• Nenhum resultado encontrado

Neste Capítulo apresenta-se um exercício de aplicação do Método. Para execução do exercício conta-se com um modelo OLAP. O Modelo OLAP representa uma visão organizada de grandes volumes de dados. Em particular o modelo OLAP usada no exercício apresenta o formato estrela.

Os dados que compõem o modelo são dados abertos disponíveis no site da Prefeitura de Porto Alegre. Estes dados contêm informações referentes a despesas orçamentárias geradas no período 2010-2014. A Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza ao cidadão um conjunto de consultas baseadas em dados históricos com o objetivo oferecer transparência sobre as despesas realizadas.

As despesas estão bem exploradas pelo ponto de vista de análise do passado. Contudo, nada se tem para prever o futuro, principalmente para auxiliar no planejamento das despesas com antecedência e com boa margem de acerto. Também deseja-se conhecer a composição orçamentária de acordo com os principais elementos que definem o orçamento (Unidade Orçamentária, Processo de Contratação, Tipo de Empenho, etc.). Para atingir este objetivo, será necessário aplicar mecanismo de Descoberta de Conhecimento em Banco de Dados, em particular gerar Modelos de Previsão.

Para execução deste exercício foi usado o Tutorial, Apêndice A, seguindo suas instruções. Cada uma das ações executadas foi registrada em uma planilha indicando a ação que foi executada e qual foi o resultado obtido. A definição completa do exercício assim como a sua execução, restrições para sua execução e resultados, encontram-se no Apêndice B.

5.1. CONSIDERAÇÕES SOBRE A APLICAÇÃO DO MÉTODO.

O exercício de aplicação prática do Método apresentou algumas restrições para sua execução:

− Não foi realizado sobre uma plataforma DW/BI, fato que impossibilitou a execução das ações referentes ao conhecimento do contexto de aplicação e avaliação da análise de impacto.

− A aplicação foi realizada pela autora em um laboratório fechado o que impossibilitou a interação com os diferentes especialistas direcionados pelo Método.

− A não presença do Negócio criou barreiras para a autora na execução de ações como: conhecimento dos dados, identificação dos critérios de sucesso do Modelo, interpretação dos padrões e outras atividades, onde o papel do Negócio é muito importante.

− O Modelo OLAP obtido para o exercício passou por um processo de tratamento de dados não conhecido.

− O uso de ferramentas livres, de código aberto para a geração do Modelo de Dados, dificultou o trabalho devido à falta de documentação das suas funcionalidades.

A aplicação exercício deu lugar a um conjunto de considerações: Sobre o Método em geral

− O Método efetivamente direciona, passo a passo, para o resultado desejado. − O uso do Tutorial é de alta relevância para acompanhar a execução do Método

dada a sua complexidade.

− A aplicação do Método não é simples e envolve um grande volume de informações.

− O apoio dos especialistas é necessário dada a tangência do Método com diversos domínios de conhecimento que não fazem parte dos domínios de conhecimento definidos para o Usuário do Método.

− A interação com o Negócio é de extrema importância para otimizar e inclusive viabilizar a execução do Método. O conhecimento do Negócio impacta diretamente na definição dos aspectos computacionais que fazem parte do Método.

− A criação de relatórios para registrar informações relevantes e acompanhar a execução do Método é necessária dado o grande volume de informações geradas.

− A identificação e o estudo comparativo de procedimentos semelhantes que são aplicados no estado inicial e ao mesmo tempo no estado final, se torna imprescindível para poder garantir os objetivos buscados na execução do

Método. Isto se deve a que os procedimentos realizados no estado inicial geram premissas para os procedimentos semelhantes que serão executados no estado final .

Sobre aspectos referentes a detalhes da execução:

− O relatório de Especificações do Método precisa ser reestruturado para implementar a geração de mais de um Modelo de Dados.

− O Método deve contemplar a geração de visualizações como forma de implementar algumas tarefas. Em tal caso deve existir registro dos parâmetros usados para gerar as visualizações.

− Deve-se registrar a parametrização usada na ferramenta para geração dos diferentes Modelos. Diferentes parâmetros geram Modelos diferentes e podem até gerar novas restrições de HW.

− Deve-se estudar a possibilidade de unir as informações sobre os Dados com as informações sobre o Modelo de Dados. Na medida que se avança no Método estes dois grupos de informações ficam cada vez mais dependentes. − Deve ser desenhada uma tabela padrão para incluir os dados dos atributos,

informações sobre como foram tratados, etc. Esta tabela deve fazer parte do Relatório de Dados.

− A avaliação constante da infraestrutura de HW para suporte à formação do Modelo deve ser colocada em forma explicita como pare das ações que implementam o Modelo. O HW é impactado pelas diferentes parametrizações que podem ser usadas na ferramenta e que, por sua vez, também se veem impactadas pelos dados que formam o Modelo. Estes impactos apenas são constatados em tempo de formação do Modelo de Dados. Exemplo: uso da memória na geração das árvores. Diferentes opções de poda podem ser usadas.

− No uso de ferramentas livres e de código aberto deve-se dar especial atenção às versões usadas e à documentação disponível para a mesma. Versões mais recentes carecem de documentação ou até mesmo de registros em fóruns onde este conhecimento é compartilhado.

− Para a formação do Modelo deve-se conhecer o tratamento de dados já realizado no ETL e na formação do modelo OLAP. Estas informações devem fazer parte das informações sobre os dados.

− A Tarefa 6 tem como objetivo realizar uma avaliação geral da execução do Método. Para execução desta tarefa o Método indica a interação com o Negócio. Porém, a interação com todos os envolvidos certamente seria muito mais proveitosa, já que cada um poderia dar um parecer sobre a sua participação.

Mudanças no Método visando a incorporação das considerações acima assinaladas, não é fazem parte do escopo deste trabalho.

Documentos relacionados