Foi visto que os anticorpos são específicos e que há resposta quando o sangue é colocado em contato com hemácias de outros animais?

Uso de fontes de estudo complementares: Imunologia Básica - Abbas, A. K., e Lichtman, A. H.

Experiência de comunicação vivenciadas: Discussão a respeito das formas e características das hemácias, como as proteínas que apresentam na

membrana. ? Pouco elucidativo para mim.

Dificuldades experimentadas: Identificar, ao microscópio, as hemácias.

Soluções possíveis: ---

Participação individual: Análise das hemácias ao microscópio.

Participação em grupo: ---

Documentos relacionados